segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Nove em Quinze

Terminamos a primeira volta do campeonato.
E com nove pontos de avanço.
Excelente!

Ontem o jogo não foi brilhante, mas cumprimos o nosso dever vencendo.
Era o jogo de entrada em 2008, após o intervalo de Natal, e após os deslizes de todos os adversários mais próximos, a vitória era importantíssima.
Fizemos um jogo sério, bem assentes na nossa táctica.

Viu-se mais uma vez, no lance do golo, o quanto é importante o Lisandro jogar a ponta-de-lança.
Ele é incansável. Disputa os lances todos, mesmo quando parecem perdidos.
Por isso sr. Jesualdo, mesmo sem o Tarik, temos de o manter lá na frente!

Paulo Assunção também me surpreendeu, pelas muitas vezes em que apareceu em terrenos ofensivos. E até a rematar.
Fizeram-lhe bem as férias!

Deixo-vos com um gráfico do que tem sido a nossa vida, relativamente aos rivais:

Diferenca FCP

14 comentários:

Fanático disse...

Estamos à frente com toda a justiça e com uma margem confortável, ainda que isso por si só não signifique nada.

Definitivamente ontem o melhor (e como deve ser sempre!!!), foi o resultado.

Equipa perra, passes falhados (Lucho, RM, MC, ZB, PA, etc.),falta de lucidez, uma confusão no meio e na transição para o ataque e na organização de jogo, poucas oportunidades e o peso das rabanadas a fazer-se sentir!

Não entendo a razão de ser dos elogios ao PA ontem, uma vez que, salvo o lançe do golo (o que já não é pouco!) e a amostra de remate, nem parecia o PA que sempre elogiei e é dos meus favoritos no plantel (pelo rigor táctico, pela baixissima percentagem de passes errados e altissima percentagem de certos, pela postura física invejável e com um número muito reduzido de cartões exibidos). Ontem, não, falta de frescura física, passes errados e confusão táctica.


Não perçebo (e aqui nem o Soldado percebe, mesmo apelidando-o de "feirante" fatela(para não ser mais preciso, se é que me faço entender..) a razão de ser mal passados 5 m de jogo já o povão assobiava RQ, até parece que não foi um dos, poucos, melhores de ontem. Há gente que não percebe de futebol e como não pode assobiar em casa, vem assobiar para o Dragão.

Aliás, não entendo, nem nunca entendi porque se assobia a equipa, por pior que a exibição seja, não percebendo esses alegados adeptos que é nesses momentos que mais a equipa precisa de apoio.

Fanático disse...

E já me esquecia, gosto muito do gráfico e do que ele significa!

O Situacionista disse...

Ainda não ganhamos nada !
Mas é (vencendo) nestes jogos que se ganham os campeonatos !
Foi um jogo sofrível !
E depois do golo parecia que nunca mais acabava.
As rabanadas, com o Prof., dão sempre complicações.
Vencemos, que era o fundamental.

E uma nota especial para o jogador que nos garantiu a vitória – HELTON !
A defesa que fez na segunda parte, já na parte final do jogo, a um cabeceamento de grau de dificuldade muito elevado, de cima para baixo, na sequência de um livre, foi absolutamente FABULOSA !
E os grandes guarda-redes dos grandes clubes são assim, tocam poucas vezes na bola, mas quando tocam têm de estar preparados para tudo.

Concordo com o que dizes Azzulli, mas estou tentado a mudar a minha própria opinião sobre um dos aspectos. Refiro-me à substituição do Tarik.
É que depois de ver ontem o Mariano, de quem mantenho que é um belíssimo jogador, e de ver as condições psicológicas em que se encontra, não posso manter que ele seja o substituto do Tarik. O homem está completamente sobre brasas. Ele ia caindo mais do que uma vez sozinho. Simplesmente por que está de tal forma condicionado que até perde a noção do equilíbrio.
O Prof. TEM DE O DEFENDER !
Até porque assim estará também a defender a equipa.
Mariano não tem, ainda, condições para jogar.
Muito menos no Dragão, onde não lhe perdoam uma.

Daí que estou tentado a rever a tese do Lisandro.
E palpita-me que vai mesmo ter que ir para a linha.
Assim, avança o Adriano.
Que, inacreditavelmente (mas felizmente), me parece outra vez (é sempre nas 2ª voltas !) estar a querer regressar à boa forma.
Ele há coisas do arco da velha !

Entretanto, se em finais de Janeiro a nossa diferença pontual se mantiver, o nosso campeonato vai passar a ter, a partir de Fevereiro, uma nova SUPER-EQUIPA, apoiada por frenéticos 8 milhões de desesperados, invejosos e frustados, a lutar connosco pelo título. Chamar-se-á Apito Dourado ...

P.s. – Os assobios no Dragão, se não fossem irritantes por serem fruto apenas de maus hábitos devido a “barriga cheia”, eram cómicos...

O Situacionista disse...

Ah, no final do jogo, já no carro, ouvi na rádio umas declarações explosivas do Zé !

Do género:

“Jornalista – Hoje não atacou tanto ?
Zé – Não. É que agora as equipas colocam um jogador a marcar o Bosingwa. E por isso o Bosingwa não pode atacar tanto. Mas também não tem tanto trabalho a defender.
J – E o que tem a dizer das declarações do Pedro Silva do Sporting que disse que os jogadores do FC Porto já se sentem campeões ?
Z – Só espero que ele regresse (da lesão) rápido. É que ele é um coitado, e como é um coitado tem de regressar rápido e bem para não lhe acontecer o mesmo que já lhe aconteceu numa série de clubes, ser dispensado...”


É caso para dizer que tem tanto de genial como de pancada....

Azzulli disse...

Pois, mas se não fosse ser o Lisandro o nosso pdl ontem, não teriamos marcado aquele golo...

Valerá o risco coloca-lo na linha?

É que não só abdicamos dele na frente, como ele próprio pode "amuar" por sair da posição que mais gosta, e onde sabe que é melhor que os outros...

O Situacionista disse...

Compreendo a tua dúvida.

Mas quem é que colocas na ala se o Lisandro se mantiver a pdl ?

E os 2 próximos jogos para o campeonato são contra o Braga e em Alvalade.

Sinceramente, penso que o Prof. tem uma decisão difícil a tomar.

Fanático disse...

Paras as vossas dúvidas e interrogações, há sempre o HP!...

E já agora, que o gladiador (ainda que grego) Katsouranis vai ser expulso da arena, seria uma grande heresia contratá-lo para as ausências do Lucho?

Isto claro se o JF deixar que o Ibson venha!!!

E já não falo do Tiago porquanto já se falam de 13 milhões para o Tottenham... e nós cá no FCP temos a política do comprar barato e vender caro e não o contrário!!!

Já agora a propósito dos ensanguentados:

a) como a política de contratações e vendas é a inversa à nossa, cada minuto e cada golo não marcado pelo Cardozo vale quanto???!!!!;

b) a intevenção do símio seboso do Rui Santos de ontem foi fabulosa: sempre a bater no MO e a defender o MT!!!

Fanático disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eterno Dragao disse...

Ontem, de facto, foi fraquinho e deu para sofrer. Apesar de não termos feito uma boa exibição, creio que a Naval jogou muito bem, o que tornou a nossa vida difícil.

Quanto ao FCP sem Tarik, não tenho dúvidas que a solução passa pelo Adriano. Por várias razões: no pouco que jogou, mostrou estar em boa forma física; Mariano está uma verdadeira desgraça em termos psicológicos, como bem nos diz o Situacionista; Hélder Postiga é uma nódoa.

Também se fala, "nesta conversa", do "One-Man-Show-Rui Santos": ontem, esteve a falar pelo menos 50 minutos sobre esse caso, de dimensão nacional, entre os descarregados (?) Luisão e Katsouranis. Entretanto, adormeci, mas não tenho dúvidas que deve ter falado 5 minutos sobre o Sporting e um minuto sobre o Porto. Só desejo que continue a ser assim.

Finalmente, uma palavra de apreço para Luís Filipe Vieira, que continua a fazer um grande trabalho. Deus lhe dê força para continuar, por muitos e bons anos!

O Situacionista disse...

Meus caros Fanático e Eterno,

Alerto para um erro que me parece crasso.
Atenção à vossa estratégia !

Temos de continuar a criticar o Orelhas e o Elefante Franco.
Especialmente o primeiro porque está sob o fogo cerrado do Tonecas (ninguém o cala !).
Quiça até acentuar as críticas.
Parece-me elementar.
É que senão poderemos estar a contribuir involuntariamente para acelerar o seu próprio “descarregamento”.... o que nenhum de nós quer, como é bom de ver ...

P.s. – O geloso Santos ontem sugeriu que o FC Porto, tal a supremacia, passasse a disputar o campeonato espanhol ! O lorpa só não atingiu é que até lá seríamos candidatos ao título. Sem margem para dúvidas.

P.s. 2 – Fanático, o Rodriguez, para a próxima época, é que era na mouche !

Azzulli disse...

Recebi SMS de um amigo:

Novo nome para os vermelhos:
S.L.B. = Sport Lisboa e BOXE

:-)

Fanático disse...

Caro Situacionista, eu sempre fui e serei um apoiante do MO e das suas políticas e espero continuar a ser, desde que ele mantenha o mesmo registo!!!!, quer nas palavras, quer nas contratações, quer, e sobretudo, nos títulos!!!

O Rodriguez só se fosse agora para depois no final da época o vender por 30 milhões de euros!!

Azzulli disse...

Comprar Rodriguez, comprar Katsouranis... vocês estão bem?!?

O Soldado Azul disse...

Viva Caríssimos!
Ontem sofremos muito... e não fosse o Helton, ai, ai, ...
Não ganhamos nada é verdade e temos que ter outra atitude em campo! O Prof tem que motivar, por mais "favas contadas" que no íntimo possam pensar...
Muita atenção à saída do Tarik... Qual a alternativa?
Bom, pessoalmente acho que o Prof deve manter o 4-3-3 por trata-se do melhor sistema táctico em termos exibicionais... A equipa joga melhor neste sistema... Logo deve manter... Dados os receios de Marianos e afins, acho que provavelmente o melhor (e mais prudente) é colocar o Lisandro na lateral e o Adriano no meio, considerando na outra lateral o "fatela" (Fanático, nunca apelidei-o de Feirante, embora como "cigano" está muito bem aplicado...)!
Já agora para que fique registado, eu acho que o RQ não é uma estrela comparada com as grandes estrelas como Ronaldo, Messis e afins... e não gosto particularmente dos seus individualismos que não resultam em nada (tal como ontem...), bem como de eventuais comportamentos indisciplinados que felizmente nos últimos jogos não têm ocorrido... Agora evidentemente que se trata de um bom jogador, que é capaz de criar lances de "pura arte" e que se trata de um jogador muito útil para a equipa... Não consigo é idolatrá-lo e considerá-lo entre os melhores a nível mundial... (apenas e só)!
Saudações