quinta-feira, 17 de agosto de 2006

A minha dúvida

Aviso prévio a quem se aprestar para ler este post: olhe que é muito longo !! Mesmo muito !!! Tanto que até mudei o tamanho da letra !!! Se não tem (muito) tempo e/ou paciência, sugiro que fique por aqui.
Se assim não for...

Bom... que semana tão atribulada....
No dia em que eu partia de férias (lá para fora), o Adriaanse apresentava a demissão.
No dia em que eu chegava (ontem) era confirmada a (mais do que esperada) rescisão do Jesualdo com o Boavista.
Digo mesmo INESPERADAMENTE atribulada – e digo-o, apesar de no dia 8.8.2006, um nosso leitor anónimo, em comentário ao post do Eterno, intitulado “Troca de frequências e coisas incompreensíveis”, nos ter (pré-) dito “Acho que o Co tem os dias contados”)...
Tinha mesmo !!! Sintomático !!
Já no dia anterior (7.8.2006), em comentário a um post do Azzulli do mesmo dia, intitulado “Amesterdão”, o nosso leitor Klupi perguntava – “Será que o treinador não vai ser posto a andar ainda antes da época começar ?“
E foi mesmo (tirando o posto) !!! Sintomático !!!

Que dizer de tudo isto ?
Já (re) li todos os vossos posts e comentários.
Já li também alguns artigos de jornais.
Não tive tempo ainda de me inteirar totalmente de todos os contornos e, especialmente, de consultar o “sentir” geral (para além do nosso blogue que já é bem representativo !!!) da massa adepta portista.
Lá fora fui sendo informado via sms do desenrolar dos acontecimentos e, como não podia deixar de ser, fui lendo, sempre que conseguia acesso à internet (o que não foi fácil) tudo o que se passava no nosso blogue.
Não imaginam como é espectacular ver de fora a “vida” deste nosso espaço virtual de conversa e debate !!!
Pena que tenha sido numa semana tão agitada.
Só não comentei porque tinha pouquíssimo tempo, a matéria era delicadíssima e tinha prometido a mim mesmo que não o faria.

Mas, repito, que dizer de tudo isto ?
Se, para mim, passado uma semana, ainda é difícil, imagino a vossa situação de ter de comentar na hora....

E depois de toda esta lenga lenga , ainda não disse nada !!!!

Por onde começar ?
Ora bem...o destreinador....há atitudes que marcam profundamente !!! A atitude que o destreinador tomou, no momento em que a tomou, pelos motivos por que (aparentemente) a tomou, qualificam as pessoas !!! Para mim Adriaanse é ....PASSADO !!!
E não digo o que me apetecia dizer porque mantém o meu respeito, e mantém-no, simplesmente, porque todos aqueles que são campeões pelo nosso clube (por mais que não goste deles) o merecem. Não o respeitar, seria desrespeitar o nosso Clube !
Mas não tem, nem mais terá, a minha admiração, consideração e gratidão.
Repito, para mim, Adriaanse é PASSADO !!!

Perante a sua decisão, o nosso Presidente viu-se confrontado com um momento TREMENDAMENTE DELICADO !!!
Diria mesmo que, possivelmente, este momento foi mais delicado do que a FUGA do Mourinho.
Atrevo-me mesmo a dizer que se não fosse Pinto da Costa, a época estaria arruinada.
Embora aqui se coloque uma grande questão, a qual considero a mais pertinente que vi ser levantada neste blogue sobre esta enorme trapalhada.
Refiro-me ao comentário do Mais Azul – deveria esta situação ter sido evitada ?
A resposta, para mim, é extremamente difícil, pelo seguinte:
Por um lado, há um princípio BASILAR – A ESTABILIDADE (...do conhecimento administração/treinador/jogadores, do sistema de jogo, da constituição do plantel, dos mecanismos de treino e de jogo, da estruturação da EXTRAORDINÁRIAMENTE IMPORTANTE pré-época (há quem diga que os títulos se ganham nesta altura), etc., etc. ....
Por outro lado, há outro principio, igualmente, BASILAR – O RESPEITO E UNIÃO ENTRE AS PARTES para atingirem o objectivo comum, o qual pressupõe que cada qual faça o seu trabalho – os jogadores jogam, os treinadores treinam (os jogadores que têm) e a administração administra.
Ora, analisando os prós e os contras e tendo presente o que sabemos que realmente aconteceu e ainda o que parece que terá também acontecido (relação treinador/jogadores), penso que era impossível a quem tinha essa responsabilidade (Presidente Pinto da Costa e mais ninguém) evitar tudo isto.

