terça-feira, 21 de novembro de 2006

MST – DEVASTADOR !!! E o jogo de logo.

O MST nos últimos tempos anda ABSOLUTAMENTE devastador !!!
Leiam o artigo de hoje que CULMINA em “brasa” (repete o Azzulli) e que permite o lançamento aqui no blog do jogo para logo:

“A semana “horribilis” do Benfica

1. Esta deve ter sido uma das 1 piores semanas da centenária existência do Sport Lisboa e Benfica. Por razões desportivas, mas, sobretudo, por razões extradesportivas e que mexem com a justiça - a pior imagem possível para um clube que, pela voz do seu presidente, está autonomeado campeão da "transparência e do rigor».

Terça-feira foi a cena do arresto dos bens do seu director desportivo, José Veiga, às ordens do Tribunal Cível de Cascais, que acabaria por motivar a demissão de Veiga. A este respeito, devo dizer, primeiro que tudo, que não concordo com a divulgação das imagens do arresto por parte da TVI. Não eram imprescindíveis à notícia e constituíram uma desnecessária humilhação e desrespeito pelo seu direito à privacidade - que não desaparece por se tratar de figura pública.

Agora, também é verdade que Veiga só se sujeitou ao arresto dos bens móveis para garantir eventual crédito de 1,5 milhões de euros porque, seguramente, não tinha a casa em seu nome. E eu desconfio sempre dos motivos que levam quem não teme a não ter em seu nome os bens de que é dono; quase sempre a intenção é fugir ao fisco ou aos credores.

Seja como for, a defesa de Veiga foi contraditória nos seus próprios termos: disse que se demitia porque não queria escudar-se atrás do seu cargo no Benfica, mas, ao mesmo tempo, disse que aquilo só tinha acontecido por ele ser quem era no Benfica. Ou seja, escudou-se, de facto, atrás do Benfica para justificar um aperto decorrente da sua vida comercial privada.

Custa-me a perceber como é que alguém ainda conseguiu ver na demissão um acto de coragem e de dignidade ! Pior ainda foi a defesa de Veiga feita por Luís Filipe Vieira, recuperando pela enésima vez a sua cassete encravada para os momentos difíceis, de modo a insinuar que tudo está relacionado com o Apito Dourado e a mão invisível de Pinto da Costa.

Ou seja, foi a mando de Pinto da Costa e daqueles que Vieira gostaria de ver como os únicos implicados no Apito Dourado, que um banco luxemburguês se lembrou, já há uns anos, de reclamar este crédito, que o maior escritório de advogados do País se lembrou de pedir o arresto dos bens de José Veiga, e que uma juíza do Tribunal de Cascais, consultadas as razões do requerente, entendeu decretar o arresto. Tudo isto parece absurdo para qualquer pessoa que entenda como funciona a vida comercial e a justiça. Mas não para o presidente do Benfica, que tanto reclama que a justiça funcione: para ele, e vezes de mais, dá ideia de que a instituição e quem a serve deve estar acima da lei e fora de alcance da justiça comum.

Ainda o primeiro episódio Veiga estava ao rubro e eis que ele e Luís Filipe Vieira são ouvidos, logo no dia seguinte, pela Judiciária italiana, por suspeitas de fuga ao fisco, envolvendo a Juventus, no contrato de empréstimo de Micolli ao Benfica.

Quinta-feira, sem deixar respirar ninguém, foi a vez do vereador da CML, José Sá Fernandes, denunciar que a vereação presidida por Carmona Rodrigues havia pago ao Benfica 8 milhões de euros a mais do que constava no contrato (já de si inacreditável de benesses) que Santana Lopes havia negociado com o clube para a construção do novo Estádio da Luz.

Interrogado sobre o assunto, o presidente do Benfica limitou-se a assobiar para o ar e a dizer «ele que apresente as provas». Justamente: Sá Fernandes tinha-as apresentado.

Sábado, equipada com o fatal traje de minhoca desenterrada, a equipa de futebol saiu derrotada de Braga, depois de uma exibição confrangedora. Tão confrangedora que o próprio Vieira não resistiu a chamar-lhes “rapazinhos” que não sabem o que é a camisola - muito embora, logo a seguir se tenha lançado na habitual explicação sobre os resultados falsificados que impedem o «maior clube do Mundo» de exibir em pleno todo o seu esplendor e reclamar, de direito, a vassalagem que se acha predestinado.

Enfim, ontem, ainda nem sete dias estavam decorridos sobre o começo de todas as tragédias, e eis que José Veiga é detido para responder, em processo-crime desta vez, às suspeitas de ter desviado, quando ainda «empresário», cinco milhões de euros do negócio da ida de João Pinto para o Sporting.

Há muito, muito tempo, estava ainda longe de imaginar que José Veiga viesse a ter a importância no Benfica que lhe deu Luís Filipe Vieira, escrevi que um dia gostaria, só para dissipar dúvidas, de saber quanto pagava de impostos o empresário José Veiga. Hoje, sei que ficou a dever provados em tribunal, dois milhões de euros e que, ao que parece, ainda a montanha não foi toda escavada.

