domingo, 31 de agosto de 2008

Sabor amargo...


2ª jornada da Liga 2008/09
Estádio: Cestinha do Pão (Lisboa)
Árbitro: Jorge Sousa

BENFICA: Quim; Maxi Pereira, Luisão «cap.», Katsouranis e Leo (Ruben Amorim aos 68m); Yebda e Carlos Martins; Di Maria, Aimar (Nuno Gomes aos 50m) e Reyes; Cardozo (Sidnei aos 65m);
Treinador: Quique Flores;

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves e Fucile; Fernando (Hulk aos 62m), Tomás Costa (Guarin aos 46m), Raul Meireles (Candeias aos 81m) e Lucho González «cap.»; Lisandro Lopez e C. Rodríguez;
Treinador: Jesualdo Ferreira;

Resultado final: 1-1;
Marcadores: Lucho González (aos 11m, g.p.) e Cardozo (aos 55m);

Terminado o jogo, uma palavra assaltou-me a mente: Miséria!!!
E por isso pensei que seria melhor deixar o comentário para mais tarde. Para melhor digerir o que tinha acabado de assistir. E assim fazer uma análise mais racional.
Mas não adiantou.
Escrevo estas linhas sentindo ainda nas pontas dos dedos uma tremenda frustração e desilusão com o desenrolar da 2ª parte e com o resultado final.

É certo que se antes do jogo me perguntassem se o empate seria um bom resultado eu diria que sim.
Face à esperada “clarividência” táctica e coragem do JF nos jogos grandes.
Face ao ambiente que rodeava este jogo em particular.
Face à imperiosa necessidade dos “abutres” vencerem esta liga.

Mas assim não.
Afinal de contas, não é sempre que se tem um adversário directo prostrado aos nossos pés. Como um cordeirinho, ou melhor, um “abutrezinho” à espera da degola que… não aconteceu.
E depois do “verão quente” que tivemos, haveria algum Dragão que não tivesse vontade de esmagar aqueles miseráveis?

E porque é que não ganhamos?
Porque o Helton mais uma vez falhou, sendo o responsável directo pelo golo sofrido. E mais uma vez um golo decisivo para o resultado final. Já começam a ser vezes demais. Está cada vez mais parecido com o Moretto ou com o Ricardo. O que não abona nada a seu favor. E que inveja ver a classe do Quim nas redes contrárias. Está na altura de mudanças na nossa baliza;
.
Porque a partir da expulsão e quando se esperava que conseguíssemos trocar a bola de forma a desequilibrar o adversário, procurar jogadas de 2 contra 1, etc e tal, aproveitando e aumentando o evidente desgaste contrário, pelo contrário, a equipa não soube ser inteligente. Bem à imagem e semelhança do nosso “destreinador”.
.
E certos jogadores que entraram fizeram-me lembrar o "ciganito", tal a forma como procuraram fintar meia dúzia de oponentes. E com isso, perdendo jogada atrás de jogada. Miseravelmente.
Enfim… que levem a bola para casa e que sejam muito felizes.

E assim perdemos uma oportunidade de ouro para, antes da paragem do campeonato, deixar os "abutres" a 5 pontos. E, melhor ainda, deixá-los a "remoer" a derrota durante muito tempo antes do jogo seguinte.

Resta-me referir que:
- Gostei na equipa inicial, embora saiba que foram alterações motivadas pelo habitual receio do JF;
- Gostei bastante da 1ª parte, em que jogamos com uma pressão alta, apostando claramente em ganhar o jogo. E durante a qual podíamos ter resolvido o destino do jogo;

Quanto ao árbitro, foi corajoso nalguns aspectos, covarde ou incompetente noutros:
Logo aos 3 minutos, num canto a favor do FCP, Luisão acerta com o cotovelo em Rolando. Nada a assinalar e siga a marinha.
.
No lance da (absolutamente nítida) grande penalidade, apenas amarelo para Katsouranis quando Lucho só tinha Quim pela frente.
.
Depois do golo, várias simulações de jogadores dos “abutres” e o árbitro a cair na conversa, marcando faltas inexistentes e punindo os nossos jogadores com amarelos.

Já na parte final do desafio uma entrada violenta de Nuno Gomes sobre Sapunaru. Também apenas amarelo.
.
E se tivesse tudo isto sido ao contrário?
Ui… até parece que estou a ver o Cão Raivoso a espumar.