Até porque, se nos socorrermos do pequeno historial da relação FCPorto-Adriaanse, facilmente será perceptível concluir que se desportivamente a época passada tem corrido mal, o treinador seria despachado – embora só no final da época !! Prevaleceu então, e muito bem, o critério presidencial da estabilidade.

Aliás, eu aqui, em 24 de Janeiro de 2006, num artigo intitulado “Contra a corrente – caminho sem retorno”, em alusão às opiniões que defendiam a saída do treinador, escrevia :
“(...)
Aviso já - não concordo nada com o que aqui tem sido escrito (quer pelos bloguistas, quer pelos ilustres leitores/comentadores).
Motivos:
(...)
8 - Tenho, para mim, INDEPENDENTEMENTE do resultado final do campeonato, o destino deste treinador, no final da época, ABSOLUTAMENTE traçado - RUA !!!!!!!!
9 - Até lá, apoio absoluto (força Presidente nessa árdua tarefa.).
(...)”

Como fruto de ter feito prevalecer o principio basilar da ESTABIILIDADE o nosso Presidente recebeu uma ...dobradinha.

Daí que eu, em 9 de Maio de 2006, num artigo intitulado “o (des)treinador”, apesar da vitória no campeonato, dissesse isto:

Durante toda a época, sempre defendi, sem uma única hesitação e (creio não me enganar se disser) contra a opinião da maioria dos portistas, a ideia que era impensável o treinador ser despedido durante a época.
Seria o maior erro que poderia ser feito.
Os motivos para a minha posição ficaram expressos neste blogue.
Da mesma forma é verdade que, na altura de maior pressão para o treinador (creio que depois da derrota da Amadora e do empate em Vila do Conde), defendi que no final da época deveria ir para a RUA !!!
Com mais ou menos letras foram estas as minhas palavras sem tirar nem pôr.
E não é agora, por ser campeão, que vou fingir que não disse.

Entretanto fomos campeões.
Qual a minha posição actual ?
Em relação à sua manutenção durante a época, mesmo que não tivéssemos sido campeões não alteraria um milímetro que fosse a minha posição.
Em relação à sua continuidade para a próxima época, é fácil, sou obrigado a alterar a minha opinião.
Porquê ?
Porque só um louco não o faria.
E creio que quanto a isto não haverá muito mais a dizer.

