sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Bailinho da Madeira...

Estádio dos Barreiros, no Funchal
19ª Jornada da bwin Liga 2007/2008

Árbitro: Pedro Henriques (AF Lisboa);

MARÍTIMO: Marcos; Ricardo Esteves, Ediglê, Van der Linden e Evaldo; Bruno e João Luiz; Mossoró (Gonçalo, aos 74 min.), Marcinho e Djalma; André Pinto (Kanu, aos 63 min.);

FC PORTO: Helton; Fucile (João Paulo, aos 70 min.), Pedro Emanuel, Bruno Alves e Marek Cech; Lucho Gonzalez, Paulo Assunção e Raul Meireles (Kazmierczak, aos 72 min.); Farías (Tarik, aos 65 min.), Lisandro Lopez e Ricardo Quaresma;

Resultado Final: 0-3;
Marcadores: Lisandro Lopez (aos 45 min. e aos 82 min.) e Tarik (aos 68 min.);

Disciplina: Cartão amarelo a Djalma, Lucho Gonzalez, Raul Meireles, André Pinto, Kazmierczak e Pedro Emanuel. Cartão vermelho (2º amarelo) a Djalma.

Bailinho da Madeira (nova versão)

Eu venho de lá tão longe, ai eu venho de lá tão longe,
Venho sempre para ganhar, venho sempre para ganhar.
Trago aqui estes golinhos, trago aqui estes golinhos,
Pr'amanhã, pró seu jantar, pr'amanhã, pró seu jantar.

(Refrão)
Deixem passar
Esta linda brincadeira,
Que a gente vamos bailar
Pr'a gentinha da Madeira! (Bis)

O Porto é um jardim, o Porto é um jardim,
No mundo não há igual, no mundo não há igual.
Suas vitórias não têm fim, suas vitórias não têm fim,
É o campeão de Portugal, é o campeão de Portugal.

(Refrão)
Deixem passar
Esta linda brincadeira,
Que a gente vamos bailar
Pr'a gentinha da Madeira! (Bis)

.
Acabada a imprescindível cantoria, vamos às incidências do jogo:

Uma 1ª parte complicada, num campo tradicionalmente difícil, com o Marítimo a criar algumas oportunidades de golo e um FCP em nítida contenção de esforços.

O tempo ia decorrendo e os dragões não conseguiam assumir o comando do jogo, mas um campeão também precisa de ter "estrelinha" e "estrelas" e, assim sendo, bastou uma desatenção (estrelinha) da defesa do Marítimo e um Lisandro (estrela) implacável na finalização para o FCP abrir o activo aos 45 minutos e ir para o intervalo com outra tranquilidade.

Na 2ª parte a equipa do Marítimo tentou reagir, mas foi o FCP que, sem carregar a fundo, passou a ter o domínio do jogo e aos 68 minutos Tarik "Maradona" Sektioui, recém entrado na partida, faz o segundo golo a culminar um lance em que parece ter havido falta sobre Lisandro passível da marcação de uma grande penalidade.
.
A partir daqui assistiu-se a um verdadeiro recital azul e branco, o qual teve o seu expoente máximo no lance do terceiro golo, magníficamente delineado por Lucho e Quaresma, cabendo a Lucho o passe “açucarado” para Lixa finalizar mais uma vez.
.
Vitória importante a caminho do TRI!!!

As palavras dos nossos intervenientes:
Nosso Grande Presidente (NGP)
"Se uma vitória na Madeira motiva para Gelsenkirchen? São provas diferentes e o F.C. Porto está sempre motivado para qualquer jogo, seja qual tiver sido o resultado do anterior. Vencemos na Madeira, agora vamos pensar vencer na Alemanha. É sempre bom quando regressamos a um sitio onde ganhámos. vamos tentar ganhar lá pela segunda vez. Se me sinto mais perto do tricampeonato? Vamos pensar jogo a jogo e no fim ver quantos pontos conseguimos fazer. Não está mais perto, está isso sim menos longe."

Jesualdo Ferreira
"Sabíamos das dificuldades que são normalmente sentidas quando se defronta o Marítimo nos Barreiros. Sabíamos da importância deste jogo num calendário onde temos um ciclo de jogos até à Páscoa muito preenchido com Taça, Campeonato e Liga dos Campeões. Quando o F.C. Porto está com a disposição que esteve hoje, embora às vezes nem sempre seja possível, prova que é uma equipa difícil. Foi uma primeira parte em que não tivemos espaços mas com o golo conseguido ao terminar da primeira parte levou-nos a entrar melhor, mais soltos. Acho que o F.C. Porto hoje fez um jogo excelente, principalmente na segunda parte. Mais três pontos, índices de confiança mais elevados, menos um jogo a disputar até ao final e seguramente a mesma vantagem sobre o segundo classificado. Todas as vitórias trazem mais confiança. O F.C. Porto tem vindo a ganhar. É o melhor ataque, a melhor defesa, o melhor goleador do campeonato, estamos bem."