E o adepto que invade o campo e agride o árbitro auxiliar?
A "corja jornaleira" já está a preparar a cama. Apenas uma "multazinha", dizem eles, pois foi um acto sem qualquer importância.
E se fosse um adepto portista? Animais ou vândalos assassinos seriam os epítetos seguramente mais suaves. E com direito a derrota na secretaria.
Assim vão as glórias do mundo. Só espero que o NGP não fique a dormir e exija a penalização adequada.

As palavras dos nossos intervenientes:
Jesualdo Ferreira
"É um mau resultado para o F.C. Porto. Durante os noventa minutos, e ainda que houve períodos que o Benfica equilibrou, o F.C. Porto dominou sempre o jogo, foi melhor e criámos ocasiões de golo suficientes para ganhar. O F.C. Porto apresentou meia equipa nova e jogar no Estádio da Luz, para quem chega ao clube de novo, não é fácil. O bom deste jogo foi que os jogadores novos mostraram que têm condições para jogar no F.C. Porto. Acho que seremos uma equipa mais segura, mais serena e mais eficaz no futuro. Hoje falhámos muito na transição, falhámos muitas ocasiões de golo e o Quim foi o melhor em campo. Tenham atenção a este F.C. Porto porque nós vamos trabalhar muito para sermos uma equipa idêntica à do ano passado."

Lucho González
"Podíamos ter conseguido mais, penso que sim. Tivemos um momento para decidir o jogo, mas não conseguimos aproveitar. Depois, com dez, o Benfica fechou-se, contentou-se com o empate. Trabalhámos bem, provámos o nosso valor. Vir jogar a casa do rival e empatar não é um bom resultado. Viemos atrás dos três pontos, penso que o merecíamos. Fica um sabor amargo."
Sobre a renovação de contrato: "Tranquilidade e felicidade, porque demonstra que a administração do F.C. Porto confia em mim. Estou feliz aqui e quero retribuir a confiança."
.
Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!
.
P.S. Aqui fica o link do ensanguentado agressor ao fiscal de linha:
E agora Ricardo Costa?

12 comentários:

Unknown disse...

Concordo plenamente como sabor amargo.
Agradeço é que facultem o vídeo (link) para a agressão do adepto.
É que ouvi que essa agressão só poderá dar multa, e eu pretendo denunciar o caso aos orgão competentes (competentes - UEFA).
É que se isto só der multa, isto vai ser lindo. Pelo menos da minha parte, no Dragão vai ser uma festa!!!

dragao vila pouca disse...

Um misto de azar e de azelhice, impediu-nos de ganhar um jogo em que fomos claramente superiores, durante todo o encontro.
Helton, mas também Lisandro,o egoísmo de alguns, que queriam ser os heróis, a quebra física do Lucho e uma substituição que não discuto, mas que não resultou, foram algumas das razões que aponto.
Fisicamente ganhamos de goleada à famosa forma física benfiquista que afinal não passa de um mito e mais uma fabricação da C.Social vermelha.
A primeira página do Record é uma risota e deve ter sido feita pelo Cartaxana, que como todos sabemos, aquela hora já não funciona.
Se uma invasão de campo com agressão só dá multa...é um convite à violência.
Um abraço

umbundo disse...

eu, ontem, durante o jogo, só pensei: e se fosse o Bruno Alves que tivesse tido a atitude do Cardoso sobre o rolando, do Luisão sobre o Sapuranu, do Maxi Rodriguez sobre o "cebola" ou do Nuno "Amélia" Gomes sobre o Sapuranu, o que estaria hoje a dizer nos pasquins desportivos.

Fanático disse...

Caro Penta: até que enfim um post!!!

Caro Armindo, não tenha dúvidas que arranjaremos o link, custe o que custar, bem sabendo que a corja jornaleira o vá tentar branquear.

Vila Pouca: resumo perfeito.

Caro Umbundo(amigo é um nossos visitantes brasileros, suponho): a isso pode acrescentar o porquê do amarelo ao Sapu (falta normalíssima) e ao Rodriguez (que nem toca no Quim).

De resto,e por agora, sou vos digo: estou furioso e frustrado com o resultado. E, ainda, posso perguntar ao Quim (o melhor em campo): não queres ser campeão? Se sim vem para o Dragão...

