terça-feira, 28 de fevereiro de 2006

Na Luz às escuras

Antes de mais: Somos primeiros. Quem não queria estar onde nós estamos?...

O jogo de domingo não foi bom.
Ambas as equipas receosas.
Os vermelhos voltaram a apostar em jogar defensivamente, e tentar marcar uma golo casual. Mesmo a precisarem de vencer! Infelizmente conseguiram marcar. Caso isso não acontecesse, iriam prograssivamente apostar mais no ataque, desguarnecendo a defesa.

Nós...
Continuo a não perceber como não há jogadas de entendimento. Como é possivel???
Há um vazio desesperante de jogadas.
O Quaresma desiquilibra. Mas o que fazemos? Passamos-lhe a bola, e ficamos à espera que ele tire um coelho da cartola... Sozinho!
Não pode ser.
Tem de haver entrosamento e conjunto, médios a entrar e rematar, a desmarcarem-se, planeamento de jogo, alternativas, posicionamentos definidos.

Fala-se muito dos 3 defesas, mas actualmente o problema está nos 4 atacantes.
Temos um médio que tem de ser também central, outro que tem de jogar defensivamente, e o que sobra não carrega o jogo, e não pode fazer sozinho o meio campo ofensivo.
Isto porque jogamos com 2 alas e 2 pontas de lança. Caso os alas sejam bem marcados, não há jogo. Fazem-se passes longos lá para a frente e perdemos a bola.
Porque o meio campo está muito atrás.
Há um buraco no meio que tem de ser preenchido.
O nosso nº 10...
Esse poderia distribuir, desmarcar-se, desiquilibrar, rematar.
Temos o Diego e o Anderson.
Porque o Anderson não jogou ainda, não sei.
A mim parece-me que é preciso ali alguém. Um dos dois. Ou se corrige os defeitos do Diego e joga, ou se o Anderson é melhor joga ele.
Não há ninguém no FC Porto com capacidade para ensinar o Diego???
É ele que não quer? Equipa B já!

O nosso treinador, para além de outros inumeros defeitos, não estuda minimamente o adversário. A maneira de jogar é sempre igual.
Não há aproveitamento dos defeitos dos adversários, nem anulação das suas virtudes.
Não adivinha o que pensa o treinador adversário.
Não faz jogo psicológico (tem a desculpa do Blackout, mas quando falava só dizia asneiras...)

Quanto ao jogo da luz:
O golo foi um falhanço enorme do Baia, que o assumiu frontalmente no fim do jogo.
Acontece...
Infelizmente determinou o resultado final.
Sem querer atenuar o erro, verifica-se uma inflexão abrupta da bola quando passa pelo PAssunção (coisas da Fisica...). Caso tal não acontecesse o Baia estava no sitio certo, no momento preciso.

Se não fosse isso, terminaria 0-0.
Nem o FC Porto nem os vermelhos criaram grandes oportunidades de golo.
Nós, sabendo que os vermelhos têm dois bons defesas centrais, colocamos 2 pontas de lança. (Para quê?)
Nós, sabendo que o Petit é assassino, que o MFernandes entra muito em choque, não colocamos jogo no meio para obter faltas e tirar cartões.
Jogamos como sempre, no Quaresma.
Mas foram permitidas entradas rispidas sobre sí, e que não foram assinaladas nem punidas com cartão. Depois esteve mais preocupado em tentar tirar uns amarelos aos vermelhos.
Este era jogo para um nº10...


O árbitro podia ter expulso o Leo, podia ter amarelado o Petit, mas já suspeitavamos à partida que isso não ia acontecer.

Não merecemos vencer, mas os vermelhos também não!
Isso é que revolta.
Como eles jogam, nós tinhamos obrigação de vencer.
Mas continuamos nesta estranha maneira de jogar, e continuamos a perder pontos...

Mas estamos na frente.
Temos de gerir a vantagem.
Chega de perder pontos. Mas a jogar assim, é preocupante.
Temos de passar a 3 avançados já, para resolver este mau esquema de jogo, e fazer um fim de campeonato seguro.

Um apelo ao nosso Presidente JNPC: compre já um treinador para a próxima época. Um que goste de uma táctica "à Porto". E também um adjunto que controle os jogadores.
Sim, vamos ser campeões nacionais este ano, mas vá, vá às compras por favor!!!!

Comentário ao Post anterior

Subscrevo o comentário ao post anterior do nosso leitor Raul.
 

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2006

Força Bi-Campeões!

Caríssimos,
Razões para a derrota de ontem:
a) azar do Baía:
-é evidente que não podia deixar de pôr mais homens na barreira;
- devia saber que aquele efeito na bola é previsível quando é um esquerdino a marcar um livre;
- mas o livre é a 35/40 m da baliza.
- de qualquer forma é manifesto o azar na abordagem à bola.
- O VB foi, é e será um grande campeão e é inacreditável a forma como tem sido tratado no dia de ontem e de hoje, inclusive por nossos.
- a fragilidade emocional que revela tem muito a ver a forma como o palhaço do nosso treinador o tratou depois da Amadora;
- Mas, de qualquer forma, neste momento com o azar de ontem e com o quadro que o palhaço montou, o Helton tem de ser o titular.
- Mas o VB tem que estar sempre no balneário!!!
b) a arbitragem habilidosa do ferreirinha,à modo do Carlos Valente, sendo certo que aos 15 m o Leo já devia ter ido tomar banho, com um vermelho directo. Até o Coroado concorda .O penalti no fim já não interessava nada.
c) O palhaço do nosso treinador:
- a táctica e atitude: como é possível que uma equipa com oito pontos tenha entrada abúlica, defensiva, à espera de sei lá o quê ???
- Não se entende: com oito pontos de vantagem, sabendo que os outros se não ganhassem, nunca mais lá iam, porque não entraram os nossos à campeão, a atacar, a pressionar, a empurrar o adversário às cordas ? E aqui a responsabilidade é toda do treinador, na motivação, na postura, no arregaçar de mangas.
-Não se percebe o que faz tanto tempo o Lucho em campo, porque, nomeadamente ontem, não joga o Ibson e o Diego ?, porque não tirou o BM antes ?, porque não tirou mais cedo o complicativo do RQ?, porque tirou o RM quando era o melhor jogador do FCP em campo:? E aqui é só da responsabilidade do treinador.
A fé arrasta-me e faz-me acreditar que ainda vamos ser campeões, mas a começar já no domingo.
Draconianos, é agora que os nossos precisam de nós, vamos ajudar, vamos puxar, vamos apoiar. FORÇA BI-CAMPEÕES !!!!!

O Grande Baía

Concordo com o Situacionista e o Anonymous no sentido em que o Baía é e continuará ser um grande guarda-redes a quem devemos muito. Não nos esquecemos para para além de ser o nosso guarda-redes é só o jogador com mais títulos a nível mundial!!! Com isto, acho que disse tudo!!! Mas... tenho que ser pragmático!!!!! Os resultados são essenciais e neste momento não podemos ter jogadores a "tremer"... independentemente do Mister ter tirado o jogador quando não devia, etc, etc. Antes de saír da equipa, fez um frango! Regressa, outro frango!!!! Assim não dá! Sendo ou não o melhor do mundo, não pode haver frangos, nem golos sofridos!!! O facto é que o Helton em 5 jogos apenas sofreu um golo e tem estado muito bem transmitindo segurança à defesa! Sendo assim, a escolha deverá ser Helton, quando recuperado, bem entendido!
 

Força Baía !!! És um CAMPEÃO !!! O NOSSO CAMPEÃO !!!


Começo por falar do Baía.
Aliás, só me apetece falar no Baía.
No grande Baía !!
Que HOJE, ainda é, para mim, o GRANDE BAÍA !!! Especialmente hoje.
Ontem deu, como diz o Soldado, um frango monumental. E que não tem justificação.

Mas, na minha opinião, se há um culpado por aquele golo esse culpado tem um nome - ADRIAAANSE !!!
A forma como esse animal (sem aspas) tirou o Baía arrasou com ele.
Psicologicamente o Baía, ontem, nem parecia ele.
Por isso, FORÇA BAÍA !!!

Mais, comentários como os que o Eterno refere, feitos noutros blogs, são totalmente abjectos.
Por favor, Eterno, não coloques mais links com artigos desse teor no nosso blog.
Aliás, vindo de quem vem ("Pobo do Norte") acredito que terá sido uma paragem cerebral momentânea que rapidamente, espero, será ultrapassada.
Por isso queria realçar especialmente o último parágrafo do Eterno - faço minhas essas palavras (também relativamente ao PE - fez um jogo MONSTRUOSO !!!! Chegou a ganhar em velocidade ao Simulão !!!! Eu nem queria crer.....).

De resto, o teu post, Eterno, está excelente.
Diz tudo.
Subscrevo praticamente na integra.
Só não criticaria o Ivanildo, embora também não o colocasse a titular.

