quinta-feira, 17 de junho de 2010

Como diz?

Vi ontem umas imagens na televisão do Queirós a falar com adeptos, dizendo:
Então? Estão orgulhosos da nossa exibição, não estão? Estamos todos muito orgulhosos!”.

Orgulho de quê?
Eu não estou nada orgulhoso!
Eu até estou envergonhado com a nossa exibição!
E furioso com o Queirós.

Então num “campeonato de 3 jornadas”, com 4 equipas, em que temos de ficar nos dois primeiros lugares, empatar com uma equipa que tem de ficar atrás de nós, é bom resultado?
Ficar à mercê da sorte é bom?
Empatar com uma equipa 24 lugares atrás de nós no ranking da FIFA é bom?
Ganhar à Coreia é assim tão claro?
E é obvio que a Costa do Marfim não ganha à Coreia? Ou que no fim a diferença de golos nos é favorável?
Claramente a situação é arriscada.

Mas pior que isso foi a exibição!
Andamos a passar a bola entre os defesas, sem saber como iniciar o ataque; não conseguimos criar mais que um (o remate do CR7) lance de perigo atacante; não tivemos uma estratégia para contornar o jogo dos Marfinenses; não soubemos construir jogadas de ataque…
Jogar como jogamos orgulha alguém?

E o prestigio?
Devemos mostrar que os portugueses jogam bom futebol. Estamos na montra do futebol mundial. Não será de promover Portugal?
E motivar esses Portugueses pelo mundo fora?
O país parou para ver o jogo, e o que nos oferecem foi uma miserável exibição…

Há também a motivação dos jogadores.
Uma exibição assim não motiva a equipa. Há alguém que jogue futebol e que fique satisfeito por jogar sem atacar, perante uma equipa menos cotada que nós?
O Liedson, o Ronaldo, o Deco, o Danny estarão satisfeitos?
E os outros. Temos jogadores em grandes clubes europeus (Real, Chelsea, FC Porto, etc.) que estão habituados a jogar a grande nível.

Quer deitar areia para os olhos dos outros, Sr. Queirós?...
Pensa que está a falar para crianças?

Enfim.
Acho que temos hipótese de ficar nos dois primeiros lugares.
Mas temos de mudar de vida.

9 comentários:

O Situacionista disse...

Eu não sou muito critico do Queiroz.

Mais não seja porque ele está, felizmente, a léguas do estrupiado do Escolari (que ainda deve andar a proteger os minino...).

Só isso dá-lhe um crédito brutal !

E, depois, quem merece aos maiores críticas neste momento é o Deco.

Inacreditável o que ele disse. Jamais o poderia dizer publicamente.

Fiquei muito contente por ele hoje ter dado a cara e pedido desculpas.

Assim, sim. Assim é o Mágico que eu conheço.

De resto, está tudo em aberto. De tal maneira que nunca se sabe, desde logo, o que vai acontecer no Brasil-C.Marfim de domingo.

Azzulli disse...

Situacionista,
Estas orgulhoso da nossa exibição?

O Contista disse...

Os processos ainda não foram bem assimilados e a equipa está um pouco cansada. Mas está a crescer...

O Situacionista disse...

Não gostei da nossa exibição, mas o resultado não foi mau.

E estou muito mais orgulhoso do que quando jogavamos miseravelmente mas grande parte da comunicação social se entretia a defender o ... defensor dos minino ...

Smiley disse...

Bom dia Amigos,

Várias são as coisas que a vida me tem ensinado. Uma delas é ser frontal, não deixando para amanhã o que posso dizer hoje, doa a quem doer.
Dito isto, congratulo-me pela atitude do Deco que, embora a quente, foi honesta e sintomática.

Num País onde os nossos dirigentes mentem, ocultam, exercem corrupção. Num País em que fazemos nada por nós, calámos, comiseramo-nos. Num País carregado de inércia, incompetentes e filhos da puta, é de louvar a coragem daqueles que ainda tentam lutar contra os sistemas instituídos, comprometendo a suas reputações e por vezes, as suas carreiras.

Nos vários sectores de actividade urge denunciar, tornar público, desmascarar! Só assim podemos acordar e alertar os que verdadeiramente amam e ainda lutam por este País. É por andarmos calados que Portugal definha e morre de dia para dia. Perdeu-se a honra e a vergonha. Reina a impunidade.
Se todos tivéssemos a coragem para nomear todas as tramóias, esquemas e injustiças que por aqui grassam, não estaríamos na actual e tão deprimente situação.

