terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

2ª mão - Quem marcar primeiro, passa a eliminatória

1-0 é um resultado perigosíssimo.

Se eles marcarem primeiro, teremos de dar a volta ao marcador e ainda marcar, pelo menos, 3 golos.

Não me parece que tenhamos treinador para isso.

Mas se formos nós a marcar primeiro, aí, aí acredito que seja possível marcarmos mais dois golos do que eles.

Até porque o Quaresma e o Zé irão estar em campo. E hoje fizeram muita falta.

Uma palavra de apreço para o João Paulo. Foi lançado às feras e não comprometeu.
.
Vai ser fundamental o Dragão estar em brasa. Vamos levá-los aos 4ºs de final.
.
Contem comigo !

22 comentários:

Eterno Dragao disse...

Só pude ver a segunda parte. Já percebi que tive sorte.

É praticamente só nestes jogos que se vê que Quaresma não é Deco e que Jesualdo não é Mourinho. Falta sempre "qualquer coisa" (coragem? determinação?) e hoje, aos 80 minutos, até faltou um pouco de sorte.

Continuo convencido de que temos equipa para "dar 3" ao Shalke, no Dragão.

Não percebo a atitude conservadora com equipas que, sendo melhores do que a média do nosso campeonato (Benfica, Sporting, Shalke), estão perfeitamente ao nosso alcance (em casa, ou fora).

Estou convencido de que Jesualdo "joga a renovação de contrato" nesta eliminatória.

Eterno Dragao disse...

Posso ter que engolir o que vou dizer, mas, mesmo que se transfira para lá, Quaresma NUNCA será titular de uma equipa como o Real, o Barcelona, o Milan, ou qualquer equipa inglesa.

A "estrela da companhia" não pode "eclipsar-se" nestes jogos.

Azzulli disse...

Quanto ao onze inicial, concordo.
Preferia, no entanto, Tarik no lugar do Farias. Quanto mais não fosse por ser fluente em francês, língua do arbitro.
João Paulo foi a surpresa. E uma boa surpresa.

O golo cedo perturbou a equipa, e só a partir da meia hora conseguimos mostrar o nosso futebol.
Entretanto fizemos muitos passes errados, e vivemos um sufoco.
Jogávamos fora, o físico dos alemães é bem superior, e a diferença de ritmo entre a Champions e a nossa Liga é relevante.
Mas adaptamo-nos e fomos superiores nos restantes 60 minutos.
Infelizmente sem termos muitas oportunidades.
Muito por o Shalke estar bastante defensivo (já estava a vencer).

A oportunidade perdida do Lisandro a 11 minutos do fim deixou-me de mãos na cabeça.
Que boa jogada! Que pena!

Um golo era merecido, e muito importante para as contas finais.
Vamos ter de estar muito concentrados e pacientes no dia 5 de Março.
Se o Shalke marca primeiro, ficamos com uma tarefa diabólica.
Meu estado de espírito para a 2ª mão: CONFIANTE!

Azzulli disse...

O nosso melhor, para mim, foi o Lucho.
O pior o Fucile. Falhou milhares de passes.
Quanto ao Quaresma, realmente não esteve nos seus dias. Mas lá esteve ele na assistencia para a oportunidade do Lisandro. Teve pela frente o Rafinha, que não é um defesa direito qualquer. E como disse o Freitas Lobo nos comentários ao jogo (este sim um bom comentador), o Rafinha não atacou na segunda parte. Mas é verdade que não fez o que esperava dele.

ruca disse...

afinal... o 4-3-3 na europa, dá tão bons resultados como o 4-4-2...
Hoje, não culpo o JF. Não jogamos bem, mas... não jogamos mal. Acho que temos equipa para passar... o S04 têm uma boa equipa para levar 4 secos no dragão.
Agora... para aguentar a ansiedade até ao 2º jogo... só mesmo o nuremberga nos quartos da uefa... :)
Já tenho bilhete... e vamos passar!
FORÇA BESSA!

Ricardo disse...

