quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Chiça! Estava a ver que tinha de chamar o Prof. Bambo!

9ª jornada da Liga 2008/09
Estádio José Gomes, na Amadora
Árbitro: Paulo Baptista

ESTRELA DA AMADORA: Nélson; Hugo Gomes, Mustafá (Ndiaye aos 20m), Carreira «cap.» e Moreno; Celestino (Pedro Pereira aos 65m), Marcelo Goianiria, Fernando Alexandre e Vidigal; Silvestre Varela e Anselmo (Rui Varela aos 73m);
Treinador: Lázaro Oliveira;

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Pedro Emanuel «cap.» (Tomás Costa aos 90m); Fernando, Raul Meireles (Guarin aos 85m) e Lucho González; Lisandro Lopez, Hulk (Mariano Gonzalez aos 88m) e C. Rodríguez;
Treinador: Jesualdo Ferreira;

Resultado final: 2-4;
Marcadores: Lisandro Lopez (aos 10m), Moreno (aos 27m), Rodríguez (aos 45 e 85m), Vidigal (aos 62m) e Hulk (aos 64m);
.
Mas felizmente não foi preciso.

E qual falta de comparência, qual quê!
Esta equipa não precisa de ajudas. Nem de ganhar jogos na secretaria.
Queremos apenas arbitragens honestas, jogar e ganhar dentro das quatro linhas.

E para isso nada como arrancar a 100 à hora. Desde o início.
Com Licha e Hulk cada vez mais em sintonia. Duas “máquinas” que levam tudo à sua frente.
Com C. Rodríguez a subir de forma e confiança. De trás para a frente. À Alain Prost.
.
Ainda sem Lucho.
O que só me faz pensar: Aonde poderá esta equipa chegar quando Lucho finalmente aparecer?
.
De resto foram 4 golos marcados e outros tantos por marcar.
Com a equipa a jogar com vontade, alegria e atitude. Com uma frente de ataque mais activa. Criando cada vez mais oportunidades de golo.
Criticas para o modo como sofremos o 2º golo do Estrela. Impensável que tal falha se repita.
.
E com o acerto de calendário feito, já estamos a morder os calcanhares aos abutres. Tenho cá um pressentimento que não vão aguentar a pressão.

Uma palavra final para a equipa do Estrela: Digna!
Espero que haja por parte dos seus dirigentes o devido respeito pelo sacrifício destes profissionais.

Os nossos golos:



As palavras dos nossos intervenientes:
Jesualdo Ferreira
«Foi uma vitória sem discussão, com um resultado justo, mas curto. Houve golos a mais do Estrela e golos a menos do F.C. Porto. É uma diferença curta para as oportunidades que criámos. Mas saliento que, com todas as dificuldades que atravessa, o Estrela vendeu cara a derrota e ainda conseguiu empatar duas vezes. É uma equipa com brio, bons jogadores e bem organizada.»
Sobre o 1º golo do Estrela: «Aquele lance acontece uma vez na vida, mas acabou por ser bom porque o F.C. Porto sente-se bem com desafios. A equipa motivou-se e no fundo são situações dessas que nos fazem crescer. Mas é verdade que não gostei de sofrer dois golos neste jogo.»
Sobre C. Rodríguez: «Disse há pouco tempo uma coisa que causou muita surpresa. O Rodríguez é um jogador que teve pouco tempo de treino no F.C. Porto. Agora, com menos compromissos internacionais, percebe-se que está noutro nível. Estava muito cansado pelas viagens e entendemos que devíamos fazer uma gestão do jogador, assim como do Guarín e dos portugueses que vão habitualmente à Selecção. Ao fim de quatro ou cinco meses está tudo mais equilibrado e temos melhor conhecimento das características dos jogadores.»

