domingo, 15 de fevereiro de 2009

Já não há pachorra!!!

18ª Jornada da Liga Portuguesa 2008/09
Estádio do Dragão, no Porto
Árbitro:
Elmano Santos (AF Madeira)

FC PORTO: Helton; Fucile (Tomás Costa aos 46 min), Rolando, Bruno Alves e Cissokho (Lisandro aos 73 min); Fernando, Raul Meireles e Lucho «cap.»; Hulk, Farías e Mariano (C. Rodríguez aos 58 min);
Treinador: Jesualdo Ferreira;

RIO AVE: Paiva; Miguel Lopes, Gaspar, Bruno Mendes e Rogério Matias; Niquinha «cap.», Delson, Livramento (Tarantini aos 70 min)e Fábio Coentrão (Edson aos 77 min); Evandro (Candeias aos 46 min) e Yazalde;
Treinador: Carlos Brito;

Resultado final: 3-1;
Marcadores: Lucho (aos 36 min, g.p.), Fábio Coentrão (aos 71 min) e Farías (aos 86 e 89);

19 comentários:

dragao vila pouca disse...

Este Porto mata-nos!

Bem melhor do que nos últimos jogos, a 1ª parte do F.C.Porto, merecia ter acabado com o jogo, já que sem favor, podiamos ir para o intervalo com 3-0.

Depois Jesualdo teve que mexer - lesão de Fucile - e mexeu mal. Em vez de fazer troca por troca: saía Fucile e entrava T.Costa para lateral-direito, e fazia apenas uma mexida, o técnico portista, resolveu fazer duas e estragou tudo. Nem Fernando foi o lateral que a equipa precisava - falta de rotina -, muito menos T.Costa cumpriu a função que o jovem brasileiro, tão bem tinha executado na 1ª parte. A equipa perdeu clarividência, desarticulou-se, deixou de pressionar, de jogar, adormeceu e pagou por isso. Valeu que Farías estava inspirado e resolveu, mostrando que na área, pode ser um jogador muito útil.
Jesualdo, que contra o Benfica meteu El Tecla a 3 minutos do fim - só por milagre em 3 minutos alguém pode resolver - deve reflectir muito bem na forma como a equipa funciona e como faz a opções durante o jogo. Hoje sujeitou-se a ter grandes problemas...safou-se. Que tenha aprendido a lição.
Falta claramente a esta equipa, a capacidade para acabar com o adversário e assim, coloca-se a jeito para ter grandes dissabores.

Esta guerra sem quartel pelo título precisa de um F.C.Porto pronto para aguentar a pressão e não um F.C.Porto a dar tiros nos pés.

Um abraço

O Situacionista disse...

Para mim o minuto do jogo aconteceu aos 76 minutos. Foi nesse momento que tudo se decidiu. E que o prof. salvou o pescoço. Com a sorte dos sortudos. Felizmente. Passo a explicar:

Depois do empate do Rio Ave, aos 72 minutos, confesso que deixei de acreditar.

Pior ainda quando vi a surreal substituição que o prof. fez aos 74 minutos: entrou Lisandro (até aqui tudo bem) e saiu Cissokho (incrível).

Não consegui nem consigo entender. Reparem só: o Rio Ave jogava com 2 alas que estavam fortíssimos - Candeias e Cabrão, perdão, Coentrão - e um avançado. Ora o que fez o prof. ? Tirou um defesa lateral ! Em vez de tirar, no caso de um defesa, um central (Rolando) !

Esta substituição para mim tem um nome - ASSASSINA ! Só um (qualquer nome inapropriado serve) a faria !

Mas os deuses estavam com o prof.. Felizmente ! De repente, o ala que atacava pela direita do Rio Ave (Cabrão) lesionou-se e teve de ser substituído. Corria o minuto 76…

E lá apareceu Farias. Sobre ele falarei em comentário próprio.

De resto, o FC Porto fez mais do mesmo.

Criou imensas oportunidades (6 ou 7 !) e fez questão de as falhar quase todas. Depois, claro, com o passar o tempo, começou a jogar mais com o coração do que com a cabeça e praticamente só com esta táctica fantástica – bola passa directamente da defesa para Hulk (meio campo desaparece) ... e vai ele ...

Mas é nestes jogos que se ganham (e perdem) campeonatos ...

Nota final para um lance de Hulk na primeira parte que acaba no post do Rio Ave. FABULOSO !!!!

O Situacionista disse...

Quanto à arbitragem:

Penalti sobre Farias – no estádio pareceu-me; na tv não há nenhuma imagem que permita avaliar correctamente o lance; o árbitro estava bem colocado. Logo ...

“Golo” de Mariano - no estádio pareceu-me que a bola já tinha entrado; na tv não há nenhuma imagem que permita avaliar correctamente o lance; o árbitro assistente estava bem colocado. Logo ...

Portanto, o único lance indiscutivelmente mal analisado pelo árbitro e que foi decisivo no resultado final foi a não expulsão do Bruno Alves. Motivo – é um homem mau ... muito mau ...

