quinta-feira, 7 de novembro de 2013

A CULPA É DO SISTEMA

Não!! Não me refiro ao sistema da arbitragem, outrora tão sobejamente debatido...
 
Refiro-me antes ao sistema tatico que o PF teve a infelicidade de implementar na nossa equipa!!
 
Ao contrario do que muitos têm aqui referido quanto aos erros primarios/fifias da nossa defesa (desaprenderam de jogar, não têm qualidade nenhuma, etc...), eu considero que o grande responsável continua a ser sempre o mesmo, desde que a epoca se iniciou: o sistema tatico!
 
Ao contrario também daqueles que afirmam não reconhecer diferenças na forma de jogar esta época, comparativamente com a época passada, eu reconheço DUAS e que fazem toda a diferença: Pressão Alta e Posse!
 
- PRESSÃO ALTA
 
Na época passada, com VP, a equipa começava a defender no ataque, pressionando o adversário com 2/3 jogadores, não deixando que o adversário subisse no terreno! Resultado: recuperávamos muito rapidamente a bola!
 
- POSSE
 
Com a rapida recuperação da bola, tinhamos muito mais posse! Não necessito de conhecer os dados estatísticos para afirmar, sem qualquer receio de errar, que a % de posse de bola na época passada era muito superior à desta época! Porquê?

Pela recuperação rápida da bola e pela circulação que muitas vezes era feita para o lado e para trás -lembro-me muito bem destas criticas aqui referidas - porque os adversários jogavam muito "fechados", com o "autocarro"! Como tal, era muito dificil conseguir "espaços"... Mas com a pressão sufocante, os adversários acabavam sempre por errar e la entrava o 1º golo! Os golos seguintes dependiam se os adverarios continuavam fechados ou se começavam a arriscar, abrindo espaços e tornando a nossa tarefa mais facil..
 
Esta epoca jogamos com 2 pivots, o que faz com que a equipa (quando não tem a bola) jogue com as linhas recuadas... Daí não concordar com o Situacionista ao afirmar que este sistema é mais ofensivo! Acho que, em tese, é ao contrario... Com as linhas recuadas, o adversário tem mais espaço para subir e criar dificuldades... Como os nossos centrais e laterais estavam rotinados a jogar de uma determinada forma, é natural que cometam erros... e na minha opinião (gostaria tanto de estar errado...) vão continuar a cometer...
 
É claro que jogar em pressão alta com Moutinho é diferente de jogar da mesma forma com qualquer outro jogador!
 
É claro que combater adversários extremamente fechados requer jogadores com criatividade, sendo dificil substituir James, ainda que considere que na época passada (a sua ultima), não foi brilhante...
 
Mas... mesmo com a dificuldade de substituir este dois GRANDES jogadores, pergunto:
 
Não seria muito mais prudente manter um sistema tatico, que com maior ou menor dificuldade revelou-se bem sucedido, do que optar por alterar, sabendo dos eventuais enormes riscos/consequências que possa (e está) a acarretar??
 
Pois na minha opinião, o PF tem revelado que não deve muito à inteligência: mantendo o sistema tatico da epoca passada, o risco seria muito menor, bastando "moldar as peças" do meio campo, continuando a jogar apenas com 1 pivot (Fernando) , no lugar de Moutinho (Defour ou Herrera)  e no lugar de James (Lucho / Josue / Quintero)... No mais, tudo igual (podendo haver naturalmente alterações "diretas", tipo Varela por Ricardo, etc)... Claro que, com treino e mais treino...
 
Não sou bruxo e a minha opinião vale o que vale... mas apostaria que não teríamos no campeonato 6 golos sofridos em 9 jogos (na época passada sofremos 14 em 30 jogos)... e já teríamos muitos mais golos marcados... E na Champions, os resultados tambem seriam diferentes...

Para reflexão!!
 
Saudações

8 comentários:

Eterno Dragao disse...

Soldado: tu és o meu "mister". Dizes exatamente o que eu penso, sem tirar nem pôr.

Deixa-me sublinhar a parte do "não deve muito à inteligência"... O problema é mesmo esse!

O Situacionista disse...

Já tinha saudades de ver um post teu, Soldado. Venham mais !

Amanhã, venho cá fazer um comentário com a minha opinião também fundamentada sobre a "sistema".

Hoje faço só dois apontamentos:

Um, discordo totalmente que a questão seja colocada ao nível da inteligência do treinador.

Dois, constato com agrado que o Soldado e o Eterno se estão a candidatar para fazer um post com o título - "Volta, VP, estás perdoado !" ...

O Soldado Azul disse...

Situacionista, reconheço que em determinados momentos fui muito crítico do VP (ex: as consequências da utilização do Maicon a lateral... resultando na eliminação da Taça pela Academica, com 3 golos pelo seu lado... mas tb reconheço q com a insistência/rotina, o Maicon acabou por se adaptar à posição...)! Como considero que o balanço das 2 épocas foi positivo, não há nada a perdoar!
E se tivesse que optar entre ele e o PF, o seu regresso seria já !!

Mr.Duke disse...

O treinador é muito limitado, é evidente demais.

As limitações do nosso plantel são ainda mais evidentes.

Custa-me a crer que a dispensa do Iturbe e do Kelvin tenham o dedo do treinador, não o digo tendo em conta a qualidade individual ou não de ambos mas pelo simples facto de que seriam mais 2 opções.

