terça-feira, 25 de novembro de 2008

Já está!!!

5ª jornada da UEFA Champions League (Grupo G)
Estádio Sukru Saraçoglu, em Istambul
Árbitro:
Alberto Undiano Mallenco (Espanha)

FENERBAHÇE: Volkan Demirel; Gokhan Gonul (Burak Yilmaz), Yasin Çakmak, Edu Dracena e Roberto Carlos; Josico e Emre (Kazim Kazim aos 46m); Deivid, Alex «cap.» e Ugur Boral; Guiza;
Treinador: Luis Aragonés;

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Pedro Emanuel «cap.»; Fernando, Tomás Costa (Guarin aos 61m) e Raul Meireles; Lisandro Lopez, Hulk (Pelé aos 79m) e C. Rodríguez (Mariano Gonzalez aos 74m);
Treinador: Jesualdo Ferreira;

Resultado final: 1-2;
Marcadores: Lisandro Lopez (aos 18 e 28m) e Kazim Kazim (aos 63m);

A coisa esteve negra. Negríssima até.
Até se chegou a dizer que assim esta equipa nem à Taça UEFA conseguia chegar.
Pois bem… está feito!!! Apuramento no papo.

Mas não interpretem esta minha afirmação como sendo dita com grande entusiasmo.
A passagem à 2ª fase da Champions não é motivo de extraordinário orgulho. O não apuramento é que era muito mau.
Para mim (nós), significa apenas assegurar os serviços mínimos. Uma questão de obrigação.
Porque o nosso prestígio assim o obriga.
Ano após ano.
Mas sempre com expectativa de atingir algo mais.

E agora?
Agora os arautos da
desgraça, a corja jornaleira que por aí anda (os Delgados, os Cartaxanas, os Valdemares, os Sobrais, etc e tal…), os abutres (mais a sua filial nortenha) e o “iluminado” presidente da Uefa vão ter que engolir em seco.
E vão andar preocupados. Muito preocupados.
Porque existe talento nesta equipa. Falta mais experiência.
E com mais 1 ou 2 reforços (de qualidade) quem sabe onde podemos chegar?

Uma referência especial para Licha.
Lutou como um autêntico guerreiro. Correu como se não houvesse amanhã. E ainda por cima marcou 2 golos. Que tal um “aumentozinho”?
.
As palavras dos nossos intervenientes:
Jesualdo Ferreira
«O F.C. Porto conseguiu duas vitórias importantes fora de casa. Recuperámos os pontos perdidos em casa e estamos pelo terceiro ano seguido nos oitavos. Agora frente ao Arsenal não temos nada a perder. Vai ser um jogo diferente. Hoje tivemos algumas dificuldades no inicio, mas depois fizemos dois golos e poderíamos ter feito mais alguns. Tivemos que sofrer na parte final devido ao golo deles. Mas merecemos muito este resultado. Temos trabalhado muito.»
Sobre a qualidade da exibição do F.C. Porto: «Vamos ficar com a primeira parte como manual de instruções para o que queremos do nosso jogo. Interpretámos muito bem o plano que havíamos concebido. Tínhamos que aproveitar aquilo que também é o modelo do Fenerbahçe e acho que foi isso que aconteceu. Eles jogam sempre da mesma maneira, acabam por ser previsíveis e aproveitámos bem isso.»

Lisandro
«Fizemos uma grande partida e, mais importante ainda, cumprimos o objectivo de passarmos aos oitavos-de-final da UEFA Champions League.»
«Procuro superar-me todos os dias, mas nem sempre as coisas correm bem. Mas garanto que coloco em todos os jogos a mesma entrega e atitude. Agora espero dormir bem na viagem para Portugal. Estou muito cansado. Acabei morto o jogo de hoje.»

Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!

12 comentários:

Eterno Dragao disse...

Olha... O Porto a jogar em 4-4-2, com o Hulk e o Lisandro na frente... Não é que resulta? Há quanto tempo andamos nós a dizer isso?

É assim... demora um pouco, sofre-se muito, mas acaba por se chegar lá!

Sem o Lucho, jogamos finalmente com 11, esta época. Isto dos "lugares cativos" tem muito que se lhe diga!

Nos oitavos, gostava que nos saísse o sportem...

dragao vila pouca disse...

Vá lá façam um pedidozito de desculpas ao alfaiate de Mirandela.

A crónica da morte do F.C.Porto, era, como se viu, manifestamente exagerada.
Passado o período de crise, com origem, no alfaiate de Mirandela, que pareceu desorientado, a equipa portista conseguiu encontrar-se e em dois jogos decisivos, ainda por cima, fora de casa, ganhou e atingiu o objectivo de chegar aos oitavos-de-final.
Ontem, como em Kiev, o F.C.Porto conseguiu um bom jogo, com uma exibição globalmente, muito conseguida, melhor na 1ª parte que na 2ª, mas e porque mais uma vez - isso tem que ser melhorado -, não soubemos matar o jogo e mais uma vez, sofremos um golo esquesito.
Também acho que já podemos concluir: esta equipa tem carácter, tem crença, tem alma e ao contrário do que muitos apregoavam, tem qualidade.
Agora que as coisas parecem encaminhas, vamos atacar a Liga portuguesa, pois queremos e temos capacidade para isso, ganhar o tetra.
UM abraço

O Situacionista disse...

