domingo, 8 de março de 2009

Há Mar e Mar, há ir e... GANHAR

21ª jornada da Liga Portuguesa 2008/09
Estádio do Mar, em Matosinhos
Árbitro:
Rui Costa (AF Porto)

LEIXÕES: Beto; Laranjeiro, Elvis (Joel aos 46 min), Nuno Silva e Angulo; Roberto Sousa, Bruno China «cap.», Hugo Morais (Zé Manuel aos 58 min) e Ruben (Chumbinho aos 37 min); Diogo Valente e Rodrigo Silva;
Treinador: José Mota;

FC PORTO: Helton; Tomás Costa, Rolando, Bruno Alves e Cissokho; Fernando, Raul Meireles (Andrés Madrid aos 68 min) e Lucho «cap.» (Lisandro aos 79 min); Mariano, Farías e Hulk (Tarik aos 75 min);
Treinador: Jesualdo Ferreira;

Resultado final: 1-4;

Marcadores: Lucho (aos 23 min, g.p.), Hulk (aos 49 min), Raul Meireles (aos 65 min), Farías (aos 76 min) e Diogo Valente (aos 89 min);

Um grande jogo de um grande Porto.

Aquele que só costuma aparecer nos jogos disputados longe do Dragão. E que atingiu (em jogos fora) a sua sétima vitória consecutiva.

Desta vez, perante um adversário que, com um orçamento de tostões, fez a vida negríssima a muitas equipas de milhões, a nossa incluída. Mas que ontem foi impotente para travar um Porto ao seu melhor nível.

Fui um dos afortunados que esteve no Estádio do Mar. E durante o jogo dei por mim a pensar, será que não dá para trocar o lugar anual por bilhetes para os jogos fora? Que tranquilidade em comparação com os jogos disputados em casa.

Com Tomás Costa a titular (era assim tão difícil de perceber?) a demonstrar ser a alternativa mais válida para aquela posição, JF surpreendeu os adeptos ao colocar Farias no lugar do Lisandro, mas este respondeu à altura com um golo e uma assistência.
.
Um jogo bem disputado na 1ª parte, com as duas equipas a jogar de forma intensa, mas com o FCP sempre mais perigoso nas suas intenções.

Na 2ª parte esperava-se a natural reacção da equipa leixonense, mas o 2º golo ditou o destino do jogo e a partir desse momento desmoronou-se animicamente o bravo Leixões.
.
Lamentáveis os confrontos nas bancadas durante o jogo.

Os nossos golos:



As palavras dos nossos intervenientes:
Jesualdo Ferreira
«Estava à espera de ganhar, mas o resultado ia depender do que conseguíssemos fazer. O F.C. Porto fez um jogo muito bom, constante e mesmo nos momentos em que o Leixões esteve por cima, a equipa teve capacidade para se juntar, para não fugir aos processos. O Leixões é uma equipa muito organizada e era importante que o F.C Porto jogasse a pensar. Sabíamos o que tínhamos de fazer para ganhar o jogo e aconteceram golos que, às vezes, noutros jogos, não têm acontecido. Tivemos mais uma ou outra ocasião para fazer um resultado mais robusto, mas seria pesado para o Leixões. Mas fica o registo de um bom jogo do F.C. Porto, com boa intensidade, para admitirmos também que estamos num bom momento. A equipa está coesa e solidária e isso é importante para que queremos, que é continuar líderes.»
Sobre se haverá demasiado optimismo para a Champions: «Não, porque todos os adeptos do F.C. Porto perceberam que, em Madrid, fizemos um jogo perfeito do ponto de vista táctico e imperfeito na finalização. Mas também viram o Atl. Madrid ganhar ao Barcelona e empatar com o Real Madrid, e isso diz muito. O grupo quer muito passar a eliminatória e tem de estar muito concentrado. Os meus jogadores vão atrás desse jogo, vamos com tudo para a partida.»
.
Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!

5 comentários:

dragao vila pouca disse...

Um Porto de Honra.

Magnífica exibição, que na segunda-parte, teve períodos de grande brilhantismo. Um Campeão muito forte colectivamente - difícil por isso destacar alguém -, banalizou o Leixões, que pareceu uma equipa fraca, coisa que o conjunto de José Mota, não é.
Foi um Porto corajoso, audáz - Jesualdo ao meter Tomás Costa, reconheceu , que errou contra o Sporting -, que mostrou a sua faceta de grande equipa.
O jogo mostrou também, que há banco, que com mais minutos e mais confiança, temos jogadores para compensar lesões, castigos ou abaixamentos de forma.
Muita pena, mesmo muita pena, que o público do Dragão, raramente tenha oportunidade de ver, este Porto que fora de portas, parece outra equipa.
Grande apoio dos adeptos portistas que invadiram o Mar.

