Depois da saída do nosso incrível Incrível, o nosso "abono de família", num negócio da China, perdão, da Rússia, temos de pensar imediatamente no futuro.
Desde logo, encará-lo com uma segurança acrescida. A viabilidade financeira foi fortalecida (como todos sabem nós precisamos de receitas extraordinários como se fossem ordinárias. É a opção de quem, com riscos conscientes e assumidos, nos tem dirigido, com um sucessso inigualável, por forma a lutar contra os tubarões europeus).
Como sempre sucedeu desde que me lembro, especialmente a partir do momento em que chegamos ao topo do mundo - Viena 87 - o projecto de sucesso inimitável do FC Porto baseia-se numa ideia completamente básica (tão básica que ninguém a entende) - comprar bons jogadores, aproveitar o seu potencial para ganhar títulos, vendê-los, comprar bons jogadores, aproveitar ...
Foi Futre...
Foi Rui Barros...
Foi Couto ...
Foi Baía...
Foi Sérgio ...
Foi Jardel ...
Foi Deco...
Foi Carvalho...
Foi Pepe...
Foi Falcao...
Foi o Incrível...
Foram muitos outros...
Notem bem só nisto - dá-me a ideia que só o Incrível tem mais títulos em 4 anos (3 campeonatos, 3 taças, não sei quantas supertaças, uma liga europa....) do que os vermelhos nos últimos 15 anos !
Ainda me lembro de quando Futre partiu. Fiquei completamente destroçado. Futre era ... Futre ! Depois, no ano seguinte, do nada, surge o pequeno gigante, de seu nome, Rui, Rui Barros, que resolve limpar o Ajax na Supertaça Europeia.
Pumba, negócio da china e ... lá foi o Ruizinho para a Juve !
Cum diabo ... como vai ser ?
Resultado - cada vez mais títulos !
E sem Hulk como vai ser ?
Vai ser ... diferente.
Calma ... diferente a nossa forma de jogar.
Porque acredito piamente que a nossa fraqueza vai ser superada pelo COLECTIVO.
Sim, agora não vai dar para ... põe a bola no Hulk e prepara-te para festejar. Não, agora, vai dar mais trabalho. Mas parece-me que vamos festejar na mesma.
Até por uma razão fundamental - é minha opinião que todo o plantel este ano foi montado a pensar na saída de hulk. Portanto, a natureza seguiu, mais uma vez, o seu curso normal...
Aliás, até nisso a pré-época foi fenomenal - foi feita sem Hulk e com ... capitão. Sim, o capitão já lá estava. Luxo.
E a tremenda falta que Hulk vai fazer pode, paradoxalmente, permitir salientar James (à direita, onde jogava hulk), Danilo (porque Hulk, como desiquilibrador nato, não é de andar a fazer tabelas em progressão com outros jogadores), Varela, Atsu, Kelvin e até Iturbe.
Tudo num jogo muito mais colectivo. E com 2 laterais que dão muita profundidade. Claro está que nalguns jogos, onde o colectivo tiver mais dificuldades (onde aparecia Hulk a resolver), teremos de inventar uma alternativa qualquer.
Mas para isso está lá VP. Que já tem, seguramente, o coelho para tirar da cartola.
Estou confiante.
Até porque mantemos o nosso meio campo, ainda por cima de luxo. Há que renovar com Moutinho (penso que com Fernando isso já foi feito).
Estamos no bom caminho.
SOMOS PORTO

"F. C. Porto teve o maior lucro da Europa com transferências de jogadores
ResponderEliminarO F. C. Porto fechou o defeso na liderança dos clubes europeus que maior lucro obtiveram no mercado de transferências de futebolistas, enquanto o Benfica conquistou o terceiro lugar, atrás dos italianos do AC Milan.
Analisadas todas as transferências dos países que ocupam os 10 primeiros lugares do "ranking" da UEFA durante o mercado de verão, num total de 180 clubes, o bicampeão nacional suplantou toda a concorrência, não só a nível interno, como também em termos europeus, já que nenhuma outra formação conseguiu lucrar tanto.
O saldo positivo de 50,5 milhões de euros (ME) neste defeso resulta da diferença entre os 62,15 ME encaixados em vendas e os 11,7 ME gastos em aquisições de novos futebolistas.
Também o Benfica aparece destacado nestas contas, ao ocupar o terceiro lugar do "ranking", com um balanço de quase 42,8 ME, resultantes dos 69 ME provenientes da saída de jogadores e dos 26,25 ME gastos em contratações.
As "águias" ficaram a 4,1 ME da vice-liderança, ocupada pelo AC Milan, que obteve um lucro de 46,9 ME: 66 ME em cedências e 24,15 ME em aquisições.
O Sporting de Braga foi a outra equipa portuguesa a marcar presença neste lote, ocupando o 33.º posto, após lucrar 5,1 ME no defeso."
( http://www.jn.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=2757657 )
Tu estás a ficar um contista!
ResponderEliminarJá agora a alternativa que falas pode muito vem ser o 4-4-2 com o quarteto do meio campo em losango, com o James atras dos 2 avançados (Martinez e Atsu / Varela)...! N sei mesmo se o VP vai mesmo apostar neste sistema como prioritário (com treino, muito treino, ou seja, n para já, bem entendido...)! Os últimos jogos têm demonstrado q o James no "meio" rende mais... A ver vamos...
ResponderEliminar