domingo, 27 de abril de 2008

Façam o favor de agradecer...


Estádio D. Afonso Henriques (Guimarães)
28ª Jornada da bwin Liga 2007/2008
Árbitro: Paulo Costa

V. GUIMARÃES: Nilson; Andrezinho, Sereno, Geromel e Mohma (Fajardo, aos 72m); Moreno (Carlitos, aos 61m) e Flávio Meireles; Alain, Ghilas e Desmarets; Mrdakovic (Roberto, aos 54m);
Técnico: Manuel Cajuda;

FC PORTO: Helton; Fucile, Stepanov, Bruno Alves e Lino; Paulo Assunção (Kazmierczak, aos 46m), Bolatti e Raul Meireles (Farias, aos 69m); Quaresma, Lisandro (Adriano, aos 63m) e Mariano;
Técnico: Jesualdo Ferreira;

Resultado final: 0-5;
Marcadores: 0-1, Bruno Alves (aos 53m); 0-2, Quaresma (aos 59m); 0-3, Quaresma (aos 71m); 0-4, Farías (aos 78m); 0-5, Adriano (aos 83m);

Não era preciso, mas tinha que ser.

Porque esta equipa nunca fica satisfeita e exige a si própria cada vez mais.

Porque somos MUITO melhores que todos os outros. Avassaladoramente melhores. E se dúvidas houvessem, mais uma vez o provamos. De forma indiscutível!!!
.
Porque esta equipa é HONRADA e PROFISSIONAL e, como tal, não vai facilitar até final, mesmo que certas equipas (e aqui refiro-me aos “milhafres”) não o mereçam.
.
Porque é necessária uma equipa que faça do futebol uma festa perante certos "palhaços" sem vergonha que por aí andam e que ou ganham ou tentam destruir tudo à sua volta.
.
Quanto ao jogo em si, depois de uma 1ª parte em que se notou alguma falta de entendimento, principalmente nas transições para o ataque (Lucho que saudades…), a equipa arrancou para uma 2ª parte de altíssimo nível. Demolidora. Mérito também das alterações tácticas introduzidas por JF.

E finalmente apareceu o Harry Potter dos relvados.
Genial. Eficaz. Ao mesmo tempo.
Provando que vale bem os 40 milhões. Sem que ninguém tenha que pôr um cêntimo sequer do seu bolso.

Uma palavra para o V. Guimarães:
Sofreram uma goleada. Mas têm, para mim, o indiscutível mérito de tentarem lutar até ao fim por um resultado feliz.
Ao contrário de outros clubes que, quando jogam contra nós, ficam satisfeitos apenas por não serem humilhados.

P.S.: Só pela ironia (e pelo gozo que me deu) de ter tantos (e logo eles) a torcer por nós este jogo já valia a pena.

Os Golos (ufa, que trabalheira...):



As palavras dos nossos intervenientes:
Jesualdo Ferreira
Tivemos um jogo num ambiente que não é frequente vermos em Portugal. Faz-nos pensar noutros campeonatos e na capacidade desta cidade e deste clube aglutinarem adeptos. Pareceu-me claro que este jogo ficou marcado pela possibilidade do V. Guimarães conseguir o apuramento para a Liga dos Campeões. Foi notória a ansiedade da equipa, sentiu-se algum peso da responsabilidade na forma como jogaram. Fizemos um jogo sério, rigoroso e fomos competentes como sempre. A primeira parte foi equilibrada, ainda que com mais volume ofensivo do V. Guimarães. Na segunda o Vitória pensou que teria apenas que empatar, desorganizou-se um pouco e nós acabámos com naturalidade por explorar a quebra deles. Sabia que havia muitas suspeitas em relação a este jogo, mas limitámo-nos a fazer o nosso trabalho. Não admito que haja menos empenho e seriedade do que até aqui. Parabéns ao V. Guimarães pela excelente carreira, ainda têm todas as condições para chegar onde querem. Quero também felicitar todos os jogadores da minha equipa. Neste momento temos prazer em dizer que temos todos os jogadores integrados, capazes de jogar em qualquer momento na equipa principal.