Um abraço

O Situacionista disse...

Antes de mais os meus parabéns a todos os bicampeões do mundo, incluindo a maioria dos administradores deste blog, que se deslocaram ao Estádio do Mar.

Desta vez, não pude ir, e deixem-me dizer-vos uma coisa - na tv sofre-se muito mais e depois, estou tão, mas tão pouco habituado a largas vantagens que aos 4-0, perante as minhas reacções nervosas me perguntavam - mas não está 4-0 ?....

Convém também salientar o facto de o prof. ter conseguido o feito de reparar num aspecto que todos nós, sem estarmos nos treinos, já tínhamos reparado desde o início – na ausência de Fucile e Sapunaru, o defesa direito é ... Tomas Costa. Bravo Prof. !!!

Depois, quero salientar que o golo do Farías na primeira parte é legal. E que o lance do Meireles é muito duvidoso.

Quanto aos factos mais importantes, dois, a FORÇA DO COLECTIVO e HULK. Ambos foram fabulosos !

Menção honrosa para Farías ! É um puro 9 !

Termino dizendo que ganhamos sem que o Elvis tivesse marcado qualquer auto-golo.


Já agora, quanto ao jogo de 4ª feira, e como prevejo um jogo 50 vezes mais difícil do que em Madrid, sugiro ao prof. que vá treinando as grande penalidades, não vá o jogo terminar empatado a dois.

MAS VAMOS PASSAR E CONTINUAR A DIGNIFICAR PORTUGAL !


P.s. - Durante o fim de semana perdi/roubaram-me a carteira. Hoje de manhã telefonaram-me de uma esquadra a comunicar que a carteira tinha aparecido. Dirigi-me lá e mal cheguei, enquanto verificava se algo tinha desaparecido, diz-me o agente - O bilhete para o FC Porto/At. Madrid está aí. Respondi-lhe logo - "ah, já estou mais tranquilo"...


P.s. 2 – Quanto ao jogo dos vermelhos, já tenho o post em preparação para publicar daqui a nada. Como aperitivo, sugiro a leitura do meu post da passada 3ª feira intitulado “ADIVINHA - Quem é o árbitro do Naval-vermelhos ?”

O Soldado Azul disse...

Eu estive lá com o Fanático e foi muito divertido: a quantidade de palavrões que ouvimos de um adepto: em cada 3 palavras lá vinha o ... fo...-se !!!
Quanto ao jogo uma palavra especial ao Farias: jogou muito bem... pela 1ª vez jogou muito tempo e bem... da mesma forma que se deve criticar quando os jogadores não rendem ou que não correpondem, mesmo não sendo de elevada categoria considero que devemos reconhecer o seu esforço e dedicação, tendo feito uma exibição bastante aceitável... vai marcando os seus golos, ajudando a equipa a vencer !!!
Quanto ao Prof. a de meter o Lisandro no fim não lembra o "careca"! Pergunto para quê? Para levar o amarelo (estando à bica)? O Hulk já levou... Pareceu-me totalmente despropositada a sua entrada!
Termino, apelando a todos que se desloquem ao Dragão: o jogo com o Atlético vai ser uma autêntica final... Eles estão confiantes com os ultimos resultados e parece que estão a defender melhor...
Tenho medo mas vou estar a apoiar... Acredito no apuramento!
Eu apostaria no Tomás Costa em detrimento do Sapunaru! Esteve bem contra o Leixões!
Saudações

Fanático disse...

A deslocação a Matosinhos:

a)tranquiliíssima, só faltaram mais golos;
b) Muito bem o Farias, e confrome mensagem do Eterno,recebida durante o jogo´: só sai por 20 milhões. Grande chapelada ao Lisandro, muita e boa movimentação, deu grande mobilidade ao jogo da equipa, nomeadamente porque fez a equipa jogar mais próxima.Julgo que é de manter a aposta no campeonato.

c) Seria possível interditar o Dragão para o campeonato?

O Situacionista disse...

Repararam no pormenor do Mariano no golo do Meireles ?

DELICIOSO !