segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

E AGORA?

Uma vez feito o diagnóstico (felizmente, do ponto de vista de pluralidade de opiniões, não consensual sobre o que se passou no Sábado no Dragão, nomeadamente sobre o(s) responsável(eis) da derrota), julgo que o mais importante é discutir o futuro.
Ou seja: e agora? O que deve fazer o JF perante a evidente crise que (ultra)passamos (que não sei se de confiança, de balneário, de momento de época)?
Apenas algumas pistas:
1) Com os últimos resultados, será que é desta que o JF vai jogar apenas com um trinco(preferencialmente o PA), nomeadamente nos jogos em casa?
2) Não será, com a crise de golos e de confiança do HP, de apostar no Lisandro como ponta lança, no meio como nº 9, ou no BM? colocando o Vieirinha ou mesmo HP na linha?
3) Pelas mesmas razões, não será de recuperar o jogador que mais golos representou na 2ª volta do campeonato da época anterior? Esse mesmo, o Adriano, ultrapassando o que eventualmente se passou e que nós desconhecemos? Porque agora o mais importante é rapidamente voltar aos resultados positivos, sacrificando outros valores como a disciplina? se é que foi esse o problema.
4) Pelas mesmas razões, não será que o JF deve perceber que são possíveis 3 substituições durante o jogo e que não precisa de aguardar pelos 65 m para as fazer, inclusive na primeira parte, logo que perceba que isso é imperioso, mesmo que seja aos 25/30m?
5) Não será de substituir o Lucho logo que veja que ele não pode com uma gata pelo rabo, como aconteceu nos últimos 25 m no Sábado?

7 comentários:

O Situacionista disse...

Fanático,
Antes de me debruçar sobre as tuas excelentes perguntas queria só dar uma de "mister" (:D):

Uma opção em que acho que o prof. não esteve bem (mas não considero um erro, apenas uma má opção) foi quando decidiu retirar o Mareque e fazer entrar mais um avançado. Atenção, não é a substituição nem sequer os nomes que estão em causa. É o pós substituição. É que depois passamos a jogar com 3 defesas - Zé, RCosta e BAlves.
Sendo que o Zé ficou a a fechar a direita, o RCosta o centro e o BA a esquerda.
Ora é no posicionamento destes últimos 2 que eu não concordo.
Para mim, quem deveria ter ficado a fechar o centro deveria ter sido o BA, pq apesar de mais lento é mais alto, está mais rotinado no lugar e nunca foi defesa esquerdo, ao passo que o RCosta não tem sido opção e já fez várias vezes a posição de defesa esquerdo.
Curiosamente o golo é resultado de uma jogada pela esquerda da nossa defesa com o jogador a aparecer no centro da área.
Pormenores...

P.s. - Já agora só mais um - quando eu vir um jogador do FC Porto, nos centro da linha, a aparecer ao 1º poste vou abrir uma garrafa de champagne !!

Azzulli disse...

Espero que sim, que o JF passe a jogar com um só jogador de caracteristicas defensivas no meio campo. O Meireles tem fingido de medio-ofensivo, mas não são essas as suas caracteristicas.

Para mim (e arriscando bastante pois não sei de quem falo), jogava o Renteria! Porque é novo, vem para provar o que vale, não é conhecido dos adversários, e sendo novidade há uma nova esperança! Psicologicamente poderá ser util. E será poupado às impaciencias dos idiotas assobiadeiros...

O Adriano deveria ser opção, e rodar com o Rent, BM e o HP.

É claro que o JF devia ter mexido aos 25/30m! Esperar o quê?

Quanto ao Lucho, ele pode de um momento para o outro resolver o jogo, mas é verdade que são penosos para ele os minutos finais destes jogos. O problema é que criamos o hábito de não o retirar. Como será que a confiança dele reagiria se passasse a ser substituído?

O Soldado Azul disse...