Ontem dois amigos foram ao bairro da luz.
E queria partilhar convosco um aspecto que eles me transmitiram e que me parece muito importante.
Agora, por lá, há muito mais portistas.
Tanto assim é que, embora tivessem ficado no sector dos adeptos vermelhos ( é verdade !!!! por lapso de logística da responsabilidade de um deles parecem que foram parar ao meio dos vermelhos....devidamente identificados de cachecol do DRAGÃO....com os Diabos Vermelhos mesmo por baixo ...), tinham por perto vários portistas.
Nada, mas MESMO NADA que se compare com há uns anos a esta parte. E o engraçado é que então mulheres lisboetas, nem se fala !! Muitas são portistas !!! Têm bom gosto !!!!
Conclusão - O nosso Clube atingiu uma dimensão BRUTAL !!!!

Tão brutal que o Soldado acha, legitimamente, que perder 1-0 no bairro da luz é ...humilhante !!! A mim parece-me uma perpectiva exagerada. Mas, atenção, não muito...

E não se esqueçam - SOMOS BICAMPEÕES DO MUNDO !!!! E vamos ser CAMPEÕES !!!
Aliás, este ano a sina do campeão é ....não ganhar aos verdes e aos vermelhos !! Não se atrevam a ganhar em alvalade. Mas ganhem os outros jogos todos !!!

PS - Concordo que o próximo jogo, mais do que dificílimo, será DECISIVO. Vamos GANHAR !!!

Humilhação

Caros Leitores,
 
É uma humilhação o que assistimos ontem!!! Esta equipa não merece ganhar nada... Não faz uma jogada com princípio, meio e fim! Os lampiões foram sempre muito mais rápidos, pressionando e roubando a bola!!! O Baía fez um "frango" monumental!!! É impossível qualquer efeito ser eficaz a 40 metros de distância! Inademissível!!!
 
Esta equipa e este sistema não convencem ninguém! Não consegue ser consistente!!! As exibições são mediocres e mesmo as últimas vitórias não foram minimamente convincentes ...
 
Não acredito que possamos ser campiões e que a jogar assim vamos ser humilhados em Alvalade!!! Tenho muito medo do próximo jogo: Não pela equipa do Nacional que sendo boa, também não é "fora de série" mas pelo seu treinador que é "rato", muito experiente e que pode causar instabilidade na nossa equipa...
 
Fiquei muito desiludido! O frango por si só já deita qualquer dragão abaixo mas passar 90 minutos a jogar daquela forma, deixa qualquer um totalmente descrente!
 
Não gosto da táctica, não gosto do treinador! Espero que no final da época tudo isto mude!
 
Saudações 

domingo, 26 de fevereiro de 2006

Mais um jogo importante perdido

Factos sobre o FCP desta época:
  1. Vitórias em jogos importantes: Inter de Milão (uma vez)
  2. Derrotas (e poucos empates) em jogos importantes: Glasgow Rangers (2 vezes), Artmedia (2 vezes), Inter de Milão (uma vez), Benfica (duas vezes), Sporting (por enquanto, uma vez), Braga (duas vezes)...
  3. Apesar disto, vamos em primeiro no campeonato.
Conclusões:
  1. A estatística mostra que a derrota em Alvalade é muito provável;
  2. Ainda assim, poderemos ser campeões, aproveitando eventuais perdas de pontos dos adversários.
Em relação ao jogo contra o Benfica, para começar, salientem-se algumas coisas que correram mal:
  1. o Leo devia ter sido expulso, devido à entrada assassina sobre o McCarthy;
  2. o Petit só viu um amarelo, mas esse devia ter sido o segundo, pois também teve uma entrada ao estilo habitual, sobre o Raul Meireles;
  3. o Vítor Baía foi infeliz (a propósito manifesto-me totalmente contra comentários como este: http://pobodonorte.weblog.com.pt/arquivo/225549.html );
  4. o Quaresma foi altamente condicionado (pelo seu feitio e pelo árbitro).
 
Os pontos referidos não chegam para explicar a derrota no "covil dos lampiões". Os jogadores esforçam-se, mas não há um futebol criativo (a velha história da falta de inspiração e do excesso de transpiração). A nossa única solução de ataque é colocar a bola num dos dois alas e esperar que eles a conduzam. Neste contexto, a história nos jogos grandes acaba por ter sempre os mesmos capítulos: bons 10 minutos iniciais; o treinador adversário ajusta o esquema táctico; o nosso treinador fica quieto; nós somos incapazes de encontrar uma solução alternativa e, consequentemente, o jogo equilibra-se (ou desequilibra a favor do adversário), colocando-nos à mercê de infelicidades como a que ditou o golo do Benfica.
 
Quanto aos jogadores do 11 inicial: eu já não discuto o 3-5-2 ou 3-3-4 (ou lá o que aquilo é). Agora há duas coisas que eu não enfio na cabeça:
 
  • os três médios (Lucho, Assunção e Meireles) têm as mesmas características, por isso METE O IBSON, HOLANDÊS TEIMOSO!
  • o Ivanildo tem quatro jogos consecutivos que demonstram como teria sido acertado o seu empréstimo ao Belenenses. O rapaz, para já, não tem físico nem técnica para ser titular do Porto, num jogo contra o Benfica! Mil vezes o Jorginho (nitidamente em melhor forma física), ou o Lisandro.
 
Para finalizar, uma palavra de apreço para a garra do Pedro Emanuel e outra, de gratidão, pelo muito que o Vítor Baía tem feito (e continuará a fazer) pelo FCP.
 
 

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2006

O FIM DE SEMANA DAS DECISÕES

Draconianos,
 
    O fim de semana que se aproxima pode ser decisivo.
 
    Na verdade, se os nossos ganharem, ficamos com 11 pontos de vantagem sobre os ensanguentados e estes ficam arrumados de vez.
 
    Se os verdes, não ganharem e se nós não formos derrotados, estou convencido que seremos campeões, pela vantagem que temos, pela confiança que tais resultados nos transmitiriam, por fazermos acreditar aos outros que do primeiro lugar já ninguém nos tira.
 
    Algumas notas soltas:
 
    1) Equipa: VB, Zé, Pepe, PE, MC, PA, RM, Lucho , RQ, Adriano, BM. Num 442, com o Lucho mais adiantado, com o RQ solto.
 
    2) O Palhaço do scolari lá convocou o RQ, mas ouviram o que disse como justificação ? Que o RQ estava a jogar razoavelmente bem. É mesmo boi!!!!
 
    3) Atenção aos lances de bola parada que são a única coisa em que os ensanguentados são melhores que nós: 39 % dos golos marcados;
 
    4) Pressão dos nossos sobre o arbitro desde o primeiro minuto e agressão no primeiro minuto ao seboso do esquerdino;
 
    5) Muitos e bons os últimos comentários dos neófitos no n/blogue;
 
    6) Infelizmente, os únicos dois dos  ilustres administradores deste blogue que manifestaram vontade de ir ao caixote do lixo da luz não conseguiram arranjar bilhete, pelo que apenas nos resta ver o jogo todos juntos no domingo em local a combinar. Sugestões ??? O Barcarola do costume ???
 

Ainda em relação ao Chelsea.....-Barça

O Mourinho, ainda este ano, vai ter (a noção que tem) uma Liga dos Campeões Europeus para comemorar !!!!
Eu, se fosse a ele, começava-o a fazer o quanto antes !!!!!
Até diria mais, e posso estar muito enganado, mas enquanto não a comemorar, nem com todo o dinheiro do mundo, vai ter outra oportunidade....
Portanto, Senhor Mourinho, venha de lá esse MUITO OBRIGADO (já nem peço mais !!) ao Clube que lhe permitiu atingir o TOPO DA EUROPA !!!!!!

Olhe que mais vale tarde que nunca ....

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006

Apagar a luz

Equipa para Domingo: Helton; Boz, Pepe, PEmanuel; PAssunção, RMeireles, Lucho; Anderson (Diego); Quaresma, McCarthy; Adriano
 
O jogo é arriscado, porque a nossa táctica é arriscada.
Por isso pode sair qualquer resultado.
Mas estou confiante na vitória.
 
Os vermelhos venceram na terça porque jogaram defensivamente, coisa que penso não vão fazer no domingo, e porque o Liverpool jogou para o empate, tentando um golo em contra ataque. Estavam as duas equipas a jogar igual: defender e tentar um golo de bola parada ou contra ataque.
Para Domingo, aos vermelhos só interessa a vitória, por isso atacarão, jogando com menos defesas. E nesse esquema todos sabemos que as coisas não lhes têm corrido bem.
 
Nós teremos de jogar com o PE na esquerda, para fazermos face aos lances de bola parada.
E vamos manter os 4 atacantes, colocando um losango na frente, com RQ e BM nas alas e Anderson atrás de Adriano.
A surpresa Anderson será desiquilibradora. Ele e o RQ podem fazer maravilhas, e desnortear os vermelhos.
O Ibson deveria jogar na segunda parte para refrescar o meio campo, substituindo um médio ou avançado, conforme o resultado. E Diego também.
 
Se o árbitro for imparcial, o jogo poderá decorrer normalmente, e terá um desfecho que nos agradará.
Mas para isso terá de assinalar as faltas do Petit (e mostrar o cartão nas habituais maldosas e assassinas) e companhia, sobre o RQ principalmente, e Anderson.
Terá também de analisar bem as simulações do Simãozinho, da Maria Amélia, do Karagounis, etc. Basta ver os últimos jogos para perceber que a enorme maioria das faltas assinaladas sobre eles são simuladas. É que na maneira como o Pepe joga, se o árbitro não é perspicaz e isento, pode condicionar bastante a nossa defesa.
 