Pedro “Olhar de Dragão” Emanuel
«Sabíamos que era um jogo difícil, porque a situação do E. Amadora merecia o nosso respeito e tentámos encarar o jogo dessa forma. O terreno não ajudou, mas o objectivo eram os três pontos e pressionar os nossos adversários. Fizemos o 1-0, tivemos oportunidade para fazer o segundo, mas eles empataram, mas depois voltámos a marcar. Eles fizeram o 2-2, mas logo de seguida marcámos outra vez e depois conseguimos o 4-2. Mas não deixa de ser um susto e uma lição.»
Sobre a Liga: «Gostava de fechar o ano à frente, não vou dizer o contrário. Estamos atrás e não nos sentimos bem nessa posição. O F.C. Porto está a conquistar pontos que perdeu no passado recente.»
Sobre o facto de jogar a lateral: «Acima de tudo, quero ajudar a equipa. A minha satisfação é jogar, independentemente do sítio
Sobre o sorteio da Taça de Portugal: «O Leixões ainda está distante, temos outros compromissos, como a Taça da Liga, mas é um adversário que está bem.»

Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!

16 comentários:

Mr.Duke disse...

Fizemos um grande jogo na minha óptica, força, vontade, querer, garra, determinação, vontade, espectáculo enfim eu gostei e muito da exibição de hoje, o nosso super tridente melhora a cada jogo a cada minuto, e, não sei não mas isto com o avançar do tempo talvez possamos pensar em voos distantes até dos devaneios iniciais, começamos a prometer poder, mostramos ter para ser..
Força Porto jã só estamos a a três pontos de reparar a o engano em que vive o campeonato, termino citando um senhor, senhor para mim fruto de declarações tão sábias adquiridas dadas em tão curto espaço de tempo:

"...O técnico do Metalist Kharkiv considera que o Benfica deve concentrar-se na Liga portuguesa, isto porque Myron Markevich defende que é uma «piada» a hipótese de equipa «encarnada» conseguir golear por 8-0.
«Penso que isso é uma piada. O Benfica deve focar-se na Liga portuguesa. Se queriam chegar aos 16-avos-de-final deviam ter pensado nisso antes», realçou Myron Markevich..."

Fonte: abola

Paulo Marques disse...

Eu a meio do jogo ainda suspeitei que estivesse a ver o jogo na TVI, as diferenças não eram muitas. Porque é que não se limitam a tar calados? Ao menos o Gabriel Alves sempre falava da história dos jogadores, era um bocado mais útil.
O árbitro inicialmente parecia uma cópia do Bruno Paixão, mas revelou-se não contra o FCP, mas simplesmente medíocre. 3 penalties não marcados dá uma boa ideia do disparate.
O relvado também era uma coisa que não devia ser permitida na Iª liga.
Também não gostei de mais uma vez não ver o Lucho em campo, ou mais uma vez ver o Rodriguez a falhar golos. Neste caso perdoa-se porque marcou outros dois, mas não se percebe.
Gostei de reparar que o Fucile está muito mais à vontade do que quando começou a jogar no clube, apesar da "assistência" ao Marcelo.
Também não percebo muito bem a insistência em não fazer substituições quando se notou que a equipa não estava a jogar tão bem, tendo o jogo controlado e tantos jogadores ansiosos por se mostrar.
De resto, estivemos bem, controlamos o jogo e anulamos o ataque do Estrela, com muitos passes falhados, e estes muitas vezes por causa do relvado.

Quanto ao Benfica... Qualquer pessoa que leve a sério a possibilidade de se qualificar devia ser internada urgentemente.

Fanático disse...

Que maldição tem a Reboleira (nome esquisito)?

Jogo sofrido, vitória incontestada, os azares do costume (maxime o lançe do F, aliás, esteve no melhor e no pior: o melhor: cruzamento para o primeiro golo, a atitude ao longo de todo o jogo;o pior: o chapéu ao H, a falha de marcação no 2º golo do Estrela; como dizia o Eterno) e o sofrimento habitual.

Entrada fortíssima, que não fora o golo do F, o penalti não assinalado, as defesas por acaso do Nelson e estaríamos a golear à meia hora!

O CR trapalhão na recepção e brilhante nos lançes de bola parada, nos dois golos marcados (grande golpe no seu 1º golo).