Com todo o respeito pelos participantes aqui desta tasca, parece-me que incorrem em alguns erros de análise: o 433 que vocês chamam não é seguramente o 433 normal no Porto. Colocar Lisandro na ala e Farías ao centro faz com que a equipa fique debilitada de profundidade à direita - ainda para mais com Bosingwa de fora. Há quem fale aqui que o Quaresma não jogou o que sabe. vejamos: o Quaresma joga melhor se introduzido num sistema - que é o preferencial do Porto, esta época - de 433 puro, com dois alas abertos e Lisandro ao meio. Retirar Tarik para colocar Farías foi um erro, e Jesualdo é recorrente nesta tentativa de ganhar mais "miolo" em detrimento do seu sistema de 433 puro. Foi um erro porque perdeu fulgor ofensivo por uma ala (Lisandro procura sempre movimentos interiores), perdeu Lisandro onde ele faz falta, na frente do ataque, obrigou Lisandro a um desgaste maior durante grande parte do jogo e, talvez por isso, não tenha chegado ao fim do jogo com maior clarividência - veja-se a jogada perdida a 5 minutos do fim. Jesualdo tenta ganhar solidez a meio-campo nos jogos defensivos, não entendendo que as grandes equipas, mais do que se adaptarem ao adversário, devem continuar com os seus processos de jogo bem rotinados. Se o FC Porto joga um bom futebol (com resultados) no 433 puro, para quê mexer? Jesualdo persiste e não ganha nada com isso. Aliás, bastou ver que ele emendou a mão na segunda parte. Tirou Farías, meteu Tarik. viu-se logo a equipa a usar dos seus entrosamentos e movimentos naturais. Principalmente Lucho que nada no mar do 433 puro como ninguém. Se lhe tiram essa possibilidade de vaguear pelo meio-campo, podendo tabelar com Lisandro na frente, ou flectindo com um dos alas, Lucho perde intensidade e lucides de processos. Sinceramente, e eu que gosto de Jesualdo, não entendo por que continua nesta busca obsessiva por encontrar soluções ao 433 puro. Com a Naval ou com o Paços de Ferreira entendo que tente, nos jogos importantes... não. Resultado: uma eliminatória muito complicada. O Schalke, fora, virá mais sólido, apostando numa defesa e meio-campo bem organizados e num contra-ataque venenoso. Sinceramente, acho que neste momento os alemães são claramente favoritos a passarem. Mas espero que o FC Porto saiba responder dentro de campo. E espera-se que em 433 puro.

Abraço a todos

Ricardo disse...

*lucidez

O Situacionista disse...

Antes de mais deixem-me dizer-vos uma coisa – a Champions cria um ambiente EXTRAORDINÁRIO !

É, de facto, uma competição maravilhosa.

Felizmente, estamos lá praticamente todos os anos. O que é uma enorme felicidade e um grande privilégio.

Dia 5 de Março lá teremos mais uma grande jornada europeia.

E com uma vantagem para nós.
É que na primeira mão “a coisa estava no papo”.
Resultado – este FC Porto não se dá bem com facilidades.
Mas com dificuldades ... a música é outra.
E como a 2ª mão vai ser um jogo muito complicado ...
Quanto ao jogo de ontem chamo a vossa particular atenção para a análise do Ricardo, manifestamente, não apenas um apreciador de futebol, como todos nós, mas, sobretudo, um conhecedor de futebol. E que grande diferença vai de uma há outra. Isto independentemente de estarmos ou não em (des)acordo com ele.
Neste caso, subscrevo tal análise praticamente na íntegra.

E há uma frase capital:
“...as grandes equipas, mais do que se adaptarem ao adversário, devem continuar com os seus processos de jogo bem rotinados. Se o FC Porto joga um bom futebol (com resultados) no 433 puro, para quê mexer?”

Sabe porque é que ele mexe ?
Porque o prof., infelizmente, como pensa pequenino acha sempre que os grandes são os outros !

Acrescento ainda o seguinte - espero bem que o prof. não dê cabo do nosso melhor jogador - Lisandro.

Por último, uma palavra para o Helton - já vi e ouvi por aí, incluindo na BLUEgosfera, muitos seguidores do MST e, portanto, muitas críticas no lance do golo. Algumas das quais referem que ele deveria ter desviado o balázio para todos os sitios menos aquele. Pois ... eu também acho que o ideal era o Helton ter segurado a bola...

Eterno Dragao disse...