Vamos ganhar!
 
PS: Ontem vi um excelente jogo, o Chelsea-Barcelona. Jogar para ganhar! Ambas as equipas. (Que contraste com o jogo dos vermelhos...) Não sabia bem quem preferia que vencesse. De um lado Mourinho, PFerreira e RCarvalho, do outro o Mágico Deco... No decorrer do jogo acabei por torcer pelo Chelsea. Del Horno foi mal expulso (será que há algum anti-Mourinho nos árbitros/UEFA?), e com 10 o Chelsea foi excelente. O Barça tem jogadores do outro mundo! Para a segunda mão vamos ver se Mourinho consegue, mais uma vez, o que parece impossível!  
 

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2006

Rui Moreira

Como apaixonado, viciado, dependente, o que quiserem, pelo desporto e, especialmente, pelo futebol (....Clube do Porto) vi, mais uma vez, religiosamente (em casa dizem-me que quando estou a ver ou a ouvir falar de futebol saio do planeta Terra....), os programas desportivos televisivos - dia seguinte e trio de ataque.

Ora bem, tenho que dizer já o seguinte - os nossos representantes parece que, finalmente, andam com outra alma !!!

Guilherme Aguiar - melhora a olhos vistos. embora sempre em "low-profile".
Mas duma coisa eu não tenho dúvidas, o FCPorto deveria apoiá-lo para a presidência da liga nas eleições que se avizinham !!!! E que vão ser fundamentais !!!

Quanto ao Rui Moreira, ontem esteve, pela primeira vez, bastante BEM !!!!!! (daí o título deste post).
Senti (já não era sem tempo), alma de Dragão !!!!
Esteve até em alguns aspectos excelente:
Na análise do Xistra, do Diego e do pai, do Ibson, o topo e fundo, a equipa que propôs, etc.
Então os comentários ao Paixão Calabote e ao INENARRÁVEL João Ferreira foram magníficos (a mensagem quanto aos perigos para domingo foi muito bem passada. Parabéns !! O António Pedro até estremeceu….veio logo com aquela do Pinto da Costa estar em blackout !!!!)

Mas mesmo assim tenho que lhe fazer um reparo e uma crítica (e eu hoje até nem queria falar de nenhum mas.....mas tem de ser...bom, não será bem um mas ....mas apenas algo que deve ser interpretado como duas chamadas de atenção.....):

Reparo – não pode fazer um alerta (aliás, totalmente correcto) no sentido de os jogadores não serem crucificados pelos adeptos e, no mesmo instante, dar o (não) exemplo e “fustigar” completamente um jogador !!!
A defesa do Bruno Alves foi muito bem feita, só que 0,5 segundos depois estar a martirizar o Allan (pese embora a graça do cartão vermelho…aqui já anteriormente sugerida pelo nosso leitor Dragão de Lisboa…) não lembra a ninguém !!
Haja mais atenção a essas incoerências perfeitamente desnecessárias !!!

Crítica – depois de o ver enunciar o seu EXTRAORDINÁRIO topo (FCP / Jorge Nuno Pinto da Costa e as condecorações da FIFA !!! Reparou que nenhum dos seus colegas sequer mencionou o que quer que fosse ??? Se a inveja matasse….) fiquei à espera de um comentário seu condigno e apropriado face a tamanha honraria com que tínhamos sido distinguidos.
Mas não. Parece que ficou acanhado, tolhido, até ligeiramente envergonhado e, praticamente, passou de imediato para o tema do fundo.
Porquê ?????
Nunca se esqueça - NÓS SOMOS DRAGÕES !!!! SOMOS BICAMPEÕES DO MUNDO !!!! NÃO SOMOS SUPERIORES A NINGUÉM MAS TAMBÉM NINGUÉM NOS É SUPERIOR !!!
Portanto, se somos distinguidos pela máxima entidade do futebol mundial, temos obrigação de falar muito disso e mostrar o nosso orgulho !!!!!
Até porque, bem sabe que se não somos nós (PORTISTAS) a falar dos nossos feitos, infelizmente, parece que não aconteceram !!!!!

Equipa para o bairro da luz:

1) O que eu gostava - VB, Cech, PE, Pepe, Zé, PA, Luxo, RM, RQ, Beni e Lisandro;

2) A que vai jogar - Hélton, Cech, Pepe, Zé, PA, Luxo, RM, Anderson, RQ, Beni e Lisandro

terça-feira, 21 de fevereiro de 2006

O "Pato" tinha razão !!

João Ferreira !!! João Ferreira !!!
Esse mesmo, o INENARRÁVEL João Ferreira !!
É este o nome do árbitro nomeado para o nosso jogo de Domingo.
A cama já estava feita....
Só espero que nós não nos deitemos nela....

O TRISTE ESPETÁCULO da comunicação social

Draconianos,
 
    Já ouviram o filme que passa hoje na comunicação social ?
 
    De manhã, soube-se a que horas acordaram as meninas dos ensanguentados, depois se beberam leitinho ou comeram cereais, depois a que horas se foram borrar...
 
    Da parte de tarde, ainda se não se sabe se, ao lanche, vão comer cereleac ou nestum...
 
    À noite, espero que comam pelo três papos secos...
 
    Domingo, é em força !!!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2006

Mais algumas notas

Caríssimos,
 
Hoje, cheguei tarde ao blog, pelo que já disseram muito do que eu tinha para dizer. Cá vão mais algumas ideias:
 
  1. a exibição do Helton é "do outro mundo". Que grande guarda-redes! Para já, ainda não sei qual é o ponto fraco (suspeito que, um dia, ao tentar fintar um adversário, vai ficar sem a bola, mas, em face destas exibições, nós vamos perdoar se isso acontecer);
  2. penso que o Bruno Alves fez uma excelente exibição, que merece ser destacada. A verdade é que não se notou a falta do Pepe. Já há quem diga que nós temos é bons centrais para jogar sozinhos e que os problemas só surgem quando há dois para se entenderem   :-)   . Neste caso, há que dar o braço a torcer e reconhecer razão à opção do Adriaanse (neste caso, foi fiel ao seu sistema);
  3. o Raul Meireles também começa a ser uma aposta ganha e a recuperação do Benny está em curso.
 
Não se preocupem, porque não passei a ser defensor do destreinador holandês. Isto foi apenas o que que correu bem, pois:
 
  1. o Alan é uma miséria (estou de acordo com o Dragão Lisboeta, que defende a sua expulsão) e o Jorginho está nitidamente muito melhor do ponto de vista físico. Pelo que os jogadores mostraram, a opção Jorginho e Lisandro nas alas parecia-me muito melhor do que a desgraça "Ivanildo e Alan", com que fomos castigados;
  2. a entrada do Ibson aos 60 minutos teria sido a medida mais acertada para segurar o jogo no meio campo, quando o Marítimo começou a tomar conta do jogo. Aquele futebol caracterizado por ter o defesa central a fazer de distribuidor de jogo, com passes em profundidade para as alas é uma vergonha (feio e ineficaz), considerando a qualidade técnica que existe no plantel.
 
Bom... isto é tudo "conversa" com o objectivo de melhorar. Não gosto do que tenho visto, mas vamos em primeiro e, mesmo com três defesas, não sofremos golos.
 
Esperemos que amanhã chova bastante em Lisboa, de forma a que o terreno fique pesado e favoreça o jogo aéreo. Entre vermelhos e encarnados, que ganhem os primeiros!

Manter a distância

Nós:
Vencemos.
Temos 5 pontos de vantagem sobre o segundo.
É bom!
Mas a exibição foi tão fraquinha...
O Alain é péssimo. No lance polémico então... foi ridículo!
O Bozingwa continua a defesa direito, para desgraça dele, e nossa...
Os restantes fizeram uma exibição muito desgarrada.
O McCarthy lá vai jogando a meio gás, mas parece-me que se vai convencendo que tem de jogar melhor. Continua a não ser decisivo, mas está a melhorar.
Excepções: Helton e Raul Meireles! O redes esteve excelente quando foi necessário, e o RM fez mexer um pouco a equipa.
 
Continuamos no esquema de 334, e sinceramente continuo a não ver vantagem nenhuma nisso...
O objectivo desse esquema é ou não marcar bastantes golos?!?!?
Temos de viver com eles (o esquema táctico e o Co).
 
Mas ontem jogamos sem o Quaresma e o Pepe, e era um jogo que antecede a ida à Luz.
Vou desculpar a exibição.
 
 
Os Outros:
Por muito que o Moretto e o Luisão rezassem antes do inicio da partida (como apareceu nas imagens da SportTV), isso só não chega para vencer jogos.
O Moretto aliás, é vaidoso demais para a qualidade que apresenta...
Uma palavra para o Ricardo Rocha, que é sempre uma mais valia quando joga: ora marca auto-golos, ora faz penaltys, ora é expulso... Gosto!
Importante também saber porque é que o Maria Amélia, também conhecido por Nuno Gomes, e na verdade é Nuno Ribeiro, porque é que ele pode simular faltas, protestar com o árbitro o jogo todo, chegando mesmo a insultá-lo, e não é admoestado?
 