Ricardo Quaresma
"Um jogo fácil? Nós é que tornámos o jogo fácil. Queremos continuar a mostrar que somos a melhor equipa da Liga. Foi um bom jogo e uma boa vitória. É sempre bom vencer antes de um jogo da Liga dos Campeões. Sabemos as dificuldades mas temos tempo para recuperar e jogar bem. É mais um jogo para vencer. O Schalke é uma equipa forte fisicamente, mas ainda temos tempo para os estudar e ouvir as explicações do mister Jesualdo para chegarmos lá e ganharmos."
"O que senti ao ouvir os assobios dos adeptos do Marítimo? É normal que me assobiem, a mim ainda me dá mais vontade de jogar."
.
.
Lisandro Lopez
Foi importante vencer este jogo. A primeira parte não foi muito boa para nós, mas conseguimos marcar ainda antes do intervalo e isso foi importante porque facilitou a nossa tarefa. Depois entrámos mais decididos."
"Ser o melhor marcador não é o objectivo principal. O objectivo principal é voltar a ser campeão pelo F.C. Porto, mas se conseguir ser o melhor marcador tanto melhor. Mas repito que o principal é renovar o título nacional."
.
Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!

7 comentários:

O Situacionista disse...

AINDA NÃO GANHAMOS NADA !


Mas é certo que a vitória de ontem foi tremendamente importante.
É que foi num campo sempre terrivelmente difícil e num momento fundamental do campeonato...


O prof. esteve brilhante nesta jornada.

Antes, durante e depois do jogo.
Muito, muito bem.


A vitória é justíssima, embora, atendendo ao que o Marítimo fez na primeira parte, talvez tenha sido por números exagerados. 2-0 seria mais correcto.

Foi um jogo de futebol agradável de seguir.

Parabéns ao Marítimo pelo que jogou.

Nós andamos meio adormecidos na primeira parte, mas tivemos um jogador que, quando as coisas estavam equilibradas, apareceu e Lix(a)...ou os adversários !


As jogadas do 2º e 3º golo são claramente resultantes de trabalho ensaiado. As movimentações foram perfeitas. Mérito ao treinador.


Pedro Emanuel é uma máquina.

Kaz jogou mais uns minutos.

Fucile está rebentado.

João Paulo anda feliz por ter uns minutinhos.


Quanto ao militar que é tão do agrado do Orelhas, penso que, embora não tenha tido qualquer influência no resultado, fez uma arbitragem com muitos erros, claramente em nosso prejuízo (então nas faltas não assinaladas a nosso favor, foi um ver se te avias...).

Em nosso favor apenas faltou o amarelo ao Lisandro no lance da 1ª parte.
Mas o militar deve ter usado o critério da semana passada do árbitro do verdes-Marítimo em que o Vuckecevic entrou a matar e só viu o amarelo. Ontem era para amarelo e ele não deu cartão.
Ou então usou o critério do Augusto Duarte quando não marcou a faltona que dá origem ao 2º penalty do vermelhos a semana passada. Ontem marcou e não deu amarelo.
Também está bem.

E lá ficou o penalty da praxe por marcar a nosso favor.
O que não admira, é que em 19 jogos deste campeonato apenas temos 1 penalty a nosso favor (creio que os vermelhos têm 6 e verdes 4). O que não seria grave se não nos tivessem surripiado já 7 penaltys.
Elucidativo...

Finalmente, vou aguardar pelo jogo Marítimo-Vermelhos, para analisar as declarações do Sr. Lazaroni (uma coisa é certa, a semana passada, foi claramente prejudicado em Alvalade e nem sequer piou).

Ricardo disse...

"Quanto ao militar que é tão do agrado do Orelhas, penso que, embora não tenha tido qualquer influência no resultado, fez uma arbitragem com muitos erros, claramente em nosso prejuízo"

Tendo em conta que o Lisandro devia ter sido expulso aos 19 minutos, e depois marcou dois golos e esteve no lance do golo do Tarik, realmente muito prejudicado foi o Porto...

Custa muito admitir que foram beneficiados?

O Situacionista disse...