A questão do Helton é importante. Como já disse, não vi a primeira parte e, consequentemente, tive o privilégio de não ver o golo do Schalke.

Ao intervalo, lá ouvi dizer "um frango do Helton".

Eu tenho a impressão que muitos dos críticos do nosso guarda-redes, se estivessem na posição dele, naquele momento, tinham levado com a bola na cara e nem os braços tinham mexido, tal a velocidade que a bola leva. Verdade seja dita que, às tantas, o incidente até lhes faria bem para "acordar".

É que, desta vez, o Vitor Baia não está no Barcelona e não convém nada desestabilizar o nosso melhor guarda-redes (o melhor do campeonato português, aliás).

Não sei porquê, mas quando me falam do Nuno a titular, lembro-me sempre daquela final do Jamor ganha pelo Benfica, que provocou aquele enorme cheiro a naftalina em Lisboa. O Nuno é um EXCELENTE guarda-redes suplente.

Os críticos do Helton deviam repetir cem vezes o seguinte: Wosniak, Eriksson, Hilário, Krajli, Rui Correia, Jorge Silva, Ovchinikov, Paulo Santos. Esqueci-me de algum cromo nesta colecção?

O Situacionista disse...

Nem mais, Eterno.

Mas sabes como é, criticar por criticar é que está a dar.

Eu até acho que há portistas que estão à espera de o ver errar.

Ainda por cima ele deve ser um excelente profissional, de outra forma não lhe teriam concedido a HONRA de lhe entregar um Dragão de Ouro !

Já agora, 6ª feira o NGP vai ao jonal da noite da SIC. A Não perder !

O Soldado Azul disse...

Eu concordo com o Luis Freitas Lobo: O Porto entrou mal porque está habituado à miséria do nosso campeonato, com equipas lentas, com receio da nossa supeioridade...! O Shalke entrou agressivo e veloz, o que dificultou no inicio as marcações, tendo-se reflectido no golo madrugador!
A partir do momento em que acertámos nas marcações, jogámos muito melhor!
Tenho a real esperança que no Dragão vamos jogar muito melhor e vamos conseguir o apuramento!
Considero que o Prof errou ao não colocar o Tarik a titular e (com o erro efectuado) ao não colocá-lo em campo mais cedo...
O Fucile comprometeu muito mais que o João Paulo...
Quero acreditar...
Saudações

O Situacionista disse...

Já aqui se falou, e bem, no Luís Fereitas Lobo que, para mim, por analogia ao que em Espanha chamavam ao "jornalista" Jorge Valdano, é o POETA DO NOSSO FUTEBOL.

Fala e escreve de futebol de forma maravilhosa.

Fernando disse...

Uma combinação de factores levou a um resultado que considero muito perigoso...
Jesualdo pensa "pequeno" com equipas de média dimensão. É um facto. Ele "joga" na contenção e só depois no ataque, habitualmente quando já é difícil contronar o erro. Depois troca de jogadores nas piores alturas e durante o jogo, as decisões de correcção nunca são rápidas...
Os jogadores: nos últimos jogos comecei a gostar da atitude de Farias, mas para este jogo, Tarik de início seria muito melhor, Farias talvez para a 2ª parte... Quaresma deve ter ficado incomodado com as palavras do defesa brasileiro que actua nos alemães e passou o jogo a debater-se com aquele. Resultado: não jogou para a equipa. Já agora, quando é que começa a treinar a cobrança de livres? Depois o Lucho de ontem foi o Lucho da (má) época passada. Andou por ali... Na defesa ficou provado que precisamos de alternativas; Fucile foi um buraco na primeira parte...
Sorte: nestes jogos se tivermos uma oportunidade deve ser concretizada; depois (Mourinho sabia disso), neste tipo de eliminatórias, marcar um golo fora é essencial, ainda que se perca.
Não tendo conseguido marcar, penso que estamos vulneráveis para a 2ª mão: dizem que os alemães são bons no contra ataque (onde viu-se isso) e o Porto vai ter que atacar e marcar e, principalmente, jogar de forma inteligente e já agora mais agressiva: ontem foram dóceis - veja-se o nº de faltas cometidas face ao adversário-.
Resta aos adeptos dizer sim e apoiar "ruidosamente" de princípio a fim. Cabe aos artistas o "resto". Acreditemos, pois.

