quinta-feira, 24 de maio de 2007

Que FUTURO ?

Três perguntas que deixo no ar para quem quiser dar a sua opinião:

1) Deve Baía continuar a jogar .... ou passar a “jogar” noutras funções ?



2) Jesualdo, deve continuar conforme tudo (?) indica que irá acontecer ?

.

3) O que é que esteve verdadeiramente MAL este ano e não se pode, de todo, repetir ? O que deve o NGP alterar agora que foi eleito para um novo mandato ?
.


P.s. - Só duas notas do passado:
1) A surpresa - Bruno Aves – enganou-me completamente !!! Não me lembro de ter tido uma opinião tão negativa de um GRANDE jogador do nosso clube !!!! (aliás, vem-me muitas vezes à memória uma promessa que, em boa altura, fiz há muitos meses, no blog do FêCêPê, segundo a qual não mais iria “bater” no, então ainda, mais do que mal amado Bruto Alves). As minhas desculpas, Bruno !

2) O azar – o Bi-Campeão Pedro, O Grande !!! Para o ano vai-nos dar muitas mais alegrias, tenho a certeza absoluta !

7 comentários:

O Situacionista disse...

Relembro aqui extractos de algumas opiniões anteriormente expressas por leitores e que se enquadram totalmente nas perguntas que fiz neste post.

Do "Tripas à moda do Porto":
"(...)
Houve de tudo, como sempre, aspectos positivos e negativos, mas o balanço só pode ser muito POSITIVO, afinal somos mais uma vez campeões!
(...)
Quero deixar ideias sobre o passado e sobre o futuro.

1º Pinto da Costa, teve um ano difícil, um homem, que sempre fez da sua palavra uma arma, viu-se calado pelo segredo de justiça, pelos problemas do apito dourado, etc.
Mais uma vez tomou uma excelente medida, quando se viu sem treinador com a troca forçada devido ao despedimento do Co. Num momento em que o Campeonato estava a começar impunha-se alguém que conhecesse o Campeonato Português, mas que tivesse um perfil que permitisse que a nossa massa associativa e a nossa equipa acreditasse na vitória.
Nunca PC foi buscar a meio da época um treinador que desconhecia o nosso Campeonato, os treinadores que vieram a meio, se não me engano, foram, Artur Jorge, para substituir Quinito, Bobby Robson para substituir Ivic, e Mourinho para substituir Octávio Machado.

Como toda a regra tem excepção no ano da ressaca pós Mourinho cometeu o erro de procurar um estrangeiro e trouxe a "meio" da época (início mas...)o Victor Fernandez, e mesmo assim tentou emendar a mão com o Couceiro, correu mal.

Desta vez esteve bem, muito bem.

Todos temos saudades do estilo de Mourinho, mas não podemos estar a procurar incessantemente outro Mourinho, temos de nos adaptar a outros estilos, a outras formas de liderança na equipa.

A questão Carolina é delicada não gostava de ver a senhora como "primeira dama" acho que PC não lhe deveria dar esse estatuto, mas ele tem a sua opção e para mim isso que se lixe! O homem que faça da sua vida privada o que quiser.

PC fez bem em aguentar o Co Adrianse, apesar de ter a massa associativa em grande parte contra ele, como fez bem em ir busca o Jesualdo.
No deve e no haver da sempre melindrosa escolha de treinadores, PC continua a ter mais a ganhar do que a perder, não tem o benefício da dúvida, tem a minha confiança absoluta. Nas suas escolhas umas ganhou de forma brilhante (Artur Jorge, Mourinho), noutras perdeu (Del Neri, Quinito, Octávio), noutras empatou... (Ivic, Co), noutras teve vitórias com algum significado (Robson, Oliveira, Fernado Santos), dentro do grupo de treinadores escolhidos por PC, gostaria ainda de referenciar um Homem que fez muito pelo Clube, o Sr Carlos Alberto Silva, que num tempo de vacas magras nos deu, salvo erro, dois títulos. Quanto à escolha de Pedroto, ainda como Chefe do Departamento de Futebol, NÃO FALO! NÃO VALE A PENA.
Provavelmente não falei de todos, mas, que ninguém tenha duvidas que o saldo é brilhantemente positivo!
Quando saiu o Co, eu pensei, duas hipóteses, Jesualdo ou Camacho! Veio Jesualdo, somos campeões!
(...)

