sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

HAJA ALGUÉM QUE RESPEITA UM DOS PILARES ESSENCIAIS DO ESTADO DE DIREITO, A JUSTIÇA ! Parabéns, JN !


“Editorial: As escutas

O procurador-geral da República indignou-se, ontem, quando soube que uma parte das escutas feitas ao presidente do F. C. Porto no âmbito do processo Apito Dourado foram colocadas no YouTube, um site de divulgação de áudio e vídeo cujo acesso é livre. Pinto Monteiro jurou "desconhecer em absoluto" como é que as escutas foram ali parar e prometeu abrir "um inquérito", na tentativa de apanhar o(s) prevaricador(es). Convém recordar que Pinto da Costa foi ilibado em todos os processos do Apito Dourado. E convém igualmente lembrar que o Código do Processo Penal define com clareza quem são as pessoas que podem aceder às escutas durante a tramitação do processo, pelo que, com vontade, talvez seja possível achar o(s) culpado(s).

O caso é grave, não apenas porque traz de novo à ribalta o debate sobre o amachucado segredo de justiça, mas sobretudo porque revela que alguém dentro do sistema judicial e com acesso ao processo colocou, ou facilitou a colocação, de cópias áudio das escutas no YouTube. Quando chegamos aqui, estamos muito perto de ver desabar à nossa frente o edifício da Justiça portuguesa. Vale o mesmo dizer: estamos muito perto de, definitivamente, acreditarmos que as nossas liberdades e garantias não têm defensor à altura.

Ao início da noite de ontem, os vários fragmentos das escutas tinham sido vistos por dezenas de milhares de pessoas no YouTube. A disseminação dos conteúdos na Internet era já brutal. E assim continuará nos próximos dias. Ou seja: uma peça de um processo, delicado como aquele era e coberto pela Lei, passou a estar à disposição de todos. Uma maravilha dos tempos modernos. A que a Justiça dá cobertura, por ser ineficaz no combate a estas graves tropelias ao Estado de Direito.

Alguns órgãos de Comunicação Social decidiram publicar as escutas ou colocar nos seus sites uma hiperligação para o sítio onde elas se encontram. O JN não o fez, nem fará. Esta atitude merece uma explicação aos nossos leitores.

Aprendemos com o "caso Casa Pia" que a publicação de escutas incentiva, muitas vezes, a justiça popular, condenando para uma vida inteira quem pode vir a ser absolvido no fim do julgamento a que for sujeito. É uma questão de princípios - e de coerência com eles - o que nos leva a manter esta atitude: a de não querermos pactuar com os que escolhem este caminho. Acresce que, sendo as escutas um "decisivo e insuprível meio de prova", para citar Costa Andrade, um dos mais proeminentes penalistas portugueses, elas não foram suficientes para condenar o alvo do processo: Pinto da Costa. Vir agora expor as conversas entre os intervenientes no caso é colocar a mão no machado que vai decepando, aos bocadinhos, a Justiça. Acresce ainda que, do ponto de vista estritamente jornalístico, as escutas não trazem nada de novo: já foram pisadas e repisadas por quem entendeu pisá-las e repisá-las.

A última coisa que pretendemos é aspergir moral sobre quem quer que seja. Interessa-nos apenas explicar aos leitores do JN por que motivo tomámos esta opção. Como Heráclito, entendemos que cumpre batermo-nos por uma sã Justiça "como pelas muralhas da cidade". Apenas isso.” (os realçados são meus) (conferir aqui).

Apenas acrescentaria, noutra perspectiva, o seguinte: é reconfortante, num momento em que não estamos a jogar nada e estamos a 6 pontos do 1.º lugar, é reconfortante, dizia eu, saber o pânico e o terror que o FC Porto e o NGP ainda causam aos autores da publicação das escutas ao ponto destes não hesitarem e praticarem crimes para nos atacar ...



P.S: Entretanto, não há escutas que abalem o prestígio do FCP:O FC Porto é o melhor clube português de acordo com o ranking da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), que contabiliza os desempenhos nos campeonatos e taças nacionais, competições nas seis confederações continentais e FIFA desde 1991.