Ricardo,

Eu podia responder-lhe por palavras minhas. Era fácil. Abundam argumentos.

Mas, para além de mais cómodo, penso que para si será mais credível ler as “vozes do diabo”:


“ARBITRAGEM: UMA DECISÃO AINDA MAIS DIFÍCIL
Aos 42 minutos, lance complicado para Pedro Henriques. Bruno chega tarde e toca em Farías na área. O argentino aproveita para cair. Isto vemos nós depois de dez repetições. No relvado, o árbitro provavelmente nem viu. Ou talvez a pressão de Jesualdo, em caso de dúvida de Pedro Henriques, tenha funcionado ao contrário.”
(CM)


“Pedro Henriques (4)
Não ficou um penalty (43) por marcar sobre Farias ? Não errou no primeiro amarelo (21) a Djalma ? Não assinalou faltas a mais ao FC Porto e faltas a menos ao Marítimo ? De facto, Pedro Henriques esteve mesmo irrecnhecível.”
(A Bola)


Meu caro, quando até estas vozes reconhecem que fomos claramente prejudicados, está tudo dito.

Ricardo disse...

A argumentação não é grande coisa, Situacionista.

Se houve um penalty a favor do porto que não foi marcado, se o Lisandro não devia ter continuado em campo a partir dos 19 minutos e... (Não errou no primeiro amarelo (21) a Djalma ?) se o Djalma não devia ter sido expulso, não vejo em que te baseias para afirmares que foste prejudicado.


Mais uma vez afirmo: o Porto é a melhor equipa e está, justamente, na frente. Mas esta cultura de dizer mal das arbitragens alheias sem fundamentar as opiniões(no jogo da Luz, contra o Paços, vim defender por que não achava uma arbitragem tendenciosa para o Benfica e pedir-vos a opinião, fundamentada, além de "ahahahahah" e "essa é para rir") e de se esconder quando a própria equipa é beneficiada podia acabar. "Eh pá hoje os gajos ajudaram-nos". Pronto. Estava o assunto encerrado. Não é por aí que eu vou dizer, como andaram a dizer em 2005 sobre o Benfica, que têm "colinho". Mas ficava bem alguma imparcialidade...

O Situacionista disse...

Ricardo,

Bom, já temos então um penalty que não foi marcado a favor do FC Porto. Já não e mau...

O problema é que depois o Ricardo faz uma pirueta. Isso não vale.

Repare, nenhum dos comentários que citei menciona qualquer cartão a Lisandro.

Apenas um deles (A Bola) critica o amarelo a Djalma.

Como é que então o Ricardo conclui que os comentários referem que "... o Lisandro não devia ter continuado em campo a partir dos 19 minutos..." ?????!!!

Vá lá, por muito que lhe custe, eu sei que talvez hoje, mais a frio, me conceda que, se houve prejudicado, esse foi o FC Porto. E, inacreditavelmente, A Bola e o CM concordam comigo, o que é um argumento inabalável.

E olhe que eu logo vou estar muito atento...

Ricardo disse...

Bem, se por um lado os tais jornais «vermelhos» não o referem, parece-me que houve aí uma pirueta sua também, ó amigo, porque o jornal «azul» refere, e bem, que Lisandro deveria ter sido expulso. E pensemos assim: Lisandro, além de não marcar os dois golos e não estar no golo de Tarik, estaria pelo menos) um jogo sem jogar. Não que isto fizesse com que o Porto perdesse pontos, obrigatoriamente, mas retirar um excelente jogador da dinâmica portista, que este ano está a fazer uma grande época, poderia ter os seus inconvenientes, ou não?

Ah e Lisandro não viu amarelo. Será que é desta que teremos o chamado... sumaríssimo? Ou a Liga vai dizer que o árbitro viu mas achou por bem não dar cartões? Entende? É de uma incongruência este futebolzinho. Eu não falo em coisas premeditadas (como os adeptos, tão «lusitanamente», adoram fazer), falo em incompetência. Tão-só isso.

Fanático disse...

Vitória limpa, sem espinhas, concludente num jogo fundamental na caminhada do FCP, num campo em que nos últimos 5 anos só havíamos ganho um vez.

Caro Ricardo, e quanto arbitragens, o que me tem a dizer do jogo do seu clube? Não brinque connosco!!!

Erros às vezes acontecem, agora erros grosseiros, em todos os jogos, sempre a beneficiar os seus, é que já não é, nem às vezes, nem normal. A partir daí conclua como queira.

Quanto à época 2004/05, não se engane: não foi ao colinho, foi de empurrão e de zorra!!!