Depois, noutro comentário do mesmo autor, foi dito:

"Jesualdo Ferreira, perfil discreto, sem a alma de outros treinadores que passaram pelo FC Porto, como Mourinho ou Robson, mais no estilo do Rei Artur, veterano sem títulos, mas com uma história recente de competência ao serviço do Braga, cometeu alguns erros, mas teve virtudes. Balanço? Positivo, claramente positivo!
Agarrou uma equipa campeã, num clube em que só pode ser campeão, e em que além de ser campeão temos, normalmente de jogar bem, sim nós portistas somos exigentes! Situação difícil, mas arriscou, dai não lhe poder chamar medroso!

Situação difícil pois recebeu uma equipa "formatada" para jogar num determinado estilo, o famoso 3-4-4 de Adrianse, com défice de jogadores para determinadas posições, e com escolhas complicadas para outras.

Algumas virtudes de Jesualdo, montou bem e rapidamente a equipa, a 1ª Volta foi muito boa, 5 pontos perdidos, excelentes exibições nalguns jogos da 1ª fase da Champions, e do Campeonato, os primeiros 20 minutos com o SLB no Dragão foram do melhor, os jogos com o Chelsea, etc.
Conseguiu algo muito difícil, conciliar bem e de forma equilibrada Anderson e Quaresma, isto até a lesão do menino prodígio.
Depois o Porto continuou a jogar bem até Janeiro apesar da saída de Anderson, o que não me surpreendeu pois acho mais fácil num 4-3-3, jogar bem sem Anderson do que com Anderson, o difícil foi feito antes com os dois em simultâneo.

Deve ter tido muitos dilemas pois não me parece que seja fácil ter Quaresma e jogar doutra forma que não em 4-3-3. E parece-me muito difícl jogar com Anderson em 4-3-3.
Relembremos que Mourinho, por exemplo pode jogar em 4-3-3 pois o criativo do meio-campo era um verdadeiro carregador de paino defensivo (Deco), que Fernando Santos, que tinha de jogar em 4-3-3, porque tinha Jardel e Drulovic, tinha muitos problemas em jogar quando o nosso DECO estava lesionado.
Parabéns Jesualdo!

Jesulado errou na rotação de jogadores!
Não deu minutos a Ibson, não deu descanso a Lucho, "queimou" Ricardo Costa, colocando-o a jogar nos dias dificeis, não rodou Pepe!
Não se roda jogadores depois de férias como fez no jogo com o Atlético!
Para mim inexperiência, de gerir um plantel mais profundo e de um clube grande.

No entanto teve demasiadas lesões traumáticas,teve um Postiga em quebra, meteu Anderson à força na parte final do Campeonato, dai na minha opinião o apagamento de Quaresma! O tal problema Quaresma+Anderson...difícil muito difícil.

A Jesualdo faltou-lhe um CAPITÃO dentro do campo, ao FC Porto não costumam faltar capitães, mas neste momento temos falta de um, VOLTA PEDRO EMANUEL, por vezes não são precisos dentro do campo os onze melhores jogadores, há jogadores que dão às equipa intangíveis, coisas que não se contabilizam. Falta-nos um Capitão!

Lembrem-se dos nossos sucessos, RODOLFO, GOMES, JOÃO PINTO, JORGE COSTA, existe um capitão, este ano não houve no campo, felizmente parece que houve no balneário. Morinho quando iniciou a sua grande equipa aliou-se ao CAPITÃO, Jorge Costa, eu sempre achei que o Bicho era pior que o Pedro Emanuel e o Ricardo Carvalho, mas... os intangíveis valem mais do que o real valos dos jogadores.

Apesar de tudo quando foi preciso ganhámos, sempre, excepto no Chelsea.

Eu acredito que Jesulado pode repetir o feito e melhorar a nossa classificacação na Liga dos Campeões para o próximo ano, com alguns pequenos ajustes no plantel e com a aprendizagem que fez este ano.
(...)"

O Situacionista disse...

Sobre Baía, o Bruno Pires já aqui nos deixou ficar a sua opinião:

"O cargo para esta lenda viva é assinar novo contrato e jogar por mais um ano. Numa altura em que faltam líderes na equipa com experiência e voz de comando, a palavra de Baía naquele balneário é um activo de valor incalculável. Sem ele, daremos um passo atrás. Jogadores com perfil para futuramente serem "patrões": Bruno Alves ou Meireles. Mas ainda é cedo, portanto, Baía mais uma ano, por favor. BICAMPEÕES!!!"