O Situacionista disse...

Farías,

Miserável. Não presta para nada. Marcou 582 golos na Argentina ? Na Argentina até eu marcava o dobro. Lá qualquer trepo é goleador. Rua com o Farías. Foi só para a comissão.

Já estou a ver o filme. Vou fazer, qual conversa da treta, um supônhamos:

Farías é emprestado.
Farías começa a jogar o futebol que refecte o "cadastro".
Farias começa a marcar golos.
Farias revela-se, afinal, um jogador de área (que não de andar de um ladop para o outro).
Farias revela-se, afinal, um puro 9.

Comentários mais do que previsível dos portistas: não entendo. Porque o emprestaram. Este devia era estar cá. Esta gestão do plantel é miserável.

Duvidam que seria assim ?

Até com jogadores que não têm, na minha opinião, lugar neste plantel isso sucede.

Ou não é verdade que agora é só portistas a tecer loas a Alan (que era motivo de chacota), a Peixoto (que era motivo de muita chacota), a Renteria (que era motivo de mais chacota ainda) e Luís Aguiar (que nem teve o “azar” de ser chacoteado) ?

Enfim...

Eterno Dragao disse...

Mais uma péssima exibição do nosso mister... JF é realmente muito mau a "ler o jogo"! As nossas exibições no Dragão têm sido deploráveis.

Quanto ao Farias, começo por dizer que foi excelente (altamente eficaz, se nos esquecermos daquele "pontapé na atmosfera"). Contudo, é evidente que não se encaixa no sistema de jogo do Porto (baseado em avançados com grande mobilidade - há quem diga que é baseado no Hulk, o que não deixa de ser verdade). Não tenho dúvidas de que é um bom jogador de área e que deve permanecer no plantel (pelo menos até vermos qual o sistema de jogo implantado por um desejado novo treinador para a próxima época).

O Situacionista disse...

Curiosidade do fim de semana:

No dia seguinte a ter vindo a terreiro um conhecido orelhudo falar em arbitragens (menos da vermelhos-Braga), fazendo-se de palhaço da moralidade, o seu treinador vem dizer:


"Quando era jogador, também fazia simulações", disse apenas Quique Flores, considerando que o assunto não é relevante".

O Situacionista disse...

Diz o Rola sobre o golo do Mariano:


“Paiva defendeu a bola para além da linha de baliza, pelo que houve da parte do árbitro-assistente pouca atenção, ao não dar indicação de um golo legal do FC Porto.”


Se o Rola diz isto eu até me sinto envergonhado de ter escrito que tinha dúvidas...

dragao vila pouca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
dragao vila pouca disse...

Fui eu que apaguei porque tinha um erro no nome do Situacionista.

Ó Situacionista, achas que um jogador que joga 10, 15, 3 - contra o Benfica - minutos em desespero, pode mostrar serviço?
Ou mostra serviço num sistema que não o serve como devia?
Não é um fora-de série, mas podia ser muito melhor aproveitado e para isso, era preciso ter um treinador que lhe desse confiança e o motivasse.
Agora ninguém pode esperar que o Farías coma a bola, finte meio mundo, etc.
Na área é o melhor avançado que temos e ontem, mostrou-o, marcando 2 golos e estando na origem de outro - penalty de Lucho... E já não falo no golo que lhe invalidaram, que foi menos fora-de-jogo que o golo que sofremos em Belém.

Um abraço

Azzulli disse...

Acho curioso jogar com 3 defesas, após o golo do Rio Ave, mas sem laterais ou extremos...
Acho que é uma táctica nova inventada pelo nosso Mister...

Azzulli disse...

O Farias está cá há muito tempo.
E neste tempo todo teve um dia bom: ontem.

Acho que estará a ser prejudicado pela táctica do nosso Mister, nomeadamente a inexistencia de extremos/laterais que coloquem a bola no ponta-de-lança.

Mas continuo a achar que é trapalhão e escondido.

Estou como o Eterno, para o ano se verá.

O Situacionista disse...

Vila Pouca,

Penso que para os portistas a sentença está dada - Farias não presta para nada.

Depois, se fosee emprestado e o vissem começar a marcar golos noutro lado qualquer, o disco iria ser o mesmo "ah, não percebo porque o emprestaram", "ah, o Farias é que nos dava um jeitão, etc"...

Para mim, Farías pode vir a ser muito útil, a jogar a NOVE, sem sair dali da mama, especialmente nos jogos em casa com adversários mais fechados.

Até porque, na Argentina, não é qualquer um que é goleador.

E goleadores escasseiam pelo mundo fora.


P.s. - Insisto em dois nomes que também davam muito jeito para a próxima época - Rubem Micael e Nenê. Ambos jogam no Nacional.

Azzulli disse...

Também continuo a gostar muito do nosso posicionamento nas bolas paradas defensivas!
Com 1-1, num livre do Rio Ave pelo lado esquerdo, estavamos todos na área...
Muito bom para sair em contra-ataque!

Que pensamento pequenino senhor Jesualdo!...