Os verdes lá venceram com a ajuda de um penalty inexistente.
Parece que em ano de centenário, lhes querem dar um campeonato de prenda...
 

Jornada europeia


Relativamente ao jogo entre vermelhos, como não podia deixar de ser, não tenho dúvidas - vou torcer pelos... vermelhos !!!

Até já estou a treinar o tradicional cântico - "You´ll never walk alone"....

(O Benitez está a ser muito mauzinho - então não é que veio dizer que o Orelhas, quando estão quase a chegar a acordo sobre o Simulão, duplica o preço.... não se faz....)

Quanto aos portugueses, claro que também já tenho o cântico preparado:

Ele é o n.º 10 (agora vinte)
E joga com os dois pés
É melhor do que o Pelé
É o Deco, olé, olé......

(As minhas desculpas aos Grandes Ricardo Carvalho e do Paulo Ferreira)...

5 e...8 !!!

Ganhámos !!!!! E o resto é conversa....
Grande Helton, Zé (excepto o grave defeito de colocar sempre os avançados em jogo...), Meireles e Beni.
Ontem, não queria ter estado na pele no Bruno Alves (só por isso, repito, só por isso, uma palavra de apreço para ele).
O nosso grande problema é a imaturidade gritante da equipa.
A forma como soubermos (ou não) superá-la vai ser decisiva para o desenrolar do campeonato.
E tanto assim é que em casa temos sempre mais problemas. Sentem mais a pressão.
Depois os adeptos também não ajudam como deviam.
A qualquer momento vai... assobio !!! Não pode ser !!
Continuam com a mania que temos uma equipa que tem que obrigatoriamente dar espectáculo e ganhar...por muitos.
Continuam sem querer perceber que a equipa é nova, com muitos jogadores novos e com muitos jogadores muito novos.
E que em termos de equipa, os vermelhos são mais fortes.
Bom, mas o importante é que aumentamos o avanço para um dos nossos principais...perseguidores !!! (felizmente o Ku man, ainda não percebeu que, p. ex., jogadores como Mantorras são essenciais).

Os verdes é que pela calada lá vão levando a água....com a ajuda de penaltys inexistentes....

Sábado passado o "Pato" dizia que o árbitro para o clássico pode ser o inesquecível João Ferreira.
Não acredito em tamanha sem vergonhice !!!

(a propósito, embora tenha bastantes dúvidas se a decisão é correcta ou não - para mim era penalty e expulsão - , nunca na minha vida tinha visto o que aconteceu no Dragão - alias, tomando como exemplo este ano, não vi os imensos penaltys inventados a favor dos vermelhos e dos verdes serem dados...sem efeito....Até nisso somos pioneiros....)

Escândalo !!!!

Já sabem ?????
O jogo Guimarães-Benfica vai ser repetido !!!!
É verdade !!!
O jogo de Guimarães, vai ser repetido, uma vez que chegou uma denúncia à Federação Portuguesa de Futebol a dizer que o Vitória não tinha licença da Direcção Geral de Espectáculos para dar um baile...

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2006

Mais 334...

O Diego está descontente, mas não é por isso que melhora a sua qualidade de jogo...
Tem um potencial enorme, e realmente o actual esquema não o favorece, mas tem de se tornar num numero 10 fantástico. E ainda lhe falta um pouco.
Espero que continue connosco.
 
O Record está no seu pior...
Sem grandes noticias, têm de se entreter com alguma coisa...
 
E o nosso FCPorto no seu melhor, a participar em reuniões FIFA sobre o Mundial de Clubes, e Pinto da Costa ser distinguido pela FIFA!
 
Quanto ao onze para domingo, penso que o esquema se vai manter em 334...
É prá frente e mai' nada!...
Onze: Helton; Boz, RCosta, Cech; PA, RM, Lucho; Lizandro, McCarthy, Adriano, Ivanildo
 
Ainda amanhã, o jogo de Guimarães será muito interessante:
- será que o Vitória está realmente melhor?
- será que os vermelhos vão tremer?
- será que o árbitro vai evitar mostrar cartões ao Petit e restantes jogadores vermelhos com 4 amarelos?
 

O FCPorto e o prestígio Mundial

"Blatter distingue Pinto da Costa
O presidente da FIFA surpreendeu o presidente do FC Porto ao aproveitar a presença deste em Zurique para lhe entregar as insígnias da FIFA em ouro. Um gesto que deixou sensibilizado o mais bem sucedido dirigente desportivo português.
O presidente da FIFA, Joseph Blatter, aproveitou a presença de Pinto da Costa na reunião de ontem do Comité de Organização do Campeonato do Mundo de Clubes, que decorreu na FIFA House, em Zurique, para surpreender o presidente do FC Porto com a atribuição das insígnias do organismo que tutela o futebol a nível mundial em ouro maciço. Numa cerimónia curta e informal, realizada antes do início da reunião, Blatter proferiu algumas palavras de circunstância, destacando o contributo de Pinto da Costa para o desenvolvimento da modalidade e o seu papel como dirigente a nível europeu, antes de proceder à entrega das insígnias da FIFA em ouro ao presidente portista.
O gesto do dirigente máximo da FIFA não deixou o dirigente do FC Porto indiferente, até porque a homenagem decorreu na presença de algumas figuras distintas do futebol mundial como são os casos de Viacheslav Koloskov, presidente da Federação Russa de Futebol, e Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol. "Trata-se de uma distinção que muito me honra", referiu. "Estou feliz, foi uma surpresa bonita do senhor Joseph Blatter", acrescentou já no final da reunião. A homenagem de Blatter, que se estendeu a José Maria Aguilar, presidente do River Plate, não estava prevista na agenda do dia, que seria preenchida pela reunião do Comité de Organização do Campeonato do Mundo de Clubes.
(...)"
(noticia jornal OJogo)
Nota - Tentei enviar a foto associada à imagem mas limitações técnicas (que, diga-se, nada têm a ver com a máquina !!) não mo permitiram...

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2006

Só podia ser o BICAMPEÃO DO MUNDO !!!

Pergunta - Quem é que o único, repito, ÚNICO, clube em Portugal que poderia estar presente numa reunião do Mundial de Clubes, para representar o nosso País, com (bi)noção do que vai dizer ?
Leiam a notícia do do jornal OJogo de hoje:
"Pinto da Costa na FIFA prepara Mundial de Clubes
O presidente do FC Porto deslocou-se a Zurique para participar numa reunião do Comité de Organização do Mundial de Clubes. "Uma questão de prestígio para Portugal" frisa Pinto da Costa, (...).
O presidente do FC Porto vai participar hoje numa reunião do Comité de Organização do Mundial de Clubes, a prova que a FIFA fez suceder à Taça Intercontinental, cuja última edição foi ganha precisamente pelo FC Porto quando bateu, nas grandes penalidades, o Once Caldas. Pinto da Costa, que foi convidado por Sepp Blatter, presidente daquele organismo, a integrar o Comité na sequência da conquista da Taça UEFA, Liga dos Campeões e Taça Intercontinental pelo FC Porto, viajou ontem à tarde para Zurique onde foi recebido no aeroporto por um funcionário da FIFA que o transportou de imediato para o hotel onde ficou hospedado.
A reunião de hoje, a 7ª desde que este comité foi constituído, será presidida pelo presidente da Federação Russa de Futebol, Viacheslav Koloskov, e tem início marcado para as 9 horas da manhã, devendo prolongar-se até cerca das 17 horas da tarde, com o indispensável intervalo para almoço algures pelo meio. Em cima da mesa estarão assuntos tão diversos como a análise das diversas provas que darão acesso à segunda edição do Mundial de Clubes, a disputar em Dezembro, provavelmente no Japão, o estudo de alterações a introduzir na própria estrutura da competição final em 2006, eventuais alterações ao regulamento da prova, apresentação de relatórios por parte dos organizadores e dos responsáveis pelo "marketing" e televisão e por aí fora.
"Uma questão de prestígio"
Todavia, mais do que a importância dos assuntos em agenda, e cujos reflexos só serão perceptíveis no final do ano, quando se disputar a segunda edição do Mundial de Clubes, Pinto da Costa fez questão de destacar "o prestígio" que a presença de um representante português num comité desta natureza tem. "Em termos pessoais e até em termos daquilo que são os interesses do FC Porto, esta não é a altura mais conveniente para a realização de uma reunião destas", frisou o presidente portista em declarações a O JOGO, "contudo, é uma questão de prestígio para Portugal estar representado em qualquer organismo com esta importância a nível do futebol mundial e, por isso, não podia faltar". Para se poder ter uma ideia do valor que a FIFA atribui a esta competição, que pretende tornar numa referência no calendário do futebol internacional, dando-lhe o prestígio que em algumas ocasiões escapou à Taça Intercontinental, basta referir que, entre outras personalidades, o Comité de Organização do Mundial de Clubes da FIFA integra, para além do presidente da Federação Russa de Futebol, o presidente da Confederação Brasileira, Ricardo Teixeira, bem como José Maria Aguillar, presidente dos argentinos do River Plate, uma das equipas que mais vezes participaram e venceu a anterior Taça Intercontinental. Aliás, Pinto da Costa poderá aproveitar para pôr a conversa em dia com Aguillar, com quem negociou a transferência do médio Lucho González para o FC Porto e, quem sabe, informar-se sobre outros "craques" emergentes no futebol argentino."