No entanto, não posso deixar de referir também o seguinte:
Quanto analiso a actuação do treinador Co Adriaanse no FCPorto vem-me sempre à cabeça esta imagem – parece um elefante numa loja de porcelanas !!!!
Não sei se o mesmo acontece convosco, mas reparem:
O FCPorto, actualmente, é um colosso mundial.
Onde não há tempo a perder porque a próxima vitória está já ao virar da esquina.
Um clube da elite da elite do futebol (atenção, não escrevi, por lapso, a mesma palavra duas vezes).
Um clube que faz parte da “fina louça” do futebol mundial.
O Adriaanse era um treinador habituado a clubes pequenos.
Onde a forma era muitas vezes perfeitamente secundarizada pela substância.
Ou melhor, onde a forma era irrelevante.
Onde os projectos demoravam o tempo que tinham que demorar para serem implantados.
Que nunca ...(ia dizer que nunca GANHOU nada, mas ...) TINHA GANHO nada.
Que, verdade seja dita, é um conhecedor de futebol, especialmente vocacionado para trabalhar com a juventude (atente-se bem no “processo de integração do Anderson”).
De repente o “elefante” entra na “loja de porcelanas”.
E o que acontece ?
As peças partem por todos os lados...
Ele é a sua total falta de sensibilidade à gestão dos símbolos do clube (veja-se a sua horrorizante gestão do processo Jorge Costa)
(Já agora compare-se com a, embora pequena, aprendizagem em relação ao processo Baía).
Ele são os lenços brancos mostrados.... por adeptos de outros clubes.
Ele é o Raul Meireles que adormeceu na linha de golo (Milão).
E muitas outras.
Houve uma altura que era tipo – cada tiro cada melro.
No fundo, ele é uma total impreparação para a relação com a comunicação social.
Claro que teve que ser instituído e muito bem a “contenção verbal”.
Com a importância que esse aspecto tem nos dias de hoje (vejam o exemplo do 3M´s)
Isto tudo para vos dizer que parecia que o “elefante” quando se mexia, por pouco que fosse, lá ia mais uma peça da loja....
Mas passando para o futuro:
Em relação ao que falta desta época e à próxima, vou acreditar que a atitude que vislumbro (?) por vezes no treinador – vontade séria de apre(e)nder e perceber novas realidades bem como a capacidade necessária e suficiente para o fazer – que me pareceu existir a partir do momento em que teve noção que estava “noutro mundo” vai ser confirmada e decisiva no seu futuro desempenho.
Com a vantagem de já conhecer o país, o clube, os jogadores, ter um sistema perfeitamente definido, conhecer o campeonato, etc.
Até porque de uma coisa eu tenho a certeza – ele já tem noção exacta que pode contar com a (fortíssima) estrutura do clube para o que der e vier – Presidente, Reinado Teles e Antero Henriques.
Portanto, o futuro só pode ser (ainda) melhor...”

Portanto, para esta nova época, tinha que se manter o destreinador por todos os motivos que já referi na altura.

Agora, voltando à questão do Mais Azul, teria mesmo sido possível evitar toda esta barafunda ?

Repito a minha opinião – tudo ponderado, eu entendo que tudo deveria ter sido feito para que tal sucedesse (como penso que terá acontecido) mas ALERTO para este facto – quem FUGIU, INACREDITÁVELMENTE, do barco foi o Adriaanse.
Portanto, neste caso particular, penso que cede o princípio da estabilidade perante o da UNIDADE (que prevalece).

Aliás, apetece-me perguntar – o que estaria(rá) por trás desta atitude do treinador – só vejo 3 hipóteses - estupidez natural levada ao limite do irracional, má-fé ou... um 3º clube. Entre as 3 espero bem que seja má-fé....

Jesualdo,
Como é evidente, o homem, perante o convite do FCPorto, nem sequer parou para pensar.
É também evidente que jamais Pinto da Costa perderia esta contratação.
Pese embora alguns autores de novela adorassem essa possibilidade e já se aprestassem para começar a escrever o enredo, só quem não conheça o NGP suporia tal cenário.
Para Pinto da Costa, perder esta contratação anunciada, seria, não tenho problemas em afirmá-lo (mesmo sendo seu fã INCONDICIONAL), um erro de principiante. E, portanto, difícil de aceitar.
Venha então Jesualdo.
Que tenha a melhor sorte do mundo.

Mas, se bem repararam, eu intitulei o meu post de “A minha dúvida”.
E qual é ela ?

É fácil – eu concordo que Jesualdo é experiente (a nível nacional) rigoroso, metódico, competente, conhece muito bem o futebol português, já trabalhou na formação, etc., etc.,

Mas eu pergunto, e esta é a minha dúvida – será um vencedor ?
É que para treinar o FCPorto essa é uma condição “sine qua non” !!
Eu confesso que, sinceramente, nunca tive essa sensação.
De facto, lembro-me sempre de um célebre jogo nas antas - FCPorto (Mourinho)- Vermelhos (Jesualdo)– em que nós conseguimos, depois de estar a perder, virar o resultado, com menos um jogador (expulsão do Jorge Costa durante a primeira parte).
Ainda não me esqueci do comportando (felizmente, na altura) totalmente medroso como os vermelhos entraram na segunda parte desse jogo.
Mas tudo bem, vou acreditar que foi só pelo facto do FCPorto dessa altura meter medo a qualquer um do mundo inteiro, o que também era a mais pura das verdades.

