segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Alvalade e Ponta-de-lança

Estive em Alvalade no sábado.
No meio de sportinguistas.
E não houve problema nenhum. Tudo gente civilizada, na bancada onde estive.


Quanto ao jogo, o FC Porto tinha obrigação de fazer mais.
Não gostei da atitude cautelosa da equipa. A tática foi defender e mandar a bola para o Hulk, esperando que ele marcasse um golito.
Aliás, meter o Djama e Rodriguez de início, foi para reforçar a defesa. Abdicando de ter um ataque com James, Hulk e Kleber, pois esses extremos defendem pouco.
Medo, portanto.
A entrada do Kleber foi muito tardia, quando já as táticas não funcionavam, e o jogo ia correndo com jogadas inesperadas.
VP não teve coragem de entrar no jogo para impor o nosso futebol, para dominar a partida, para jogar à Campeão.
Assim, foi um jogo insosso e receoso.


Ponta-de-lança…
Tínhamos dois fracos.
Agora reduzimos para um, fraco.
(Nem sei se melhoramos o plantel ou não, por este ponto de vista…)
O que não entendo, não entendo mesmo, é como já não está um ponta-de-lança de categoria a treinar no nosso plantel desde a passada segunda-feira!!!
Ou pelo menos, contratar um a algum clube da Liga.
Ou subir um júnior.
Faça-se qualquer coisa carago!!!!
Estamos à espera de quê?!?!?!

8 comentários:

O Situacionista disse...

Começando pelo ponta da lança, concordo que nos falta um, mas não sei se virá. E se for só para fazer n.º, prefiro que não venha.

Quanto à nossa atitude dita cautelosa, penso que estamos de tal maneira mal habituados que já nada nos contenta. Nem um empate, num jogo muito equilibrado num campo de um canditado ao título no jogo do tudo ou nada para eles ... apesar de quase não terem arriscado.

Não tarda nada ... normal, normal, é 5-0 ao Man City ... lá ...

O Situacionista disse...

Azzulli,

Uma curiosidade, estavas identificado na bancada ? Cachecol ?

Fanático disse...

Atsu! e mai nada

meirelesportuense disse...

O regresso de Atsu poderia fazer alguma diferença, com ele e com um Yturbe mais presente nas convocatórias, talvez conquistemos alguma confiança e qualidade, depois necessitamos de um avançado centro a sério e de um central que possa fazer uma dupla mais regular e segura com o Rolando.
Otamendi não parece ter a velocidade suficiente para o lugar e o futebol de hoje é muito veloz...Ele tem qualidade -tem que ter qualidade é de Selecção- mas falta-lhe essa capacidade de colocação rápida em situações de ruptura constante como aconteceu em alguns dos últimos jogos...Talvez que com um lateral à direita mais interventivo e qualificado, o Rolando possa apoiar melhor o Otamendi...Ou vice-versa.

Azzulli disse...

Situacionista,
Não levei adereços do nosso FCPorto.
E a principal razão foi por ir com companhia feminina (e sportinguista vê lá…), e não arrisquei entrar em confusões, principalmente fora do estádio.
Aliás, no Sporting e na Luz não acho nada aconselhável.
Mas, note-se, considero os sportinguistas, na sua grande maioria, adeptos civilizados, coisa que não considero os vermelhos.
No entanto, as minhas reacções aos lances claramente me denunciaram.
E estariam 3 ou 4 cachecóis do FC Porto na bancada onde estive.

Acho que erramos nestes dois PdL. E o K é fraquinho.
É decisiva a contratação de um PdL. Não o fazer, pode custar-nos o campeonato.
E estamos a perder tempo.
Precisamos dele urgentemente, para ganhar rotinas rapidamente.
Também pensando na Liga Europa.
E principalmente para o Grupo é importante. Também os jogadores sentem a falta de um “matador”.

Não achas que os extremos Ramirez e Djalma foram para defender, por oposição a James e Hulk?
Cautela. Medo.
VP…

O Situacionista disse...