Os melhores do FCP: Rolando, Lucho (primeira parte), Lisandro (salvo na concretização) e Fernando.

Os piores: H (que tristeza, não fez uma defesa, não interceptou um cruzamento e ainda ofereceu o golo ao Cardozo) e Sapu (a defender, veja-se o cruzamento do golo do Yebda).

Pata Negra disse...

No seguimento da atitude do seu adepto no jogo de ontem o Benfica irá provavelmente descer de divisão, por COACÇÃO sobre a equipa de arbitragem!
Agora espero que a Comissão Disciplinar da Liga leve até às últimas consequências aquilo que iniciou com os processos deste verão!
Eu sei que estou a sonhar, mas juridicamente estou correcto!

Penta disse...

Está publicado o comentário ao jogo.

Amigo Armindo, ainda não encontrei o vídeo da agressão.

Caro Fanático, obrigado pelas boas vindas.

Eterno Dragao disse...

O jogo de ontem voltou a evidenciar algumas fragilidades:

1. o nosso treinador é muito, muito fraquinho;
2. o Helton está em péssima forma (não é só o duplo frango na mesma jogada; é a falta de segurança e a incapacidade de sair aos cruzamentos);
3. o Sapunaru começa a assemelhar-se a um "passador" (passa por lá tudo). É pena, porque, do ponto de vista ofensivo, não tem estado mal. A continuar assim, ameaça ser o Stepanov deste ano.

Discordo de muitas das análises que li (no Jogo, inclusive). Para mim, Rodriguez fez um péssimo jogo, Tomás Costa estava a ser um dos melhores (nomeadamente nas recuperações de bola), Lucho faz uma segunda parte muito má (inúmeros passes falhados, lances individuais e perdas de bola).

Rolando agarrou o lugar. Foi algo de muito positivo que decorreu do jogo de ontem (apesar de eu gostar muito do Pedro Emanuel, penso que a idade começa a notar-se).

Independentemente de tudo isto, é fantástico constatar a nossa insatisfação por não termos sido capazes de ganhar na "Cesta do Pão". Mostra bem o nosso nível de exigência. Pena é que não haja treinador à altura...

Eterno Dragao disse...

Alguém me ajuda a esclarecer uma dúvida: o que é aquilo que o agressor ensanguentado tem na cabeça (na parte exterior; no interior, já todos sabemos)?

:-)

Penta disse...

Tu já sabes , Eterno. ;)
Mas queres que seja outro a dizer.
Pois bem, faço-te a vontade.
É um belo par de corninhos que ele exibe com orgulho.
Cada um sabe do que gosta...

Um abraço.

Penta disse...

Penso que foi o Fanático quem acrescentou o P.S. ao meu comentário com o link da agressão.

Para quem ainda não reparou, aqui fica novamente a indicação:
http://ww1.rtp.pt/desporto/index.php?headline=37&visual=17&article=165445&tema=21.

Um abraço.

O Situacionista disse...

Quando puder virei cá dar a minha opinião, mas para já queria apelar a todos para NÃO SE CALAREM com a bárbara agressaão ao fiscal de linha. Como bem diz o Pata Negra aquilo é COACÇÃO !

Portanto, se fosse um clube que estivesse sujeito às regras a que estão todos os outros teria de ... DESCER DE DIVISÃO !

Infelizmente, foi com um que tem regras próprias...

Azzulli disse...

Ainda não estou conformado…
Como é possível não temos dado o golpe mortal num jogo em que fomos superiores, e ainda por cima a jogar contra 10 jogadores?...
No final recebo o seguinte SMS de um amigo vermelho: “Não entendo… praticamente a jogar contra 3 e vocês não ganham…”
Falhamos demasiados passes, criamos relativamente poucas oportunidades de golo, e falhamo-las…

JF inovou no sistema táctico, para um 442, e muito bem.
Foi muito mais longe do que eu esperava.
Para além desta mudança, colocou Rolando no lugar de P.Emanuel. Que esteve muito bem, assim como Fernando, as duas estreias.
E Fucile voltou, e não quero nenhum outro neste lugar.

Acho que a entrada do Hulk acabou por encravar um pouco o nosso jogo.
A equipa ficou sem saber como atacar.

E ao fim de 1006 dias deixamos o 1º lugar…
Mas será por pouco tempo.