Os portistas ocupam o 12.º lugar, com 447 pontos, na classificação liderada pelo Barcelona (807 pontos), com o Benfica a surgir apenas no 34.º posto (245) e o Sporting no 80.º (81) - O Boavista é 107.º (39).

.

16 comentários:

pc disse...

Caro Stuacionista_ praticam crimes, praticaram crimes e continuarão a praticar.
O problema é que seguirão impunes. A inveja está acima de todas as leis? Até quando?

O Situacionista disse...

Acabei de receber um email e fiquei a pensar qualquer coisa do género – ora deixa-me lá juntar as peças: afinal de contas quais as motivações e o porquê dos timings da divulgação das escutas ?

Já percebi.

Um dos principais objectivos, no que toca ao timing, daquela divulgação só pode ser este: era preciso dar um pingo de aparente credibilidade ao decrépito Ricardo Vermelho Costa.

Ele está a precisar.

Principalmente para lhe permitir fazer mais um servicinho encomendado – dar cabo dos jogadores do FC Porto no caso do túnel. E, assim, tentar arrasar o FC Porto.

Preparem-se portistas, vem aí pancada muito violenta. Mais do que os 6 (!!!!!) jogos que alguns jogadores já cumpriram ...

Só pode !


Têm dúvidas ?

Ora leiam o texto de hoje (o tal email que recebi ...) de um fulano que se diz jornalista, que escreve no jornal onde escrevem o MST, o RM e o FJV, e que tem a particularidade de ter o cérebro directamente ligado à sanita donde “bebe” a necessária oxigenação que lhe permite manter a sua inteligência canina (com todo o respeito pelos cães) e demonstrar que nunca tomou a vacina contra a raiva :


“A verdade é como o azeite

As escutas do Apito Final foram ontem dlvulgadas no YouTube.

Quase dois anos depois do trânsito em julgado desportivo dos processos, o País ouviu, estupefacto, as conversas entre os protagonistas, combinações, maquinações, pedidos, promessas, tráfico de influências, enfim, um menu completo de tropelias que mancharam para sempre o futebol português e tiveram, na justiça des¬portiva, a devida punição.

Quem, ao longo deste desgastante processo, esteve de boa-fé contra a decisão da CD da Liga (mais tarde ratificada pelo CJ da FPF), não pode deixar de reflectir e concluir que defendeu o Indefensável.

Porque os diálogos que chegam aos computadores através da web são de uma violência incomensuravelmente superior às transcrições entretanto publica das pelos jornais. A trama do Apito Final é revelada em toda a sua magnitude, desde o à-vontade com que eram abordadas matérias escabrosas até ao omnipresente sentimento de impunidade.

Tem sido, amiúde, repetido (embora haja quem não queira, de todo, ouvir!) que a justiça desportiva não tem de ser coincidente com a justiça criminal e vice-versa. Porém, perante o que se ouve, é Inevitável que cresça a perplexidade pela irrelevância que foi atribuída, pelos tribunais comuns, a muita da matéria em apreço. Viajando pelos comentários publicados em www.abola.pt. verifica-se um sentimento de indignação pela falta de acção.

Ao mesmo tempo, é inevitável que se conclua que, de Hermínio Loureiro a Ricardo Costa, foi precisa muita coragem (que faltou a outros!), para agir e aplicar a lei. Mas a verdade é como o azeite. Vem sempre ao de cima.”



Leram bem ??????????

O Situacionista disse...

Meu caro PC,

Resposta fácil - até nós deixarmos de ganhar ...

ilha_man disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
pc disse...

maquinações nazis que não vão ter fim...
o que essa encomenda vem dizer é que a inveja pratica um crime em defesa da "superior" raça encornada - o povo mostra-se indignado (comenta no jornal do regime MATEM-NOS!) logo se deduz que o crime compensa.
Vamos aguardar...como diz o nosso Presidente largos dias...

