terça-feira, 7 de novembro de 2006

Ainda o Sol e o Gato Fedorento

Permitam-me apresentar uma opinião dissonante quanto aos Gato Fedorento:
 
Quem faz isto: http://www.youtube.com/watch?v=X7SWS4RoUYU  e isto: http://www.youtube.com/watch?v=WgXgfEI1XhM, tem algum crédito para brincar com a história nunca contada na história nunca contada de Pinto da Costa...
 
Quanto à reportagem publicada no "Sol", não gostei: para além de cheirar a oportunismo, no âmbito da guerra comercial com o Expresso (como bem alerta o Situacionista, tomam o partido oposto ao do Expresso, jornal que está sempre contra o Futebol Clube do Porto), considero que a reportagem está escrita num referente pseudo-literário que não me parece nada adequado à personalidade pública do NGP. Mas aguardemos pela forma como serão relatados os "próximos capítulos", nomeadamente a partir de 1982...
 
Em resumo, prefiro o humor dos Gato Fedorento ao aparente e oportunista respeito do Sol.
 
 

23 comentários:

Anónimo disse...

Amigos a Casa do FCP de Mirandela comemora o 1º Aniversário. Paasem pelo blog para verem o programa de 3 dias de festa AZUL E BRANCA

www.fcpmirandela.blogs.sapo.pt

bLuE bOy disse...

Eterno Dragão...
Cada qual 'come do que gosta' e nada contra isso.
Sobre a tal entrevista ao 'Sol', não me posso pronunciar muito bem sobre o caso, pq efectivamente não a vi, nem li (por desconhecimento...)... mas tb é verdade que entendo e percebo o teu ponto de vista olhando ao antes-SOL, porque o EXPRESSO era declaradamente ANTI, ANTI, ANTI-FCP e ANTI-PdC... por isso, aceito e admito perfeitamente a lógica do OPORTUNISMO!
Quanto aos tais 'Gatos', desculpem lá... podem vir falar muito bem, que eles têm muita piada, que não sei quê, que não sei que mais... mas para mim, esses tipos têm um único nome: FDP!!!
Não esqueço... repito, não esqueço o modo como trataram e rotularam todos os 'portistas & tripeiros' presentes e não só (eu estava lá... sei bem do que falo!!!) na época passada no jogo no Cesto do Pão, naqueles tais sketchs passados ao intervalo nos ecrãs... a partir daí, fiz-lhes uma 'CRUZ' em cima... eu quero mais é que eles se F****.
Que vão lá gozar com o ORGULHO da mãe ou do pai deles!
Quem gosta, que coma!!!... eu como não gosto, ARRUMEI PRÓ LADO!!!
aKeLe aBrAçO
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Eterno Dragao disse...

Blue Boy: sobre isso, não me posso pronunciar e, naturalmente, respeito a sua opinião.

Contudo, deixe-me dar-lhe este exemplo: o Nosso Grande Presidente fartou-se de ser gozado pelo Herman (recordo um episódio em que, depois de Pinto da Costa lhe ter negado uma entrevista, ele "encheu" o Rivoli com 50 pessoas cujo apelido era Pinto da Costa) e acabou por participar num relativamente recente programa Herman Sic, na companhia da D. Carolina Salgado...

Estas coisas do humor têm as suas regras próprias.

bLuE bOy disse...

Eterno Dragão...
Acredita que sei bem do que falo... sei muito bem... como dizes, o humor tem regras próprias... a liberdade de uns termina exactamente no mesmo sitio em que começa a dos outros... e portanto, admito, até gostava do humor deles... a partir desse momento, estou sempre de 'lado' a mirá-los... nada a fazer!
Quanto ao Pdc... percebo a mensagem... mas diz-me uma coisa, isso não foi há 10 ou 20 anos atrás que aconteceu, pois não?... foi há meia dúzia de meses, certo?... sabes que te digo?... o Pdc já há muito que deixou de ser o GRANDE Pdc... agora, não é nem por sombras o mesmo GUERREIRO que conheci... nem por sombras!!... agora, mais 'altos € valores' se levantam, entendes?
Nessa relação, só há uma única pessoa que saiu a perder de tudo isso, pelas páginas cor-de-rosa que proporcionou, pelas 'porcarias' que permitiu... um único... PdC, mais ninguém!!!
Continua a ser o 'MEU PRESIDENTE', não haja dúvidas, mas há muito que deixou de ser o 'MESMO PRESIDENTE'!!!
Contas saldadas entre nós... tua na boa... tudo tranquilo... meu caro, tudo isto se resume a uma coisa... pontos de vista, nada mais que isso!!!
aKeLe aBrAçO
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Jorge Mota disse...

