segunda-feira, 4 de junho de 2007

"Na maré".... estive “práqui” a fazer (as minhas) contas....e deliciei-me..... II

Este post é para ler em conjunto com o imediatamente anterior, da autoria do Situacionista.

Nesta matéria ("as contas"), a minha opinião não coincide exactamente com a do Situacionista. Ela coincide nos aspectos que ele valoriza - a gestão desportiva -, mas não é igual no que respeita à "gestão financeira" que, na minha opinião, é factor determinante na sustentabilidade do sucesso da gestão desportiva a médio prazo.

Em todo o caso, parece-me que o "eco" das críticas à SAD, na "bluegosfera", é muito maior do que na "esfera real", até porque dois dos maiores blogues portistas (O Dragão e o Portistas de Bancada) têm veiculado posições mais críticas face à actual gestão da SAD. A não ser assim, pergunto: por que razão não "viu a luz do dia" a lista alternativa à Direcção do Futebol Clube do Porto, que muitos de nós sabem que estava em preparação / análise?

É bom que apareçam posts como o do Situacionista, chamando a atenção para o sucesso do "core business" (a bola). Realmente, às vezes, ao viajar na "bluegosfera", dá a sensação que estamos a passar uma crise desportiva sem precedentes!

Penso que temos de conjugar as posições mais críticas quanto à gestão da SAD com os RESULTADOS de que o Situacionista fala. Não nos podemos esquecer, contudo, que a sustentabilidade financeira do clube é fundamental. O nosso "modelo de negócio" tem de ser viável!

3 comentários:

Anónimo disse...

Uma parte significativa dos ADEPTOS,não estava preparada,para TANTA GLORIA, em tão pouco tempo.Há uma crise de crescimento,em parte, da massa adepta. DAO TUDO POR ADQUIRIDO.
Se algumas criticas,com bom senso e sustentabilidadde às contas, são justas e salutares,há muitas que não se compreendem e uma das explicações è o facto de "presidenciaveis" e "oposições" já se ANDAREM A MEXER,de forma directa ou indirecta......

O Situacionista disse...

Eterno,

Como sempre os teus posts são de uma moderação e coerências exemplares !!

Sabes, eu não sei se, na vertente financeira, estamos tão distantes assim.

Agora, o facto de eu ter de realçar a, para alguns, inacreditavelmente, esquecida vertente desportiva (em detrimento da financeira) poderá induzir essa aparente diferença de pontos de vista. Aparente, repito.

É que nos dias de correm virou moda falar mal das contas e da direcção do Clube. Tudo é pretexto para falar mal. TUDO !!

Falar bem de qualquer acto da administração do Clube é logo visto por “carneirismo” !!

(se se compra um jogador jovem é porque é jovem e para isso devíamos ir aos juniores; se se compra um jogador de idade é porque depois, se o quisermos vender, não tem valor de mercado – como se os clubes não devessem ter jogadores com idade - VEJAM O MILAN !!!!; se se compra barato é porque não presta, se se compra caro é porque é uma loucura; se o treinador não aposta nos jogadores da formação, a pergunta é logo - para que serve a formação ? mas se o jogador da formação entra em campo e falha um passe, assobiadela monumental, se falhar dois é CHACINADO; se temos prejuízo, o clube deve vender jogadores...o clube vende jogadores, aqui del rei que não pode vender jogadores; Sobre jogadores - O que não se disse do Zé Bozingwa ???? o que não se disse do Fucile ????? O que não se disse do Pepe ???? O que não se disse do BAlves ???? O que não se disse do Assunção ???? O que não se disse do Meireles ???? O que não se disse, este ano, do Luxo ???? O que não se disse, no inicio desta época, do Adriano ??? E podia continuar.... HAJA PACHORRA !!!!!)

Mais, o contrário de “carneiro” é pessoa muito inteligente de visão excepcionalmente apurada. Um visionário....um iluminado !!

O “carneiro” é, portanto, limitado, de inteligência (?) curta, conformista e, até, seguidista.

Lamento, tal como referes, que não tenha aparecido uma alternativa credível ao NGP. E, lamento, especialmente, porque perante os resultados que certamente teriam lugar, seria uma forma de “mandar de férias” os visionários.
Dar-lhes descanso, que alguns deles bem devem estar necessitados...
É que não precisamos deles para nada !!!

Como bem salientaste, e passo a citar-te - “ao viajar na "bluegosfera", dá a sensação que estamos a passar uma crise desportiva sem precedentes !”

Isto numa altura em que o nosso Clube está a ganhar COMO NUNCA SUCEDEU na sua longa HISTÓRIA !!!

Será esse o problema ?....


P.s. – Fico contente por ainda ninguém ter colocado em causa as minhas contas....

O Soldado Azul disse...

Claro que ambas as vertentes são importantes e o ideal é serem conjuntamente positivas mas por mais que questionemos as contas certamente contamos pelos dedos os clubes com resultados liquidos positivos...por essa Europa fora...
Sendo apologista do equilibrio, por uma questão de satisfação pessoal, a optar, os resultados têm um peso cirurgico: prefiro mil vezes ter bons resultados com contas negativas do que o inverso...
Agora o que me parece pela generalidade das opiniões é que a tendência recai nos extremos, ou seja, as contas são más logo a Direcção é má! Eu partilho da opinião que medidas devem ser tomadas por forma a inverter o monstro do passivo mas afirmar que esta Direcção já está há muito tempo no poder, que só têm tomado decisões erradas, que metem dinheiro ao bolso, etc... não tenho dúvidas que se trata de uma tendência no minimo exagerada! ...
Pergunto o que se diria desta Direcção se os resultados fossem negativos...
Em suma, o ideal é haver equilíbrio entre as duas gestões (financeira e desportiva) sabendo que é muito dificil chegar ao mesmo... A Direcção tem que se preocupar época a época em minimizar o desequilíbrio...
É como se utilizarmos numa linguagem de gestão o conceito de melhoria contínua rumo à excelência sabendo de antemão que não conseguimos controlar todos os factores de modo a lá chegar...
Diminuir gradualmente o Passivo e continuar na senda dos bons resultados...
Saudações