domingo, 29 de abril de 2007

Conduzirá a falta de liderança à perda da liderança?

Muito se tem falado sobre a "ausência" dos dirigentes do FCP e da SAD... Hoje, não pretendo falar sobre isso directamente.

Quero falar sobre a ausência de liderança dentro do campo e no banco de suplentes. É uma coisa nunca vista, nos últimos trinta anos, no FCP. Temos um treinador cinzento, demasiado calmo, "sem sal", incapaz de fazer uma mudança de ruptura no sistema táctico (a propósito, por que razão só se abdicou de um defesa quando o Boavista ficou reduzido a dez? A perder 2-0, não será boa ideia jogar com 3 defesas?). Jesualdo Ferreira é péssimo a ler o jogo e lento a reagir!

Dentro do campo, a falta de liderança é desesperante. Até tirou do sério o sempre educado e "fleumático" Vítor Baia. O desespero deste nosso grande símbolo, no banco, era ilustrativo do turbilhão de recordações que deviam passar pela sua cabeça: Jorge Costa, André, Paulinho Santos, Fernando Couto, João Pinto... Olha-se para os onze que estão dentro do campo e não há um com "voz de comando", com perfil de líder, capaz de ir "berrar" junto dos muitos colegas que ontem entraram no jogo a dormir (muitos não acordaram). A continuar assim, vamos começar a acumular "prémios fair-play", em vez de títulos.

Isto são questões estruturais, sobre as quais é importante reflectir para a próxima época (equacionando, sobretudo, se Pedro Emanuel terá condições físicas para voltar a ser titular).

Na conjuntura actual, o que interessa é conseguirmos ganhar o campeonato. Basta vencer três jogos que, em condições normais, seriam fáceis. Continuo com muita esperança, mas o receio é muito. Não temos líderes, mas somos líderes.

P.S. - Li na bluegosfera alguns comentários sobre a alegada dureza do Boavista. Desculpem, mas parece-me que esse comentário não é minimamente aplicável ao jogo de ontem. O Boavista ganhou bem, com um jogo perfeitamente "dentro das regras". O problema não foi a tantas vezes falada dureza do Boavista. Foi o nosso meio campo e a nossa defesa: macios, macios... Parecia que tinham tomado banho com "Soflan"!

6 comentários:

Anónimo disse...

Hoje è outro dia. Nada de "LAMECHICES". Isso não è à Dragão. Vamos ao trabalho e em força, UNIDOS.

O Soldado Azul disse...

Bom Post! Devemos todos refectir, não deixando nunca de apoiar! Serão 3 Finais, independentemente do jogo da Rotunda (da 2ª circular), tal como se pode ler no "Jogo"!

Eterno, concordo com a tua análise, considerando que "tocaste" na ferida! Efectivamente não temos liderança! O enorme ponto fraco do Prof. não é teimar no mesmo sistema táctico, é sim não saber "ler" o jogo! É impressionante! Já sabemos que não há treinadores perfeitos (nem o Mourinho...) mas há determinadas fraquezas que são básicas!! Mas enfim!
O que mais critico nem é isso! O que mais me impressiona é assistir a uma equipa líder sem motivação e sem atitude!! Confesso que nunca assisti a este contra-senso! Já li no "Jogo" e concordo em aboluto: provavelmente foi a pior 1ª parte da época (talvez a mais similar seja a 1ª parte contra os lagartos no Dragão...)! É de bradar...
Vou voltar a falar num ponto que já referi aqui variadíssimas vezes: a indisciplina do Quaresma! Mais uma vez assistimos a um acto de indisciplina do nosso génio! Ontem esteve mal, diria mesmo muito mal! Mas até considero que por vezes estes "jogos" surgem!!! Mas (teria que ser, ou não tivesse o seu temperamento...) "pontapeou" uma bola contra o placard por uma decisão do árbitro que o próprio não gostou!!! Ora como o Prof. não tem a "coragem" do Adriaanse (sim, nem tudo relativo a este era mau, bem pelo comtrário...) acredito que "tape" os olhos a estas atitudes ou não se tratasse do nosso génio, que muito já deu ao nosso clube! Como valorizo a disciplina comparativamente à genialidade, não posso deixar de referir estas coisas...
Saudações

Sérgio de Oliveira disse...

Mais uma vez estamos de acordo !
Só não entende...quem não quer !


O BOAVISTA ganhou .
Ganhou bem e com justiça !

O F.C.PORTO continua em 1º lugar .
Vamos aguardar , vamos aguardar para ver ...

Uma coisa eu vos digo , desde já :
-Não gostei , não gostei mesmo nada , da atitude macia da nossa equipa !
-Não gostei , não gostei mesmo nada , da lenta reacção do nosso treinador !

O F.C.PORTO perdeu.
Este jogo não o mereceu ganhar !

Anónimo disse...

Ojogo,não foi violento,mas foimuito AGRESSIVO e para estetipo de confronto,exigia-se uma equipa de "COMBATE", portanto com meio/campo,menos macio.
Com tantas lesões e jogadores que não estão a 100% ( eu também acho que o Anderson,não devia ter entrado de inicio,para o salvaguardar,da fase maisagressiva,do jogo) a possibilidade era meteroJ.Paulo,nojogo, mas claro que se ele não rende-se, toda agente, se atirava, ao Jesualdo.
A vitoria do Boavista, aceita-se ,e è resultado de uma disponibilidade FISICA, FANTÁsTICA (e estranha?),para esta altura da època.COM O APOIO DE TODOS,SEREMOS CAMPEÕES.
- Responsabilizar, por inteiro JF,não me parece JUSTO,dado não ter participado,na elaboração do plantel,nem efectuado a pre/epoca,fase fundamental.

Azzulli disse...

É verdade!
A liderança dentro do campo não existe, e no banco não está famosa...

A força do FC Porto sempre foi a forte liderança do NGP, e a raça dos jogadores formados no nosso clube.

Quanto a estes ultimos praticamente não existem no plantel, e os que existem não são da qualidade desejável.

Precisamos urgentemente da raça dos dragões.
E porque não começar por colocarmos treinadores, e/ou treinadores adjuntos, portistas? Que tenham feito carreira no nosso clube!
Não há nenhum dos que foram treinados pelo grande José Pedroto? Dos campeões do mundo de 87? Dos Pentacampeões?

Quanto a este campeonato, estamos na frente!
Somos os unicos que podemos ainda empatar um jogo e manter a posição!
Há que encarar estes 3 jogos de frente, assumindo o jogo, empurrando os adversários para trás!
Vamos sofrer, mas vamos vencer.
Força PORTO!

O Situacionista disse...

Sobre o Prof.,
Neste momento da época só quero dizer o seguinte:
Por incrível que pareça, na minha opinião, nós temos o melhor treinador dos 3 grandes.
O EDP e o Sr. Tranquilidade são ainda mais confrangedores.
Ontem tal realidade foi demasiado evidente....felizmente !!!
Andarem a substituir avançados por avançados quando estão empatados e depois do resultado do Bessa ... um grande bem-haja para ambos !!!

P.s. - Tenho por mais do que adquirido e assente, e portanto, não espero surpresas, que o Prof. tem por um dos 2 piores defeitos a incapacidade total de leitura...