segunda-feira, 6 de fevereiro de 2006

O sistema táctico e (a melga d) o guru !!


Como devem saber, este fim de semana o vosso guru voltou à carga.
Como me parece que, mais uma vez, só o fez para chatear (até porque, analisando os argumentos, me parecem muito pouco inteligentes e, portanto, nada condizentes com ele), aqui deixo um extracto do que disse ontem o António Tavares Teles no seu artigo no jornal "OJogo", com o qual concordo inteiramente.

"
(....)
4. A terminar, Mourinho. Que disse há dias que era preciso ser um grande treinador para jogar com três defesas, como o fez Adriaanse em Vila do Conde (aliás com os resultados que se conhecem).
Ora, se bem que tentando ir ainda em abono dessa sua tese, o que escreve agora o mesmo Mourinho, na "Dez" de ontem? Pois bem, que "jogar com três defesas não é para todos. (...) É muito, muito difícil, por isso só grandes equipas, com grandes jogadores e treinadas por grandes ´detalhistas´ o podem fazer"! Deve ser pois assim que ele vê o actual FC Porto e o seu treinador: grande equipa, grandes jogadores, grande treinador "detalhista"...
Mas diz mais, Mourinho. Por exemplo: "Nunca comecei um jogo com três defesas" - ah, bom! - "mas utilizo-os frequentemente em períodos durante os quais procuro uma ruptura de ritmos e posicionamentos". Ora, isso já o velho Szabo o fazia: quando estava a perder, tirava um defesa e metia um médio ou um avançado... O Szabo ou outro treinador qualquer, da antiguidade aos nossos dias. Mas mais adiante: "Sinceramente, não entendo as críticas ao treinador, não entendo o proteccionismo aos jogadores. Que mania de culpar os treinadores quando o resultado não é bom!". É verdade, tem razão Mourinho: essa é uma mania horrível. É essa, e aquela outra de só louvar os jogadores quando uma equipa ganha. Porque quanto ao treinador, ninguém se lembra dele! Aliás, foi assim - graças aos jogadores - que Mourinho ganhou a Taça UEFA, foi campeão europeu, foi para o Chelsea e também lá ganhou o que ganhou... Finalmente, quanto ao Rio Ave-FC Porto: "O Rio Ave intimidou-se" (deve ter sido por o FC Porto jogar lá atrás com o Bosingwa, o Pepe e o Cech...) "limitou-se a defender, não ´abriu´ jogadores, deixou Gaúcho no bolso de Pepe, não fez um remate". Concluindo: "Acusam o homem (Adriaanse) de quê? De não ter feito um golo e ter perdido dois pontos?". Bom, aqui tenho de confessar que estou de acordo com Mourinho: então com o Rio Ave intimidado, limitando-se a defender, não abrindo, com Gaúcho no bolso de Pepe, sem fazer um só remate à baliza de Helton, ainda queriam que o FC Porto marcasse um golo e não perdesse dois pontos?!!!...
PS. De João Marcelino, na mesma "Dez": "O empate (do FC Porto) em Vila do Conde foi a continuação de uma bizarria que parece de todo inadequada às características dos jogadores do FC Porto (...) que tem o melhor plantel da Liga". Uma "Dez" pelo menos muito pluralista, como pode ver-se.
Mas até para a semana"

Sem comentários: