segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Será que voltámos aos tempos da ANTIGA SENHORA ????!!!!

Hoje devia estar aqui a falar sobre mais uma “escovadela de dentes” do prof., ou sobre mais uma espectacular exibição do Assunção, ou até sobre as belíssimas prestações do BAlves (enorme !!) e do PEmanuel (O Grande !!), ou até do cerebral e imprescindível Luxo, ou, ainda, da boa exibição do Meireles e da sua errada (para não dizer inexplicável !!) substituição (era tão fácil de ver que era o Lisandro que deveria ter saído....), ou, ainda ainda, do grande reforço do FC Porto (como é que há portistas que se queixam que não jogam os reforços....) este ano - a MANUTENÇÃO DO ONZE BASE -, ou (porque não ?) do novo “Galinheiro”, mas infelizmente não posso.

Tenho de falar de um assunto muito mais sério.

De um assunto que é T-E-N-E-B-R-O-S-O !

Passo a citar uma carta dirigida ao FC Porto por uma das agências de comunicação mais prestigiadas do país:

Pela circunstância de estarmos ligados ao Futebol Clube do Porto por um contrato de prestação de serviços de Conselho em Comunicação e Assessoria Mediática temos sofrido, nas últimas semanas, uma lamentável sucessão de pressões ilegítimas.

Não é este o momento adequado para tornarmos público o conteúdo e a forma dessas pressões, mas queremos deixar claro que nunca, nos 20 anos de actividade da LPM, algo de semelhante tinha ocorrido.

Tememos que a continuação do contrato que nos liga ao FCP possa colocar em risco a normal actividade da LPM em prejuízo dos cerca de 70 colaboradores que empregamos e das cerca de 50 instituições que representamos
.

Estas circunstâncias levam-nos a solicitar a rescisão amigável do contrato.

No momento em que o fazemos deixamos claro que nada de menos ético – muito menos ilegal - ocorreu no nosso relacionamento com a vossa instituição e que as pressões que têm sido exercidas sobre a LPM, essas sim, pressupõem uma lamentável falta de seriedade de ENTIDADES QUE DEVERIAM DAR O EXEMPLO AO PAÍS.

A curta experiência de trabalho com o FCP confirmou, infelizmente, o que tínhamos identificado no diagnóstico inicial: existe uma anormal coligação de interesses que procura impedir a expressão pública da vossa instituição, mesmo quando se trata de situações que poderíamos descrever como de legítima defesa.

Nas últimas semanas, porque ocorreram episódios mediáticos (a maior parte sem qualquer intervenção nem do FCP nem da LPM) que mostram quão frágil é o guião construído por esses interesses, foram sendo utilizados sobre a nossa empresa meios, públicos e privados, que relevam sobremaneira o desespero dessas entidades e a falta de consideração pelos princípios éticos que deviam respeitar.

Neste contexto, estamos certos de que compreenderão melhor do que ninguém esta nossa decisão.”
(realçados e maísculas minhas)
.
LERAM BEM ?
LERAM MESMO BEM ?
TÊM A CERTEZA QUE NÃO QUEREM LER MELHOR ?
REPITO, LERAM BEM ?
.
Meus amigos, o que está aqui em causa não é o FUTEBOL. Muito menos o conhecido clube do regime.

O que está aqui em causa são valores muito mais importantes, é a DEMOCRACIA !

Qualquer cidadão que não perceba a GRAVIDADE destes factos é porque não tem qualquer respeito pela LIBERDADE !! E quem não a respeita, não a merece...

Aliás, o próprio Luís Paixão Martins, num post imediattamente anterior ao que citei, escreve “só” isto:

Na véspera do atentado da ETA com matrícula portuguesa, o porta-voz da Polícia Judiciária estava ocupado a fazer publicar no "Crime" uma entrevista em que se me refere. Não mereço tantas atenções.