Claro que gastar dinheiro para "precaver" o futuro - Reyes e Herrera - mesmo que o barco afunde no presente - falta de extremos e de opções ofensivas - é o planeamento estratégico no seu auge, o nosso plantel sem o Reyes e o Herrera e com o Castro, o Tiago Rodrigues e o Abdoulaye era muito muito mais fraco e os 20 milhões também não davam jeito nenhum.

São tantos e tão graves erros de gestão que só mesmo as vitórias nos calam pois sempre que não ganhamos vem tudo ao de cima.

Eu pago as quotas, pago o lugar, compro o Merchandising, vou ao estádio, não assobio, acredito sempre e nunca saio antes de acabar, como tal, exijo mais, muito mais porque ser Porto é muito mais do que isto e se hoje Somos Porto não foi algo construído com base nesta matriz, foi no comprar barato e vender caro, no correr mais, lutar mais, ter muito mais carácter e querer muito mais que todos os outros.

O Situacionista disse...

Vamos lá então:

Eu mantenho que o duplo pivot, pelo menos, não torna, necessariamente, a equipa mais defensiva.

Até porque permite a subida dos laterais (com maior liberdade), como está a acontecer, com um volume ofensivo muito superior, quer do Alex, quer do Danilo.

Dai que eu apenas não concorde com o duplo pivot por outra razão - Fernando. Que vale por dois. E, portanto, ...

Acrescento, ainda, que outras grandes equipas na europa jogam com duplo pivot. E são bem ofensivas.

Sobre a posse: se bem me lembro, a posse, a maldita posse, era dos aspectos que mais desesperava os anti-VP. Não era, Azzulli ?

Eu penso que a posse é muito importante ... se conjugada com "espírito de baliza".

Continuo a achar que é essa ideia de PF. Que está ainda, naturalmente, em período de transição e, como tal, tem sentido naturais dificuldades a mudar o chip. Mas vai consegui-lo.

Outro aspecto: PF está a tentar fazer uma mudança sem grandes ondas. Como sucede, por ex., com o facto de Josué estar a fazer de James. Acho um erro.

James era avançado. Josué é médio. James não tinha grande velocidade. Josué é lento.

Para mim, das duas uma, ou Josué passa a médio (Fernando, Josué e Luxo), ou então tem de ir para o banco e dar lugar a um ala (Kelvin, Ricardo ou Licá).

Por último, depois do que aqui li, queria sugerir ao Soldado e ao Eterno que levassem para o Dragão um cartaz com a seguinte inscrição:


"VP, PERDOA-NOS. E QUANDO NOS VISITARES, DÁ-NOS A TUA CAMISA !"


Seria justo !

Azzulli disse...

Eu acho que o sistema tático deste ano relativamente ao do ano passado só tem a diferença do “2ª médio”, que este ano é mais recuado, e menos dotado de técnica. É um 433 (ou 451) na mesma, mas 5 metros mais recuado no 2º médio.
Quanto à atitude, sinceramente estou tão descontente este ano como no ano passado.
Dizes muita pressão e mais posse.
Eu acho que é o fator Moutinho. Ele é que tinha essa atitude. E com ele levava a equipa atrás.
De resto, estamos iguais…
Infelizmente.
Estamos muitas vezes desinteressados do jogo…

Para mim, o esquema ideal, com os jogadores que temos, seria:
Helton;
Danilo, Ota, Mangala e Alex;
Fernando;
Josué;
Varela, Luxo/Quintero e Licá;
Jackson

Josué a dobrar Fernando, que deve ter a autoridade para liderar o meio campo defensivo.
E o mesmo Josué a distribuir jogo.
Os dois laterais a subirem, combinando com Varela e Licá, e centrando para a área.
Varela e Licá e entrarem para ajudar Jackson, e para rematarem.
Lucho/Quintero na procura de espaços livres, tabelando, desmarcando ou rematando.

E isto é que não se vê.
Há um medo de perder a bola, uma falta de ideias no meio (porque Lucho foge para a frente, e Defour+Fernando são fracos tecnicamente).
Os laterais têm de se poupar, porque têm de fazer os 90 minutos, pois não há mais laterais…
Os extremos têm remate fraco.

E lá vamos indo.
Felizmente na frente.
Se corrigirmos a atitude, e colocarmos os jogadores certos no lugar certo, vamos ser fantásticos.
Até lá, vou bocejando nos nossos jogos…

O Soldado Azul disse...

Situacionista,
É verdade que com 2 pivots, os laterais têm mais liberdade para avançar, mas na pratica não me parece, com base nos dados estatisticos, que a equipa crie mais ataques...
Quanto ao Josue, concordo em absoluto que é mais lento e não tem as mesmas características que o James...
Mas se o PF, como referes, "está a fazer uma mudança sem grandes ondas", com a inclusão do Josue no lugar de James, a qual concordo ser um erro, pelas carateristicas diferentes que evidenciaste, então significa que a rotina do novo sistema irá demorar ainda mais... É que para passar a medio, como referes (e bem), com Fernando, Josué e Lucho), teria que ser 4-3-3, só com um pivot... Ou será que o PF pensa diferente ?!?!

Mr.Duke disse...

Lica e Varela no mesmo onze para mim nunca!