Aliás, esta azia ao fisco parece ser natureza do Benfica e de vários dos seus dirigentes, ao longo dos anos. Será que também se acham acima das obrigações fiscais, só porque se auto designam arautos da «transparência e do rigor» e do combate a Pinto da Costa ?

2. Ao fim de meses e meses de paralisia, o Apito Dourado mexeu-se, mas poucochinho: o juiz de Gondomar decretou finalmente a abertura da instrução contraditória (fase processual de defesa dos arguidos), no que respeita aos processos pendentes naquela comarca. Por outras comarcas do País há processos já com a instrução a decorrer, outros arquivados por falta de indícios de crime e outros já aguardando marcação de julgamento.
Luís Filipe Vieira tem reclamado sem cessar o avanço do processo - quer na justiça criminal, quer na justiça desportiva.

E eu, como já aqui o escrevi, estou de acordo, mas com uma ressalva: todos, mas todos os suspeitos, devem ser investigados e, quando for o caso, acusados - quer num, quer noutro foro. Mas todos, e não apenas os que residem a norte ou nas ilhas.

Ora, como se sabe, o Apito Dourado não parece conter outras provas que não as escutas telefónicas feitas a alguns agentes desportivos e que têm sido objecto de criteriosas fugas de informação para a imprensa. E é aqui que eu não compreendo o zelo justiceiro do presidente do Benfica e a complacência com que a comunicação social o deixa desempenhar o papel de Robin dos Bosques da «verdade desportiva»:

- Se há alguma escuta no processo em que, claramente, um dirigente de clube negoceia a nomeação de um árbitro do seu agrado para um jogo do seu clube, essa é a da transcrição da eloquente conversa entre o então presidente da Liga, Valentim Loureiro, e o seu apoiante n.º 1 - justamente o presidente do Benfica. Curiosamente, sobre esta conversa não recaiu qualquer investigação nem abertura de processo...

- Se há alguma escuta onde, claramente, se detectam indícios seguros de tráfico de influências e batota desportiva é a das escandalosas conversas divulgadas entre Valentim Loureiro e o então presidente do Estoril-Praia, José Veiga. Curiosamente, também nenhum andamento processual foi dado a este assunto...

Será que, quando reclama justiça para o Apito Dourado, Luís Filipe Vieira está a incluir os casos em que ele próprio e José Veiga aparecem implicados, ou o seu critério de justiça só abrange o Norte e, mais especificamente, Pinto da Costa ?

3. E esta noite o FC Porto vai ganhar ao CSKA em Moscovo."
(retirado do jornal oficial dos vermelhos)
.
P.s. – Já viram o filme postado ontem pelo Eterno sobre os pinguins ? Não percam !!!

5 comentários:

O Situacionista disse...

É fundamental (como dizia o Azzulli no post anterior) COLAR bem o Tonecas aos vermelhos.
O MST já o fez.
Certamente que o RMoreira o fará logo também.

Quanto a jogoo, duas notas:
- lamento, mas... não estou muito confiante (e mais não digo);
- dá-me ideia que na nossa sondagem falta o tridente que vai jogar: PAssunção, Meireles e Luxo.
(parece-me evidente que o Ibson JAMAIS poderá ser titular);

Toupeira disse...

MST no seu melhor! Grande crónica!

Gostei especialmente desta parte:
"Aliás, esta azia ao fisco parece ser natureza do Benfica e de vários dos seus dirigentes, ao longo dos anos. Será que também se acham acima das obrigações fiscais, só porque se auto designam arautos da «transparência e do rigor» e do combate a Pinto da Costa"

Jorge Mota disse...

Situacionisto eu contrponho essa confiança. Acho que vamos mesmo ganhar.

Qt ao MST, lol está tudo dito, uma semana em cheio para os arautos da honestidade.

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

O Situacionista disse...

Já sabem da última ?
O NGP teve um acidente contra o Vieira (ou vice versa) !!! Leiam já:

Acidente !
Pinto da Costa e Filipe Vieira chocam um contra o outro com os respectivos carros num cruzamento.
Em vez de começarem a disparatar, Pinto da Costa diz a Vieira:
- Num bamos discutire carago. Já basta fazermos isso no futebole.
Façamos as pazes...
E estende a mão a Vieira. Este, surpreendido pela bondade de Pinto da Costa, aperta-lhe a mão.

Pinto da Costa então diz:
- Bamos já celebrare a nossas pazes cum binhinho do Puorto !
Vieira não se faz rogado, pega na garrafa, emborca metade e passa-a a Pinto da Costa. Este não pega nela.
Vieira, intrigado, pergunta:
- Então homem, você não bebe ?
- Nom ! Estou à espera que chiegue a guarda pra bocê assuprare no balomzinho !....

O Situacionista disse...

E estava eu pessimista...
Que grande jogo !!!
Que grande exibição !!!
Que grande equipa !!!
Que grande mister !!! Aquela de tirar o Meireles e de colocar o Jorginho...é de Dragão !!!
BRAVO !!!