Diz no essencial duas coisas. Em primeiro lugar, anuncia que SLB e FCP têm agências de comunicação. Ora, como é do domínio público, SLB recorre aos serviços de uma agência de comunicação há mais de 2 anos e só agora FCP decidiu proceder do mesmo modo. E só agora é que o porta-voz da PJ parece preocupado com o assunto.

Em segundo lugar, avisa que "não é por muito dizer mal do processo que ele é desacreditado, isto da parte do FCP", acrescentando: "O que constatamos é que se criou um caso nacional em redor do Apito Dourado e que essa discussão acalorada está a deixar marcas no processo".

Como dizia um amigo que me telefonou preocupado, o porta-voz da PJ esforça-se por me posicionar como uma espécie de Maria José Morgado ao contrário. A procuradora consegue fazer do nada um processo terrível. Eu conseguiria (na visão PJ) tornar em nada um processo terrível. Haja paciência.”
(realçados meus)

Eu diria mais, HAJA L-I-B-E-R-D-A-D-E !!!

(Nota – os textos de LPM estão aqui - 25 e 26 de Agosto de 2007).

P.s. – E depois, bem cientes deste “clima”, ainda há portistas que se deixam, inocentemente, levar por programas do género do que passou na RTP....

P.s. 2 – Entretanto, o já famoso (e ainda só está no início !!) “Apito Encarnado”, empurrado por resultados desportivos a condizer e pela construção da "melhor equipa da década", parece já estar a preparar a primeira grande vítima. Espero que ainda não seja para já... Eu quero que ele lá continue por muitos anos...os vermelhos merecem-no....
.
P.S. 3 - Dou de barato que todos leram a entrevista de Ana Salgado ao Expresso deste fim de semana !

13 comentários:

Azzulli disse...

Sobre o jogo:

Jogamos bem, conseguimos criar oportunidades, merecemos ganhar.
Ao contrário da supertaça já conseguimos sair melhor para o ataque. Isso deve-se à saída do "defesa" Kaz e às entradas do Lucho e do Tarik, o primeiro com muito maiores noções de como se sai para o ataque, embora a sequencia das jogadas não tenham o aproveitamento que poderiam ter com um Leandro Lima, e o segundo conseguindo ganhar vários lances.
Continuamos com um problema: o Lucho funcionaria melhor num 442, mas o Quaresma obriga ao 433.
O lance que origina o livre que dá o golo tem dado para os lagartos chorarem, clamando injustiça. Lá estão os meninos bem a chorar… É claro que o Polga não corta a bola, e que faz um passe para trás, antecipando-se ao Postiga. Todos o perceberam – o Postiga que levanta o braço avisando a situação, o Bento que grita no banco que não pode agarrar a bola, o Polga que baixa imediatamente a cabeça após o árbitro apitar. Só não vê quem não quer e gosta de se vitimizar.
A arbitragem foi tendenciosa roubando o FC Porto. Por mais que repitam alguns lances, querendo demonstrar violência dos nossos jogadores, muitos mais houve de entradas duras, e violentas, dos lagartos que não foram assinaladas, nem se mostram nas repetições…


Sobre a LPM:

Aí está preto no branco, o que nós aqui dizemos há anos: a comunicação social está encostada aos vermelhos, discriminando o FCPorto.
É mais que claro e óbvio.
Qualquer notícia boa para os vermelhos é divulgada em primeiras páginas e aberturas de telejornais, faz-se um barulho ensurdecedor, enquanto as noticias boas para o FCPorto são tratadas com total indiferença e esquecimento, e as más para os vermelhos são dadas já com declarações dos vermelhos desmentindo a noticia má. É isto tal e qual.
E quem não está com o mar vermelho, é eliminado.
E que tal investigar porque é que as coisas são assim?!?!
Quanto dinheiro anda por aí a ser distribuído pelos jornalistas e directores de informação??

Azzulli disse...

