domingo, 1 de março de 2009

Jogo de empatas

20ª jornada da Liga 2008/2009
Estádio do Dragão, no Porto
Árbitro:
João Ferreira (Setúbal)

FC PORTO: Helton; Pedro Emanuel «cap», Rolando, Bruno Alves e Cissokho (Tomás Costa aos 72m); Lucho (Farías aos 83m), Fernando e Raul Meireles; Hulk, Lisandro (Tarik Sektioui aos 89m) e C. Rodríguez;
Destreinador: Jesualdo Ferreira;

SPORTING: Tiago; Pedro Silva, Daniel Carriço, Polga e Grimi (Caneira aos 29m); Pereirinha, Rochemback (Adrien Silva aos 83m), João Moutinho «cap» e Izmailov (Yannick Djaló aos 69m); Derlei e Liedson;
Treinador:
Paulo Bento;

Resultado final: 0-0;

Estava eu no café em “estágio” para o jogo quando soube da notícia. Pedro Emanuel iria ocupar a posição de defesa direito.

Perante isto, fiquei esclarecido sobre a vontade do nosso “destreinador” para o jogo de ontem.
Optou pelo jogador que, de certeza, não iria ultrapassar o meio-campo, reduzindo de forma intencional a nossa capacidade de criar desequilíbrios na frente de ataque pelo lado direito e fornecendo ao adversário uma potencial avenida para explorar em velocidade. E o que sofreu, por vezes, o eterno Pedro com 2 ou 3 jogadores a aparecerem-lhe pela frente.

Felizmente, o Sporting demonstrou que não queria muito mais do que manter a distância de 4 pontos.
E, como tal, limitou-se a montar uma autêntica rede em volta da defesa e do meio-campo unicamente à espera de um erro nosso, mas sem fazer praticamente nada para o provocar.

O que, aliado ao facto da nossa equipa ter alguns jogadores que parece que apenas têm vontade de jogar na Champions e à cerrada marcação a Hulk (sempre com 2 ou 3 adversários em cima), só podia dar no que deu: um jogo feio, incaracterístico e quezilento. Praticamente sem jogadas de grande perigo. E então do nosso lado foi um verdadeiro deserto.

Tudo isto, sob a estupenda passividade de JF, o qual não viu motivos para fazer o que quer que fosse para tentar alterar os acontecimentos que se desenrolavam no terreno de jogo. Afinal de contas, que importância tem mais uns pontinhos perdidos no Dragão.

Uma palavra para C. Rodríguez: Irreverente e corajoso. Foi um dos poucos que conseguiu criar verdadeiros problemas ao meio-campo e defesa sportinguista.

P.S.: Mais um penálti a nosso favor por assinalar. Ao qual será dado o habitual "destaque" pela corja jornaleira desprezível que temos.

As palavras dos nossos intervenientes:
Jesualdo Ferreira
«Foi um jogo quezilento, com pouco controlo emocional e muitas paragens. Perdemos dois pontos para o que desejávamos. Mas analisando o jogo com frieza, acho que nenhuma das equipas merecia ganhar, embora o F.C. Porto tenha feito tudo para ganhar. Fomos uma equipa que quisemos ganhar sempre, teve sempre o controlo do jogo, teve muitas jogadas de perigo, mas a defesa do Sporting esteve bem. O adversário não jogou ofensivamente, mas defendeu bem. Nos clássicos com grandes decisões para se tomarem não estamos habituados a ver grandes espectáculos. Hoje também não o foi. O Sporting e o F.C. Porto fizeram o quinto jogo esta época, conhecem-se muito bem, há princípios de natureza táctica que são conhecidos de parte a parte e não é possível inventar nada. O factor surpresa não cabe aqui.»
.
Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!

11 comentários:

dragao vila pouca disse...

Mais do mesmo.