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2006

A Sport TV, o Fair-play e resposta ao desafio

Dragões,
 
Também "me passei" com a afirmação reiterada do jornalista (?) da Sport TV sobre o pretenso penalty a favor dos "bermeilhos". Num lance em que qualquer pessoa de bom senso vê que o corte foi limpo, o "animal" tem a lata de dizer (de forma reiterada e perante o gaguejar do outro comentador) que é falta. Eu despedia-o!
 
Proponho a atribuição do prémio fair-play aos jogadores do Benfica que participaram na jogada do terceiro golo contra o Penafiel. Foi um momento bonito de futebol e prova de grande respeito pelo adversário. A forma como o Leo fintou o adversário que estava lesionado e deitado no chão foi sublime. Fiquei admirado por o repórter de serviço da Sport TV não ter dito que era penalty, uma vez que o jogador caído quase impedia o centro para o Nuno Boneca.
 
Finalmente, o nosso sistema táctico sem Pepe e Quaresma. Na minha opinião, só podemos regressar a um sistema de 4 defesas, pois não há mais nenhum central com as características do Pepe. Julgo que, no lugar do Quaresma, deve jogar o Lisandro, mas tenho quase a certeza que será... o regresso do Jorginho!

Nova tentativa de debate !

Pela segunda vez vou tentar lançar este tema a debate.
Ainda por cima agora parece-me mais fácil porque o problema não podia ter mais actualidade.
O Pepe está castigado.
Portanto,
Deverá o sistema ser alterado ?
(não faço esta pergunta na perspectiva dos defensores dos 4 defesas virem agora alegar boa oportunidade para sugerirem o seu regresso...)
Se sim, quem joga ?
Deverá, pelo contrário, manter-se ?
Sim ? Então, quem o deve substituir ?

Já agora e para o lugar do RQ ?

Depois também darei a minha opinião mais justificadamente, mas para já só digo isto:

Mantinha os 3 defesas e colocava o RCosta e o Lisandro.
Mas, infelizmente, aposto que vai jogar o Bruno Alves e o Jorginho.

Nota - Não posso deixar de dar as boas vindas aos nossos novos (e devidamente identificados - pena não serem todos !!) comentadores - o Dragão de Lisboa (apoiar o FCPorto no estádio é digno de registo !!) e o Blue Dragon !!!

Nota 2 - Alguém sabe se temos algum jogador que tenha visto o 4º amarelo em Belém ?

Nota 3 - Ontem vi a espaços o jogo dos vermelhos. Não é que mesmo antes do 2-0, o comentador da SporTv conseguiu ver PEREMPTORIAMENTE um penalty num corte totalmente limpo do jogador do Penafiel ???? E já não é a primeira vez !!! Já no jogo dos vermelhos contra o Belenenses fez o mesmo. Lembram-se ? Enfim....

Descubram as diferenças !


...entre estes dois dirigentes, curiosamente (ou não...), do mesmo clube:

http://www.valemesmotudo.blogspot.com/
e
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=191401&idCanal=181

Depois ainda vem o outro fazer Orelhas moucas....

domingo, 12 de fevereiro de 2006

Perfeição

Para mim, algo inesperadamente, o Porto fez um dos melhores jogos da época fora de casa, contra o Belenenses.
 
Diga-se, em abono da verdade, que tudo andou perto da perfeição:
 
  1. uma exibição fantástica do Hélton (que faz pensar mesmo os maiores admiradores do Vítor Baía - em que me incluo, com muito orgulho);
  2. excelentes exibições do trio de "defesas", com um destaque mais do que merecido para o Pepe (a jogar assim, nós perdoamos aquelas paragens cerebrais que, de vez em quando, lhe acontecem);
  3. o meio campo funcionou em pleno, com um Lucho fisicamente bem melhor do que nos últimos jogos;
  4. no quarteto ofensivo, só o Ivanildo é que não jogou bem (aqueles cruzamentos...  :-(    - não será de dar uma oportunidade ao "puto" Hélder Barbosa?);
  5. o "Mister" não fez asneiras a partir do banco, efectuando substituições "normais";
  6. nenhum elemento do "trio dos enterras" (Jorginho, Alan e Bruno Alves) participou no jogo!
 
Como se não bastasse a muito boa exibição nas quatro linhas, não é que o Adriaanse, pela primeira vez, esteve absolutamente irrepreensível na conferência de imprensa? Elogiou a equipa (destacando - e bem - o Adriano), disse que já tínhamos jogado bem contra o Braga e que tínhamos sido prejudicados por um penalty inexistente e ainda atirou alguma pressão para cima do Benfica e do Sporting, dizendo que tínhamos oito pontos de avanço.
 
Esperemos que a dose seja para repetir (de preferência, no próximo jogo fora)!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006

A impunidade continua...até quando ?


A propósito deste tema, ao qual já por várias vezes aqui me referi, alertaram-me para um artigo de opinião publicado ontem no jornal dos...vermelhos !!
Como me parece de interesse, apesar de não apreciar o seu autor, decidi publicá-lo.

"O que está a passar-se com Petit e as estranhíssimas protecções de que beneficia, quer dos árbitros quer da Comissão Disciplinar da Liga, começa a beirar o absurdo. E exige que se vitupere, de imediato, tanto a brutalidade do craque como os árbitros e doutores de leis que lhe dão cobertura. Já na semana passada me revoltara a fúria do médio-trinco no ataque ao tornozelo de Liedson. A meu ver, era para partir e foi uma sorte os pítons assassinos errarem o alvo por pouco. Se acertam, bem chorariam hoje os sportinguistas, pela longa ausência do seu ídolo, assim abatido à má fila. Seria isso que Petit pretendia? Não o juro mas acredito. E só não abordei o caso logo a seguir ao Benfica-Sporting para não me acusarem de bater no ceguinho. Mas Petit bem justificava ser já então severamente censurado. Digo-lhes mais: tão odioso como o assalto às pernas de um adversário, sem a expulsão mais que merecida e a suspensão por jogos vários, o que então me chocou foi o modo como Petit ainda foi pedir satisfações a Liedson. Ele até parecia ter ido confortá-lo, afagando-lhe a cabeça em gesto doces, para as câmaras, o público e o árbitro verem. Puro cinismo, porém, pois enquanto isso (lembram-se de idêntico gesto de Mourinho, há uns anos em Alvalade?) completava, com a cara munha, o mal imperdoável antes praticado. Ou seja, continuou a provocar verbalmente Liedson, a ver se ele reagia e era expulso. Que Petit seja useiro em atitudes destas toda a gente o sabe, excepto os doutos conselheiros e desembargadores da Liga. Natural, por isso, que eles nem tenham piado sobre o acontecido na Luz. O que já não é natural, e eu estava longe de admitir, foi a pressa de Petit em reincidir, logo uma semana depois em Leiria e, até, com requintes de sadismo. Na outra vez ainda se poderia pensar que só pretendeu afastar Liedson para tão longe quanto possível, mesmo que para o hospital, desde que ficasse a milhas da baliza do Benfica. Mas agora, em Leiria, pisou a mão de Felício deliberadamente, carregando mais no pedal (como se viu claramente visto na televisão), simplesmente para fazer doer. Sim, porque não era com a mão que o médio leiriense iria marcar mais um golo aos, ainda, campeões nacionais! Desconfio que Petit só faça isto por jogar no Benfica e nessa condição se convença de que é inimputável, ou está acima da lei e dos regulamentos. É-me indiferente, porém, que assim pense. O que já não me é indiferente é a questão de saber que mais terá ele de fazer para ser expulso, como qualquer outro, quando agride. E ainda me recuso a acreditar que isso só acontecerá (eventualmente…) quando matar alguém em campo ou agredir um árbitro. Fora isso, e tal como voltaram a sentenciar o desembargador António Gomes da Silva e seus pares na Comissão de Disciplina, Petit não justifica processo sumaríssimo, quanto mais punição alguma. Se ele tiver de falhar algum jogo, como falhou ontem, que seja por inocentes cartões amarelos (10 já esta época). Vermelhos, daqueles que doem como ele faz doer aos adversários? Esses nem vê-los"
(Texto do esverdeado Daniel Reis)

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2006

Comentadores

Ontem o comentador da RTP1 gritou duas vezes golo em lances de ataque dos vermelhos.
Em lances de pura ilusão de óptica dele.
 
Assim se vê a que cor estão entregues os comentários e ralatos desportivos.
 
Temos de VER o que é mostrado, SEM OUVIR as interpretações que são ditas, pois estas têm a forte intenção de influenciar a nossa visão a ver tudo a vermelho.
E temos de perceber o que NÃO VEMOS, pois muitas vezes não é mostrado. Como, por exemplo, a falta de repetições do corte com o braço do Ricardo Rocha dentro da área, e lances duvidosos de faltas sobre o Nacional.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2006

Ponto de Situação

Pois é Amigos!
Comenta o ex-General, ora O Soldado Azul, mas sempre optimista!