Ainda sobre a LPM, veja-se o caso do atleta Português Nelson Évora, representando a Selecção Nacional, e que foi hoje campeão mudial no triplo salto:

Inumeras referencias ao "atleta do benfica" e entrevistas ao Rui Costa e Nuno Gomes sobre o "colega de equipa".

Para quê levar o clubismo para os portugueses da selecção nacional que estão em disputa com atletas de outros PAÍSES???

Porque obviamente interessa fazer publicidade aos vermelhos!!!
Alguém duvída???
Só se forem muito inocentes...

Azzulli disse...

No "Dia Seguinte", o vermelho e o lagarto não comentam a noticia sobre a LPM...
Pois... não interessa comentar pois não têm como desmentir e defender os seus clubes...

Anónimo disse...

Hoje o Guilherme Aguiar,esteve FANTASTICO,a abordar esta tematica.

Anónimo disse...

Bom jogo e bastante emotivo.GANHAMOS BEM.
Exibições muito positivas, do P.Assunção,B.Alves,Meireles,P.Emanuel,Tarik e Lucho.

O Postiga,cumpriu,pese embora a sua situação.

Anónimo disse...

O que è que a Ana Salgado,disse de importante?
O blog,não pode "publicar" um resumo?

O Situacionista disse...

Para aumentar o cenário de TERROR, refere ainda, num outro texto, o Luís Paixão Martins:

“Para memória futura

Uma das regras da minha vida é não dar importância às imbecilidades que se me atravessam no caminho.
É por não perder tempo com essas matérias que consigo fazer tanta coisa e andar para a frente.
Mas, por vezes, sou forçado a abrir uma ou outra excepção - não vá alguém pensar que existe algum pó de inteligência onde só se encontra imbecilidade.

A imbecilidade para aqui chamada começou no sábado passado no Correio da Manhã.

A propósito de um documento que fora apresentado na SIC sob a referência "Apito encarnado", fonte anónima da Polícia Judiciária anuncia que "as investigações desenvolvidas levaram já à identificação de uma agência de comunicação que é "suspeita" de ter participado, ou fornecido conteúdos para a redacção do referido documento".

No dia seguinte, no mesmo jornal, a fonte passou a ter direito a foto e declara o seguinte: "Existem clubes que contratam agências de comunicação para descredibilizar a investigação".

Na 2ª feira, no Record, um jornalista reformado que sempre se deu bem com todas as polícias acrescenta o pormenor de a agência de comunicação ter sido "recentemente contratada".

Ora, perante esta sucessão de imbecilidades, esclareço o seguinte:

1. Sim, a LPM tem um contrato – que se pode considerar recente – com o Futebol Clube do Porto (o que não é segredo, como se pode constatar na Carteira de Clientes da LPM aqui);

2. Não, a LPM não tem nada a ver com o documento em causa, nem seria eticamente aceitável que algum dos seus colaboradores produzisse ou contribuisse para produzir um documento que foi divulgado pelos media como sendo anónimo embora com o timbre da Polícia Judiciária (Código de Ética da Disciplina de Assessoria Mediática aqui);

3. A LPM não o fez porque tal violaria, como disse, os seus princípios éticos e nunca o faria porque, adicionalmente, nenhum dos seus clientes – nomeadamente o Futebol Clube do Porto – lhe solicitaria tal prática (os Valores da LPM aqui).

Há pessoas que, em função da sua actividade profissional, passam a vida a conviver com marginais.

Talvez por isso acabem por julgar todos os outros, mesmo os que nada têm a ver com esses ambientes, à luz dos critérios com que avaliam os marginais. E isso, como é bom de ver, não contribui para o discernimento, o rigor da análise e a prudência de quem vem para os media falar em nome de uma instituição tão importante como a Polícia Judiciária.

Porque será que, de repente, há jornalistas que julgam que passaram a saber o que eu digo ao telefone ?”

O Situacionista disse...

Caro anónimo,

A entrevista da Ana Salgado é bastante longa (relata, inclusive, a história familiar desde cedo e os problemas que sempre existiram, especialmente, causados pelo pai que maltratava tudo e todos).

