sábado, 15 de novembro de 2008

Esta soube bem. Mesmo muito bem.

8ª Jornada da Liga Portuguesa 2008/09
Estádio do Dragão, no Porto
Árbitro: Olegário Benquerença

FC PORTO: Helton; Sapunaru (Lino aos 67 min), Rolando, Bruno Alves e Fucile (Pelé aos 89 min); Fernando, Raul Meireles e Lucho «cap.»; Tarik (Farías aos 46 min), Lisandro e C. Rodríguez;
Treinador: Jesualdo Ferreira;

VITÓRIA SC: Nilson; Andrezinho, Moreno, Gregory e Momha; Flávio Meireles «cap.», João Alves (Jean Coral aos 81 min), Fajardo (Carlitos aos 69 min), Desmarets e Nuno Assis; Douglas (Roberto aos 55 min);
Treinador: Manuel Cajuda;

Resultado final: 2-0;
Marcadores: Lisandro (aos 66 min) e Farías (aos 88 min);
.
Vitória muito saborosa.
Por já não vencermos no Dragão há cerca de mês e meio.
Por ser frente ao clube satélite dos “a
butres” (só foi pena não terem levado mais umas “batatinhas”).
Por ser a vitória 50 do JF na Liga, no jogo 100 que o mesmo leva como nosso treinador.
Por o Lisandro ter marcado o seu golo 50.
Por ser amanhã ser aniversário do Dragão.

E a acrescer a isto a equipa fez um bom jogo.
Melhor na 1ª parte em que corremos, lutamos e dominamos o jogo de forma notória.
Com a equipa novamente serena. Novamente
confiante.

Um pouco pior na 2ª parte.
Uma vez que a alteração feita por JF não trouxe nada de novo. Pelo contrário, quebrou a dinâmica de jogo que existiu até então.
Mas também porque começamos a sentir algum nervosismo, culpa ainda dos maus resultados recentes para a Liga.
Valeu o golo de Lisandro para a equipa readquirir a confiança da 1ª parte e voltar a subir de produção até final do jogo.

Quanto ao Vitória foi um adversário muito fraquinho. Apenas muito acertado nas marcações a meio campo e defensivamente.
Mereceram, por isso, sair do Dragão com o hino da Champions a tocar.

Os nossos golos:


As palavras dos nossos intervenientes:
Jesualdo Ferreira
"Nós tornámos o jogo mais simples do que o que poderíamos esperar. O F.C. Porto fez uma boa primeira parte, faltou apenas o golo. A equipa foi muito séria, muito atenta, seguiu à risca o plano de jogo que tínhamos traçado. Na primeira parte, o Vitória não teve grande projecção ofensiva, mas abriu mais espaços na segunda e isso permitiu ao F.C. Porto ter mais espaços. A qualidade de jogo esta noite foi muito superior ao que tínhamos demonstrado até este momento, pelo menos no total do tempo de jogo. Parabéns aos jogadores, que ultrapassaram uma fase difícil com altivez. Agora, vou conceder dois dias de folgas aos jogadores, porque merecem. Teremos vários jogadores nas selecções, tivemos alguns problemas físicos com Sapunaru e Fucile, mas acredito que a partir de agora as coisas serão mais fáceis."

Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!

10 comentários:

dragao vila pouca disse...

É uma pena, que o F.C.Porto, mesmo sem ter feito um jogo estraordinário, não tenha ganho por mais: merecia-o, sem dúvida nenhuma! Foi pena que tanta superioridade, tanto domínio, tantos livres, cantos e remates, perante um adversário que não criou um lance de perigo, não se reflectisse, num resultado mais dilatado.
Iniciando o jogo no sistema preferido de Jesualdo, o 4x3x3, a equipa portista entrou muito bem muito forte, mas foi uma pressão intermitente, que foi permitindo que o Vitória, com mais ou menos dificuldades, fosse levando a água ao seu moinho e aguentado o zero a zero. À equipa Campeã, faltou, principalmente, contundência no ataque e mais constância exibicional. Ficou a sensação que se o primeiro golo tem entrado mais cedo, poderiamos ter ganho por mais e jogado melhor. Na frente é que está, neste momento, o problema: Tarik está muito aquém do jogador da última época. Rodríguez, voluntarioso e empenhado, mas a falhar no último passe e também, em jogadas de contra-ataque com superioridade numérica - várias vezes o Cebola, perdeu a bola, quando se a passa bem, deixava um colega na cara do guarda-redes -, tarda em fazer um grande jogo. Sobra apenas Lisandro, que não tendo o mesmo instinto de matador do ano do Tri, é o melhor avançado da equipa.
Que falta fez Hulk, já que Farías, apesar do golo, jogou pouco.
Nos outros sectores não há grandes razões de queixa.

Um abraço

Eterno Dragao disse...

Correu bastante bem. Jogo muito razoável, com um adversário fraco (mas bom a defender).

Do lado positivo: Sapunaru e Fernando. Excelentes exibições, tendo em conta a "história recente".

Do lado negativo: Rodriguez. Começo a pensar que estamos a criar uma dupla fantástica - Mariano Rodriguez e Cristian Gonzalez (não, não me enganei). Estão a ficar mesmo parecidos. Muita vontade, mas muita trapalhice!