O melhor em jogo: fiquei indeciso na escolha: o golo do Hulk é lindo de morrer (em bola corrida, um ângulo perfeito), a revolução que a sua presença em campo fez transfromar o FCP e a postura em de persistência constante, mas o Lixa acaba por ser melhor: golo de abertura, o passe para o golo do hulk, não pára (à direita, à esquerda e ao meio) e atitude de para quem só acaba quando o árbitro para o final do jogo.

E aqui vai a 9ª vitória consecutiva a merecer uma grande assistência no Domingo, no Dragão, contra o Marítimo para 10ª vitória que me cheira que vai dar a liderança do campeonato!

dragao vila pouca disse...

Perfeito!

Houve jogo, houve uma grande atitude das duas equipas - uma palavra de apreço para os profissionais do Estrela, que apesar dos problemas, bateram-se muito bem, dignificaram a profissão, o clube e o campeonato - houve espectáculo, apesar do péssimo relvado, chegou a haver incerteza no marcador, mas tudo acabou, com uma vitória justa, mas que podia ser mais dilatada, do F.C.Porto, apesar, repito, da excelente prestação do conjunto de Lázaro Oliveira.

Estamos a dois pontos do líder, estamos a pisar-lhes os calcanhares, a chama do Dragão já os chamusca... podemos, temos essa legitimidade, aspirar a ser primeiros, chegar rapidamente ao nosso lugar habitual: o primeiro lugar.

Muito bem a linha avançada, razoável o meio-campo, fraquita nas laterais a defesa, com Fucile a estar nos dois golos e P.Emanuel - tem a desculpa de não ser lateral - a fechar muito no meio e permitir as entradas por seu lado o que causou vários desiquilibrios na rectaguarda.

Um abraço

O Situacionista disse...

Entramos a matar.
E com o devido respeito pelo adversário.
Como tinha de ser.

Marcamos um golo pelo inevitável Lisandro.

Sem saber como, sofremos um golo (SEM QUALQUER CULPA DO FUCILE) pelo inevitável bruxedo da roubalheira.

Como estavamos com a atitude à Porto, num momento muito importante retomamos a caminhada e marcamos novamente pelo inevitável Rodriguez.

Inevitavelmente, seguiu mensagem para o Azzulli.

Depois de uma falta inventada pelo árbitro, Fucile falha a marcação na área e, sem saberem ler nem escrever, empataram. Bruxedo em acção.

Até que...


A surpresa do NGP resolve lançar uma brutal labareda sobre o bruxo lá do sítio e .... GOOOLLLLLLOOOOOOOOOOOOOO

Confesso que, mesmo assim, só descansei quando o inevitável Rodriguez marcou novamente.

Inevitavelmente seguiu mensagem para o Azzullli...

QUE GRANDE VITÓRIA !

O Situacionista disse...

Outros aspectos:

O Prof. ainda não percebeu que o Luxo não deve fazer os 90 minutos.

Rolando parece que joga no Dragão há anos.

Fernando cresce, cresce, cresce...

Fucile, não é um craque, mas é definitivamente, um dos nossos.

A nossa dupla atacante é de ... SONHO !

Rodriguez começa a carburar...


Tenho uma certeza e uma grande dúvida:

A certeza é que precisamos de um lateral.

A dúvida é se deve ser esquerdo ou direito.

Azzulli disse...

Pois é Situacionista, o CR marcou 2 golos.
Muito bom!

Eu enviei-te:
"CR a Ponta de Lança e marcador de livres! Tá decidido!"
"Ele só não joga bem no lugar dele!"

O Bruno Alves marcou um fabuloso golo de livre ao Sporting. Fantástico!
Mas daí para cá os livres dele têm sido desastrosos.
É tempo de mudar.
No ataque, ele é bom para cabecear.
E poderá ser o CR a marcar livres... Pelo caso único que se viu ontem, parece ter jeito.

Relativamente ainda ao CR, ele continua a não se dar bem na posição que tem jogado.
Não recepciona colocando a bola para a desmarcação, não consegue rematar nem cruzar…
Há que repensar as funções dele…

Fanático disse...

Draconianos, como já vos tinha avisado, desde que o CR marcasse o 1º golo, ia explodir! Eu é que sou o Prof. Bambo.

