quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Objectivo: Gil Vicente

Numa antevisão do encontro dos quartos-de-final da Taça de Portugal contra o Gil Vicente, aqui fica um excerto da conferência de imprensa dada por Jesualdo Ferreira:

Vai apresentar uma equipa muito diferente da habitual frente ao Gil Vicente?
Não direi muito diferente, mas admito que com algumas alterações. O método e o processo da equipa manter-se-ão e os jogadores que actuarem merecem uma enorme confiança da minha parte. O conjunto que apresentar será aquele que, no momento, entendo dar-me maiores garantias para passarmos a eliminatória. Este jogo é uma final para nós e, como tal, não deixa dúvidas em relação ao que temos de fazer. Será uma partida difícil, contra uma equipa que se encontra em quinto lugar na Liga de Honra e está habituada aos jogos da primeira divisão e para a qual este desafio será de grande importância, mas nós temos as nossas orientações e vamos segui-las para este confronto.

As alterações que admite fazer têm a ver apenas com a poupança dos jogadores para o campeonato ou está também já a pensar na UEFA Champions League?
Neste momento, há condições para assegurarmos que temos, num espaço curto de tempo, jogos que podemos e devemos colocá-los nos patamares de dificuldade que eles têm – e este jogo é um patamar muito difícil e exigente, porque é uma final (e por isso, gostava também de apelar a presença dos nossos adeptos no Estádio do Dragão) –, de acordo com o que é, nesta altura, a condição que os jogadores do F.C. Porto reúnem, depois de oito meses de competição permanente. Temos uma densidade competitiva muito elevada e chegou o momento de, em função de tudo o que conquistámos até agora e que nos falta conquistar, tomar as decisões mais acertadas, dentro, é claro, do planeamento que fizemos desde o início da época.

Vai correr riscos contra o Gil Vicente?
Sempre que entramos em campo, estamos a correr riscos. Amanhã, o risco é tratar-se de um jogo definitivo, que dá acesso a uma meia-final e, por isso, o nosso posicionamento vai ser igual ao de outros jogos, independentemente de quem actuar. Valorizo o processo da equipa e os jogadores que tenho, e sei que não é por aí que teremos problemas no jogo de amanhã. Os problemas podem aparecer se o Gil Vicente for melhor e mais empenhado do que nós e não acredito que isso vá acontecer. O F.C. Porto vai ser uma equipa empenhada e séria e que vai correr atrás do resultado que lhe interessa.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Nuno e Ventura;
Defesas: Bosingwa, Stepanov, Pedro Emanuel, João Paulo, Lino e Marek Cech;
Médios: Paulo Assunção, Castro, Kazmierczak, Hélder Barbosa, Tarik, Mariano e Lucho Gonzalez;
Avançados: Lisandro Lopez, Adriano e Farias;

Ou seja, face ao último jogo, entram Castro, Lino, Stepanov e Ventura e descansam Bruno Alves, Fucile, Helton e Raul Meireles. Quaresma mantém-se de fora.

Embora a rotatividade seja inevitável face desgaste de alguns jogadores, entendo que, neste encontro, não podemos dar-nos ao luxo de abusar e por isso deverão jogar os melhores entre os que foram convocados.
A Taça de Portugal é uma prioridade a não menosprezar.
Assim sendo, a ser necessário correr mais alguns riscos, entendo que (agora) os podemos correr nalguns jogos do campeonato, como, por exemplo, contra o Boavista.
O campeonato, embora ainda não esteja ganho, está bem encaminhado, graças não só ao nosso percurso quase imaculado, mas também graças à inexistência de oposição (que se veja) por parte dos nossos adversários “naturais”. E não espero destes mais do que têm demonstrado até agora.

Face ao exposto, para mim a equipa titular deverá ser:
Nuno; Bosingwa, Pedro Emanuel, João Paulo e Marek Cech; Paulo Assunção, Kazmierczak e Lucho Gonzalez; Tarik, Lisandro Lopez e Farias;

Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!

3 comentários:

O Situacionista disse...

Não posso deixar de dar a minha opinião ANTES do jogo de hoje.

O prof. hoje deveria ter colocado a carne toda no assador.
Mas preferiu não o fazer. Mal, digo eu.