Voltando ao futebol, a intervenção de Deco, sintomática como já escrevi, pôs a nu a saúde da nossa Selecção e não só. Os seus comentários abanaram a estrutura, mexeram com a comunicação social e connosco. Deco não é sinónimo de carneiro, mudo e com personalidade ausente. Só lamento que tenha sido um brasileiro a dar o grito do Ipiranga. Mas antes isso que grito nenhum. Agora que todos estão de sobreaviso, talvez as coisas corram de outra forma, talvez deixem de nos querer tapar os olhos.

Alguém acredita que Nani fracturou ou lesionou a clavícula? Alguém consegue perceber porque o Presidente da Federação não sabia o dia do primeiro jogo de Portugal? Alguém pode explicar porque é que o Rúben Amorim jogou no primeiro jogo de Portugal? Alguém sabe responder porque os nossos jogadores não sabem marcar cantos ou livres indirectos? Alguém consegue perceber a ausência total de ambição da nossa Selecção? E por último, alguém sentiu um milímetro de orgulho no final do jogo com a Costa do Marfim?

Sou Portuense, Nortenho, Português. E quero continuar a sentir orgulho nisso! Parem de andar constantemente a foder o meu País! Foda-se!

O Situacionista disse...

Smiley,

Aprecio imenso a frontalidade.
E dela fazendo uso, digo-lhe que discordo totalmente da sua posição, no que toca ao Deco.

A atitude do Deco não faz qualquer sentido.
É a negação da responsabilidade.
Aquilo só poderia ser dito em privado.
Jamiais em público. Aliás, seria impensável aquilo, por exemplo, no FC Porto.

E o Deco, sabe tão bem que cometeu um erro crasso que veio penitenciar-se publicamente.

E muito bem !

Nem outra coisa esperava dele.


P.s. - O que acabo de dizer em nada colide com o facto de concordar em grande medida com a indignação que perpassa por esta sua frase: "Nos vários sectores de actividade urge denunciar, tornar público, desmascarar! Só assim podemos acordar e alertar os que verdadeiramente amam e ainda lutam por este País. É por andarmos calados que Portugal definha e morre de dia para dia. Perdeu-se a honra e a vergonha. Reina a impunidade.
Se todos tivéssemos a coragem para nomear todas as tramóias, esquemas e injustiças que por aqui grassam, não estaríamos na actual e tão deprimente situação."

Smiley disse...

Situacionista, eu também concordo consigo, por muito estranho que possa parecer. Em condições normais, repito, em condições normais e passo a citá-lo “A atitude do Deco não faz qualquer sentido. É a negação da responsabilidade. Aquilo só poderia ser dito em privado”. (Chamo também à atenção para o facto de Deco não ser um “rookie” na Selecção, ou seja, tem uma experiência acumulada dos bons e maus “costumes” que por lá são praticados. Às vezes somos forçados a tomar atitudes que nos penalizam em prol de um bem maior. Por isso eu disse, também, que só tenho pena não ter sido um português a fazê-lo).

O problema, caro Situacionista, é que já ultrapassamos as condições normais e embrenhamo-nos nas outras, as menos normais. E dada a sua profusão, as menos normais são agora… as normais. Ou seja, tudo está subvertido. Por isso eu disse que admiro quem arrisque a sua reputação e carreira lutando contra isto mesmo. Talvez por eu ter outro tipo de informações fale desta maneira. Mas também todos sabermos que, se algo fosse dito ou feito depois do Mundial, de nada serviria excepto fomentar vendas de jornais desportivos durante meia dúzia de dias, se tanto. Depois, o silêncio, de todos, e pronto, já passou. Isto é o que acontece, infelizmente e cada vez mais, na nossa sociedade. Daí eu ter referido que vivemos no reinado da impunidade. E porquê? Porque nós deixamos! Temos de usar estratégias diferentes, armas diferentes, timings diferentes. Se não acordarmos desta letargia rapidamente, se não nos afirmarmos, se não reagirmos e a combatermos, ninguém o irá fazer por nós.

Azzulli disse...

Se eu estou furioso com a nossa exibição e atitude, como estarão a sentir-se os franceses?... e mesmo os alemães!...

Smiley disse...
Este comentário foi removido pelo autor.