quinta-feira, 23 de abril de 2009

A vencer desde 1893 .... e, especialmente, há 27 anos, desde 23 de Abril de 1982

.
BRAVO, NGP ! FORÇA ! VENHAM MAIS 27 !
(... e um grande Museu para guardar e exibir os Troféus...)

2 comentários:

O Situacionista disse...

"Recorde à vista nos 27 anos de liderança de Pinto da Costa

Se ganhar o campeonato, ultrapassa Santiago Bernabéu

A 23 de Abril de 1982, faz hoje 27 anos, Pinto da Costa tomava posse como presidente do F. C. Porto e iniciava uma era de ouro. Se os dragões forem campeões esta época, o líder bate o recorde de ligas de Santiago Bernabéu.

Quando os adeptos pensam no clube, associam o nome do F. C. Porto à lendária figura do presidente. Jorge Nuno Pinto da Costa assume-se como uma referência incontornável, é o líder mais marcante da história do futebol português, coleccionando 45 troféus em 27 anos de presidência. Esta época, prepara-se para bater mais um recorde: soma 16 campeonatos nacionais, o mesmo número de ligas conquistadas por Santiago Bernabéu, o antigo líder histórico do Real Madrid.

Portanto, se os dragões arrecadarem este título, Pinto da Costa garante mais provas internas do que o mítico presidente espanhol, em 35 anos de reinado merengue.

Num currículo tão vasto e extenso, não há referências nacionais que se batam com Pinto da Costa. Em Portugal, nenhum presidente ganhou tantos títulos como ele, nem Borges Coutinho (seis campeonatos e três Taças de Portugal), nem António José Ribeiro Ferreira (seis campeonatos e duas Taças), líderes bem sucedidos e ligados, respectivamente, ao passado do Benfica e do Sporting.

Há feitos inigualáveis de que só se pode orgulhar Pinto da Costa em Portugal: o pentacampeonato, as duas Taças Intercontinentais, a Taça UEFA e a Supertaça Europeia são feitos exclusivos do F. C. Porto.

A nível interno, o presidente do F. C. Porto ainda não fez o pleno de troféus conquistados, apenas lhe falta uma Taça da Liga para ter arrecadado todos os títulos possíveis, o que é compreensível tendo em conta que a mais recente prova do futebol português só existe há dois anos.

No plano internacional, já ergueu duas Taças dos Campeões Europeus, uma Taça UEFA, uma Supertaças Europeias e duas Taças Intercontinentais e só desperdiçou a extinta Taça das Taças, em 1983/84, quando os dragões foram derrotados pela Juventus, por 2-1.

Mas terá sido esse o momento de projecção do clube, afirmando-o no panorama europeu.
(...)
(JN)

Fanático disse...

Hoje é inaugurado o Pavilhão Caixa, espero que amanhã o museu FCP!

De resto, o que dizer mais? Obrigado NGP!