POr acaso até acho piada aos gatos fedorentos, mas aquele sktch de domingo acho que não teve piada mesmo nenhuma, mesmo para os benfiquistas. De qq maneira o presidente do slb como grande fonte de piadas nunca os vi a ridicularizar, talvez por nem ser preciso humoristas o fazerem. LOL

Blueboy, ouvi falar do falas (:-)) mas até aceito, aquilo foi feito para benfiquistas, se fizessem isso no dragão para portistas tb ias achar piada. Tem de se entender.

Qt ao Sol, bem já temos pouca (ou nenhuma) comunicação social amiga, se de cada vez que fazem qq coisa do género, que até acho boa a história (apesar de até poder ser oportunismo), como dizia, se de cada vez que fazem uma coisa dessas nós começamos logo a criticar... bem, assim nunca lá vamos. Ter pelo menos um órgão de comunicação a nosso favor já nem era mau, isto pq o jogo já se virou para o outro lado há muito tempo.

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

O Situacionista disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
O Situacionista disse...

Meus caros,

... Azzulli, uma vez que aparcaste a tua chaimite em sinal de paz, não daria para ma emprestares ?
Precisava de ter uma reunião com o Eterno...e depois tenho que ir também ir falar com o Blue Boy.... de facto, não lembra ao diabo, pelos motivos invocados, “atacaram” o NGP !!!!

Bom...Eterno, começando por onde se impõe, ou seja, pelo mais importante, queria esclarecer que quando eu falei em oportunismo me referia ao Sol, é certo, mas.... quem também engoliu os sapos foi ...o mesmo Sol (e não o Expresso, porque quem atacava constantemente o FCPorto no Expresso é quem está actualmente no Sol; apenas houve uma transferência...).
Portanto a guerra Sol / Expresso e a guerra Ex-Expresso (actual Sol)-FCPorto são questões distintas (até porque sobre o actual Expresso ainda não me posso pronunciar).

Repito apenas o seguinte – Por todos os motivos e mais algum, se o Pituca não fosse a PERSONALIDADE que é JAMAIS JAMAIS JAMAIS o “Sol” faria a reportagem em questão !!! Mais do que um sapo deve ter sido um elefante !!!

Sobre o teor da reportagem, como já disse, ainda não me vou pronunciar, mas ADOREI o que dela, ATÉ AGORA, se extrai !!!! (já aqui mencionei o AMOR LOUCO pelo FCPorto mas também muitos outros episódios como, p. ex., aquele com o padre Domingos, no Colégio das Caldinhas - fabuloso !!!!)
E, até este momento a reportagem ainda não beliscou minimamente o NGP.

Dito isto, passemos ao acessório – eu gosto imenso do Gato Fedorento !!! Não só dos exemplos que referes, Eterno, (onde PREVALECE SEMPRE a ironia) como de muitos outros. Isso ainda contribuiu mais para o meu sentimento.
Tolero até as palhaçadas que fazem na luz. São vermelhos e assumem-no. Nada a dizer.
Agora o programa de Domingo foi VERGONHOSO !!! De irónico poderá ter tido apenas um aspecto - ter sido LITERALMENTE fedorento !!!
Aliás, não me refiro só à peça sobre o NGP, aliás, esse foi o menos, porque se tiverem visto a peça sobre o inenarrável João Jardim (independentemente de gostarem ou não dele).... bom, essa então foi....PORCA !!!!
Não houve qualquer intenção de ter graça...de ser irónico... houve APENAS intenção de ENXOVALHAR !!!
E o pior de tudo – foi na RPT, para quem não saiba a televisão PÚBLICA !!!!
INADMISSÍVEL !!!
Por mim, naquele canal, tinha acabado...a não ser que não se volte a repetir.

P.s. - Eterno, comparares aquele programa do gato fedorento com o humor inteligente do Herman no caso especifico que referes.... Azzulli, a chaimite ?

Eterno Dragao disse...

Situacionista: tu, mais a Chaimite, quantos são, quantos são? :-)

Estamos totalmente de acordo quanto ao Sol. Eu tinha percebido "o teu ponto". É realmente como dizes, mas não me parece que o "sapo" tenha sido difícil de engolir. O desejo do "Sr. Arquitecto e sua Equipa" em vencer o "Expresso" é tão forte que, se tal fosse preciso para cumprirem o seu objectivo, inscreviam-se todos no FCP e pagavam as quotas desde a fundação do clube.

