quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

As minhas críticas a AVB

A semana passada dei a minha opinião sobre algumas opções que, no meu entender, estavam erradamente a ser tomadas pelo AVB, e sugeri alterações, quer no que toca à constituição da defesa, quer no que respeita ao meio-campo/ataque, com possíveis implicações no próprio sistema táctico.


Em Braga, AVB pensou o mesmo que eu quanto à defesa (colocando Fucile a titular), mas manteve Hulk a ponta de lança (e o 4x3x3).


Ora bem, quero dizer o seguinte - AVB está a anular Hulk. Aliás, em Braga Hulk mais parecia o marcador dos ... colega de equipa, Varela e James, consoante a ala que (inconscientemente) escolhia para se posicionar.


De tal forma que Hulk está a jogar cada vez menos. E todos os lances perigosos que teve partiram sempre da ala.


O que faz com que seja totalmente infrutífero os centros que os alas fazem para o centro da área ... onde não está ninguém.


Por isso, por exemplo para Sevilha, até porque vai ser necessário muito posse de bola, sugiro novamente: Fernando, Guarin, Belushi, Moutinho, Varela e Hulk.
.
E digo isto porque sei que AVB não me levará a mal. É só uma singela opinião.

7 comentários:

Paulo Marques disse...

Meu Caro, isso é uma estratégia para não o mostrar e ter que o vender no fim da época.
Sabe muito, o nosso Cenourinha.

Azzulli disse...

Concordo que Hulk não deve jogar no meio. Tem de se na ala.

Quanto a Sevilha:
Fernando; Guarin e Moutinho; Bellushi; Hulk e Falcao.

Acho que o ponta de lança é necessário, para receber bola e passar a H ou B, e também para chegar e concretizar na área.

Se Falcao nao puder jogar... o Bigorna...

O Soldado Azul disse...

Penso que a questão central é Falcao! Prefiro (mil vezes) que não corra nenhum Risco com a sua utilização! Faz muito mais falta o Falcao para o que falta da Época do que para o jogo de amanhã (até porque também não é decisivo...penso que o jogo do Dragão é que vai ser...)! Neste jogo, não sei até que ponto é que se coloca a "inexistência" de Hulk quando joga no meio, uma vez que a tactica provavelmente vai ser de conta-ataque, potenciando a velocidade do Hulk e as fraquezas da defesa do Sevilha... Se se lembrarem do jogo com o Besiktas na Turquia...
E por mais que concorde que o Hulk fica muito limitado no meio, com Alvaro Pereira (que tambem é veloz) faz certamente com que o Hulk seja outro, mesmo no meio...

eumargotdasilva disse...

Estás a ver se o AVB te contrata?

Segundo parece quando o AVB disse ao Robson para colocar o Domingos, foi - em inglês - e com os dados estatísticos na ponta da língua!...

Fanático disse...

Estou com o Soldado.

Reine,também lhe disse o mesmo...

O Situacionista disse...

Azzulli,

Hoje, Walter, a titular, não. Espero.

Soldado,

Não concordo, mas é um excelente ponto de vista.

Reine Margot e Fanático,

Malandros ...

O Situacionista disse...

Achei curiosa esta notícia:

"Estratégia na balança
TÉCNICO NÃO DESCARTA MUDANÇA NA ESTRUTURA

As chamadas de Alvaro Pereira e Falcão não são bluff, mas tudo aponta para que Villas-Boas adie o regresso destas unidades ao onze. “Temos de sentir o momento de dois jogadores que só têm quatro dias de trabalho”, disse. Um assinalável período de inatividade desaconselha os sul-americanos para um duelo que se prevê intenso e, neste cenário, não está descartada a possibilidade de o FC Porto reformular a sua abordagem tática. Isso mesmo indicou o treinador: “Temos uma estrutura fundamental em que acreditamos e que se mantém na maior parte dos jogos, mas não quer dizer que isso venha a acontecer porque a eliminatória é a duas mãos e isso tem algum peso.”

E que peso pode ter um jogador como Guarín nas opções portistas? Com James Rodríguez “verde” para estas andanças, será tentadora a opção pelo 4x1x3x2, libertando Hulk e Varela no ataque e dando ao colombiano uma tarefa entre linhas que pode servir os interesses portistas perante um Sevilha que não abdica do seu 4x4x2 clássico."

( http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=684376 )