Eterno Dragao disse...

Respostas rápidas:

1. É capaz de ser um bom momento para abandonar a carreira de jogador. Merece sair pela "porta grande".

2. Não. É um treinador sem garra, sem carisma, muito defensivo. Julgo que o argumento "deve ter a sua oportunidade de escolher os jogadores e fazer a pré-época" é absolutamente desprovido de conteúdo.

3. Uuuuuuuiiiii. Era mesmo isto que querias perguntar? Eu sugeria que o NGP fizesse corresponder a realidade às palavras que escreveu na última Revista Dragões e que tomo a liberdade de citar: "O FC Porto está financeiramente estabilizado, tem um passivo controlado"... Se o NGP se refere ao clube, tudo bem; caso se refira à SAD para o futebol... deve ter sido erro tipográfico!

Azzulli disse...

1) Penso que o melhor para o seu (e para o nosso) futuro, é parar, e passar para outras funções. Assim, mantem-se o maior simbolo do clube. E se passar a dirigente é optimo, pois precisamos de simbolos do clube também na direcção.

2) Estou com dúvidas, mas optaria pela não continuação. Acabou por vencer o campeonato, mas notou-se o medo de não o conseguir. Falta-lhe garra, como diz o Eterno. Mudar... depende de quem poderia vir... Eu desejo ter portistas a liderar o nosso banco.

3) O NGP pode começar por falar mais, que este ano quase não o ouvi... E todos sabemos que ele nisso é imbativel!

Fanático disse...

Notas curtas:

1) Sim, acho que deve sair este ano, ainda para mais campeão.Quanto ao passar outras funções, julgo que adjunto era ideal, ainda que começam a ser adjuntos a mais...

2)Não deve,mas só por um valor seguro, que isto de cavalo para burro também não é solução. Mas tenho a certeza que o NGP o vai manter e como este tem uma intuição...

3)Essa exige mais tempo e reflexão para responder.

O Situacionista disse...

Para já também vou ser sucinto:
1. É meu entendimento que, para bem do FC Porto, ÚNICO que me interessa, Baía deve sair.
Ainda por cima, como se trata de um monstro sagrado do nosso clube, saindo agora, sai num momento GRANDE !!! Como não poderia deixar de ser.

E Baía deve sair porque o FC Porto precisa dele noutras funções onde pode ser FUNDAMENTAL.

2. Não vou usar meias palavras. Sei que ele não vai sair, mas para mim o Prof. não é treinador para o meu clube. Portanto, se fosse eu a decidir, começava por analisar as alternativas possíveis. Se alguma fosse do meu agrado, Jesualdo seria .... promovido e saía da função de treinador.

3. Eterno...:-)) !!! Mas sabes, é nestas alturas (defeso e ainda por cima festivo), E NÃO ANTES, que eu penso que devemos olhar para trás, analisar o que esteve mal (e foi muita coisa), e tomar medidas para não se repetirem os mesmos erros. Por exemplo, é preciso apostar em jogadores portugueses (Antunes do P.Ferreira, há também um centro campista do Boavista cujo nome agora não me vem à memória, etc.), especialmente da formação (Castro, Paulo Machado). Ou, pelo menos, que joguem em Portugal (Linz ... embora me pareça que este, desde que não jogou na cestinha do pão, mostrou o seu destino....).

P.s. Sobre outro monstro sagrado do nosso clube:
“Pela primeira vez em 18 anos, Fernando Gomes, máximo goleador da história do FC Porto, vai estar presente numa actividade oficial do seu clube. O capitão da equipa que na época de 1986/87 conquistou a Taça dos Campeões, e que falhou a final devido a lesão, aceitou o convite e vai estar presente na homenagem aos campeões europeus.

“Recebi o convite e aceitei-o naturalmente pois trata-se da celebração de uma vitória que foi a afirmação do clube na Europa e no Mundo”, referiu Fernando Gomes, que não costuma falhar jogos do FC Porto no Dragão e também fora de casa.”
(http://www.record.pt/noticia.asp?id=746077&idCanal=17)

Viena....a maior alegria desportiva da minha vida !!! Domingo, lá estarei, para homenagear os campeões europeus de 87 !!!

