sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Divisionistas


Corria o ano de 2004. O FC Porto tinha acabado de espalhar (ainda mais), ao vivo e a cores, toda a sua classe e magia por esse mundo fora. Depois de no ano anterior ter ganho a Taça Uefa, acabava de ganhar a Champions.

Todavia, o plantel tinha sofrido uma razia e o treinador tinha saído de forma rasteira. Entretanto, o sucessor nem sequer tinha aquecido o lugar. E a equipa já era orientada pelo espanhol Victor Fernandes.

Mas os resultados deixavam muito a desejar. O futebol jogado também apresentava níveis de qualidade aquém do esperado e, especialmente, longe dos padrões a que estávamos habituados.

Ainda assim fomos campeões mundiais.

Mas a massa adepta azul e branca não estava contente e o treinador ficou em causa.

Entre essa massa adepta, havia um grupo de amigos que, antes de terem um blog, já costumavam através de uma corrente de mail debater intensamente todas os acontecimentos da vida do nosso clube.

A páginas tantas, o debate sobre o treinador atingiu o auge. E havia, nesse grupo de amigos, duas facções. Sendo uma das facções constituída por … uma pessoa. Uma dessas facções, que representava necessariamente a esmagadora maioria do grupo, defendia a saída imediata do treinador e, outra, defendia a permanência do mesmo.

A discussão era tão intensa que, a facção “unitária”, socorrendo-se dos geniais
Monty Python, e de uma célebre cena do filme “A vida de Brian”, começou a “picar” os seus opositores designando-os de … divisionistas !!

Divisionistas para aqui, divisionistas para ali, divisionistas para acolá….

O “ataque” surtiu um efeito perfeito.

O calor da discussão atingiu então níveis cada vez mais altos até que, a páginas tantas, um dos malandros da facção “plural” (com tiques de fanatismo…) começou a ripostar apelidando a facção “unitária” de …. situacionista !

A partir daí todos os membros daquela miserável facção não perderam tempo a juntaram-se ao coro e virei … O Situacionista.

É curioso que hoje a situação do nosso clube em torno do treinador tem algumas semelhanças. Uns entendem que é melhor a troca, outros não, outros, ainda, que é esperar para ver.

Eu, neste preciso momento, estou convencido que, com o Dragão em brasa a apoiar, vamos ganhar ao Braga (e aos vermelhos e aos verdes, que vão empatar). E ficar isolados no comando do campeonato. Escrevam !

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Divisionistas ou situacionistas, quem decide é PC.

Abraço