Farias marcou um golo, fez um bom remate, mas... é um corpo estranho na equipa.

Para finalizar: parece que o Leixões não é assim tão fraquinho.

Sr. Humberto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sr. Humberto disse...

"Foi uma partida em que o ascendente ofensivo e defensivo dos portistas justifica a margem mínima, uma vez que no primeiro tempo, o mais equilibrado, as oportunidades de golo foram escassas e os vimaranenses conseguiram também eles criar algumas situações interessantes."
Isto foi tirado do site d'O Jogo, das notícias na hora, logo após o final do jogo.
Vantagem mínima? Agora contam de 2 em 2? Pronto, o FCP é tão bom que 2é mínimo, é justo.
Situações interessantes? Ao intervalo, em remates, estava 12-1 e o do Vitória foi por cima da baliza. O que houve de mais interessante? As defesas do Nilson? As trapalhadas/incompetências do Rodriguez?
Concluo o seguinte: este ano a orquestra está muito bem afinadinha! Já nem O Jogo está por nós...

Mr.Duke disse...

Jogo de pormenores deliciosos, Pinto da Costa sentado ao lado de Antonio Salvador, jogo a encerrar com o hino da Champions. Uma boa 1ª parte uma exibição gigante do Fernando, e a equipa voltou a defender bem que é importantissimo.
O Rodriguez tem uma velocidade louca, um pique fantastico, só não cruza, faz balões, posição errada ou tem que treinar mts cruzamentos.

O Soldado Azul disse...

Estamos a evoluir... Temos pacientetemente (o que é dificil) aguardar por melhores exibições! Jogámos bem em termos gerais, nota-se que a equipa está mais confiante!
Saudações

O Situacionista disse...

"Jogo de pormenores deliciosos, Pinto da Costa sentado ao lado de Antonio Salvador, jogo a encerrar com o hino da Champions."



Nem mais, Mr. Duke. Nem mais ... foram mesmo deliciosos !

rapariga do norte disse...

Foi bom ver o FCPorto voltar ás vitórias, e verificar que as exibições parecem estar a melhorar.
também gostei da música final, a mais indicada sem dúvida.

Azzulli disse...

Gostei do jogo.
Bom atitude.
Excelente inicio.
As coisas aos poucos vão melhorando.

O Rodriguez foi o nosso pior.
Esteve esforçado, quer melhorar, mas francamente... faz mal a recepção de bola, atrapalha-se com ela, não consegue cruzamentos.
Há que pensar o que fazer com ele.
Será que ele não dará um bom defesa esquerdo?... :-)

E porque saiu o Tarik e não o CR ao intervalo? O Tarik sem grande brilho, mas estava a fazer mexer a equipa.

O golo do Farias... pára com um pé, atrapalha-se, procura a bola, toca com o outro, e lá consegue rematar bem... ufff...

De resto, ou seja quase tudo, esteve num nível bem aceitável.
O melhor talvez o Lisandro.
Destaco também o Sapu e o Fernando.
Gostei.
Vamos continuar a trabalhar.

Uma dúvida: um jogador adversário trocou de camisola (tinha saido o número) dentro do campo. Tirou a camisola e vestiu outra. Isto não dá direito a cartão amarelo? Se tirar a camisola para festejar um golo é amarelo...

Parabéns ao NGP e à organização do jogo pelo convidado de honta, o presidente do Braga, e pela música final!!!

Fanático disse...

Voltámos à normalidade: vitória e tranquilidade na exibição.

1) A melhor 1ª parte da época, ano nível da jogo com os ensanguentados.

2) O melhor, mesmo que reconheça a exibição do F (nomeadamente depois da assistência para o golo dos verdinhos, bem o JF em não fazer sair da equipa), foi o Lisandro: garra, o golo que descomplicou o jogo, a assistência para o Farias, a reconcialiação com o Dragão, seja muito bem vindo !!!

4) A dinâmica da equipa: mais rotina e confiança e melhor entrosamento entre os jogadores. Reproduzindo um post que fiz: VAMOS GANHAR E DEPOIS PENSAMOS NO RESTO !!! Não valeu a pena esperar?

3)As notas dissonantes:

a) A substituição do T pelo F: não entendi, salvo se por razões físicas. Duplamente má: tirou um dos responsáveis pela dinâmica da primeira parte e fez entrar o pior da 2ª parte: a forma como o F marcou golo não é de matador!;

b) -Ainda a exibição trapalhona e ansiosa do CR.
- Mas estou convencido que quando marcar um golo, vai explodir como jogador.
- Como dizia o meu caro Azzulli no fim do jogo: estava habituado a perder e qb nos ensanguentados e a transfusão para sangue azul e branco ainda não está completa.
- Mas, do meu ponto de vista, não está a jogar onde é melhor: o CR não é extremo, mas médio interior na posição 8 ou a 10.

- JF: porque não jogar em 442 com o CR a 10 e o L a 8, com o H e o Lixa à frente?

c) O comentário do Jogo, reproduzido pelo Del Giorgio.