segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Comunicado "elitista"

Corria o dia 12.09.2010.
Um domingo.
Estava sol.
Os ponteiros do relógio marcavam o meio dia.
À mesa, para um belo repasto, sentavam-se as seguintes personagens: Mais Grande Orelhas - presidente da mais grande instituição do país -, Vasconcelos (marioneta do rato de esgoto), o cómico Gomes da Silva, um tal de Manuel dos Santos, e dois dos principais jornalistas do jornal oficial do clube (ABola), José Manuel Delgado e Fernando Guerra.

Usando da sua superior inteligência individual potenciado ao colectivo, aqueles míticos personagens passaram ao papel o que viria a ficar conhecido como o mais grande comunicado da história dos mais grandes comunicados.

Rezava assim o dito comunicado, lido no dia seguinte, dia 13.09.2010, altura em que ainda se atribuía a sua autoria aos orgões sociais do clube:

"Compreendemos e associamo-nos ao movimento de indignação que desde sexta-feira varre o país. Face à adulteração da verdade desportiva, queremos pedir aos sócios e adeptos do Benfica que continuem a apoiar, de forma inequívoca e sem reservas, a equipa nos jogos que o Benfica realiza no Estádio da Luz, mas que se abstenham de se deslocar aos jogos fora de casa.

A equipa já sabe que vai ter de lutar contra muitas adversidades, algumas previstas, outras totalmente imprevistas - já o sentiu neste início de época - e vai conseguir superá-las, mas os sócios e adeptos do Sport Lisboa e Benfica não devem continuar a ser lesados económica e emocionalmente.

A nossa ausência será o melhor indicador da nossa indignação
.”

BRILHANTE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Para que não restassem dúvidas, uns dias depois, o Mais Grande Orelhas, escreveu (é verdade, não se riam !) uma carta aos sócios, em que “delegava” a seguinte competência:

"Compete aos Sócios e adeptos ajudar esta Direcção a lutar pela verdade e pela transparência no futebol português. Comparecer aos jogos fora significa pactuar com o actual estado do futebol português."

UAAAAUUUUUUUUU !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Bom, entretanto, hoje, e segundo o insuspeito Correio da Manhã, aconteceu isto no jogo de ontem:

“O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, pediu aos adeptos que boicotassem os jogos da sua equipa fora de casa. No entanto, os adeptos não corresponderam, nem os elementos dos órgãos sociais, que ontem estiveram em peso no Estádio do Algarve, enchendo a zona VIP e o camarote destinado aos benfiquistas.” (conferir aqui)

Como é que é ?????????????????

Então ninguém ligou puto ao super-extra-fabulástico-maisgrande-comunicado ???? Nem sequer os dirigentes ???? Nem os que pensavam que tinham sido eles os autores do comunicado ????

Só encontro uma explicação – os destinatários não entenderam o comunicado !

Só pode.
Aliás, o comunicado, além de dever ter sido lido pelo Mais Grande Orelhas, devia também ter sido elaborado por alguém que representasse o vermelho típico (não "elitista"), para que, nessa qualidade, fosse mais perceptível pelos seus pares.

Como este, por exemplo:
.

4 comentários:

O Contista disse...

Penso que o facto de o FCP não se bater pela verdade desportiva terá estado na origem da falta de entendimento do comunicado!

Ou na origem da ida em massa ao estádio por parte dos benfiquistas, ainda que se entendesse perfeitamente o comunicado! Ou nessa ida, ainda que não se entendesse...

Não sei bem!

Barba azul disse...

É de facto um problema de comunicação de difícil resolução...Toda a gente sabe que as massas do Benfica não têm tanta capacidade de discernimento como outras massas, como por exemplo as massas da Milaneza.
O léxico, a construção verbal, terão que ser adaptadas. Sugiro frases simples e repetição frequente, como por exº: "nóz só ir há bola na luz. nóz não ir há bola au deragaõ"; "ningém goza cus encornados!"

O Situacionista disse...

Note-se que o Grande Orelhas cumpriu o boicote !

Note-se também que aproveitou o boicote para tratar da ... conta bancária. Dele !

Aliás, agora, já nem disfarça que usa o clube para engordar a sua conta.

Ora leiam:


"Jogo em Luanda com "Palancas Negras" na festa da independência

O Benfica vai defrontar em Luanda a selecção angolana de futebol, a 10 de Novembro, num jogo integrado nas comemorações dos 35 anos da independência de Angola.

Foi hoje anunciado em conferência de imprensa que o Benfica vai defrontar em Luanda a selecção angolana num jogo integrado nas comemorações dos 35 anos da independência daquele país.

O desafio, apresentado como uma festa do futebol, é organizado pelo grupo empresarial Arena e a Federação Angolana de Futebol (FAF), com apoio da cerveja Sagres, e vai ter lugar no Estádio 11 de Novembro, que é a data que se comemora.

Presente na conferência de imprensa em que foi anunciado este jogo, o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, lembrou que o clube lisboeta tem uma história que o liga a Angola e que a sua “memória histórica foi construída com o contributo de muitos angolanos”.

“Alegria e entusiasmo”, foram as palavras usadas por Luís Filipe Vieira para classificar o espírito com que o Benfica se desloca a Angola “na máxima força” para participar na “festa” da independência angolana.


Questionado pelos jornalistas sobre o calendário do Benfica, com jogos marcados com o FC Porto e Sporting de Braga (para a Taça), o líder dos “encarnados” garantiu que, “salvo os lesionados”, todas as estrelas benfiquistas estarão em Luanda para este jogo com os “Palancas Negras”.


Vieira aproveitou ainda para, perante a insistência dos jornalistas angolanos, garantir que Mantorras ficará ligado ao clube no futuro, esquivando-se, porém, a dar explicações detalhadas sobre a relação do atleta com o clube da Luz."

( http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2010/10/25/jogo_em_luanda_com_palancas_neg.html )

Fanático disse...

São uns idiotas chapados e resto é paisagem. Só espero é que no dia 7/11 estejam cá muitos e os despachemos com muitos!