Quanto ao "Gato Fedorento", julgo que todos são mouros mas, pelo menos um deles é verde (Zé Diogo Quintela) - para este efeito, será irrelevante. Quanto ao facto de passar na televisão pública... o Contra-Informação também passa e o humor, por vezes, também é feito no "fio da navalha". Não partilho essa ideia de enxovalhamento (com maiúsculas :-) ).

Blogue plural, este!?

Abraços.

O Situacionista disse...

Eterno,
Uma discordância e um comentário.

Discordo em absoluto dessa faceta por ti atribuída ao Sr. Arquitecto !!! Ele é(ra) capaz de tudo ... mas não de engolir elefantes !!! E logo este !! Não é o feitio dele (é a análise que retiro dele tendo por base, entre outros, o facto de ser leitor das crónicas dele há muitos anos.)

Concluis dizendo: “Blogue plural, este!?”
Com a devida vénia e com muita alegria, permite que, letra por letra, te subscreva !

Eterno Dragao disse...

Situacionista: para alimentar o ego do Sr. Arquitecto, é preciso engolir muitos elefantes. Para um candidato a Prémio Nobel, estas "coisas da bola" são minudências...

O Soldado Azul disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
O Soldado Azul disse...

Caríssimos em geral, Eterno e Situacionista em particular,
Expresso/Sol, Sol/Ex-Expresso, transferência do Saraiva e equipa, falar mal, muito mal do NGP, à parte a reportagem do Pituca que de mal não tem nenhum... (a ver a 2ª parte...) o alvo PDC sempre foi, é e será de toda a imprensa em geral! Não vai ser agora que vão atacar menos ou mais! Sempre foi assim! Todos sabemos disso! E porquê? Porque vende, ponto! Há muitos mouros! Infelizmente é assim! A imprensa há muito tempo que "não olha a meios" para vender... e há determinada imprensa que "tem as costas quentes"..., podendo como tal fazer o que quiser...No meio de tudo isto retira-se uma ilacção positiva: o Pituca incomoda muita gente, caso contrário não seria um alvo sistemático a abater...Neste sentido até é bom...
Agora quanto aos fedorentos, sinceramente não vi e após este debate estou muito curioso! Particularmente, acho que eles têm muita piada! Mas se foram "porcos" com piadas ao Pituca, condeno com veemência! Embora, seguindo o mesmo raciocínio da imprensa... infelizmente não me surpreende!
Saudações

Eterno Dragao disse...

Soldado Azul: não seja por isso - vê: http://www.youtube.com/watch?v=h0Y7QK6c4ug e diz de tua justiça.

Abraço.

O Soldado Azul disse...

Eterno,
Agradeço o link e já vi! Antes de mais digo-te que não acho que tenham algum crédito para brincar com o Pinto da Costa depois das brincadeiras do adepto do Benfica e do Paulo Bento pela simples razão que não têm nada a ver... mesmo considerando que os adeptos do Benfica (muitos deles...) são limitados!! Eu diria que eles "passaram-se" e no lugar do Pituca não sei se não entraria com uma acção judicial... Por um lado, tal atitude daria "importância" a quem não merece mas por outro "quem não se sente não é filho de boa gente" ! Muito porco! Nojento! Muito infeliz! Mas não há dúvida que tem tudo a ver com as audiências, pois claro!

Azzulli disse...

Sol:
Li e gostei. Ficamos a conhecer a infancia do NGP. Claro que é parte da luta pela liderança entre semanários, mas a verdade é que beneficiamos com a livre concorrencia. No próximo sábado veremos se há outro objectivo: denegrir a imagem do NGP.

Gatos:
3 clubes. 3 peças.
A do PBento corresponde à realidade.
A do adepto vermelho corresponde à realidade.
A do NGP corresponde ao que os verdes e vermelhos queriam que fosse a realidade.
Estiveram mal, os fedorentos.
Se querem fazer programas para alguns portugueses, que sejam pagos por eles, não por nós.
Recriem o CNL e façam lá o programa.
Chaimite neles!

bLuE bOy disse...