Em relação ao ponta de lança, mais importante do que comprar um é começar a jogar com um. No caso, Kleber, que é o que temos. E acredito que com oportunidades pode melhorar muito.

Até porque jogar com um avançado tem uma dupla vantagem: por um lado, o nosso jogo precisa de um ponta e, por outro, o Hulk passa para a ala.

Aliás, com o Rio Ave, penso que tudo se conjuga para essa solução.

Sobre a opção por Rodriguez em alvalade, embora infelizmente ninguém tenha perguntado a Vitor Pereira, penso que se deveu apenas ao facto de James ter estado doente durante a semana.

O Djalma, foi a opção do costume.

Portanto, nada de medos.

E continuo a pensar que o resultado, não foi bom, mas foi muito razoável.

Aliás, para mim quem teve medo foi claramente o Domingos.

Em relação às companhias que escolheste fica um conselho: mandam as regras da boa educação que se peça sempre para exibir o cartão de sócio. Não sendo o adequado, o assunto deve ficar concluído ...

Fanático disse...

Azzulli, quanto à companhia, o Situacionista já disse tudo...

Quanto, PDL: K é o único até agora, pelo que tinha de ter entrado de início. Como já disse, o Atsu, ou mesmo o João Tomás, para 6 meses dá, já para não falar do Adriano, da Oliveirense...

Quanto ao futuro? Ganhar ao Rio Ave!

O Soldado Azul disse...

Bom, além de reiterar que não gosto do VP, devo dizer que nem tudo nele é mau (quase tudo...)! As suas escolhas têm tido uma consequência que acaba por ser negativa: consegue promover e destruir jogadores! A saber:
A aposta do Djalma a titular parece-me muito bem! Ao contrario de pseudo-comentadores como o jornalista Carlos Daniel (que agora tem a mania que percebe de futebol e monopoliza o programa da RTPN com muito mais "tempo de antena" que o Luis Campos que é (ou já foi) treinador... que afirmou no ultimo programa que o Djalma não tem categoria para ser titular no Porto ... pois eu digo que nos ultimos jogos tem sido (na minha modesta opinião) dos melhores jogadores em campo... e que em Alvalade ajudou (e de que maneira...) o Maicon a fazer "desaparecer" o Capel... Só que estranhamente é sempre sacrificado na 1ª substituição , em detrimento, por ex, do Christian Rodriguez... Não sei se repararam mas tem sido assim nos ultimos jogos... Portanto, aposta no Djalma (que tão bem tem correspondido...) mas depois crucifica-o...
Quanto ao Kleber ainda é pior mas na mesma "linha": no inicio da época apostava no Kleber a titular (recordemo-nos que o Kleber vinha substituir APENAS o Falcao...) e que tratando-se de um jogador jovem, tem seguramente margem de progressão e necessitava de se adaptar, ganhar confiança... Ora, para isso, é preciso jogar!! Pois bem, a determinada altura, o VP resolveu (quanto a mim mal...) decidir pelo Hulk no meio e no caso de necessitar ganhar, na 2ª parte (e às vezes tarde como em Alvalade) apostar no Kleber... Ora assim sendo, está a destruir o jogador!
Não que eu considere o Kleber um excelente jogador mas presentemente não temos melhor do que ele para criar espaços no meio para as tabelas e entradas do Hulk e outros... Temos muito mais oportunidades de golo com Kleber no meio e Hult na lateral do que com o Hulk no meio! Seguramente!
Ora o sistema com o Hulk no meio (ficamos mais defensivos, é verdade...)é suficiente para ganharmos à grande maioria das equipas, com excepção dos grandes (e talvez Braga inc), também penso não deixar de ser verdade que, com o mesmo sistema temos muitas dificuldades em ganhar aos grandes... E como a vitoria no campeonato vai-se decidir (penso eu...) nos confrontos "directos", se mantiver o sistema... e se considerarmos que qd os vermelhos vão à frente, vão "carregados aos ombros"...diria que esta época...não somos favoritos...
Mas... o meu desejo é que... não tenha o dom de Zandingas e afins...
Saudações