Mais um resultado negativo, mais uma fraca exibição, mais uma exibição que frustrou as expectactivas, que estavam altas depois do bom jogo - mau resultado - de Madrid.
Tudo começa nas opções de Jesualdo: se na capital espanhola ainda se percebe a entrada de P.Emanuel - faltavam pouco mais de 10 minutos, o resultado era
razoável e havia a perspectiva do Atlético dar tudo por tudo -, ontem, não encontro nenhuma justificação.
Que ganhou o F.C.Porto, com P.Emanuel a defesa lateral-direito? Ganhou solidez defensiva? Não, não ganhou, porque o capitão portista tem tendência para fechar no meio, deu espaço e abriu autênticas auto-estradas, por onde o Sporting atacou e criou mais perigo. Ganhou alguma coisa ofensivamente? Não, não ganhou, porque P.Emanuel raramente passa o meio-campo. Então porque jogou o Nº3 a lateral? Porque Jesualdo tem medo, não arrisca nada e mesmo sabendo que uma vitória, significaria um grande passo em frente na luta pelo título, a mensagem que o treinador do Tricampeão transmitiu, foi de receio, temor, excessivo respeito, de uma equipa, que na quarta-feira tinha levado 5-0 do Bayern. Não pensar que seriam favas contadas ou que a vitória seria fácil, de acordo, mas nem tanto à terra nem tanto ao mar.
O que fez Jesualdo para ganhar?
Alguém percebe, que as substituições, tenham sido feitas - com excepção da entrada de T.Costa para saída de Cissokho, lesionado -, a 7 e 1 minutos do fim? Que poderiam fazer Farías e Tarik, senão queimar tempo?
Estamos, como em 2004/2005, a entregar o ouro aos bandidos. Assim vai ser muito complicado ganhar a Liga.
Não foi assim que o F.C.Porto construiu o seu prestígio e se tornou cá dentro e lá fora, uma equipa temida, respeitada e ganhadora.

Um abraço

Eterno Dragao disse...

Em 21 anos de "acompanhamento ao vivo" do Porto, nas Antas e no Dragão, não me lembro de ver a minha equipa a rematar à baliza pela primeira vez aos 87 minutos de jogo (se é que podemos chamar ao toque de raspão do Farias um remate).

Não me lembro, também, de um jogo em casa em que o Futebol Clube do Porto não tenha criado uma única oportunidade de golo.

Mais uma "performance abaixo de cão" do nosso treinador. Os argentinos (Lucho e Lisandro) solidarizaram-se com o treinador e estiveram ao mesmo nível.

Gostava de comparar os nossos resultados em casa, na época de 2004/2005 com os deste ano. Começo a convencer-me que este registo de 5 vitórias, 4 empates e uma derrota ameaça tornar-se um dos piores do FCP presidido por Pinto da Costa. É obra, Jesualdo Ferreira!

rapariga do norte disse...

A exibição do porto ontem foi muito má, não dá para perceber como é que se pode fazer um jogo tão mau, principalmente depois da magnifica atitude e jogo que fizeram na terça.
O Professor tem que entender que o P.E. não tem velocidade para jogar a lateral, podia ter colocado logo o T.Costa de inicio nesse posição.
Apesar da má exibição no geral queria destacar pela positiva a exibição do Rodríguez.
Quanto ao Sporting jogou claramente para o empate.

Ps. quando cheguei a casa estava a dar o resumo do jogo na rtp1, e eu decidi ver, se já estava de mau humor ainda fiquei pior, aqueles comentários tiraram-me do sério, os comentadores cada vez estão piores.

dragao vila pouca disse...

Na época 2004/2005 tivemos 4 derrotas e 6 empates em casa.
Perdemos 24 pontos,mas num campeonato com 18 equipas.

Um abraço

Eterno Dragao disse...

Obrigado pela "informação estatística" da época 2004/2005, Vila Pouca.

Tem sido mau, mas, pelos vistos, já houve pior (o que constitui "fraco consolo").

Um abraço.

Ricardo disse...

Um jogo horrível. O Sporting entrou no relvado para levar o pontinho e o Porto, embora querendo, nunca conseguiu sequer chegar à baliza adversária. A opção por Pedro Emanuel foi errada mas parece-me que alguns incorrem num erro de análise: o Jesualdo não queria mais de Emanuel do que aquilo que ele deu; queria exactamente o que ele fez: um jogador experiente, capaz de fechar mais ao meio (afinal, o Sporting tem dois avançados, sendo que um dele, Liedson, faz muitas vezes diagonais vindo das alas) e de dar à ala direita a habitual tendência para ser unicamente posicional e de equilíbrios - sobre este aspecto, um dos defeitos do jogar do Porto está precisamente aqui: é uma equipa "coxa", que equilibra na direita para tentar provocar os desequilíbrios à esquerda. É uma estratégia como outra qualquer mas, com equipas mais fechadas, o Porto torna-se muitas vezes inofensivo.