Fanático disse...

1) Resultado: frustrante pelas expectativas, lisonjeiro pelo que se passou nos primeiros trinta minutos, penalizador pelo que fizemos no restante tempo, injusto, tendo em conta o que se passou em campo (2-1 teria sido adequado pela totalidade do tempo de jogo e pelas oportunidades criadas)

2) JF: não entendo porque persiste pôr a equipa a jogar num esquema em que não está rotinado. Será medo, incompetência? nem sei o que é pior.

3) Por causa do esquema: o Fucile andou, nomeadamente os trinta primeiros minutos, completamente à nora, não se sabia se defendia ou se podia atacar; o RQ mostrou garra, mas não fechou o seu lado, deixando que o Rafinha na 1ª parte fizesse gato e sapo de quem lhe aparecesse à frente; os centrais estavam desorientados sobre que terrenos pisar; o RM parecia mais extremo que meio campista, o Farias não existia; a dinâmica não existia, nomeadamente sem velocidade e sem as transições rápidas habituais;falta de sorte depois, mas o caldo já estava entornado...

4) O Helton: o remate é muito e forte e à queima pelo que tenho dificuldades em dizer mais que isto...

5) Estou confiante na passagem da eliminatória, tendo em conta os 90 m de ontem e esperando que JF não tenha, de novo, qualquer rasgo táctico.

6) Caro Ricardo, mais uma vez muito obrigado pela sua contribuição valiosa para este blogue.

Mr.Duke disse...

Não percebi o porquê de não colocar o Tarik de inicio e muito menos a troca de lado do Lucho com o Raul Meireles, começamos o jogo como o laterla ofensivo e o Lucho do mesmo lado, e com o lateral defensivo e o Raul do mesmo, demoramos quase 35 minutos a trocar para acertar.
O Quaresma tem que aparecer neste jogos, o Lisandro em jogo de champions na pequena area tem que marcar aquele golo.
Para mim o melhor jogador foi o Paulo Assunção, esse sim capaz de ser titular até no Milan.
Uma palavra para o João Paulo que atendendo as circunstâncias foi um guerreiro e outro para o Pedro Emanuel que em tempos disse já estar velho e ontem mostrou que está para durar e com muita classe.
No dragão se somos equipa pa sonhar com mais temos que eliminar o Shalke pois caso contrario somos muito fraquinhos.

O Situacionista disse...

Subscrevo na generalidade os excelentes comentários do Kosta de Alhabaite (não concordo com as críticas ao Luxo e ao Fucile) e do Mr. Duke.

Em relação ao último, confesso-lhe uma coisa - embora não o tenha feito, ontem pensei em ilustrar este post com a foto de um jogador. E só me vinham à cabeça duas hipóteses: o Gigante Assunção e o Pedro, o Grande !

Leki disse...

Bicampeoes da taça Toyota, que nem reconhecidaa pela FIFA é!!..cambada de tristes....devem.se esquecer do baile que lavaram contra o bayern, e do golo de scholes anulado com 2 metros em jogo...

Mr.Duke disse...

Caro leki de adepto da Champions para adepto da Uefa digo-lhe com toda a frontalidade e sinceridade que nunca vi a minha equipa perder por 7-0 nas competições europeias e muito menos com uma equipa que nem estatuto de primeira divisão tem.
Depois quanto a taça toyota a um grande senão para as suas cores, é que para ganhar a taça toyota é necessário lá estar.
Quanto a escândalos orgulho me de não ser da equipa do regime, de não ser do tempo do calabote, ainda só vim a tempo de ver o Carlos Valente ,de ver o Estoril jogar em casa no estádio do Algarve and so on and so on.
Já agora como nota de referência em jeito de quiz desportivo deixo aqui uma questão:

Qual a origem do número 77 na camisola do jogador Benni Mccarthy?