Paulo Assunção
Tenho contrato com o F.C. Porto, por isso como é que vou sair? Existe essa cláusula que me permite sair por uma verba reduzida, mas eu tenho contrato com o F.C. Porto e estou aqui de alma e coração. Se acho que ganho pouco comparado com outros jogadores? Não sei, sei o que eu ganho. O que os outros ganham não sei. Se posso garantir que vou ficar aqui na próxima época? Isso tem que se perguntar ao presidente. Se ele garantir...
O que se passou com o Rui Costa no final do jogo com o Benfica? Foi uma situação normal. Por que havia de haver alguma coisa com o Benfica? Foi um abraço, apenas. Todos os jogadores no final dos jogos se abraçam e trocam a camisola. Não houve nada de mais. O Rui Costa é que me quis abraçar.
.
Quaresma
Estamos habituados à pressão. Somos grandes profissionais. Jogámos num estádio complicado, com uma equipa difícil, mas mostrámos que somos grandes e mostrámos o motivo pelo qual somos campeões.
Sou uma pessoa que tenta sempre dar o melhor. Ao longo da época houve muita gente a criticar-me, mas felizmente tenho as costas largas e suporto isso tudo. Hoje mostrei que tenho valor para jogar aqui e em qualquer equipa do mundo.
Sobre o seu futuro:Não vou falar sobre isso agora. Ainda temos mais dois jogos para terminar a época e também a final da Taça de Portugal. Depois falamos sobre isso.
.
Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!

11 comentários:

Azzulli disse...

Isto de ter 23 pontos de vantagem sobre o 2º classificado, faz com que eu já não me satisfaça com qualquer vitória.
Na semana passada achei que foi mau, pois foi SÓ por dois a zero.
Hoje achei que foi um exagero!
Acho que vou ter de consultar um médico…

Mas esta foi a vitória que menos festejei.
Por apear o Vitória do 2º lugar, por poder desmotiva-los de tal modo que não aguentem pelo menos o 3º lugar, e por ter a festejar connosco os vermelhos e os verdes!
Xô! Chega p’ra lá!...

Bem, olhando para nós, que é o que interessa, fomos iguais a nós próprios. Mostramos a nossa superioridade e categoria.
Jogamos sem Bos, PE, Lucho e Tarik, dos habituais titulares.
E mesmo assim… CINCO A ZERO! Em Guimarães!
Fantástico!
O Quaresma mostrou que vale cada milhão dos Quarenta.
O B. Alves esteve imperial, e marcou um excelente golo.
O Helton mostrou segurança.
O Licha andou em todo lado.

Enfim, mais uma partida, mais uma vitória! E gorda!

Soajeiro disse...

Como de costume:
Mais um golo em fora de jogo(cigano) e um penalty por marcar a favor do Vitória (boloti).
depois ficam todos contentes com estas victórias tão expressivas quanto roubadas.

dragao vila pouca disse...

Eu queria comentar, mas tenho receio de ser apanhado por um vírus.
Vitórias no futebol, andebol, basquetebol, H.patins e até no bilhar...Este clube esmaga-me.
Um abraço

O Situacionista disse...

Está nos genes. Jogue quem jogar. Seja quem for que faz parte do plantel. Não interessa em que campo. Muito menos, quem é o adversário. Respeito pelo oponente, sempre. Vontade de ganhar, sempre mais ainda.
Este é o … segredo do sucesso.
Esta e a maior herança que Mestre Pedroto e o Dragão-Mor Jorge Nuno Pinto da Costa nos deixarão.

Talvez não tenham presente, mas eu avivo as memórias. Desde 1982, mesmo quando o FC Porto não foi campeão, sempre soube HONRAR A CAMISOLA e LUTAR PELA VITÓRIA. Em todos os jogos. Inclusive quando já estava matematicamente afastado do título.

Aliás, este espírito ficou bem demonstrado na forma COLECTIVA como a equipa jogou ontem e que fica bem espelhada num jogador que foi de longe o melhor em campo e que fez uma exibição ASSOMBROSA - Bruno Alves. Coroada (finalmente !! começam a meter-lhe a bola nos lances de bola parada !!), com um grande golo.

Bruno Alves, tenho ORGULHO em ti !

Realço ainda, Meireles, Helton (claro que MST e Rui Moreira já devem estar a pensar em mudar o disco ao prego…), Lino e Kaz (gosto imenso de o ver jogar).

Quaresma voltou a brilhar bem alto. Pena que raramente (para não dizer quase nunca) o faça em jogos decisivos. Aí é que eu gostava de ver.
E as declarações pós jogo só confirmam que a cabeça ainda está na idade da pedra.
Pode ser que ele me contrarie em Oeiras. Pode ser...