Um dos aspectos que ressalta da entrevista é que a irmã (a Sr. D. Carolina) é mentirosa (mente com quantos dentes tem...) e ... perigosa !!!

Daí que a própria Ana Salgado diga que tem receio dela.

Menciona também que a Sr.a D Carolina está "a mando" do Orelhas e da Pinhão referindo até reuniões onde ela esteve também presente.

Como justificação para o facto de só agora ter vindo a público dizer o que diz, refere não poder pactuar com o facto de ter descoberto droga (cocaína) no quarto da Sr. D Carolina.

Terá sido a "última gota de água".

Claro está que agora estou curioso para saber como vai a Dra. Maria Morgado "descalçar a bota"... especialmente no "caso Bexiga"...

O Situacionista disse...

Alguém me sabe explicar porque é que o MST não escreveu hoje a sua habitual crónica no jornal ABola ?

Terá alguma coisa a ver com o título dado pelo jornal à chamada de 1º página do artigo da semana passada ?.....

Anónimo disse...

Interessante seria saber a carteira de clientes da LPM e sobretudo da famosa Agencia CunhaVAZ!

Fanático disse...

Ainda ficam surpreendidos com estas notícias?

Apesar de tudo, tem a virtualidade de fazer alertar a corja da mourama do que há muito temos vindo a alertar: os tentáculos do polvo oportunista chegam a todo lado.

Pena é que os agora denunciadores destas (antigas) novas apenas se lembrem de vestir a pele de cordeiro quando lhes entram no bolso!!

Quanto ao jogo:

1) Fomos melhores que no jogo da supertaça: mais acutilantes, mais PA e Lixa.

2) Jogadores: além dos referidos, PE e BA imperiais, Fucile de raiva, o Luxo, quer se queira quer não, faz de pêndulo da balança para as transições e foi decisivo no lance do golo; RM mais solto.

3) JF: a tristeza do costume, nomeadamente nas substituições.

a) Não se entende a saída do RM: descompensou o meio campo, tinha acabado de marcar e, como tal, motivado, tanto mais que depois corrigiu mais tarde com a saída lixa e entrada do bolatti que deviater sido o primeiro a entrar se o JF pretendia tirar o RM, atendendo ao facto de ter jogado os 90 m na selecção a que acresce o cansaço das viagens e o menos tempo de treino na semana.

b) Não se entende o banco: porque não o Edgar?, sendo certo que o HP era o única opção para ponta de lança; o Kaz desapareceu dos convocados

c)Não tem coragem, não sabe? enfim nem sei o que é pior...

4) Algo me diz que não vamos ter saudades do franguinho do Montijo

O Situacionista disse...

Caro anónimo,

Pois seria, mas se quiser consultar os clientes da LPM eles estão on line - (http://www.lpmcom.pt/main.php?pag=clientes&PHPSESSID=c8822688cbccf2639927a5759a5a7fde).

O problema é que os da Cunha Vaz (que representa a instituição do Mafioso Apitador Vermelho há mais de 2 anos) não estão (http://www.cunhavaz.com/clientes.php).....

P.s. - Fanático, atenta a gravidade do assunto, tenho que confessar que fico surpreso ! É que a carta publicada no post é elaborada por uma agência que tem, por exemplo, como cliente o SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA !

Portanto, é alguém altamente responsável e credível e, como tal, as afirmações que profere não podem deixar de, infelizmente, muito me surprender (porque custa a acreditar que tal seja possível e que vá a tal ponto !!) e muito me preocupar !

O Situacionista disse...

Só mais uma nota:

Inacreditavelmente ontem no Trio de Ataque nem uma referência vi a este assunto.

SILÊNCIO ABSOLUTO !
(o que interessa é interpretar a intenção do Polga...)

Se de quem desta DITADURA beneficia, não me surpreende, de quem dela é vítima, (tal silêncio) é INACEITÁVEL !