No sábado deveria colocar, outra vez, a carne toda. Mas desta vez a descansar. E jogar com os jogadores menos utilizados. Até porque, como diz o Penta, o campeonato, embora não estando minimamente decidido, permite uma derrapagem.
O mesmo já não sucede com a Taça e a Champions.

Daí que não perceba muito bem as opções feitas para o jogo de hoje pelo prof.
A não ser ... que esteja apostado em ganhar a Champions.
É verdade. Não vejo outra hipótese.

De facto, só pode. E por isso, como tem um jogo decisivo de hoje a oito, quer arriscar muito na Taça (poupando jogadores) para no Bessa poder jogar com tudo e vencer e, assim, face ao jogo de Lisboa, poder praticamente decidir o campeonato em caso de derrota ou empate dos vermelhos. O que lhe permitiria, mais tarde (próxima eliminatória), arriscar tudo na Champions (em “detrimento” do campeonato).

Tem lógica. Parece-me é demasiado utópico (até porque o Schalke vai ser muito, muito, complicado).

Mas, se for esta a ideia do prof. (vencer a Champions – e não apenas ir à final !), ESTOU COM ELE !

P.s. - Quem compra os bilhetes para o jogo de Sábado ? Sâo a 5 euros !

O Situacionista disse...

Já sabem da última ?

Então não é que a Sr.a D. Carolina foi hoje falar a tribunal, no processo relativo ao jogo FC Porto–Estrela da Amadora (o tal que segundo Jorge Coroado e outros peirtos afirmam nós fomos prejudicados) e disse que:

“ouviu uma conversa telefónica, na tarde deste jogo, entre o empresário António Araújo e Pinto da Costa. Os dois arguidos combinavam a oferta de prostitutas aos árbitros da partida.

Na versão da testemunha, foi António Araújo quem ligou ao líder portista. «Discutiam as preferências dos senhores (árbitros), estavam a falar do café com leite. O código era fruta, café com leite e fruta de dormir. Era o código das meninas».

A antiga companheira do presidente do FCP garante que «falavam de prostitutas, utilizando linguagem codificada», apesar de não ter ouvido «qualquer referência a nomes» no telefonema.

Acrescentou, ainda, que, «sabia do que se tratava porque o Jorge Nuno contou-me». No final da chamada, Pinto da Costa ter-lhe-á explicado que «o Araújo ia contratar raparigas prostitutas para o árbitro Jacinto Paixão».

«Tem a certeza de que assistiu a este telefonema?», insistiu o juiz, ao que a testemunha repetiu que «sim».

Questionada pelo juiz de instrução, esclareceu ainda que apenas assistiu a um telefonema entre os dois arguidos.
(…)
O juiz destacou o facto de à data dos depoimentos que a testemunha prestou na Equipa do «Apito Dourado», em Lisboa, em Janeiro de 2006, já estarem pendentes queixas de parte a parte, nomeadamente de Carolina contra Pinto da Costa por agressão e deste contra aquela por furto.

A testemunha não soube referir em que estado se encontravam os ditos processos, pelo que o juiz encerrou a sessão para averiguar o estado dos autos. Dessa forma pretende aferir a credibilidade da testemunha.”

( http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=920812&div_id=291 )

Gostei especialmente desta parte: «sabia do que se tratava porque o Jorge Nuno contou-me.”

E sabem porque gostei ?

É que não sei se se lembram qual foi a resposta que ela deu noutro processo (Beira-MarFC Porto), quando o juiz lhe perguntou como é que ela sabia quanto dinheiro estava dentro de um envelope que ela jura que foi dado ao árbitro ?

Foi esta a resposta: “O Jorge Nuno contou-me.”

Ele há coincidências ...

Nota final - viram ontem no Trio de Ataque e o “chapeau” de Rui Oliveira e Costa ?

Fanático disse...

1) O jogo não terá sido brilhante, mas foram cumpridos os objectivos: passar, elminatória, poupar alguns jogadores e dar minutos aos outros.

2) A p*** da Carolina: com a do "Jorge Nuno contou-me" só pode ter um resultado, ou seja, nenhum, porque basta que o NGP negue. O resto é so rir!!!