P.s. – Ontem lembrei-me, mais uma vez, dos comissionistas...

O Situacionista disse...

Os antiportistas ontem forem mais fanáticos do que muitos dragões.
Cuidado, não se esqueçam que o Vitória está em 3º lugar.
E que pode perfeitamente acabar em 2º. Como é meu desejo.

Acha uma piada desgraçada às críticas dos vermelhos contra o Calabote Baptista. Que ontem inventou mais um penalty a favor dos verdes.
Agora os vermelhos querem-no queimar vivo.
Queria só dizer que se quiserem ajuda para o fazer peçam aos portistas.
Desconfio que nós até “oferecemos a gasolina”...

P.s. – Calabote Baptista tem, para mim, o recorde de panaltys GAMADOS ao FC Porto num só jogo. Que até assisti ao vivo. No antigo Alvalade. Roubou-nos 3 penaltys. E mesmo assim ganhamos por 1-0. Golo de Costinha (época 2002/2003). Nunca tinha visto tal.
No ano seguinte, levamos novamente em Alvalade com o mesmo Calabote. Pelo, salvo erro, 3º ano consecutivo...

Em todo o caso é muito curioso verificar que o “efeito calimero” se está a deslocar também para o outro lado da 2ª circular...

Penta disse...

Situacionista,

O Quaresma quando brilha, brilha em qualquer jogo e contra qualquer adversário. Não nos esqueçamos de grandes jogos que já fez: Na Cestinha do Pão, contra o Chelsea, etc...

Quando complica... bom, aí não há hipótese. Como tem acontecido nos últimos jogos.

Mas mesmo assim ainda vai contabilizando algumas assistências para golo.

Mas é óbvio que só isso não chega. Até porque sabemos que ele pode fazer muito mais. Assim o queira.

Quanto às declarações depois do jogo, concordo inteiramente contigo. Reprováveis.

Um abraço.

Penta disse...

Quanto ao recorde de grandes penalidades gamadas ao FCP, não sei se será dele.

Não te esqueças do "Burro" Paixão e do jogo contra o Campomaiorense.

Penta disse...

Azzulli,

Que bom é ir ao médico por estes motivos.

Um abraço.

Fanático disse...

Exibição impressionante: o espírito competitivo e ganhador está na matriz desta equipa e revela-se sempre, independentemente dos jogadores que jogam!!

Eu devo confessar que não gosto do Vitória de Guimarães, na mesma lógica que não aprecio o Boavista ou Braga, isto é os que não nos podem ver, devem levar na mesma moeda, apesar de reconhcer que pelos menos os adeptos de Guimarães apenas tem como clube adepto o seu e não são, ao contrário dos outros dois, adeptos disfarçados ( e às vezes nem isso) das lagartixas e dos ensanguentados.

É evidente que preferia que o Vitória ficasse em segundo, para que os da 2ª circular tivessem mudar, definitivamente, o nome para 3ª, 4ª ou 5ª... circular ou viela e nem terem dinheiro para mudar a placa. E que gozo me dá ver os das vielinhas a puxar por nós!

Brilhantes: BA, Helton e RQ... A propósito do RQ, assim este se conseguisse libertar dos constrangimentos psicológicos que o toldam nos momentos decisivos da época e fosse sempre o jogador simplesmente brilhante que no domingo demonstrou poder ser, mas a conferência de imprensa não me dá grandes esperanças. A única vantagem inerente é que assim não obrigamos os ricos da Europa a dar 40 milhões...

Caro Penta, na verdade como Bruno Ladrão em Campo Maior nunca vi, ainda que o lucilinho nos jogos com os verdinhos o tentasse igualar

O Situacionista disse...

De facto, Penta, tens razão. Em Campomaior foi o record mundial.

Mas eu estava só a referir-me ao europeu...

O Soldado Azul disse...

Pois o Guru apareceu... e ainda bem!!!! Gostei, o que aumenta a minha convicção na oferta de 1€! Esperemos pelos 40 milhões...
Quanto ao Vitória, não percebo como é que o Cajuda arriscou tanto... abriu.. e levou cinco, para minha satisfação... Bem sei que perdido por 1 perdido por mil mas arriscar demasiado cedo num ataque desenfreado contra a MELHOR EQUIPA DO MUNDO é no minimo ... suicida !!!!
Saudações