Ricardo disse...

"Penalti sobre Farias – no estádio pareceu-me; na tv não há nenhuma imagem que permita avaliar correctamente o lance; o árbitro estava bem colocado. Logo ...

“Golo” de Mariano - no estádio pareceu-me que a bola já tinha entrado; na tv não há nenhuma imagem que permita avaliar correctamente o lance; o árbitro assistente estava bem colocado. Logo ...

Portanto, o único lance indiscutivelmente mal analisado pelo árbitro e que foi decisivo no resultado final foi a não expulsão do Bruno Alves. Motivo – é um homem mau ... muito mau ..."

Então mas expliquem-me como se eu fosse muito burrinho:

a falta do Gaspar existe mas a do Farías não?

Obrigado, igualdade de critérios.

O Situacionista disse...

Os vermelhos andam com a mania que são realizadores !
É vídeos e mais vídeos.
É um sem fim de vídeos.

A felicidade deles são os vídeos.
Os meninos são os pópós.
As meninas as bonecas.
Os vermelhos são os vídeos.


Ora bem, como também sou filho de Deus, resolvi também ir fazer uma compilação de alguns vídeos feitos por portistas nos últimos 25 anos. Sim, nos últimos 25 anos.
Passo a exemplificar:

http://www.youtube.com/watch?v=HyVgOHfloNM&feature=PlayList&p=A8173768A9602E11&playnext=1&index=1

http://www.youtube.com/watch?v=1CLix1_chvw

http://www.youtube.com/watch?v=cs2_76Rtz3Q


Querem melhores exemplos ?

Querem ?

Em Portugal não há (nem chegam aos calcanhares...).

E no mundo é preciso procurar muito bem !

O Soldado Azul disse...

Ontem veio-me à memória mais uma vez o periodo pós-Mourinho em que andavam todos "à nora" dentro de campo !!! Confesso que somos candidatos ao titulo porque os outros estão ao mesmo nível !!! Reconheço claramente que na transição da última época para esta fomos nós que nos apresentámos pior, igualando o nível dos da 2ª circular... custa-me muito reconhecer (já tinha reconhecido a evidência, vendo-me forçado nesta altura a enfatizar...) não temos qualquer consistência de jogo, continuamos sem alas, afunilamos o jogo pelo meio e face às circunstância deprimentes o individualismo do Hulk é aceitável...
Penso que à medida que os jogos vão se desenrolando, a qualidade exibicional é pior !!! Mesmo com a rotatividade teríamos obrigação de jogar muito melhor !!! O Prof continua a inventar com alterações esquisitas...
Preocupa-me os próximos jogos (até porque estamos a iniciar o ciclo decisivo da época...) e estou muito receoso de uma eventual humihação com o Atlético... Espero que seja apenas o meu pessimismo a falar, digo, a escrever...
Por fim, não posso deixar de reagir ao comentário do situacionista ao insultar um jogador do Rio Ave (a 2ª melhor equipa do mundo): absolutamente lamentável !!!!
Saudações

c. silva disse...

Já não há pachorra para com mts adeptos portista.
No Dragão, aquelesque se aparecem, comportam-se como se estivessem na ópera, qd se fazem ouvir é para assobiar ou festeja algum golo.
Qualquer opção na gestão de efectivos Jesualdo é logo vista como o maior dos incompetentes.
Esquecendo-se que é bicampeão.
Já sei no Porto qualquer um é! (…, será mesmo..?).
E no Braga, alguém depois dele, e com planteis de melhor qualidade, porque ninguém fez melhor?
No percurso de uma época claro que faz opções erradas, mas quem não as faz ao logo de um ano.
Isto numa época em que teremos mais jogos que os nossos concorrentes lisboetas, talvez menos plantel que os abutres, e contra uma comunicação social que a cada jornada tenta refazer a historia .
Julguem-no no final da época perante os resultados.
E se for bem sucedido, não se esqueçam, que nesta época foi além de treinador, presidente e porta-voz do FC Porto.
Já não há pachorra com os mimados adeptos do FCP.

Ricardo disse...

Situacionista,

disse alguma mentira?

Se é falta do Gaspar, não deveria ser falta do Farías?

Ou, caso o Situacionista decida uma manobra de diversão, alguém quer falar nesses dois lances?

Ou não é falta em nenhum dos casos (situação com a qual concordo mais), ou é falta nos dois casos.

Em situações idênticas, numa marcar penalty a favor do Porto e noutra não marcar falta contra o Porto é que não.

E foram mais dois pontinhos para o Dragão. Está tudo bem, não há mal nenhum.

Quanto ao Farías, já disse aqui há uns tempos que ele é muito melhor do que as pessoas pensam. O homem quase não tem oportunidades. Se lhe derem ritmo, vão ver que está ali um goleador.

O Situacionista disse...

Soldado,

Peço desculpa por ter ofendido o teu Rio Ave :-))

Apenas não posso pactuar com aquele bandido vermelho.

Mas desejo toda a sorte ao clube da distinta cidade de Vila do Conde.