quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Obrigação cumprida com resultado curto...

6ª Jornada da UEFA Champions League (Grupo G)
Estádio do Dragão, no Porto
Árbitro:
Kyros Vassaras (Grécia)

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Pedro Emanuel «cap»; Lucho (Tomás Costa aos 78m), Fernando e Raul Meireles; Lisandro, Hulk (Guarin aos 87m) e C. Rodríguez (Mariano aos 78m);
Treinador: Jesualdo Ferreira;

ARSENAL: Almunia «cap»; Eboué, Gallas, Djourou e Silvestre; Ramsey (Wilshere aos 59m), Denilson, Song (Randall aos 78m) e Diaby (Gibbs aos 59m); Vela e Bendtner;
Treinador: Arsène Wenger;

Resultado final: 2-0;
Marcadores: Bruno Alves (aos 39m) e Lisandro (aos 54m);
.
Vitória saborosa, mas com um resultado que “soube a pouco”, face às muitas oportunidades criadas na 2ª parte e à vontade manifestada pelos jogadores. Vejam o resumo aqui.

Foi, portanto, um resultado curto. À medida do treinador que temos: curto de vistas e com personalidade pequena demais para uma Champions.

Mas falemos do que mais importa:
Frente a um Arsenal que encarou este jogo de forma displicente, quase como se fosse um castigo que lhe tinha sido imposto, o nosso FCP foi, pelo contrário, sério na abordagem do jogo e como tal colocou a “carne toda no assador” com vista a conseguir a vitória e o 1º lugar do grupo.
.
Mas só na 2ª parte é que conseguimos contrariar a excelente e rápida troca de bola do Arsenal e partir para cima deles.
.
Dois excelentes golos marcados. Pelo menos outros tantos por marcar. Mas mesmo assim sentia-se "medo" no banco e vocês já sabem de quem eu estou a falar.
.
Entre outros (B. Alves, Licha, etc…) destaco a magnífica exibição de Fernando. Depois de um começo hesitante, soltou-se na 2ª parte e foi vê-lo jogar com um entusiasmo e uma alegria impressionantes. Estupendo o passe para Licha no 2º golo.
.
Quanto ao Arsenal só teve o que mereceu.
.
As palavras dos nossos intervenientes:
Jesualdo Ferreira
«A equipa do F.C. Porto também é jovem, nova e tem pouca experiencia nestas competições. Provavelmente alguns dos jogadores mais novos do Arsenal têm mais experiencia do que os do Porto. Mérito total para o F.C. Porto que conseguiu ser primeiro do grupo. Nós fomos muito fortes tacticamente, soubemos sofrer e retirar proveito dos espaços que esta equipa do Arsenal dá. A segunda parte do Porto foi excelente e ficámos a dever a nós mais alguns golos. Mérito aos meus jogadores que jogaram muito bem. Fizemos um final de grupo fantástico com 3 vitórias consecutivas. Não sei se alguém mais o conseguiu. As vitórias e experiência que fomos adquirindo ao longo destes jogos fizeram com que os jogadores percebessem melhor como jogar na Liga dos Campeões. Muitos parabéns aos jogadores do F.C. Porto.»
Sobre a possibilidade de encontrar Scolari ou Mourinho nos oitavos-de-final: «Nós sabíamos que ficar em primeiro ou segundo era muito subjectivo, porque como os grupos estão há grandes equipas no segundo lugar. Mas, nós queríamos ganhar este jogo. Os jogadores deram muito mais valor a esta vitória do que se tivéssemos feito um jogo normal. Quem vier será muito bem recebido por nós, pois vamos fazer todos os possíveis para seguir em frente. Pode ser que este ano sejamos felizes e consigamos passar [aos quartos-de-final].»

Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!

11 comentários:

dragao vila pouca disse...

Vitória justa, indiscutível, que podia ter sido por números superiores.

Foi um bonito espectáculo com duas formas e dois modelos de jogo, completamente distintos.
Na primeira-parte, o modelo do Arsenal, baseado na posse de bola, na recepção em movimento, na qualidade do passe e que está tão sistematizado, que independentemente dos jogadores, funciona sempre, levou vantagem e o resultado - 1-0 para o F.C.Porto - era injusto para os ingleses.
Na segunda-parte, impôs-se o modelo do F.C.Porto, baseado nas transições rápidas -contra-ataque.
Foi melhor o Tricampeão português, na segunda-metade, que o Arsenal na primeira e com melhor finalização, mais tranquilidade e melhor qualidade, no último passe
- como me lembrei do passe precise do Robson - podia perfeitamente, ter vingado o resultado do Emirates Stadium.
Para a melhoria significativa do F.C.Porto, contribuiu e muito, a extraordinária partida de Fernando no segundo-tempo. O jovem trinco brasileiro - bem a desarmar, mas muito mal a passar, nos primeiros 45 minutos -, que tinha sido um dos elos mais fracos e contribuído mais, para o frouxo primeiro tempo, como que sofreu uma metamorfose - isso demonstra caracter, raça, de quem não se deixa abater - embalou para uma exibição notável, carregou a equipa às costas, melhorou a qualidade do passe e foi para mim, o grande responsável pelo magnífico segundo-tempo portista.
Agora no sorteio de 19, espero que não nos saia o Chelsea, R.Madrid ou Inter. Os outros é 50/50.
Um abraço

Fanático disse...

