domingo, 22 de janeiro de 2006

Destruição

Não quero comentar o jogo de ontem contra a Naval. Não vale a pena.
 
Prefiro reflectir sobre o que se está a passar no clube: a destruição completa de uma equipa, exactamente à semelhança do que está a fazer o Sporting. E quem ganha com isto? Exactamente a única equipa que, copiando (mal) o que de bom o Presidente Pinto da Costa fez ao longo de muitos anos, mantém uma estabilidade que, inclusivamente, sobrevive à mudança de treinadores (sim, estou a falar dos "vermelhos").
 
A questão que começa a ser necessário analisar é: até onde vai o efeito destruidor Adriaanse?
 
  1. A qualidade do futebol da equipa é miserável;
  2. O entusiasmo da "ida ao Dragão", gerado pelo efeito combinado "Mourinho + Novo estádio", está a ser destruído (é evidente o decréscimo nas assistências);
  3. Arrumou com o Nuno Valente (excelente profissional);
  4. Arrumou com o Jorge Costa (uma referência da equipa);
  5. Prepara-se para encostar o Pedro Emanuel (outro excelente profissional);
  6. Retira da equipa o atleta mais vitorioso da história do clube (Vítor Baía) da forma mais deselegante que seria possível conceber.
  7. ...
 
É precisamente às reticências que quero chegar. Será que este efeito furacão do Adriaanse vai, finalmente, atingir a direcção do clube e a administração da SAD, transformando-se num "boomerang"? Será que deve ser dado tratamento especial a quem permite que os "heróis" desta geração vitoriosa de jogadores, como Derlei, Jorge Costa e Vítor Baía sejam tratados como sabemos que foram, ou estão a ser? Ou será que também devem ser classificados como "velhos" e remetidos para um banco de suplentes ou para uma equipa de reservas?
 
Ontem, no estádio, fiquei convicto que as opções do treinador tinham acabado de destruir o grupo. Ao ler o blog "O Dragão" e as referências aos "problemas de balneário" (leia-se relação entre os jogadores que já ganharam alguma coisa e o treinador que nunca ganhou nada) e ao perceber que, no Sábado, os jornalistas do Jogo já sabiam que a revolução na constituição da equipa ia acontecer, concluí que muito dificilmente conseguiremos ganhar alguma coisa (espero estar enganado).
 
Quase tudo que caracterizava "aquele Porto" de que sempre nos orgulharemos está destruído.
 
Acontecendo outra época sem ganhar, é inevitável que apareça um Adriaanse qualquer, vocacionado, não para as "limpezas de balneário", mas sim para as "limpezas de gabinetes".
 
Quem com ferros mata... com ferros morre.

1 comentário:

Anónimo disse...

Já algumas vezes neste comentário fiz o papel de advogado do diabo e defendi o nosso treinador. Continuo a achar que ele deve continuar o seu trabalho, mas acho que no último jogo ele fez a sua maior asneira desde que chegou ao FCP. É inadmissível trocar de guarda-redes porque o Baia teve uma falha num jogo. Também me parece anedótico que por uma derrota se altere a táctica completamente. E querendo trocar alguns jogadores, ele tinha que dar oportunidade ao Raul Meireles que tão bem tinha jogado e não ao Bosingwa que é de uma insegurança tremenda no passe. Quanto ao Ibson, é um jogador que sempre joga bem, por isso nada a dizer da sua titularidade. E quanto ao Adriano, se não há alternativa, não o critico…
Depois de ter genericamente apresentado a minha opinião tenho que rebater os 5 primeiros pontos que o caríssimo Eterno Dragão apresenta (sim porque relativamente ao ponto 6 estou totalmente de acordo).

1. Quanto à qualidade do futebol, digo que em Dezembro fomos a equipa que melhor futebol praticou na 1ªLiga. Depois da paragem tivemos 2 jogos fraquinhos mas não vale a pena dramatizar.
2. É verdade pelo menos nota-se isso nos adeptos e faz-me muita pena, mas era natural pois nenhum equipa se mantém eternamente no topo. Penso é que os adeptos têm que ter mais calma, pois esta é uma equipa em construção.
3. Ele sempre disse que o Nuno Valente era um jogador de grande qualidade, foi a SAD que o dispensou por causa da selecção.
4. Não foi o Co Adriaanse que tornou o Jorge Costa demasiado velho, foi o tempo. Num campeonato mais fraco como é o belga veremos que ele já não é nada do que era.
5. O Pedro E. tem tido nos últimos jogos algumas falhas e ai não censuro o treinador por querer mudar algo.

Mas atenção que não é o treinador que está a fazer uma limpeza de balneário, nem foi ele que “vendeu” a maioria dos campeões europeus, mas sim a SAD. Percebesse que os tenha vendido pois foram quase todos bem vendidos. O problema é ter havido muitas compras inexplicáveis. Devíamos ter mais jogadores portugueses (género Diogo Valente, ou Duda)