Até pareceu relativamente fácil ...

Mas tal SÓ se deveu à fantástica atitude da equipa (à Porto), bem representada no Grande Pedro Emanuel ! E ao valor do plantel.

Como venho a dizer desde o início de época, este ano, o plantel é muito mais equilibrado e com muito mais opções (para desgraça dos anticomissionistas...). Então no meio campo a diferença é abissal.

O ano passado tínhamos Assunção, Meireles e Luxo. Faltando um, era o desterro da louça.

Este ano, temos Fernando, Pelé, Meireles, Tomy, Guarin e Luxo ! Que luxo !

O que permite que joguemos com 4 no meio campo e com um sistema muito mais maleável.

O que faz com que, ainda por cima, tenhamos ... BANCO !

E depois temos ... Rodriguez !

E, “pior” ainda, temos ... Hulk !

Meus amigos, o nosso ataque pode vir a tornar-se demolidor – Lisandro-Hulk.
(Presidente, o Lisandro já está a ganhar o que merece ?)

Temos é que comprar um lateral no Natal.

E como hoje é dia de festa, não me vou adiantar muito, mas quando vi as substituições do prof. ... pensei que íamos acabar sem avançados e com 30 médios sem vocação ofensiva ... enfim ...

Relativamente aos turcos, felizmente o Aragonez só percebeu que o Pedro Emanuel, embora muito rápido ( :-) ), não prima pela velocidade excessiva na 2ª parte, quando, então sim, colocou uma ala direito. Bem haja !


Agora, quero o INTER !

Mr.Duke disse...

A racionalidade em mim não impera no que toca a falar do FCP!
Após muito ter dito e escrito com o coração e não com a razão sou agora forçado pelas evidências a concordar com quem vem dizendo que este é o plantel mais equilibrado dos últimos anos.
Excelente a analise de quem bem cedo viu qualidade onde ela existe.
Guarin bem mais leve parece outro jogador, Fernando a estabilizar com uma qualidade que não pensei que viesse ao de cima tão cedo.
Pedro Emanuel faz falta la dentro, muita experiência do Grande Pedro.
Ganhamos e é o que mais interessa, com um bom lateral esquerdo e mais algum tempo esta equipa pode contrariar muito do que lhe foi erroneamente vaticinado.
Porto, Porto, Porto...

O Situacionista disse...

Mr. Duke,

"A racionalidade em mim não impera no que toca a falar do FCP!"

Como o compreendo !

O Situacionista disse...

Não resito a uma boca - É curioso que a bluegosfera seja muito mais animada nas derrotas...

Mr.Duke disse...

Os blogs são os psicólogos das derrotas, são o esvaziar da alma, da tristeza e inconformidade solidaria provocada pela derrota e amor pelo clube!

O Situacionista disse...

Pois são.
Como são também (ou podem ser), no inverso, as "alamedas" das vitórias, um local de excelência para partilhar a alegria, a emoção e para realizarmos uma festa ! Como (bem) fez hoje o Mr. Duke !



O problema é que, por outro lado, podem, igualmente, ser veículos excelentes da má língua e de maledicência, e para esses, só é dia de festa ... quando as coisas correm mal !

O que me entristece. Embora não muito.

rapariga do norte disse...

O fcporto tem vindo a melhorar de jogo para jogo, sendo que a exibição de ontem foi uma das melhores da epoca, se não a melhor. A equipa este muito bem, ontem foram todos magnificos, até o jesualdo esteve bem nas substituições...

Pata Negra disse...

Depois da tempestade ainda vem ai a bonança, o FC Porto só tem a ganhar quando não muda de treinador, como eu aqui defendi.
Se se entender no fim que o homem não serve que se troque.
Eu também gosto mais do plantel deste ano, mas deviámos ter preparado a equipa desde o início para jogar em 4-4-2, e o raio da saida tardia do Quaresma criou dúvidas.

Pata Negra disse...

Esclarecendo: bonança só será quando voltarmos ao nosso lugar na Liga Portuguesa.

Fanático disse...

Ainda bem que o NGP,o nosso farol, resistiu à tentação, fácil, de mudar por mudar.

Agora, e ainda a tempo, o plantel,os tiulares, o banco e o treinador perceberam qual o matriz dos homens, que sempre de passagem temporária, que fazem o FCP: a atitude, o reunir na adversidade, a garra do dragão, o dar a cara e o peito às balas na lógica do que há muito defendo (quando mais nos batem, mais fortes somos)!!!

Agora, que o combóio está nos trilhos, apenas resta continuar a senda também a nível interno e ganhar já na segunda feira no Dragão, onde espero, ainda para mais sendo feriado e uma hora apetecível, um estádio cheio e um grande aplauso ao meu, nosso, FCP!!!

Apenas duas notas mais:

a) Há que vingar a derrota, sim para nós humilhante, de Londres para assumir o 1ºlugar no grupo e ter um adverário mais apetecível na fase seguinte;

b) Mr Duke: quanto ao " A racionalidade em mim não impera no que toca a falar do FCP!": só lhe digo, como escreve o Situacionista,também eu!

c) Alguém sentiu a falta do Luxo?