Bom, eu acho que não podemos standardizar decisões sobre quem entra e quem sai porque depende sempre dos adversários! Portanto, não considero que se possa tomar decisões sobre que equipa nos próximos jogos porque cada jogo tem um adversário com características particulares, não obstante compreender os desabafos do Fanático! No entanto, pretendo apenas dizer duas coisas:
1) Jogar com 2 trincos pode ser aceitável, dependendo do adversário e do resultado, mas nunca com o Estrela da Amadora.
2) Não consigo conceber sequer a possibilidade do Helder Postiga jogar na linha... ou joga no meio ou não joga (opto por esta hipotese...)
3) Tendo em consideração que independentemente do sistema táctico, jogamos obviamente com avançados, se reunir condições eu gostaria de ver o Rentería... considerando "cirúrgica" a convocatória do Adriano...
Saudações
P.S: Atenção ao próximo jogo! Teoricamente será muito mais dificil que o último! A Naval tem uma equipa muito superior à do Estrela... Esperemos que a teoria não resulte na prática...

O Situacionista disse...

Azzulli,
(Brincando um bocadinho....)
Dizes que:
"O Meireles tem fingido de medio-ofensivo, mas não são essas as suas caracteristicas."

Primeiro dizem que ele anda apático, o que foi de pronto desmentido, ... agora tu dizes o que dizes... Bom, aguardo a reacção do Meireles...:D

NB (Notem bem) - Isto é uma "private joke" !

O Situacionista disse...

Agora a sério,

Só vejo uma (e só uma) solução para esta crise:

Nem que seja por meio a zero, com uma péssima exibição, à rasquinha, com um golo esquisito, com o árbitro a roubar, com vários adeptos a fazerem o que mais gostam, desde o primeiro minuto de jogo, que é soltar as suas frustações (como se eu tivesse culpa delas !!) e consequentemente ASSOBIAR, com alguns deles a mostrarem desde o intervalo (no máximo) lenços brancos, alguns mesmo de lençois (porque são maiores), com insultos a partir dos 5 minutos de jogo à esmagadora maioria de jogadores, com....etc, etc,...

Não interessa, contra a Naval SÓ HÁ UMA SOLUÇÃO - GANHAR !!! GANHAR !!! GANHAR !!! GANHAR !!! GANHAR !!!

P.s. - Claro que o que eu gostava/sonhava era uma verdadeira utopia. Sabem porquê ? Porque o que eu gostava de aqui estar a escrever era que contra a Naval iríamos LOTAR o Dragão e INDEPENDENTEMENTE da qualidade do jogo iríamos SÓ PENSAR em conseguir passar aos jogadores esta mensagem - NINGUÉM APANHA o FC PORTO ! VAMOS SER CAMPEÕES !!!

Mas já percebi que isso é impossivel. O que é perfeitamente compreensível. Afinal, nos últimos 30 anos, não temos ganho praticamente nada...

Anónimo disse...

Penso que o culpado maior é o treinador.
Último jogo de RC pa taça vergonhoso como sp e apesar de JP ter feito um bom jogo o treinador optou pelo coveiro.
Um meio campo defensivo para jogar com o Estrala em casa é imcompreensivel e depois Sokota a precisar de minutos pa ganhar ritmo a receber minutos num jogo destes.
São erros a mais para um so jogo e como tal perdemos e bem.

Jorge Mota disse...

O JF pode ter culpas no cartório, mas vários factores podem influenciar uma equipa. Não pondo de lado alguns erros técnicos que eu próprio referenciei, acho que existem coisas a que nenhum treinador resiste. A ausência de um RQuaresma, um Anderson, um Pepe e um Lucho reflectem-se em qq equipa. E depois, nunca é demais dizê-lo, os erros dos homens do apito. Se tivessem sido justos durante estes 2 últimos jogos não estaríamos a discutir isto.

Pelo que sei os reflexos do livro da carol e a consequente entrada em jogo da Morgado parece tb que acabou por fazer mossa em toda a estrutura do clube, começando no presidente e acabando no balneário. Não podemos tb fazer tábua rasa deste facto e se o presidente não está em condições de defender o clube, apesar de todo o mérito que lhe reconhecemos, deixa de ser um bom presidente para o nosso clube.

Um abraço.