Leki disse...

essa lenga lenga do clube do regime é uma treta, é tão falso....so lhe digo...sabia que o BENFICA jogou uma final da taça de portugal contra o setubal no dia a seguir de ter jogado a final da liga dos campeoes??!!...sabia que o BENFICA teve presidentes comunistas na altura do regime??!!sabia que as bandeiras vermelhas do benfica eram utilizadas como bandeiras anti-regime??!!...O BENFICA tinha das melhores equipas do mundo, senão a melhor...quase e exclusivamente feita por portugueses....mesmo depois do regime.....continuamos a ganhar campeonatos e taças, continuamos em finais europeias....somos o unico clube portugues que ganhava antes e depois do regime....alias não foi o nosso estadio que foi inagurado a 28 de maio(data do regime), sabe qual foi??!!...nao fomos nos que levamos 12-2...ao inves o nosso estadio antigo foi inaugurado a 5 de outubro, data odiada pelo o regime e com o suor e dedicação dos adeptos!......regime esse que se aproveitou do BENFICA, porque o BENFICA era a bandeira de PORTUGAL....mais conhecido que o próprio país ...algo que nunca outro clube conseguirá tal proeza....É UM ORGULHO SER DO MAIOR...SIM DO MAIOR DO MUNDO O SPORT LISBOA E BENFICA.....

p.s se quiser mais dados anti-regime eu forneço, agora nao digam asneiras e muito menos mentiras.....

Leki disse...

O Grande mito CALABOTE:

Corria a época de 1958/59, estávamos a 22 de Março de 1959, na última jornada do campeonato nacional. Um árbitro de nome Inocêncio Calabote aparece indicado para apitar um escaldante Benfica vs CUF. Escaldante porque o Benfica precisava de ganhar por uma diferença de golos (4) que permitisse ultrapassar o score do fóculporto, uma vez que nos jogos entre si se tinham registado 2 empates.
Noutro campo jogava-se outro escaldante Torreense vs fóculporto. Escaldante pois o Torreense perdendo descia de divisão e o fóculporto precisava apenas de guardar uma margem de diferença de 4 golos que tinha sobre o Benfica.

O jogo do Benfica começou 6 minutos depois das 15 horas, obviamente tentando beneficiar do conhecimento do resultado em torres Vedras – foi multado logicamente – e no final verificou-se que o jogo terminou 10 minutos depois do jogo de Torres Vedras. Ora se começou 6 minutos mais tarde, então feitas as contas, quer dizer que o famigerado "Calabote dos 12 minutos" afinal só deu 4 de desconto…..Muuuuito pouco em relação aos habituais 6 minutos que se dão hoje em dia em jogos que o fóculporto não está a vencer.

Ao intervalo o Benfica vencia por 5-0 e em Torres Vedras o fóculporto vencia por 1-0 (golo obtido com um jogador do Torreense fora do campo). As segundas partes iam ser decisivas. Aos 20 minutos da segunda parte o Torreense vê-se reduzido a 10 jogadores. Quando faltavam 7 minutos para jogar na Luz o Benfica fazia o 7-1, em Torres Vedras o fóculporto continuava a vencer por 1-0, quando a dois minutos do fim (em Torres Vedras) o fóculporto aumenta para 2-0 e o Torreense fica reduzido a 9 jogadores. A 20 segundos do final, já contra 9 homens, o fóculporto marca o 3-0 por Teixeira – O Árbitro? Francisco Guiomar.Search please!

Inocêncio Calabote? Caso????

Resultado que pode ser comprovado até no site dos merdas: Fóculporto Campeão em 1958/59.

Calabote o quê? Deu quantos? Ofereceu um campeonato a quem?

Este meus caros é um sintomático caso da exploração de imagem, do "disse que disse" da deturpação de casos reais para esconder aquilo que não querem que se veja, aliás táctica utilizada desde sempre pelo fóculporto.

Aposto que 99,9% dos merdas que ladra sobre Calabote não sabe que nesse ano o fóculporto é que foi campeão……nem que havia um árbitro chamado Guiomar............"Chico" Guiomar.....

o que eu sei é que calheiros, viagens para o brasil, fruta,quinhentinhos, guarda abel,cosmos, marfim.....etc...etc...nao são mitos sao facto e no dicionário português isso tem um nome:CORRUPÇÃO!!!!

Deixo aqui um video para se entreteram com a vossa corrupçãohttp://www.youtube.com/watch?v=2zMUPWlVAaI&eurl

Que inveja dos polacos... e dos italianos, e dos belgas, e dos franceses. Pelo menos eles têm uma competição em que podem acreditar, onde existe verdade desportiva e onde quem quer decidir fora de campo é punido.

