segunda-feira, 19 de julho de 2010

Ainda só gatinhamos …

Do que consegui ver pela internet (a imagem fica aos repelões !), o FC Porto ainda tem muito que melhorar. Mesmo muito. E imagino até que não seja nada fácil implementar o tipo de jogo que o AVB defende.

Especialmente porque nos últimos 4 anos utilizamos um tipo de jogo de equipa mediana. Ou seja, baseávamos a nossa maneira de jogar no … contra ataque (como ficava mal dizer isso, inventou-se o sistema das transições rápidas.)

Agora, AVB pretende utilizar um sistema de jogo evoluído e adequado a uma potência mundial. Pretende ter … posse de bola ... em progressão.

Pois é.

Mas será fácil explicar aos mesmos jogadores, num curto espaço de tempo, que em vez de não terem a bola (sob pena de fuzilamento), têm que a ter (sob a mesma pena) ?

Será fácil transmitir aos mesmos jogadores que, quando antes "descansavam" sem bola, enfiando-se todos junto à sua grande área, agora, têm de descansar … com bola, de preferência em posições avançadas do terreno ?

Não, não será. E levará, seguramente, o seu tempo.

Prevejo, portanto, que na Supertaça o favoritismo será claramente dos vermelhos, apesar do Robertão (que não merece as críticas, muito menos o gozo, que por aí tenho visto).


P.s. – Deduzo que o AVB tenha começado a trabalhar o sistema defensivo, e com altas cargas físicas. É que ontem pouco atacamos …
.
P.s. 2 - Insisto que a jabulani mal se vê !

3 comentários:

Eterno Dragao disse...

Concordo contigo quanto à apreciação que fazes do Roberto. Parece-me um indivíduo com muito potencial (claramente superior ao Quim e ao Moreira).

Quanto ao nosso FCP, como diz o nosso amigo da blogosfera Vila Pouca, a coisa foi muito amarela...

A bola vê-se muito bem, no campo. Acredito que na televisão não seja a mesma coisa.

Dragaopentacampeao disse...

Este primeiro jogo no Dragão soube-me a desilusão.

Entendo que será necessário muito trabalho para os jogadores assimilarem os novos processos, as novas concepções e métodos.

Confesso, no entanto, que esperava um pouco mais da equipa.

Nota-se alguma indecisão de AVB no que toca à escolha do plantel. Neste jogo foi bem evidente até pelo número de jogadores utilizados.

Independentemente de faltarem ainda jogadores influentes, Fucile, Rolando, Bruno Alves, Álvaro Pereira, Raul Meireles e Varela, alguns dos quais certamente não farão parte do plantel, esperava que a equipa tivesse já a espinha dorsal mais delineada.

É cedo para tecer críticas mas contava mais de alguns reforços.

Sereno apresentou-se muito permeável, Emídio Rafael muito pouco ofensivo, Moutinho ainda pouco influente, James Rodríguez lento e nada atrevido e ainda pouco corajoso. Esperava dele mais arrojo no um contra um, que foi evitando.

Sapunaru e Tomás Costa foram iguais a si mesmos (fraquinhos)e Belluschi intermitente.

Está na hora de dar passos firmes rumo a níveis mais exigentes. O tempo começa a escassear.

Um abraço

Fanático disse...

Eu também já esperava mais. Pareciamos mais o Beira Mar que o FCP!

O tempo urge e o dia 7 de Agosto é decisivo em termos de confiança para o inicío da época que vai ser marcante para ao resto do ano, porque:
a) não somos os favoritos;
b)não fomos campeões;
c) temos um treinador novo e de risco, com ideias novas e com um sistema totalmente diferente e a implementar;

P.S: o Robertão é intocável! Está ao nível do inesquecível Moretto!|