A fotografia publicada diz tudo:

a) Alegria do BA: a vitória e o 1º lugar do grupo.

b) O abraço do Luxo: a união do grupo;

c) O PE: a raça do dragão e assim ninguém nos bate.

Não vos disse que era melhor ganhar e depois pensar no resto? Se é que me faço entender...

Sr. Humberto disse...

Ganhamos e mais nada!
Comentários curtos:
- 2ª equipa do Arsenal? Quando perdemos nos penaltys com o Fátima para a Taça da Liga, ninguém se importou que estavamos com a 2ª equipa. Nem sequer nós!
- Para quem já estava arrumado da Champs, acabar por ser 1º do grupo, não está nada mau...
- Este ano, ficar em 1º até nem é muito benéfico, em termos de sorteio, claro. Real, Inter e Chelsea em 2ºs, não facilita muito. Mas... apesar de admitir que será muito muito difícil, queria o Chelsea! Até se punha o Baía à baliza!!
- Com um ou outro reparo a qualquer um dos jogadores, todos estiveram bem mas continuo a fazer o destaque para o Cebola. Negativo mas para o Cebola. Esforçado, corre muito, finta, leva a bola e... e mais? Quando vejo, seja qual deles for, a ir para a área embalado ou com uma oportunidade, até me levanto da cadeira ou do sofá, quando é ele, até aproveito para ver se tenho alguma mensagem no telemóvel. Já sei que não vai dar em nada e, ainda pior do que isso, vai-me conseguir enervar.
E ganhamos e mais nada! Roda no ar!

Eterno Dragao disse...

O Porto com Fucile é muito diferente!
É um jogador "à Porto"!

Ele merece este destaque pela exibição de ontem (e por outras).

Venha o Scolari para o "aviarmos"!

O Situacionista disse...

Meus caros,

O jogo de ontem foi muito, muito saboroso.

Porquê ?
Porque VENCEMOS !

Mas não só.

O jogo foi muito interessante. E bem jogado. Os putos do Arsenal jogam tremendamente.

Só se explica que o Arsenal nada ganhe na europa há anos porque o treinador é o Wenger.

Aliás, entre o Wenger e o Jesualdo prefiro, de longe, o Jesualdo.


Quero dizer também que os jogos da chapions são fantásticos. O ambiente é único. Só quem o sente sabe do que estou a falar. Com o público a apoiar em força a equipa. A tal ponto que nem senti o frio.

E depois, ontem, como já estavamos apurados, deu para apreciar as tácticas, os movimentos dos jogadores, etc.

O nosso jogo foi sempre em crescendo. E como a última imagem é a que fica ...

Forte destaque individual para um grande jogador - o colectivo !

Muito bom.

Gostei muito da 2ª parte. E de ver a equipa a soltar-se e a afastar possíveis fantasmas. E de ver o colectivo ganhar com a subida de rendimento das indivudualides. Rolando (nem se dá por ele), Fernando (sem falhar passes nos 2ºs 45 minutos), Rodriguez (e os raides, ainda assim, curto para o seu real valor).

Concordo com o prof. quando ele diz que é nestes jogos que a equipa ganha maturidade. Sem dúvida. Ontem foi manifesto.

Não sei porquê, mas gosto mais deste Porto do que do do ano passado.

Agora venha o Inter.
Pode também ser o Chelsea.

P.s. - Del Giogio, meu caro, não diga isso do Rodriguez. É que já me basta o Azzulli...

Mr.Duke disse...

Ganhamos e demos uns quantos olés e deixamos alguns golos por marcar infelizmente. O Fucile é a personificação total da garra de um Dragão.
Fazendo um ponto de situação relativamente aos putos, foram na sua grande maioria senão na totalidade escolhidos pelo Wenger,

Johan Agwawandre Djourou 21 anos
Vassiriki Abou Diaby 22 anos
Denílson Pereira Neves 20 anos
Aaron James Ramsey 17 anos
Alexandre Song Billong 21 anos
Nicklas Bendtner 21 anos
Carlos Alberto Vela Garrido 20 anos

Estes sei que foram todos escolhidos por ele e jogaram ontem se ainda juntarmos Lucas Leiva, Sagna, Eboue, Eduardo da Silva, Clichy, Flamini, Senderos, Almunia, Hleb enfim como caça talentos para mim é somente o melhor do mundo.