PS De todas as escutas encornadas, de todas as coisas "por outro lado às quais diariamente assistimos, os Mr Kings, os cristais, etc etc etc, a minha preferida é a do Sr que sabe fazer dos papoilas campeões, que li neste regresso da inveja malcheirosa e passo a transcrever : Ó Shôr presidente é só mais um favôrjinho... é com o União da madeira , mas nunca se sabe...(É uma delícia!)

PS2 Hulk já vai em 6 jogos de castigo!

pc disse...

Caro Ilha man A escutas referidas no meu coment anterior — "faço as coisas por outro lado" e "é só mais um favorzinho"... (só mais um!)pertencentes ao Apito Dourado fazem parte do processo ou da substância?
As meninas que o SLB ofereceu ao Mr King são processo ou substância e os recentes Cristais? e as armadilhas no Tunel, os incêndios de autocarros,os ataques terroristas a uma equipa de Hóquei o arsenal de armas dos NN em pleno estádio da Luz com a conivência do nosso ex-sócio de 24 anos! são processo ou substancia?
Ou serão apenas pequenos crimes em nome da raça encarnada?

ilha_man disse...

Caro PC!

Para mim não há inocentes nem anjinhos.

Sou benfiquista e já assisti a um SLB-FCP na antiga Luz e vi adeptos do benfica a atirarem garrafas aos adeptos do Porto. Não tenho qq problema em dizer que quem o fez é uma besta.

O que me custa neste caso, como nos que assinalas (sim, eu sei que tb há escutas ao LFV) é o facto de em casos tão gritantes de corrupção as coisas continuarem na mm. Em Itália a Juventus tb se fartava de ganhar e não foi por isso que não desceu à 2ª divisão, ou que o AC Milan tenha sido multado em não sei quantos pontos!

ilha_man disse...

Em Portugal, como a nossa justiça pura e simplesmente não funciona, dá a sensação de que para ganhares tens de jogar sujo, por que se tentas ir contra o sistema és engolido.
E caro PC, isso é o que me preocupa.

pc disse...

Caro Ilha man, muito bem ...então comece por lutar (exigir, escrever nos blogues etc...faça o que puder!)para mandar o Benfica, o seu clube,(O Clube de Portugal) para a 2ª divisão.
Este ano, o Jogo Sujo está a atingir os níveis das décadas de 40/50/60.
Com o jogo sujo deste ano o "fenómeno" Hulk já vai em 6 jogos ...

pc disse...

Jogo Sujo (CONTINUAÇÃO Via Dragão até à morte)

O PRINCIPAL PATROCINADOR DA COMPETIÇÃO SER O PRINCIPAL PATROCINADOR DE UMA EQUIPA EM DISPUTA DO TÍTULO, COM A QUAL FAS NESSE MESMO ANO UMA INJECÇÃO DE 40M€€€... não estamos a falar de fruta, rebuçados ou bilhetes para jogos... são 40M€€€€€€€€€€€!
pergunto : Não é crime! Mas é ou não imoral...?

@Nuno Silva clap clap

Se o patrocinador fosse nosso era crime! como é o patrocinador do clube do regime - entende-se que será em nome dos superiores interesses do Regime!

o mesmo se aplica às escutas, aos túneis. etc etc...
e o mesmo se aplica igualmente ao Jornal do Regime, que publica, como se pode ler aqui nos comentários, o crime do pagamento de Prostitutas pelo Benfica ao Mr King com a maior das naturalidades...

PS confirmaram~-se ontem à noites as palavras de Mourinho:"PdC sabe o que dizer, quando e como...

"Queremos igualdade para o todo o país!
Esta deve ser a nossa batalha — a batalha pela igualdade de tratamento.

O Situacionista disse...