É evidente que o CR melhorou com a entrada definitiva do Hulh no onze, que lhe permite não ser a via única de penetração na defesa adversária e jogar mais a médio interior (onde rende mais, faz diagonais ao meio, faz o desequilíbrio numérico, pode rematar melhro e com eficácia) e ainda marca livres e golos de cabeça nas bolas paradas (imagem de marca quando andava perdido nos ensanguentados). Assim sim!

O Situacionista disse...

Já viram as capas de hoje do Record e de Abola ?

Parece que o FC Porto não jogou e que os vermelhos podem ser hoje campeões da europa...

rapariga do norte disse...

Quanto ao jogo de ontem quando o estrela empatou pela segunda vez a primeira coisa que me veio à cabeça foi maldito campo será que sempre que jogamos neste campo temos azar, mas pronto o Hulk marcou logo o 3 e que golo.
O porto tem vindo a crescer dre jornada para jornada, o Fernando está a melhorar de jogo para jogo (por exemplo aquele corte ontem depois do 3º golo do Hulk foi magnifico), o CR também e os golos vão lhe dar a moral que precisava (o que custa é o primeiro, e já estão 3), a dupla Lisandro Hulk é exelente, enfim só mesmo o lado esquerdo da defesa é que ainda não está bom.
Quanto á capa do record e de ABola já deviamos estar habituados, e vamos deixa-los coitados porque só para a próxima época é que vão poder fazer outra a dizer que o benfica joga na europa... Ups esqueci-me eles vão ganhar 8 0 e passar a eliminatória (só de pensar que existe quem acredita nisso).

Paulo Marques disse...

O Bruno Alves marca bem livres da posição onde marcou ao Sporting, em frente à baliza. Agora metê-lo a marcar no bico da área, onde teria que mandar em jeito, é disparate.
Uma outra palavra em relação ao BA, eu normalmente defendo as entradas dele como resultado de um ataque com muito poder físico à bola, mas a entrada de ontem bem valia um amarelo pela falta de cuidado... Um dos muitos erros do árbitro.

Eterno Dragao disse...

A jogar assim, não há macumba que resista! Excelente jogo do Futebol Clube do Porto.

O "individualista" é, sem sombra de dúvida, mais um grande jogador que o FCP contratou. Mais um que vai ser vendido acima dos 25 M (só daqui a dois anos, espero!). É um jogador tão diferente do habitual que os defesas não sabem como o parar.

Rodriguez e Lisandro estão a ficar em forma. O ataque está a ficar temível.

Só falta "acertar" o meio campo (a saida do Lucho da equipa titular impõe-se, até porque este ano existem alternativas como o Guarin) e esperemos que o "Pai Natal" traga um defesa esquerdo.

O Situacionista disse...

Não será o Sapunaru a nossa grande contratação para as laterais ?

Em todo o caso, penso que é necessário mais um lateral. Só não sei se para a esquerda se para a direita.

Sr. Humberto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sr. Humberto disse...

Ganhamos e ganhamos bem. Sofreu-se? Faz parte. Desta vez só faltaram as bolas nos postes porque o azar esteve lá. Fizemos 4 golos, é bom, e podíamos ter feito mais. O Estrela foi uma vez à baliza, fez 2 golos... Eficácia desta é muito difícil de conseguir. Os meus parabéns.
Situacionista, quanto ao lateral, definitivamente esquerdo. O fucile tem estado melhor agora (sim, mesmo sem ser craque) porque voltou à direita. A esquerda está sempre tão mal que ele lá até parece bom mas o lado dele é o direito.
Quanto ao Hulk, ouvi muita gente gozar com ele, já começam a engolir e muito.
Quanto ao Rodriguez, continua a falhar muito e daquelas que dão nervos mas quando se marcam 2, principalmente o 1-2 ao cair do pano da 1ª parte... desta vez sou eu a engolir e espero eu que muitas mais vezes!
Roda no ar e Domingo lá estamos nós em 1º, nem que seja empatados com o Leixões mas as capas, essas, têm as fotos do treino da vermelhice.

rapariga do norte disse...

Oh, acho que vou chorar!!! Não é que o benfica perdeu, mas eles não iam ganhar 8-0? Que pena...