É que ainda por cima, confesso também que nunca gostei muito dele.
Com uma única excepção – a entrevista fabulosa que concedeu recentemente ao Trio de Ataque, onde, curiosamente, o Rui Moreira, tal como fez ao Manuel José, terminou as suas perguntas da seguinte forma - pensa que vai treinar o FCPorto ?
Não sei o que Jesualdo respondeu, mas se o fez afirmativamente, acertou bem mais cedo do que certamente estaria à espera...

P.s. - Facto essencial – Jesualdo vai ter como adjuntos a melhor dupla de sempre – João Pinto e Rui Barros !!! Que felicidade que é ver o Eterno (até ver) n.º 2 mais próximo do plantel principal !!! Medida ESPECTACULAR !!! Falta agora um cargo para o sucessor ...Jorge Costa !!
P.s 2 - Facto lamentável – lesões do PE e do JPaulo. Que miséria.

P.s. 3 – A passagem dos 3 para os 4 defesas, sob pena de MATAR UMA EQUIPA, deverá ser feita muito, mas mesmo muito gradualmente. E, claro, com 4 defesas (e ainda por cima com as lesões acima referidas) talvez seja de ponderar a contratação de mais um defesa direito.

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria de referir um aspecto importantissimo e revelador de uma SAD que não sabe qual a sua funçao .

Uma SAD de um clube de futebol tem como funçao gerir não so as finanças, mas tambem deve saber gerir o plantel.

Os responsaveis da SAD devem, de acordo com os recursos financeiros, compor um plantel, tentar reunir os melhores jogadores possiveis criando um plantel valioso quer desportivo quer financeiro.

Depois devem procurar um treinador competente para gerir este grupo de jogadores.

A LOGICA TEM DE SER ESTA.
NAO PODE VIR UM QUALQUER TREINADOR MANDAR E DESMANDAR NUM PLANTEL, EXIGIR ESTE E AQUELE, MANDAR EMBORA TODOS E MAIS ALGUM DESBARATANDO O PLANTEL!

UM TREINADOR QUANDO É CONTRATADO DEVE CLARAMENTE SABER QUE VEM PARA TREINAR UM PLANTEL JA EXISTENTE, NAO OBSTANTE POSSA PEDIR UM OUTRO JOGADOR E EMPRESTAR UM OUTRO.

COMO É POSSIVEL TERMOS PERDIDO O DIEGO E O HUGO ALMEIDA???
PERGUNTEM AO JESUALDO SE NAO GOSTARIA DE OS TER... PERGUNTEM A OUTRO TREINADOR QUALQUER...
O DIEGO TEM 21 ANOS, É UM CRAQUE, DENTRO DE 1-2 ANOS VAI SER UM DOS MELHORES, O PREÇO DO PASSE VAIS AUMENTAR 300 / 400%. A SAD NAO PODERIA NUNCA VENDE-LO SO POR QUE O TREINADOR NAO GOSTA DELE!! OS TREINADORES PASSAM MAS OS JOGADORES FICAM( OU DESPORTIVA OU FINANCEIRAMENTE).

E O CASO DO HUGO ALMEIDA?... AGORA TENTARAM REAVE-LO!!! ESTA SAD ANDA MESMO Á DERIVA!!! EMPRESTA-LO TUDO BEM, 1 MILHAO DE EUROS FAZ FALTA, MAS COLOCAR UMA OPÇAO DE COMPRA DE 5 MILHOES É INACEITAVEL! A LOGICA DEVERIA SER VALORIZA-LO, MAS SEM OPÇAO DE COMPRA! SE CALHA DE FAZER UM GRANDE CAMPEONATO NA ALEMANHA O WERDER BREMEN DA UNS MISEROS 5 MILHOES E O JOGADOR É DELES. SE NAO TIVESSE OPÇAO DE COMPRA VERIAMOS OS GRANDE DA ALEMANHA A DISPUTA-LO E A OFERECER AO PORTO 10/15/20 MILHOES!

E O HELDER POSTIGA?... MAIS UM JOVEM QUE PRECISA DE SER RENTABILIZADO, NAO DESBARATADO... AO MENOS ESTE FICOU...

Di_Portista4ever disse...

Concordo plenamente com os "P.S's".
Quanto ao resto, está muito bem dito.

Saudaçoes Tripeiras *