Vou tecer alguns considerandos genéricos, pois são tantos os posts que nem consigo organizar! Cá vai alho:

1 - Estamos a 5 pontos de avanço!!!!! Já não importa se podiam ser 7, 9, etc. Não são! Faz parte do passado ! O que interessa é que somos líderes! Estão todos atrás!!! E 5 pontos são 5 pontos ! Uma derrota e um empate !!!! E os outros vão perder muitos pontos!!!! Tranquilos e serenos, vamos chegar lá!!!

2 - Não gosto nem concordo com o sistema dos 3 defesas, pese embora o Porto tenha jogado bem contra o Braga, comparativamente aos embates anteriores ! Considero que o Soldado (RASO) deveria alterar o sistema para 4-3-3 ou 4-4-2, mas parece segundo declarações publicas que vamos continuar a gramar com uma defesa de 3, aguardando com expectativa quem serão os mesmos contra o Belenenses (O PE não joga mas o RC já está recuperado...). Mas como já é costume alguma surpresa, a ver vamos! Achei curioso que o "tão falado" Moreira ontem apostava num sistema de 4 defesas sendo o defesa direito o .... Ibson! Enfim...

3 - O palerma do Paixão já mete nojo! Embora justiça lhe seja feita: no lance do penalty quem tem que marcar fora-de-jogo é o bandeirinha... Mas considero que sempre que invocamos a arbitragem é porque não somos suficientemente eficazes para nem falar deles: bastava concretizar uma ou duas das várias oportunidades que tivemos que eles poderiam festejar o Penalty à vontade...

Saudações

Mudança de Nome

Caros bloguistas,
 
A pedido de vários, na última assembleia, acabei de efectuar a mudança de nome para O Soldado Azul.
 
Seguir-se-ão comentários aos diversos (muitos mesmos !!! ) posts!
 
Saudações

Resposta. Comentário. Nota. Voto. Hino.

Em relação ao último post do Fanático em que chama a atenção para o artigo do José Manuel Ribeiro (que, como sempre, tem artigos muito interessantes) gostaria de dizer que concordo com o primeiro ponto mas discordo do segundo.

Até digo mais, agora, depois de andarmos a sofrer jogo após jogo por causa do sistema lunático do mister só digo isto - para o bem e para o mal, só podemos jogar com 3 defesas !!!
Mas atenção, eu quero 3 defesas do início ao fim do jogo.
Estou farto, repito farto (no limite do intolerável), de a 10 minutos do fim (lá voltamos ao trauma dos últimos 10 minutos) resolvermos defender o resultado.
Acho inconcebível.
Começamos com 3 defesas, acabamos com 3 defesas.
É que a passagem a pouco tempo do fim do jogo para o sistema de 4 defesas atrofia a nossa equipa, especialmente devido à sua gritante IMATURIDADE !!!
Portanto, se a aposta é na loucura que seja até ao fim, que é o passo que falta dar ao nosso treinador.
Falta-lhe dar o passo em frente, ou seja, se quer este sistema tem apostar tudo nele...não pode ficar a meio da ponte...
Ao mister só digo - Ó homem, mal por mal, pelo menos, ASSUMA AS SUAS IDEIAS !!!

Relativamente ao tema "Pepe" remeto para o que já disse no meu post de 31.01.2006 denominado "Pergunta para debate" (ver arquivo).

Como ontem lancei o desafio, hoje tenho que vir comentar a prestação do nosso representante no "Trio de Ataque".
Fazendo de Marcelo, e depois da devida ponderação, parece-me justo dar-lhe um ...."Suf +" !!
Isto porque esteve muito bem na questão "arbitragem" - foi até mais longe do que aquilo que eu próprio iria no lugar dele (Bruno Calabote !!!). GRANDE !!
Mas depois borrou a pintura com uma desatenção imperdoável - na nossa equipa para o próximo jogo elegeu o PEmanuel !!
Quando todos sabemos que o PE está castigado.
Aí a nota (que era um muito bom) derrapou vertiginosamente !!!
E nem foi por causa do lapso, na inclusão do PE, propriamente dito. Porque isso acontece.
O grave erro é que o Rui Moreira não leu ontem o nosso blog.
Ora, isso é imperdoável.
Porque se tivesse lido (vide meu post "Mais perto do título") saberia que o PE não pode jogar.
E a nota só não é negativa uma vez que no demais esteve, como disse, bastante bem.
Meu caro Rui Moreira, que lhe sirva de lição !!!

Quanto à votação postada pelo Azzulli - voto 3 defesas (pelos motivos acima expostos). Numa eventual excepção - JPINTO !!!

Uma última palavra para o nosso HINO (há muito tempo que não o ouvia no estádio) - QUE BONITO !

Defesa Direito

Por sugestão de um nosso ilustre leitor, venho propor à discussão a seguinte questão pertinente:
 
A jogar com 4 defesas; quem deve ser o defesa direito:
 
a) sonkaya ( a compra de adrianse....)
b) bozingwa
c) ricardo costa
d) ibson
e) joão pinto (mesmo com barriga...)
d) outro qualquer nem que seja o bandeirinha....
 

O que vos parece o artigo do jogo ??

 

   

http://www.ojogo.pt/21-352/artigo529575.htm

5 pontos serão suficientes?

 
5 pontos. Serão suficientes?
 
   a) É melhor ter 5 pontos do que 4, 3, etc.
 
    b) Podiam ser 9 e, no mínimo, 7.
 
    c) E porque não são ?
   
    d) Não são porque:
 
        1. Porque não teve sorte na segunda feira: 3 bolas no ferro, defesas impossíveis do Paulo Santos;
 
        2. Porque o ensanguentado Bruno Paixão não quis: dois penaltis, um fora de jogo assinalado, não assinalado o fora de jogo no lance do penalti do ensanguentados de braga, não expulsão do Paulo Santos no lance com o Pepe.
 
    3. Porque o treinador não deixou:
 
        I)  porque não fez a substituição no meio campo quando devia (Ibson pelo Lucho aos 60m),
 
        II) porque queimou de vez o BAlves quando é perfeitamente injustificada a sua entrada e não passa de um erro reiterado (Milão, Benfica), na medida em que entrou para marcar quem ? se não havia mais ninguém para marcar, sendo que se queria estabilizar a defesa, das duas uma: ou metia o PE no meio e fazia entrar o MC, ou então fazia recuar o PA para a esquerda e metia o PE no meio.
 
    III) Aliás, o sistema implementado pode resultar, com o BM e com o Adriano, este no papel de falso ponta de lança ou de nº 10 escondido, à semelhança da menina do ng dos ensanguentados, que desequilibra a defesa do adversário porque não sabe quem marca, liberta o BM para as assistências e abre espaço dos médios que vêm de trás.
 
    IV) Agora só resulta se for mantido e não tem qualquer lógica tirar o Adriano porque o BM ainda não tem força para aguentar o jogo todo, permite a subida dos centrais adversários e desequilibra o meio campo.
 
    V) O BM tem que jogar, ainda que não esteja com a garra que se justificava, mas é o único avançado que remata de todo lado e que tem a magia e manha que um ponta de lança tem que ter.
 
    4. De qualquer forma, é verdade que a primeira parte foi muito boa e que é uma pena o buraco táctico que o treinador lançou na segunda, ainda que seja igualmente verdade que se as bolas tivessem entrado na primeira parte, as críticas não seriam, provavelmente tão violentas...
 
    5. Vamos ver porque ainda falta luz, Alvalade, Belém, Setúbal, bessa...
 
    6. Uma coisa é certa: é o FCP que permite aos outros poder sonhar que é possível.
 
    A fé faz-me acreditar e permite-me crer que o treinador se vai deixar de soluções do diabo quando no futebol, como diz o special one, não se inventa nada, já está tudo escrito

terça-feira, 7 de fevereiro de 2006

Mais perto do título


Ontem aumentamos o nosso avanço.
A condição física continuou a melhorar.
A equipa jogou com uma atitude fantástica. Vi muito querer.
Criamos imensas oportunidades.
Gostei imenso do Adriano, do Meireles e do Ivanildo.
O mister, pelo que li, esteve (estranhamente) muito razoável no, para nós, sempre perigoso "flash interview".
As nossas hipóteses de vencer o campeonato ficaram ligeiramente mais consolidadas.

Pena foi o mister ter errado completamente em dois aspectos já referidos:

a) entrada do Bruno Alves (não só por ser o BAlves, mas também porque o PE é que deveria ter ido para o centro com a correspondente entrada do Cech)

Respondo já ao Eterno - O BAlves não é jogador, sequer, para o FCPorto D (sim, disse D !!!!).
Reparem que nas suas poucas actuações - contra os vermelhos, contra o Inter lá, e ontem - esteve sempre MISERÁVEL !!!
Por muito que me custe dizer isto (porque é um jovem e tem algum potencial) felizmente e por várias razões, para nós, terá tido ontem a última oportunidade.

b) não refrescar o meio campo e o ataque com as entradas do Ibson e do Lisandro para os lugares do Luxo e do RQ.