Já que o PC se referiu às palavras de ontem do NGP, aqui fica a notícia:


"Estamos atentos às campanhas"

Vizela pode não ter sido o berço de Portugal, mas foi lá que nasceu o movimento que haveria de levar Pinto da Costa à presidência do clube. Confessou o próprio, ontem, num jantar que juntou à mesa mais de 450 portistas da localidade. Essa coincidência serviu de ponto de partida para um discurso que empolgou a plateia, ainda que sem tocar nalguns pontos da actualidade, designadamente a divulgação, no "YouTube", das escutas efectuadas no âmbito do processo "Apito Dourado" ou a insatisfação com as exibições mais recentes da equipa.

Aliás, a dada altura, Pinto da Costa brincou mesmo com o interesse jornalístico que a intervenção em Vizela suscitava, comprovado com os directos televisivos. "Estão aqui à espera de apanhar qualquer coisa para a Comissão Disciplinar da Liga pegar", disse, numa referência indirecta às divergências que o FC Porto mantém com a CD da Liga, entre outras coisas, e mais recentemente, por causa da demora na apreciação dos processos instaurados a Hulk e Sapunaru.

De actualidade, ou pelo menos de uma piscadela de olho à actualidade, nada mais.

Pinto da Costa apelou à união dos portistas no sentido de dar resposta a manobras de desestabilização que foi depois identificando.

"Se vos lembro é para que estejam atentos às campanhas", disse, apontando baterias ao jornal "A Bola" e, mais concretamente, ao que tem sido escrito por alguns elementos dos Gato Fedorento. "Arranjem gatos fedorentos, macacos fedorentos, camelos fedorentos. Nós não iremos ceder, nem deixar de defender o FC Porto. Já agora, a título de explicação, e porque falei em fedorentos, quis compreender o que é um gato fedorento". E prosseguiu: "Fui ao dicionário e vou ajudar-vos a compreender os escritos desses senhores . No Dicionário de Língua Portuguesa da Texto Editora, na página 701, diz assim: Fedorento - fétido, esquisito, rabujento. Esquisito e rabujento toda a gente sabe o que quer dizer; fétido fiquei na dúvida. Mas, na página 708, diz: Fétido, o que exala mau cheio, podre, pútrido, fedor. Depois fui ver o significado de pútrido à página 1229. Diz: podre, pestilencial, fétido, corrupto, putrefacto. Parei. Fiquei a saber o que são gatos fedorentos. E, assim intitulados, compreende-se que não saibam escrever mais nada, a não ser contra o FC Porto ou o seu presidente", rematou, entre risos e aplausos da plateia vizelense, prometendo atenção a essas campanhas e vincando que não se deixaria "curvar" na defesa do clube.

"Temos de estar atentos, unidos e reagir, porque acham-se muito fortes, mas ainda não nos conseguiram tirar da Liga dos Campeões, onde estamos", acrescentou, prometendo voltar a Vizela no último acto público enquanto presidente portista.

"No País e no mundo, falar em futebol é falar no FC Porto..."
Pinto da Costa aproveitou também para responder aos que têm enclausurado o FC Porto em fronteiras virtuais do Norte. "Quem percorre este país e este mundo, como nós, sabe que, quando se fala de futebol, fala-se do FC Porto. Já ouvi isto de governantes, da boca do presidente da Comissão Europeia [Durão Barroso] e, no entanto, ainda há quem diga que o FC Porto não é conhecido no estrangeiro. Mas já lhes estou a dar importância", frisou, no remate de um discurso muito aplaudido, como é habitual nestas passagens pelas casas, e inevitáveis jantares-convívio, que vão sendo organizados.

A passagem por Vizela serviu também para Pinto da Costa inaugurar oficialmente o auditório da casa do clube na localidade, um espaço baptizado, precisamente, com o nome do presidente portista.

( http://www.ojogo.pt/26-22/artigo843966.asp )


Meu caro NGP, quando diz "Temos de estar atentos, unidos e reagir,(...)" eu gostaria de lhe dizer o seguinte:

CONTE COM OS BICAMPEÕES DO MUNDO !

O Situacionista disse...