Os restantes putos que jogaram ontem
Kieran James Ricardo Gibbs 20 anos
Mark Randall 19 anos
Jack Wilshere 16 anos

Penso que o Arsenal não ganha nada porque dá maior importância ao jogo enquanto espectáculo, mas quando as coisas correm bem são das melhores equipas do mundo a jogar futebol, veja-se o recital que deram ao Milan o ano passado, o próprio ano que foram à final da Champions e em que não me atrevo a dizer que o Barcelona foi um justo vencedor, ou melhor atrevo porque estava lá o Deco.
Não gosto muito da personalidade deste senhor mas se toda a gente olhasse o jogo desta forma teriamos sempre espectáculo.

O Porto ganhou, gozou, riu, e isso é que interessa e venha o burro careca agora por favor é tudo quanto desejo esse burro no dragão como adversário, pois a nossa frente louca quando estiver a carburar em pleno vai ser bonito, muita velocidade e potência a prometer...

O Situacionista disse...

Lembra bem, Mr. Duke, e com esta parte concordo totalmente:

"... a nossa frente louca quando estiver a carburar em pleno vai ser bonito, muita velocidade e potência a prometer..."


De facto, Lisandro e Hulk são uma dupla de sonho !

Sr. Humberto disse...

Situacionista, também não sou a favor de ir pró estádio dizer mal dos que não se gosta porque isso não os (e nos) vai ajudar em nada mas aqui entre nós, é como no café: podemos dizer mal de todos que eles não nos ouvem ;)
O meu problema com o Cebola é que ainda no Sábado jantei com um benfiquista ao meu lado e tive de ouvir: "Estou a adorar ver o Cebola no FCP!" e isso dito assim, não é muito bom...
Mas como o tema é outro, ganhamos e mais nada!

rapariga do norte disse...

Valeu a pena ir ao Dragão ontem (só de pensar que o meu irmão não quis ir, é meu irmão mas ás vezes tem cada ideia mais estúpida). Gostei do jogo sendo que depois de marcar o golo o porto não há quase nada a apontar a este fcporto.
Quanto ao arsenal costumo ver quase todos os jogos deles e concordo com o mr.duke, Sendo que o que eu costumo dizer é que quando o arsenal quer são poucas, se é que existe alguma, as equipas a jogarem como eles.
Quanto ao adversário que se chegue devo dizer que arrumar o "burro" ia ter a sua graça, mas mesmo assim prefiro o villareal ou o atlético de madrid. (hoje até me parecia que os benfiquistas andam mais preocupados que nós com isso eles passaram-me o dia a dizer que preferiam ter ficado em segundo os adversários eram melhores, blá, blá, blá, eu ainda lhes dize para não estarem tão preocupados que ainda lhes dá uma sincope)

Penta disse...

Cara Rapariga do Norte,

Olho vivo com esses abutres.
Se continuarem a manifestar uma tão grande "preocupação" com o destino do FCP, eu cá responderia (como o outro): "O que tu queres sei eu!!!"

Volte sempre.

Azzulli disse...

Foi um bom jogo.
Preferia mais uns 3 ou 4 golos, mas também está bem assim.
E esses golos estiveram perfeitamente ao nosso alcance.
Provavelmente tivemos tantas oportunidades claras de golo, quanto eles tiveram na “1ª mão”…
Mas valeram os “Olés”!!!

A equipa está coesa, mas ainda não está muito bem.
Valem as compensações que cada um faz ao seu colega.
E é bom ver essa entreajuda.

Quanto à saída para o ataque, vai melhorando.
E quando a bola vai para o Hulk ou Lisandro, normalmente chegamos à baliza adversária.
Mas precisamos afinar o remate!!! E a assistência para golo!!!

Excelente o Fernando, o Raul, o Lisandro, o Hulk, o Fucile, o Bruno Alves.
Bem o Rolando e o PE (se bem que se nota a idade...).
O Lucho está melhor.
O Helton não precisou suar a camisola, mas disse presente logo no inicio do jogo ao desviar um remate perigoso.

Mas (desculpa Situacionista) o Rodriguez perde demasiadas transições.
As recepções de bola dele são horríveis! Aquele primeiro toque é miserável. Ele não consegue colocar a bola ao recepciona-la. E depois tropeça nela, tem de parar, embrulha-se com ela e com o adversário…
De duas uma: ou corrige isso e mantém-se no lugar táctico actual; ou então tem de mudar de posição táctica, mais interior (ou mais exterior, no banco…).

E depois temos esse colosso, de seu nome Mariano! Entre ele e o Rodriguez…

E que tem o Tarik, para não jogar?

Quanto a Jesualdo Ferreira, continua a não esticar a equipa e a não ter atitude agressiva.
Gosta do bloco baixo e compacto…
Mas vai numa fantástica série de vitórias!
E enquanto assim for, estamos todos felizes.
Jogamos num 4141, que sai bem para o ataque do lado direito, mas do lado esquerdo não.
Se esse lado esquerdo começasse a carburar… seriamos mortíferos!!!
Só que enquanto isso não acontece… não daria mais jeito o 442?