Anónimo disse...

1-Não era mau para o clube que Baia assinasse mais um ano! Liderança, referências precisam-se!

2-Sim Jesualdo deve continuar! Porra qualquer dia parece-mos o Benfica do início da decadência, que estavam sempre insatisfeitos com o que tinham e despediam treinadores campeões!
Calma!
Não vamos começar a ser uns trocadores sistemáticos de treinadores!
Dois anos seguidos campeões e terceiro treinador, por favor não!

Quero lá saber se o Treinador é portista, vejam os SLBs que tinham um treinador da cor deles e que lhes adiantou isso?
Seria Mourinho PORTISTA? e Robson?

Mais um treinador mais uma cambada de apostas em transferências de risco, mais gastos, mais quinhentos jogadores emprestados.

3-Apostar na formação! Concordo!
Mas será que os nossos adeptos estão com paciência para isso? Uma aposta na formação leva anos a dar os seus frutos, e se não formos campeões para o ano é o cabo dos trabalhos!!!!



4-Apostar na formação!
É diferente de apostar em jogadores acabados de sair da nossa formação!

5-Veja-se como muitos de nós tratamos este ano um jogador saído da nossa formação, o Ricardo Costa? Lembraõ-se com tratávamos o Bruno Alves o ano passado? Eu lembro-me o que dizia de cada vez que aquele ex-matreco ambulante entrava em campo....
Será que se o Paulo Machado (de quem gosto especialmente) fizesse duas ou três jornadas da treta não seria tramado?

6-Nós portistas perdoámos menos aos da nossa formação que aos outros... Infelizmente, vejam-se alguns exemplos, este ano vitímas preferidas Ricardo Costa e Hélder Postiga!
Para recuar lá bem para trás lembro-me do Semedo, etc.

7-Mas em tese tenho as seguintes posições:

-Apostar na Formação (projecto a médio-prazo), Jesualdo pode e deve ter aqui um papel activo!

-Apostar em jogadores portugueses e provenientes do Campeonato Nacional que saibam o que é o FC Porto! Mas corre-se um grave risco pois sabemos bem que a sua qaulidade não é muita! Seria dar mais uns tiros no escuro!

-Reforçar cirurgicamente, gastar pouco e bem.

8-O meu plantel 06-07:

Baia, Hélton, Bruno Vale (se o Baia não jogasse o puto de Setúbal continuava)
é desperdício de €€€€ ir comprar outro Guarda-redes! Mas é um risco que teria de ser assumido perante os sócios do género são estes e se acontecer algo ao Hélton os outros vão dar um passo em frente como Baia deu um dia!

Ricardo Costa (o Joker faz todos os lugares da defesa de forma média, Fucile, Bosingwa, Pepe (intransferível), Pedro Emanuel, Bruno Alves, Cech, Mareque (a ver se dá, se não dá va-se buscar um puto aos Juniores para "treinar que com os outros temos a posição suficientemente coberta).

Paulo Assunção, Raul Meireles, Lucho, Ibson, Paulo Machado, Anderson, João Paulo (faz na defesa e no meio)

Quaresma, Lisandro, Postiga, Adriano, Vieirinha, + um extremo esquerdo, ou direito bom e barato (a mim servia-me um Cândido Costa ou o raio do César Peixoto, que ainda não sei porque foi corrido, e metia uns milhões na busca de um novo Benny, Jardel ou Gomes!

Eis o que o NGP deveria fazer, 2 compras! Mais nada!

E todos nós adeptos que nos preocupámos com a sustentabilidade do clube deveriámos querer isto e ter paciência se isto não servisse!

Possíveis vendas, por ordem de quem não queria que fosse embora, dentro dos tranferíveis:

Anderson (mas tenho a certeza que não sai, é muito cedo PC não vai fazer um mau negócio, só sai por uma pipa)

Pepe (ainda precisámos dele para dar estabilidade ao Bruno, pois o Pedro já vai fazer poucos jogos, embora espere que faça os mais importantes!)

Lucho ou Quaresma, dependendo do sistema a utilizar seriam os transferíveis, mas se for para jogar em 4:3:3 cuidado com a venda do Quaresma que os estxremos no mercado português rareiam.