"Futebol: Benfica-FC Porto de 2008 teve incidentes no túnel

Lisboa, 22 Jan (Lusa) - O Benfica-FC Porto da época passada teve incidentes entre elementos dos dois clubes, à semelhança do jogo de Dezembro que resultou na suspensão preventiva de Hulk e Sapunaru, dos quais a Liga diz não ter conhecimento apesar das imagens o documentarem.

Os incidentes desta época também ficaram registados estando as gravações na posse do Benfica e da Liga dos Clubes, que não as tornaram públicas.

Nas imagens do jogo da segunda jornada da época passada, disputado a 30 de Agosto de 2008, logo após o final do jogo vê-se um elemento ligado ao Benfica a agredir a pontapé o team-manager do FC Porto, Acácio Valentim, gerando-se logo a seguir uma enorme confusão junto à entrada para o balneário do FC Porto, com praticamente toda a equipa dos dragões a sair do balneário e a envolver-se, no mínimo, numa enorme discussão com elementos aparentemente da segurança do Benfica." (JN)

O Situacionista disse...

"Futebol: PSP enviou relatório dos incidentes do Benfica-FC Porto de 2008 para a Liga

Lisboa, 22 Jan (Lusa) - A PSP elaborou um relatório, que enviou para a Liga, sobre os incidentes registados no túnel do Estádio da Luz no jogo entre Benfica e FC Porto, disputado a 30 de Agosto de 2008.

"Efectivamente foi elaborado relatório e enviado à Liga Portuguesa de Futebol. A PSP apenas acalmou os ânimos e não houve necessidade de ter acesso às imagens", disse à Lusa fonte da Direcção Nacional da PSP.

O Benfica-FC Porto da época passada teve incidentes entre elementos dos dois clubes, à semelhança do jogo de Dezembro que resultou na suspensão preventiva de Hulk e Sapunaru, dos quais a Liga diz não ter conhecimento apesar das imagens o documentarem." (JN)

O Situacionista disse...

"Futebol: Acácio Valentim diz que Benfica "preparou" agressão no clássico da última temporada

Lisboa, 22 Jan (Lusa) - Acácio Valentim, o funcionário do FC Porto agredido no túnel da Luz, disse à Lusa que "tudo foi preparado e orquestrado" para tentar uma reacção dos jogadores que causasse prejuízos ao clube.

"Foi tudo preparado e orquestrado para que houvesse uma reacção dos nossos jogadores. Felizmente conseguimos detê-los à porta do balneário. A agressão de que fui vítima aconteceu depois do jogo, quando me dirigia para o balneário depois de ter ido verificar a 'flash-interview", que é uma das minhas obrigações. Comecei a ser empurrado por elementos do Benfica que nem podiam lá estar e depois levei um pontapé, tipo karaté", disse à Lusa Acácio Valentim.

Fui imediatamente queixar-me ao Rui Costa, que estava a poucos metros e presenciou tudo. Gera-se uma discussão e é nessa altura que os nossos jogadores vêm em meu auxílio. A pessoa que me deu o pontapé é a mesma que deu um estalo no aeroporto de Lisboa quando foi aquela história do Moreto", concluiu o "team-manager" do FC Porto." (JN)

Dragaopentacampeao disse...

O autor da publicação das escutas no Youtube identifica-se como tripulha, de 24 anos e do Uganda!

Ora três vezes pulha é o que são os benfiquistas e quem os apoia.

Creio que a única mentira desta identificação é a origem. Apesar de se dizer de um país Africano, creio que o país verdadeiro será Marrocos!

Cambada de mouros!

victor sousa disse...

cada cabeça cada sentença, diz o Povo na sua infinita sabedoria, caldeada em larguíssimos anos de prática no lado podre da vida. Mas há coisas que se podem fazer. É só querer. A primeira, para acabar com este nojento corporativismo, é acabar com o segredo de justiça. A prática já demonstrou que serve apenas para julgar antes do julgamento, e o seu não acatamento sai essencialmente daqueles que são pagos para o contariar! Kafkaniano não?
Portugal, somos nós!
Percebes a mensagem? E então? Queres ser português?