Acho que nunca tinha visto tão poucas oportunidades (nenhuma?) do Porto a jogar em casa.

Arbitragem mazinha: Penalty por assinalar a favor do Porto; expulsão por dar a Lucho (será que vai dar Benfiquíssimo, desculpem, sumaríssimo? É uma pergunta retórica, escusam de responder, já sabemos todos que não) e o Cebola devia ter ido para a rua (o árbitro viu e deu-lhe... amarelo. De rir. Já está safo de benfiquíssimo.)

O Sporting, curiosa e ironicamente, apesar de tudo ter feito para empatar, acabou por criar as melhores oportunidades e por merecer a vitória.

O empate, no entanto, assenta bem a um clássico fraquinho.

O Campeonato está bom.

Sérgio de Oliveira disse...

Dois "ZEROS" à procura do mesmo !

É pena!


Abraço

Fanático disse...

Uma pequena correcção: afinal, ainda tivemos a cabeçada do CR ainda na primeira parte, ou seja tivemos dois de remate à baliza durante os 90 m(!!!).

Um jogo paupérrimo do FCP, uma arbitragem inconsistente e uma oportunidade histórica perdida, uma vez que se tivesse ganho aos ensanguentados e aos verdinhos no Dragão teríamos o campeonato no bolso.

E eu sempre ouvi dizer que os campeonatos se ganham (e perdem em casa)...

Aliás, mesmo com nossa campanha fora de portas e com 11 pontos perdidos no Dragão, ainda estamos em primeiro: diz muito bem também dos nossos adversários directos...

Paulo Marques disse...

Não rasguei o bilhete por ver o PE, mas mais valia, havia alguém a querer protagonismo e não era a jogar futebol... Não me lembro de ver uma equipa a dar tanta porrada desde o Boavista. Penso que houve uma disparidade de critérios enorme nas faltinhas a meio campo que limitou bastante as acções azuis e branca e quase nada as verdes.
Não quero dizer que foi graças ao João "pode ser" que empatamos, há uma terrível falta de opções quando a equipa adversária não encaixa perfeitamente na nossa e não comete erros, não sendo a equipa capaz de criar desequilíbrios em poucos toques. A ideia, à semelhança do que faz Van Gaal no AZ, é interessante, mas não me parece que tenhamos jogadores com as características correctas. Ou isso ou a variante não funciona tão bem, de qualquer forma, parece-me que a culpa é inteiramente do Jesualdo, que teve amplo tempo para planear a época.
Ainda assim, face ao relativamente fraco e instável futebol praticado pelos adversários, não duvido que temos boas hipóteses de alcançar mais um campeonato.

O Situacionista disse...

Se estão à espera que eu vá tecer grandes considerandos sobre o jogo e as opções do nosso mister estão bem enganados. Não tenho pachorra para perder tempo com quem coloca, naquelas circunstâncias, o grande Pedro Emanuel a defesa direito e muito menos com quem coloca o Farias aos 80 minutos e o Tarik aos ... 87 minutos ... a não ser que tenha sido para segurar o resultado ...

Aliás, se não fosse trágico era cómico.

A tal ponto que, apesar de concordar que a arbitragem confirmou que "pode ser" que nos roube outra vez e que os verdes deram pau como há muito não se via, nem me apetece sequer falar disso.

Portanto, resta-me dizer:

Ainda estamos em 1º lugar.
Até quando ?

Ainda somos treinados pelo prof..
Até quando ?

A resposta a ambas as perguntas é idêntica – desejo, furiosamente, que até ao final da época. Até para o prof. sair em beleza ...



P.s. – Este jogo deu para fazer uma perspectiva futurista do jogo contra o At. Madrid (que ontem “só” despachou o Barça). Com este (nosso) treinador e a jogar no Dragão, vai ser um jogo de pânico. Penso até que devemos treinar e muito os penaltis ... E mesmo para isso temos de conseguir marcar dois golos ... o que me anima é que na champions, o Luxo e o Lisandro, especialmente o segundo, jogam à brava...

Mr.Duke disse...

Até ia escrever algo sobre o jogo mas após ler o que escreveu o situacionista vi que só ia repetir o que já tava escrito voltando só a dizer que por culpa do treinador o Pedro Emanuel arrisca-se um fim de carreira humilhante.