segunda-feira, 27 de junho de 2011

Repito, eu não deixava Mariano sair ...

Depois do outro, como se da coisa mais natural do mundo se tratasse, ter mandado a cadeira às urtigas, escrevi que Mariano deveria continuar no clube (como adjunto ou, mesmo, como jogador).





Hoje, depois de ler o que disse Mariano - ver abaixo -, ainda mais convencido estou que tal deveria a acontecer.


"Vítor Pereira? É sério e tem carácter"

Mariano deixou Portugal há algumas semanas, mas, mesmo na distante Argentina, onde se encontra a gozar férias enquanto não define o futuro, continua a fazer questão de acompanhar tudo o que está relacionado com o FC Porto. "Estes últimos dias foram surpreendentes. É só novidades!", comentou a O JOGO pelo telefone, antes de aceitar comentar a escolha feita para suceder a André Villas-Boas. "Vítor Pereira? É uma boa aposta. Ele é uma pessoa séria, com carácter e muito trabalhador. Falava muito com os jogadores. Acredito que a ideia de o escolher passará também por oferecer uma continuidade a um trabalho que foi bem feito; as ideias dele não são muito diferentes das do André [Villas-Boas] e, desta forma, os jogadores já sabem com o que vão contar."

Nesta altura, as declarações de Mariano têm uma dupla vantagem: se, por um lado, o argentino conhece como ninguém o balneário do FC Porto, por outro está completamente descomprometido com o futuro do clube. Por isso, mas também por ser reconhecidamente uma pessoa com ideias próprias, assume que os elogios a Vítor Pereira são "sinceros" e não para agradar a quem quer que seja. "Reconheço-lhe qualidades para ser um líder. Na época passada, como era adjunto, nunca falou com os jogadores em grupo, porque essa era uma tarefa do André. No entanto, falava muito com os jogadores individualmente e, durante as conversas que teve comigo, percebi que era uma pessoa honesta e com boas ideias. Por tudo isto, mas também por estar no clube em que está, estou certo de que vai ter sucesso no FC Porto."

A questão que mais se põe neste momento é a forma como os jogadores vão encarar esta mudança. Poderá o plantel sentir a saída de André Villas-Boas e perder a motivação da última temporada? "Isso não existe no FC Porto. Esqueçam. Se alguém tiver vontade de sair, vai comunicá-lo aos dirigentes, e tudo se resolverá ... Mas não acredito que a mudança de treinador aumente, por si só, a vontade de alguém sair ou que alguém deixe de treinar bem por causa disso." Mariano vai ainda mais longe na garantia de um plantel motivado para repetir uma grande temporada. "Quem ficar, e mesmo que tenham existido propostas, vai pensar em ganhar o campeonato e fazer uma boa Liga dos Campeões. E é fácil perceber porquê: quem não sair vai querer manter o nível para garantir que no futuro surjam propostas para melhorar a sua vida. E Vítor Pereira vai agarrar-se a isto para manter os jogadores motivados." Convicção de ex-capitão.” (realçados meus)

1 comentário:

Fanático disse...

Palavras sábias do MG!