segunda-feira, 23 de janeiro de 2006

Comentário "Mais Azul"

O nosso leitor "Mais Azul" colocou este comentário a um dos meus posts. Penso que merece figurar em lugar de maior destaque no nosso blogue:
 
Mais Azul said...
Já algumas vezes neste comentário fiz o papel de advogado do diabo e defendi o nosso treinador. Continuo a achar que ele deve continuar o seu trabalho, mas acho que no último jogo ele fez a sua maior asneira desde que chegou ao FCP. É inadmissível trocar de guarda-redes porque o Baia teve uma falha num jogo. Também me parece anedótico que por uma derrota se altere a táctica completamente. E querendo trocar alguns jogadores, ele tinha que dar oportunidade ao Raul Meireles que tão bem tinha jogado e não ao Bosingwa que é de uma insegurança tremenda no passe. Quanto ao Ibson, é um jogador que sempre joga bem, por isso nada a dizer da sua titularidade. E quanto ao Adriano, se não há alternativa, não o critico…
Depois de ter genericamente apresentado a minha opinião tenho que rebater os 5 primeiros pontos que o caríssimo Eterno Dragão apresenta (sim porque relativamente ao ponto 6 estou totalmente de acordo).
 
1. Quanto à qualidade do futebol, digo que em Dezembro fomos a equipa que melhor futebol praticou na 1ªLiga. Depois da paragem tivemos 2 jogos fraquinhos mas não vale a pena dramatizar.
2. É verdade pelo menos nota-se isso nos adeptos e faz-me muita pena, mas era natural pois nenhum equipa se mantém eternamente no topo. Penso é que os adeptos têm que ter mais calma, pois esta é uma equipa em construção.
3. Ele sempre disse que o Nuno Valente era um jogador de grande qualidade, foi a SAD que o dispensou por causa da selecção.
4. Não foi o Co Adriaanse que tornou o Jorge Costa demasiado velho, foi o tempo. Num campeonato mais fraco como é o belga veremos que ele já não é nada do que era.
5. O Pedro E. tem tido nos últimos jogos algumas falhas e ai não censuro o treinador por querer mudar algo.
 
Mas atenção que não é o treinador que está a fazer uma limpeza de balneário, nem foi ele que “vendeu” a maioria dos campeões europeus, mas sim a SAD. Percebesse que os tenha vendido pois foram quase todos bem vendidos. O problema é ter havido muitas compras inexplicáveis. Devíamos ter mais jogadores portugueses (género Diogo Valente, ou Duda)
 
Aproveitando a oportunidade para agradecer e "comentar o comentário":
 
1. É a velha história do nivelar por baixo ou nivelar por cima. Em vez de fazer comparações no espaço, no momento actual, prefiro fazer comparações no tempo: reafirmo que a qualidade do nosso futebol (como desporto colectivo) é das piores de que tenho memória;
2. Será que é uma equipa em construção? Se tal se confirmar, dou o benefício da dúvida (tanto é assim que continuo a ir ao Estádio);
3. É verdade, mas se o treinador dissesse que o jogador era indispensável, ele ficava;
4. Até posso estar de acordo (sobretudo no que respeita à velocidade), mas... quinto central? Classificado abaixo do Bruno Alves? Do Ricardo Costa?
5. É verdade. A questão fundamental é saber se ele saiu da equipa devido à mudança de sistema (tinha que sair um central para jogar em 3-4-3), ou se o sistema foi mudado para ele sair da equipa. Logo veremos...

Sem comentários: