quinta-feira, 15 de maio de 2008

O castigo ao FC Porto

Já o estava para comentar há mais tempo, mas atendendo à delicadeza do assunto e à falta de disponibilidade que tenho tido, só hoje o posso fazer (e ou era hoje ou só para a semana, porque temos que começar a debater o próximo jogo que nos pode dar mais um título e onde irei ter a felicidade de estar presente).

Começo por referir alguns factos absolutamente assentes antes de abordar mais aprofundadamente o assunto:

1. A Comissão Disciplinar (CD) da Liga considerou provado que o FC Porto, nos dois jogos em questão (FC Porto-Estrela da Amadora (2-0) e Beira Mar-FC Porto (0-0), não foi beneficiado pela arbitragem. Aliás, no jogo com o Estrela considerou mesmo que o mais prejudicado foi o … FC Porto.

2. A CD, como tal, considerou que nunca poderia ter havido corrupção.

3. A CD considerou, no entanto, que o FC Porto tentou corromper os árbitros para esses dois jogos.

4. Efectivamente, a CD considerou que o FC Porto, através do seu presidente, repito, através do seu presidente, tentou comprar os árbitros para esses jogos.

5. A CD, para o efeito, baseou-se no depoimento da….Sr.a D. Carolina (é certo que a CD não ouviu a dita senhora, nem precisou, porque utilizou os depoimentos que ela fez nos processos crimes que foram fornecidos à Liga pela Dr.a Maria Morgado).

6. Segundo a Sra. D. Carolina, Pinto da Costa deu ao árbitro Augusto Duarte um envelope com dinheiro. Diz ela que viu a entrega do envelope. Diz também que sabe o valor que lá tinha (€ 2.500,00), porque depois da entrega perguntou a Pinto da Costa e ele disse-lhe – “€ 2.500,00”.

7. Ainda segunda a mesma senhora, Pinto da Costa ofereceu umas meninas à equipa de arbitragem de Jacinto Paixão. Ela sabe porque ouviu a chamada telefónica. Estava lá ao lado. Também sabe o que quer dizer “fruta” porque sabia que no futebol utilizam essa expressão para querer dizer “meninas”.

8. Face ao castigo aplicado ao Clube e ao seu presidente, este decidiu que o Clube não apresentaria recurso. Apenas o próprio recorreria.


Depois deste intróito, impõe-se perguntar – terá o Clube tomado a decisão mais acertada ?

Deixo já aqui registada a minha “declaração de interesses” – o Futebol Clube do Porto e o seu Presidente, o NGP, tomaram a decisão ERRADA. Portanto, eu discordo que o Clube não tenha recorrido. Se fosse eu a decidir, o Futebol Clube do Porto também teria apresentado o recurso.

Mas, independentemente da minha discordância, impôs-se uma segunda questão – aceito e/ou percebo a decisão tomada ?

Também respondo já – É EVIDENTE QUE SIM ! Aceito e percebo. Totalmente.

Passo a explicar:

Eu até entendo que para alguns portistas, de forma absolutamente legítima, a decisão seja inaceitável (especialmente para os portistas do sul. E percebo que, para estes, serem bombardeados com os lenga-lengas dos invejosos dos antiportistas, que só conseguem festejar despedidas de jogadores e 2ºs lugares, seja complicado de aguentar).
.
Mas também lhes digo, se escolheram ser portistas, têm que ter noção que escolheram o caminho mais difícil, mais árduo, mais duro, mas, ao mesmo tempo, aquele que é também o mais saboroso e mais nobre ! E eu tenho o maior orgulho nos nossos consócios do sul.

Claro que há sempre também aqueles portistas, até pela dimensão que o clube atingiu, que vêm em todo e qualquer problema ou pseudo-problema que possa atingir o Clube, uma belíssima forma de aparecer e brilhar. São os custos inevitáveis do crescimento desmesurado que o clube tem vivido. Inclusive, penso que o FC Porto já tem até NOTÁVEIS. Imaginem só !??!

Mas reparem no seguinte: eu sempre defendi que o Clube deveria recorrer. Especialmente para não fragilizar a posição do seu (nosso) grande presidente.

Só que, o NGP, como sempre, coloca acima dos seus interesses os interesses do Clube e, acima destes, os interesses do Futebol Clube do Porto. E, no topo dos topos, os superiores interesses do Bicampeão do Mundo.

E, como tal, o meu entendimento é que o NGP, depois de ter analisado o assunto, depois de verificar que isto vai demorar anos a desmontar (dispenso-me até de aqui e agora ter de explicar toda a tramóia que nos querem fazer), depois de verificar que o Clube pode e deve é ficar a fazer o seu papel – jogar futebol - , depois de verificar que só acusam o clube por causa de actos que a ele (NGP) imputam, depois de constatar que possivelmente só na justiça civil é que se vai fazer justiça, depois de concluir que por isso poderia ser trágico se nos retirassem na justiça desportiva pontos no decorrer do próximo campeonato, depois de pensar que já bastam as falsidades e suas injustas consequências para nelas ainda termos de acrescentar uma possível perda de um campeonato (o próximo) por nos tirarem infundadamente pontos, depois de tudo isto,

O NGP decidiu arcar isoladamente com as despesas do recurso até às últimas consequências.

E aqui, tenho de fazer um aparte – já ouvi por aí uma tese peregrina segundo a qual o NGP foi abandonado pela SAD. Ou seja, esta decisão de o Clube não recorrer seria contrária à vontade do NGP.

Confesso, quando ouvi esta tese, não pude deixar de sorrir. Aliás, se assim fosse, Pinto da Costa só tinha um caminho – DEMISSÃO IMEDIATA !

Mas, meus amigos, alguém acredita que Pinto da Costa não manda na SAD ? Alguém acredita que numa equipa liderada por Pinto da Costa, constituída por 5 elementos, em que esses elementos são entre outros, Reinaldo Teles e Fernando Gomes, em que a maioria se forma com 3 votos num determinado sentido, em que o Presidente tem voto de qualidade, alguém acredita, dizia eu, que as decisões tomadas são contrárias à vontade de Pinto da Costa ? Alguém acredita ? Mas alguém acredita ???

Vá lá, pensem um bocadinho…só um bocadinho…

Eu diria, só quem viver no mundo da lua. Ou tiver interesse, por inúmeras razões possíveis, em passar uma imagem de divisão virtual da SAD…. imagem essa que, ainda por cima e em última instância, visa claramente fragilizar…Pinto da Costa…


Mas voltando ao tema,

Ninguém duvide - Se Pinto da Costa for absolvido, como eu acredito piamente (notem bem, a única (des)prova contra ele é …. a Sr.a D. Carolina !), desde logo na justiça desportiva ou, posteriormente, na justiça civil, o Clube terá de ser absolvido. Relembro, o clube é acusado por actos que dizem que o presidente praticou. Logo, se o presidente provar que não os praticou….

É que há mecanismos de revisão de decisões. Mesmo definitivas.

E assim, o BOM NOME e a HONRA, que NÃO TÊM PREÇO, continuarão INTOCÁVEIS e INABALÁVEIS !

Daí que, em conclusão, eu diga o seguinte: apesar de não concordar com a decisão do Presidente, aceito-a e percebo-a em absoluto.

Termino dizendo: Meu grande presidente, sei que continuo e continuarei a contar consigo para engrandecer, honrar e dignificar sem parar e cada vez mais o Clube que tivemos a felicidade de escolher e que dá pelo nome de FUTEBOL CLUBE DO PORTO !

Já agora, Senhor Presidente, próxima missão – atitude à Dragão para tentar vencer em Oeiras. Lá estarei para apoiar.


P.s. – É minha convicção profunda que a Sr.a D. Carolina, ontem, em Gondomar, deu a primeira cavadela na sepultura da sua “credibilidade” judicial. Aguardemos.

5 comentários:

Zé Luís disse...

Caro Situacionista (raio de nick, sugere outra coisa com segunda intenção, amigo), concordo com tudo e também fiz essa leitura.
Mas aguardava algumas informações para poder tirar esta conclusão que defines muito claramente.
Aliás, para dar esta explicação pública de que se dispensou Pinto da Costa, decerto não iria cair bem, nem na opinião pública nem entre a comunidade imensa de portistas.
Mas nem todos têm essa capacidade de análise e conjugação de "pensar e conhecer", infelizmente.
Por isso, aí estão todos os pontos nos ii.
Quanto á apreciação a que te eximiste de fazer, fiz eu a minha análise hoje ao acórdão do FC Porto-E. Amadora.
E perdi a vontade de ler o do jogo com o Beira-Mar.
Pelo denunciante se vê a denúncia.
E um burro carregado de livros é um doutor.
Abraço. Tamos todos nisto. E lá estaremos em Oeiras!

O Situacionista disse...

Zé Luís,

De facto, nem de propósito. A parte que eu me eximi de comentar está excepcionalmente bem retractada num post do Zé Luís, no Portistas de Bancada, que acabei de ler e cuja leitura título de indispensável.


P.s. - Quanto ao nick, meu caro, nada tem a ver com essa "segunda intenção", como é evidente. Apenas resulta de uma brincadeira de amigos sobre temas ... futebolisticos. Mais concretamente, imagine só, treinadores ! E mais não digo.

dragao vila pouca disse...

"Inclusive, penso que o FC Porto já tem até NOTÁVEIS. Imaginem só"
Eu acabei de chegar de Matosinhos e de ver o F.C.P. 72 - Ovarense 69.
Não vi lá nenhum dos pseudo notáveis, aliás, nunca os vi em nenhum jogo das modalidades nem nas Assembleias Gerais do F.C.Porto.
Quanto à Honra, era o que faltava eu sentir-me manchado por um castigo que tem por base o testemunho de uma ordinaria da pior espécie.
Porque meus caros, uma pessoa que vive com outra vários anos, tem com ela segredos, cumplicidades, intimidades e depois, numa vingança mesquinha, vil, porca, põe a nu toda a vida que devia ficar guardada entre o casal, não passa de uma ordinária.
Coitado do alentejano que tinha dois herdeiros e agora já tem cinco.
A isso os brasileiros chamam golpe da barriga.
Um abraço

Soajeiro disse...

Até aqui todos os portistas diziam que não aceitavam o castigo, qualquer que ele fossse, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, bla, .
Claro que aceitaram de bom grado , pois sabem que ele não corresponde a uma centésima da falcatruas cometidas pelo "COMEDOR NA ASSEMBLEIA DA REPUBLICA À MINHA CUSTA".
QUEM NÃO DEVE NÃO TEME, e se esses individuos soubesem que não eram culpados recorriam.
Quanto ao castigo ter por base(duvido muito) o testemunho da ex-1ª Dama, e ela não ser AGORA (já foi para vocês e para o "COMEDOR NA ASSEMBLEIA DA REPUBLICA À MINHA CUSTA". )uma pessoa credivel é mais uma razão terem recorrido.
Sendo assim como diria o Tomáz Taveira " Aguenta não chora".

O Situacionista disse...

Nelote,

Como dizia o Taveira: "Tri, perdão, tudo lá dentro. Que bom !"...