Mr.Duke disse...

Caro Leki sabe em que ano estamos, sabe em que século vamos, anda perdido, quase tão perdido quanto a sua equipa.
O Eusebio chegou a Portugal para jogar no Sporting mas logo Salazar o desviou para outras cores.
Dupla pergunta quiz para Leki:
Qual o regime de Salazar?
Qual o clube de Salazar?
1+1=2

Retirada do EXPRESSO on Line, e inclui entrevista com INOCÊNCIO CALABOTE, o
àrbitro que marcou 3 penaltis, expulsou 3 jogadores e prolongou para lá dos
100 minutos o ultimo jogo de um campeonato decidido por diferença de
golos...

Se tiver paciência caro Leki, é favor ler o que vou postar a seguir e deixar-se de inverdades.
Ser benfiquista ao que vejo hoje em dia é falar do passado, só passado, discutir o passado, e saborear o passado.

Em 1959, acusado de ter prolongado um jogo de futebol para que o Benfica
conquistasse o campeonato nacional de 1958-59, foi irradiado dos campos de
futebol por corrupção.

Fala-se muito do caso-Calabote, da polémica arbitragem de um Benfica-CUF jogado ao mesmo tempo que um Torreense-FC Porto, na decisão do campeonato de 1958/59, mas poucos sabem que tudo teve origem num Belenenses-Benfica como o que no sábado se disputará no Restelo.

A origem dos factos vem de um Belenenses-Benfica da 19ª jornada do campeonato. Jogado no primeiro dia de Fevereiro de 1959, sob chuva intensa, o jogo acabou empatado e rodeado de polémica: Costa Pereira largara para dentro da baliza uma bola vinda de um pontapé de canto, mas o árbitro, Macedo Pires, mandou marcar pontapé de baliza, alegando que, antes de chegar ao guarda-redes benfiquista, a bola descrevera um arco por fora do campo. Protestaram os do Restelo, pedindo a repetição do jogo, pois à data dos factos encontravam-se a apenas três pontos do Benfica, que liderava. E, já perto do final do campeonato, quando já ninguém o esperava, o Conselho Jurisdicional da Federação aceitou o protesto, mandando repetir o jogo.

Sucede que, quando se voltou a jogar, numa quarta-feira de Março, entre a penúltima e a última jornada, já o Belenenses nada podia lucrar com a repetição. Em contrapartida, como perdera em Alvalade com o Sporting, por 2-1, num jogo em que Ângelo foi expulso, o Benfica deixara-se ultrapassar pelo FC Porto na tabela: os portistas tinham agora mais um ponto, mas também mais um jogo. O Benfica precisava de ganhar no Restelo para recuperar a liderança, mas acabou por repetir o empate, feito ainda na primeira parte com um autogolo de Serra e um tento de Mendes. Criavam-se assim as condições para uma última jornada absolutamente decisiva, com as duas equipas par a par.

O FC Porto jogava no Campo das Covas com o Torreense, enquanto o Benfica recebia a CUF e precisava de superar os três golos de vantagem portista. Ao intervalo, o FC Porto vencia por 1-0 e o Benfica por 3-0, já com dois penáltis assinalados por Inocêncio Calabote. Com um terceiro penálti, os encarnados, contudo, alargaram a vantagem para os 6-1, pelo que chegaram a estar na frente da tabela. Marcou o FC Porto o 2-0, mas logo fez o Benfica o 7-1. E nem quando Teixeira fez o 3-0 para o FC Porto os seus adeptos e jogadores puderam festejar, pois o jogo da Luz começara oito minutos mais tarde. Foram oito minutos de sofrimento para as duas equipas: os jogadores do Benfica lutando infrutiferamente por um golo salvador, os do FC Porto sentados no pelado de Torres Vedras à espera de informações vindas da bancada, de algum adepto com um transístor sintonizado no relato.

O Situacionista disse...

Caro Leki,

Para reescrever a estória já nos bastou Estaline.

E, como compreenderá, até pelo facto de os seus comentários insultuosos e injuriosos ainda cá continuarem, os metodos por aquele ditador preconizados não têm aqui qualquer possibilidade de aplicação. Muito menos de compreensão.