Admito... só agora vi o video, aproveitando o link deixado pelo Eterno... pq com esses URSOS não perco nem um minuto na tv depois da cena no cesto do pão no ano passado... mas isso já expliquei acima.
Agora... expliquem-me lá o que é isso de humor com chamadas de atenção para 'pagamento aos pais para ser o 1º', 'monopólio e carta da prisão', 'fruta à professora', '2 p****', 'café com leite', 'árbitros e meninas', etc, etc, etc, etc... tudo se resume a 'meninas' tou a ver... tanta coisa para se brincar com humor e... enfim.
Como já disse... cada qual como aquilo que quer... eu já arrumei para o lado!!!
aKeLe aBrAçO
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Anónimo disse...

Meus amigos, não posso concordar com a maior parte de vós na questão Gato Fedorento. Todos, ou quase todos, os seus sketches implicam uma extrapolação da realidade, eles não estão ali para encenar factos ocorridos, mas sim para "gozar" com a nossa imaginação. Eu achei piada ao sketch, sem ser dos melhores deles, e olhando friamente para o objecto, ele pode ser duas coisas: uma crítica directa a PDC, ou um gozo para com aqueles que acha que PDC compra tudo e todos, nomeadamente os vermelhos. O humor deles baseia-se no ridículo, no exagero absurdo. Basta lembrar-mo-nos do famoso sketch do 15 a zero, e tantos outros. O Contra-Informação é outro exemplo de gozo absoluto. Com tudo e todos, umas vezes com mais candura, outras com mais estardalhaço.
Para mim o único limite da comédia é o bom gosto que, logicamente, funciona em diferentes graus para diferentes pessoas. Porque se todos se começassem a ofender com as piadas que se fazem, coitados dos alentejanos, eram ofensa dos pés à cabeça. Da minha parte, já via, vi o "famigerado" programa, e vou continuar a ver, porque eles são muito bons naquilo que fazem.

Saudações

Eterno Dragao disse...

Ainda a propósito da entrevista/biografia do "Sol", já se aperceberam certamente da "tanga" em programas de televisão (exemplo "O Prazer dos Diabos" de ontem) e na blogosfera sobre o apelido "Zuca Zuca Cinderela" que aparece referido na reportagem, conjuntamente com o nome Pituca...

Sinceramente, entre "Zuca Zuca Cinderela" e "Ventoínha", venha o diabo e escolha. Que necessidade existe de uma pessoa super-inteligente se sujeitar a esta exposição?

Será que o "Zuca Zuca Cinderela" não enxovalha mais do os gatos?

Eterno Dragao disse...

Se tiverem dúvidas sobre o que acabei de escrever, façam uma busca no Google com "Zuca Zuca Cinderela" e vejam a "onda" de tanga (em blogues mouros, naturalmente).

O Situacionista disse...

Eterno,
Vou-te contar um segredo.
Peço-te sigilo absoluto.
Sabes, o maior pesadelo dos anti-portistas é o Pituca.
O maior sonho da vida deles é a saída do nosso Clube do Zuca Zuca.
Por fim, a FELICIDADE ETERNA deles era terem a presidir os seus clubes o Zuca Zuca Cinderela.
Curioso, não ?
Não te esqueças, segredo...

O Soldado Azul disse...

O Pituca é o Presidente que os Mouros queriam ter! Há muito tempo...
Eles ainda não perceberam que quanto mais atacam mais saímos reforçados...

Anónimo disse...

Caros confrades fui propositadamente comprar o Sol desta e da outra semana só para poder ler e estar dentro da vossa conversa....Num primeiro ponto acho que esta questão de ser ou não desfavorável à imagem de JNPdC é difícil de avaliar porque a reportagem aborda tantos aspectos e é de tão variada leitura que podemos pegar nela por vários prismas e fazer dela o que muito bem quizermos. Quem mais devia estar preocupado não parece estar pois então não deveria ter autorizado a sua publicação. Já vi outras confissões pessoais serem publicadas para meu espanto -casos da vida de VLoureiro no Expresso e recentemente os episódios sobre LFV na Bola- e sinceramente se nessas entrevistas fossem focados aspectos da minha própria intimidade da forma que o foram nestes três casos eu pura e simplesmente teria recusado a sua publicação. Eu creio que uma entrevista destas só é materialmente possível com a colaboração do próprio personagem central. Li gostei de umas coisas e não apreciei certas confissões que eu nunca faria fosse porque dinheiro fosse...São gostos apenas e cada um é livre de se expôr ou não à sua vontade, embora deva concordar que estas entrevistas têm o condão de pôr as questões tão a nu que mostram sem contemplações o lado "humano, demasiado humano" dos personagens...

O Situacionista disse...

Caro Meireles,
Convidava-o, se não se importa, a reproduzir o seu comentário no post que acabei de fazer sobre o assunto. Obg