Preocupação:
Cirurgicamente (pelo árbitro) o PE viu o 5 amarelo, portanto não joga em Belém.
Ainda com mais precisão, o Pepe viu o 4º....
Felizmente aquele que me parecia que o mister pensava ser o seu (do Pepe) substituto queimou ontem as suas chances....

Mas curioso, curioso, foi que no final do jogo comecei a receber mensagens no meu telemóvel de vermelhos. Estavam todos contentes.
(ah, e para melhor se perceber onde quero chegar, refiro que, no sábado, depois do jogo deles, à cautela, não provoquei ninguém).
É que me deixaram a pensar... mas, não somos nós que estamos à frente ?
Não tínhamos 4 pontos de avanço ? Não aumentamos para 5 ?
Eles não perderam ? Pela segunda vez consecutiva ?
Eles não deviam estar mais preocupados do que nós ?

Limitei-me, para já, a responder-lhes que...assim não tínhamos hipóteses....

Para o fim deixei o Bruninho Paixaozinha.

Apelo aqui ao nosso representante, Dr. Rui Moreira, para que hoje não deixe passar em claro TAMANHA VERGONHA !!!!!
Estude bem a fórmula porque o Bruninho tem paixão, como saberá, por processos judiciais contra quem diz as verdades sobre as suas actuações.
Por isso seja sereno, mas IMPLACÁVEL !!!!
Logo, os portistas estarão a torcer por si !!!
Não nos deixe ficar mal.

Portismo


Depois de ler o post do Azzulli ......até fiquei sem respiração !

É que o texto "transpira" PORTISMO !!!!

E PORTISMO do melhor !

Independentemente de estar ou não de acordo (e aviso já que não estou) com o que vem dito sobre o treinador, duma coisa não tenho dúvidas - só um GRANDE PORTISTA seria capaz de nos transmitir o que nos diz o Azzulli !!!!

Com aquela intensidade !

Com aquele sentimento !

São Portistas como o Azzulli que tornam o FCPorto INATINGÍVEL !!

É com muito orgulho que faço parte de um blog que tem membros deste calibre !

PS - Ainda por cima eu sou testemunha do estado calamitoso (transtornado) que o Azzulli apresentava ontem à saída do Dragão...

A Paixão segundo Adriaanse

Subscrevo na íntegra o "post" do Azzulli.
 
Ontem fomos muito prejudicados pela dupla Paixão-Adriaanse. Infelizmente, não é a primeira vez que tal acontece (embora julgue que foi a primeira em que os dois "artistas" actuaram em conjunto).
 
A nossa defesa é incapaz de jogar sobre a pressão do adversário (sobretudo pela imaturidade dos defesas e pela falta de apoio dos médios). Se bem me lembro, nos jogos contra equipas acima da mediocridade (leia-se Inter de Milão, Glasgow Rangers, Sporting, Braga, Nacional e Benfica - a ordem não é arbitrária; é mesmo esta), quando em vantagem, só conseguimos aguentar as reacções do adversário contra o Inter (em casa) e contra o Nacional. Em todas as restantes ocasiões, sofremos golos (muitas vezes, a culpa directa desses golos esteve associada a um dos jogadores que o treinador fez entrar em campo, supostamente para "aguentar" o resultado).
 
Se isto acontecesse uma vez, paciência -  defender uma vantagem mínima, é sempre perigoso, mas, às vezes, tem que ser. Acontecendo quase sempre, é sinal de uma manifesta incompetência do treinador. Qualquer treinador português razoável (Jesualdo, Inácio, Couceiro, Vítor Pontes, Carlos Brito) mete este "murcom holandês" no bolso, em termos profissionais (ele reconhece-o, ao dizer que faz o melhor que sabe - eu não duvido, mas tenho pena que saiba tão pouco).
 
Voltando ao jogo de ontem, saliento duas coisas: não percebo o Pedro Emanuel no lugar do Cech. Gosto muito do Pedro Emanuel como central, mas julgo que, no nosso plantel, é capaz de ser o jogador com menos técnica. Colocá-lo a subir pela lateral é "de doidos". Também não percebo por que razão o McCarthy fica em campo até ao fim do jogo e o Adriano (boa exibição, apesar de falhar muitos golos) é substituído.
 
Como nem tudo é mau, acho que o Pepe merece uma palavra de louvor.
 
Finalmente, proponho ao fantástico coordenador deste magnífico blogue que se coloque o seguinte tema em votação. "Qual o jogador que esta época mais enterrou o Futebol Clube do Porto? A) Ricardo Costa; B) Bruno Alves; C) Jorginho; D) Alan?
 

Que não me apareçam à frente...

> Paixão
O Paixão anda a gozar com o nosso clube. Foi tão evidente a intenção de prejudicar o FCP, que é inacreditável que não seja punido.
Actualmente, os árbitros sentem-se muito à vontade para prejudicar o FCP. Aliás, o "politicamente correcto" é apitar em favor do adversário do FCP em todos os lances duvidosos.
Ontem passou por não assinalar inúmeras faltas sobre os nossos jogadores, a não mostragem do vermelho ao Paulo Santos, a mostragem do amarelo ao Pepe, nesse lance, e ao PEmanuel num lance normal, não viu o fora de jogo no lance do penalty, etc, etc, etc...
 
> Co
O 334 continuou, e continuou a não ser por isso que marcamos golos...
Em 6 pontos possíveis nos últimos dois jogos, fizemos 2!
Podíamos estar com 9 pontos de avanço sobre os segundos!!!
Ontem, o pior, o inacreditável, o catastrófico, foi a substituição:
1. A mensagem transmitida para dentro do relvado foi: estou com medo de não ganhar... vamos defender!
2. O BAlves porquê???? Tem estado sempre no nosso pior!
Colocar o sistema de 4 defesas até é aceitável. Mas se tem o PEmanuel em campo, o nosso melhor central, porque vai mante-lo a lateral? Colocava o Cech!
E o importante era refrescar o meio campo (e também colocar um avançado rápido para manter o adversário em sobressalto). Se metia um defesa, simultaneamente colocava um médio e/ou um avançado para que a mensagem não fosse "medo".
É imcompreensível!
Sinto-me gozado. Sinto que o homem está a gozar connosco.
Sinto que não vale a pena insistir. O homem não aprende. O homem não sabe o que é o FCP.
O FCP tem uma identidade.
O FCP joga em 433 ou em 442.
O FCP joga com um trinco.
O FCP joga para vencer todos os jogos.
O FCP não defende resultados de 1-0 em casa.
O FCP manda.
O FCP ganha.
O FCP não é um AZ qualquer...
Infelizmente o nosso Presidente não acertou no homem.
Conseguiu alguém disciplinador, mas com atitudes completamente absurdas!
Sinceramente, será que vale a pena mantê-lo até ao fim da temporada?...
Por um lado a estabilidade, por outro a loucura jogo após jogo...
A desilusão do adepto...
Mas a trocar, que seja por alguém da casa. Alguém que saiba quem é o FCP!
Alguém que saiba que somos os melhores de Portugal, e que estamos entre os melhores do mundo!
Que somos BI-CAMPEÕES DO MUNDO!
 

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2006

O inesquecível João Ferreira

Os vermelhos na 4ª feira têm um jogo importantíssimo. Para a taça com o Nacional.
Especialmente depois de duas derrotas consecutivas.
A terceira derrota poderia ser TERRÍVEL e de efeitos DEVASTADORES !!
Portanto, nada como começar a prevenir tal cenário.

Imaginem por onde é que os vermelhos começaram ?
Pois é....pela arbitragem.
Sabem quem foi nomeado ?
O João Ferreira.
Lembram-se da última grande perfomance deste senhor ?
Foi em Braga...contra os vermelhos....com um penalty imaginário...e 8 minutos de desconto....

Conclusão - os vermelhos já passaram a eliminatória ! A crise está resolvida.

Breves


1) Mais do que desejo, palpite - Logo vamos ganhar !!!! Seja lá em que sistema for.

2) Pelo que pude ler e pelo que já percebi do nosso mister, vamos jogar num lunático.....3 x 3 x 4 !! Mas desta vez com dois pontas !!!
Helton, Cech, Pepe, Zé, PA, Ibson, Luxo, RQ, Lisandro, Adriano e BM !!!!
Admito que possa haver uma nuance, saindo o Lisandro para dar lugar ao Diego - 3 x 3 x 1 x 3.
Já estou preparado para tudo.

3) É preciso comprar o Fábio Felicio (do Leiria) - nos jogos que eu o vi fazer contra os grandes esteve sempre em destaque !! É craque !

4) Mais uma vez Leiria demonstrou a EVIDÊNCIA - os vermelhos sem o "apito encarnado" têm bem mais dificuldades.....embora o Petit lá continue a demonstrar a sua total impunidade.... Luisão, amigo, ainda não percebeste que a tua grande lacuna é o teu jogo de pés estar a anos luz do teu (extraordinário) jogo de cotovelos ????

O sistema táctico e (a melga d) o guru !!


