domingo, 28 de dezembro de 2008

Parabéns NGP!

Pinto da Costa está de parabéns.

O presidente do FC Porto comemora hoje 71 anos, mais de 26 dos quais à frente dos destinos do clube. Presidente e instituição confundem-se no último quarto de século, e, no capítulo dos melhores presentes que foi desembrulhando ao longo dos mandatos, destacam-se as várias obras a que tem estado associado. A próxima, prevista para ser inaugurada no dia em que completar 27 anos de presidência, em Abril de 2009, tem crescido, mesmo ao lado do irmão mais velho, a olhos vistos: o Dragão Caixa, o novo pavilhão do clube, um dos objectivos que incluiu no programa da recandidatura para continuar à frente do FC Porto.

Antes de cortar esta fita, Pinto da Costa, nascido às primeiras horas do dia 28 de Dezembro de 1937, numa casa burguesa de Cedofeita, já tem outra empreitada em mente: a edificação do museu do clube, que deixou de existir com a demolição do Estádio das Antas, palco que visitou no dia da sua inauguração, a 28 Maio de 1952, pela mão de um tio, Armando Pinto. Aí nasceu a grande paixão que tem pelo emblema azul e branco, do qual nunca mais de desligou. No ano seguinte, tornou-se sócio para em 1962 assumir a primeira função no clube: vogal da secção de hóquei em patins, a modalidade que mais aprecia a seguir ao futebol. Aí chegou, como dirigente, em Maio de 1976.

Ao longo dos últimos anos, Pinto da Costa não se limitou a dar visibilidade ao clube coleccionando títulos em todas as modalidades. Está também ligado umbilicalmente a todos os grandes projectos do FC Porto: o Estádio do Dragão, o Centro de Estágio do Olival, aqui numa parceria com a Câmara de Gaia, a renovação da Constituição, agora rebaptizada "Vitalis Park", e o pavilhão, que voltará a aglomerar as modalidades que, entretanto, se foram espalhando por vários espaços.

Um presidente com obra feita e por fazer. São esses desafios, misturados com a vontade de deixar o currículo do clube ainda mais recheado, que o movem. O actual mandato, o 11.º, prolonga-se até 2010, e a reeleição aconteceu no dia em que o FC Porto se sagrou bicampeão.

A propósito, há alguns anos que Pinto da Costa não passava o dia de aniversário fora do primeiro lugar do campeonato. Contudo, os dois pontos de atraso para o Benfica são compensados com outro detalhe importante: o FC Porto é o único clube português que ainda está em todas as frentes.

Como é habitual nestas ocasiões, as velas de mais um aniversário deverão ser apagadas junto da família e dos amigos mais próximos.

Palmarés

Futebol
2 Taças dos Clubes Campeões Europeus/Liga dos Campeões (1987 e 2004)
1 Supertaça Europeia (1987)
1 Taça UEFA (2003)
2 Taças Intercontinentais (1987 e 2004)
16 Campeonatos Nacionais (cinco deles consecutivos, de 1994 a 1999, constituindo um marco inédito no futebol português)
9 Taças de Portugal
14 Supertaças Cândido de Oliveira

Andebol
4 Campeonatos Nacionais
1 Taças de Portugal
1 Taças da Liga
4 Supertaças

Basquetebol
5 Campeonatos Nacionais
10 Taças de Portugal
4 Taças da Liga
4 Supertaças

Hóquei em Patins
2 Taças dos Campeões Europeus (1986 e 1990)
1 Taça das Taças (1982 e 1983)
2 Taças CERS (1994 e 1996)
1 Taça Continental (1987)
17 Campeonatos Nacionais
12 Taças de Portugal
15 Supertaças António Livramento

Outros
4 títulos no boxe
2 títulos no halterofilismo
11 títulos na natação
2 títulos no voleibol
dezenas de títulos nas camadas jovens das diversas modalidades

fonte: OJogo/Wikipedia

5 comentários:

O Situacionista disse...

Nosso Grande Presidente:

MUITOS PARABÉNS !

QUE CONTE MUITOS !


P.s. - O que mais gosto no "curriculum" do NGP é que está continuamente incompleto e a ser completado...

rapariga do norte disse...

Parabéns ao Nosso Grande Presidente, Sim porque ele
merece-os...
E caro situacionista concordo consigo, visto que o que mais gosto nesse "curriculum" é o facto de aumentar de ano para ano.

dragao vila pouca disse...

O currículo é extraordinário, mas é por demais conhecido e seria fastidioso, estar a repeti-lo. Os adjectivos para qualificar a sua obra, há muito que se esgotaram... assim, limito-me a dar os parabéns e a desejar um feliz aniversário, ao cidadão Jorge Nuno Pinto da Costa, que para sorte da grande família portista, é o Presidente do F.C.Porto, o criador dos Dragões e o Portador de Alegrias.
Desejando que esta data se prolongue por muitos e bons anos, junto a minha, a muitas vozes, para o já tradicional: " parabéns a você ... para o menino Jorginho, uma salva de palmas."

In Dragão até à morte.

Um abraço

Eterno Dragao disse...

Parabéns ao Nosso Grande Presidente!

Desejo que continue "em forma" por muitos e bons anos, para alegria de todos os portistas.

O Soldado Azul disse...

Que continue por muitos e bons... com saúde e a liderar a nossa causa com a competência que lhe é característica!
Muitos Parabéns NOSSO GRANDE PRESIDENTE !!!!
Saudações