Como devem saber, este fim de semana o vosso guru voltou à carga.
Como me parece que, mais uma vez, só o fez para chatear (até porque, analisando os argumentos, me parecem muito pouco inteligentes e, portanto, nada condizentes com ele), aqui deixo um extracto do que disse ontem o António Tavares Teles no seu artigo no jornal "OJogo", com o qual concordo inteiramente.

"
(....)
4. A terminar, Mourinho. Que disse há dias que era preciso ser um grande treinador para jogar com três defesas, como o fez Adriaanse em Vila do Conde (aliás com os resultados que se conhecem).
Ora, se bem que tentando ir ainda em abono dessa sua tese, o que escreve agora o mesmo Mourinho, na "Dez" de ontem? Pois bem, que "jogar com três defesas não é para todos. (...) É muito, muito difícil, por isso só grandes equipas, com grandes jogadores e treinadas por grandes ´detalhistas´ o podem fazer"! Deve ser pois assim que ele vê o actual FC Porto e o seu treinador: grande equipa, grandes jogadores, grande treinador "detalhista"...
Mas diz mais, Mourinho. Por exemplo: "Nunca comecei um jogo com três defesas" - ah, bom! - "mas utilizo-os frequentemente em períodos durante os quais procuro uma ruptura de ritmos e posicionamentos". Ora, isso já o velho Szabo o fazia: quando estava a perder, tirava um defesa e metia um médio ou um avançado... O Szabo ou outro treinador qualquer, da antiguidade aos nossos dias. Mas mais adiante: "Sinceramente, não entendo as críticas ao treinador, não entendo o proteccionismo aos jogadores. Que mania de culpar os treinadores quando o resultado não é bom!". É verdade, tem razão Mourinho: essa é uma mania horrível. É essa, e aquela outra de só louvar os jogadores quando uma equipa ganha. Porque quanto ao treinador, ninguém se lembra dele! Aliás, foi assim - graças aos jogadores - que Mourinho ganhou a Taça UEFA, foi campeão europeu, foi para o Chelsea e também lá ganhou o que ganhou... Finalmente, quanto ao Rio Ave-FC Porto: "O Rio Ave intimidou-se" (deve ter sido por o FC Porto jogar lá atrás com o Bosingwa, o Pepe e o Cech...) "limitou-se a defender, não ´abriu´ jogadores, deixou Gaúcho no bolso de Pepe, não fez um remate". Concluindo: "Acusam o homem (Adriaanse) de quê? De não ter feito um golo e ter perdido dois pontos?". Bom, aqui tenho de confessar que estou de acordo com Mourinho: então com o Rio Ave intimidado, limitando-se a defender, não abrindo, com Gaúcho no bolso de Pepe, sem fazer um só remate à baliza de Helton, ainda queriam que o FC Porto marcasse um golo e não perdesse dois pontos?!!!...
PS. De João Marcelino, na mesma "Dez": "O empate (do FC Porto) em Vila do Conde foi a continuação de uma bizarria que parece de todo inadequada às características dos jogadores do FC Porto (...) que tem o melhor plantel da Liga". Uma "Dez" pelo menos muito pluralista, como pode ver-se.
Mas até para a semana"

Três

O 3 é realmente um número agradável.
 
Já repararam que o Penafiel já está a treinar para o resultado na Luz?
Marcou 3, só falta melhorar a defesa, pois sofreu 2...
 

HOJE É DECISIVO

Depois do resultado dos ensanguentados de sábado e face à aproximação dos lagartixas, é essencial ganhar.
 
Logo, impõe-se para hoje:
 
    a) Uma nova atitude, guerreira e abnegada, à FCPORTO;
 
    b) O regresso do BM e do Lucho;
 
    c) A volta ao sistema do 442 ou 433 (sempre com o regresso do PE) porque se há equipas, teoricamente, mais fracas e com pouca capacidade ofensiva e que se remetem, seja a jogar em casa ou fora, à pura táctica do autocarro, o caso dos ensanguentados de braga decerto não é esse;
 
    d) É boa notícia a saída da convocatória do supersónico Jorginho e do corredor Alan;
 
    e) A equipa devia ser: VB ou Helton (tanto faz), MC, Pepe, PE, Zé, PA, Lucho, Diego, Ibson, RQ e BM;
 
    f) É um teste importante  se se confirmar a ausência dos super, porque no dragão eles não fazem especial falta. Aliás, relativamente a estes, é obviamente inqualificável o seu não repúdio aos incidentes do Olival e se o seu apoio faz falta nos jogos fora , em casa o Colectivo, apesar de em menor número,  é bem importante e mais ruidoso,
 
      g) Bem, força para logo, e os sete pontos de distância já cá cantam!!!!
 
   
Suponho que já saibam qual o novo indicativo de Leiria ? 31

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2006

Árbitros para o fim de semana


Para o jogo dos vermelhos com o Leiria foi nomeado, pela 3ª vez consecutiva (???), o António Costa.

Não sei porquê mas esta estúpida repetição, para mim, só tem uma explicação:

Quando nomearem pela 15ª consecutiva o LBaptista para o nosso jogo com os verdes já podem falar em (pequeno) precedente....

Quanto ao nosso jogo, levamos outra vez com ...Paixão !!

Azar...o dele !!!

É que estou totalmente convicto de que vamos ganhar !

SuperDragões e...Apelo


Neste momento complicado para os Super tenho que reconhecer que sempre admirei o seu apoio incondicional à equipa.

Com chuva, com sol, nas Antas e no Dragão e, especialmente, fora de portas, sempre foram incansáveis.

Vi muitos jogos em Lisboa com eles e fui testemunha do seu entusiasmo.

No entanto, nos últimos tempos não têm sabido estar à altura da sua função - apoiar a equipa.

É que o presidente dirige, o treinador treina, o jogador joga e a claque apoia....

Quando se pretende inverter as funções....

Mas a "gota de água" foi sem dúvida o uso de violência (selvagem).

Aí não resta outra alternativa que não seja dizer - ALTO E PARA O BAILE !
(sendo certo que os justos (seguramente na sua grande maioria) pagarão pelo pecador...mas é assim a vida).

Já agora, aproveitava para fazer um apelo às nossas claques:

Por favor, PAREM de entoar aquele cântico, que aqui me recuso terminantemente de reproduzir, em que mencionam o nome da equipa dos vermelhos !!!!!

Será que não percebem que dessa forma lhes estão a dar importância ??????

O que conta... a única coisa que conta, que interessa, que importa, somos NÓS - FUTEBOL CLUBE DO PORTO !!!!

O INIGUALÁVEL BICAMPEÃO DO MUNDO !!!!

Os meus agradecimentos antecipados.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2006

A situação delicada no Dragão

Caros bloguistas,
 
Depreendo que a situação actual no reino do Dragão é bastante delicada. Ontem tive a ver o mais que visado Rui Moreira no Trio de Ataque e ao ouvir a sua opinião meditei e conclui que subscrevo! A saber:
 
- O Adrianse não pode ser culpado de tudo! Bem sei que a táctica é discutível uma vez que afunila muitos jogadores na área (não há espaços), jogando com 3 defesas (e não centrais), sem laterais e com 2 trincos e um médio defensivo (?!?!?!), resulta em ataque altamente continuado mas sem criação de oportunidades, o que é desolador!!! Mas, tal como o Rui Moreira disse, a equipa também não ajuda pois tal como vimos contra o Rio Ave, jogou lenta, esteve apática, sem atitude, estranhamente desmotivada (o que é incompreensível quando tinha oportunidade de se distanciar na liderança)... Ora o treinador com certeza que não diz aos jogadores para terem esta atitude... e neste ponto de vista as palavras do Rui Moreira fizeram-me reflectir: "Se os jogadores não estão com o treinador.... é muito complicado!" O próprio fez uma suposição, não uma afirmação (pelo menos foi assim que entendi e interpretei). Mas não deixa de ser preocupante caso seja real, particularmente quando os próximos jogos são decisivos (considerando 20 jornadas já concluídas e sendo o próximo jogo, ainda que teoricamente, muito complicado..., faltando poucos jogos para a ida à Luz, enfim...). O mesmo afirmou peremptoriamente que não concorda com a saída do treinador nas actuais circunstâncias (visado pela claque, com estragos no automóvel...). Não poderia estar mais de acordo. Mesmo noutras circunstâncias e a opinião é minha, a saída do treinador seria não resolveria nada (se calhar ainda piorava...), susciptando várias interrogações (quem nesta altura poderia suceder??? Despedir um treinador que apesar de tudo lidera o campeonato???? Não faz sentido, ainda que a equipa jogue mal, produza pouco... Se tiver que sair, aguardemos pelo final da época mesmo que corramos o risco de não concretizar os objectivos (Liga e Taça). 
 
- Partindo do pressuposto e desejando que os jogadores não se virem contra o treinador, espero que a atitude da equipa seja diferente contra o Braga e que o Adrianse deixe de fazer experiências e volte ao sistema anterior ainda que possamos ver deficientes exibições dos laterais, etc, etc... Do mal o menos, pois no mínimo temos uma certeza: o sistema anterior é efectivo e não experimental e indubitavelmente mais eficiente quanto à criação de oportunidades... A eficácia (concretização das mesmas) é que se deseja melhor!
 
Fico por aqui.
 
Saudações