quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Somos cada vez mais. Temos crescido brutalmente. E vamos ser o clube com mais adeptos. Não duvidem !

Só de me lembrar que há 30 anos não passávamos de um clube de meia dúzia de VALENTES (mas simpáticos e estimados) …. enquanto outros dirigidos pelas altas instâncias do regime não cessavam de ganhar títulos e adeptos durante mais de 30 anos …

E agora, somos uma potência nacional, europeia e mundial !

De facto, segundo um recente estudo alemão existem actualmente 1,3 milhões de portistas em Portugal.

E já somos mais do que os verdes, que totalizam 1,1 milhão.

Os vermelhos, por sua vez, são 2,2 milhões.

Ou seja, os vermelhos e os verdes estão, face aos números que já tiveram, em vias de extinção.

Ao invés, nós estamos em vias de ARRASAR !

Por outro lado, na europa os adeptos equivalem-se.

Pena não termos a estatística por idades. Seria certamente extremamente curiosa.

Mas voltando ao estudo alemão, e segundo noticiava o JN, é assim:
.
.
Alemães reduzem adeptos do Benfica a menos metade

O Benfica é o clube mais popular em Portugal, com 2,2 milhões de adeptos, segundo um estudo da SPORT+MARKT, que reduz a menos de metade o número de simpatizantes contabilizados pelo Instituto Nacional de Estatística.

O estudo da empresa de estudos de marketing alemã, dedicado à época de 2008/09, a que a Agência Lusa teve acesso, calcula que apenas 4,7 milhões de portugueses entre os 15 e os 69 anos responderam ser "interessados" ou "muito interessados", ou seja, menos de metade da população portuguesa.

(…)

Entre os "interessados" e "muito interessados", a empresa realizou em Portugal 600 inquéritos por telefone, como amostra desta população, questionando sobre o clube favorito, sem dar sugestões.

De acordo este estudo, o Benfica detém 2,2 milhões de adeptos, mais 900 mil adeptos do que o FC Porto (1,3 milhões), segundo classificado na popularidade nacional, e o dobro que o Sporting, terceiro luso (1,1 milhões).

Na Europa, de acordo com a SPORT+MARKT, cujos resultados assentam em inquéritos a 9.600 mil adeptos da modalidade, de 16 países, entre os 16 e 69 anos, os "encarnados" detêm 700 mil apoiantes, tantos quantos preferem o Sporting, e mais 100 mil que o FC Porto.

Assim, com 2,9 milhões de adeptos na Europa, o Benfica ocupa a 32ª posição no 'ranking" europeu, que é liderado pelos espanhóis Barcelona, com 44,2 milhões de adeptos, e Real Madrid, com 41 milhões.

O estudo aponta ainda o FC Porto como o 44º clube mais popular na Europa, com um total de 1,9 milhões de adeptos no "velho continente", e o Sporting, com menos 100 mil, na 47ª posição.

Confrontada com a disparidade no número de adeptos apresentado pelo estudo da "Vox Populi", INE e secretaria de Estado das Comunidades e o da SPORT+MARKT, a gestora de relações públicas internacionais da SPORT+MARKT sublinhou "apenas responder pelo número de adeptos na Europa".

"Desconheço a quantidade de apoiantes de clubes portugueses na Ásia, América e até em África", disse à Lusa Julia Kunkel, garantindo que apenas os "três grandes" constam da lista dos 100 clubes mais populares da Europa.

A relações públicas admitiu ser "muito difícil um clube português conseguir impor-se num 'ranking' como este", justificando que "Portugal é um país pequeno, com apenas 4,7 milhões de adeptos interessados por futebol, o que acaba por ser um número baixo, comparativamente, por exemplo, com a Rússia, que tem 57,3 milhões".

Ainda de acordo com este estudo, o Manchester United, onde alinha Cristiano Ronaldo e Nani, é o clube estrangeiro mais popular em Portugal, com 1,1 milhões de adeptos, a larga distância de Barcelona (600 mil) e Real Madrid (500 mil), segundo e terceiro classificado, respectivamente."

( http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1144309 )


.


.
Portanto, e cá para nós, os vermelhos atingem os 6 milhões (só em Portugal) se somarmos aos 2,2 milhões os seus familiares, a saber, os abutres, as galinhas e os chimpanzés que aqueles têm nos quintais das suas casas…

10 comentários:

dragao vila pouca disse...

Mais um dado para complementar o post:

FC Porto domina
«Apesar de ser difícil perceber qual o clube em Portugal com a melhor "marca", o FC Porto surge destacado nas últimas décadas como o emblema mais forte. Esta e outras conclusões fazem parte de um estudo elaborado pelo consultor Ricardo Luz, intitulado "As marcas do futebol português - ano 2008". "O FC Porto tem dominado claramente nos últimos anos e, pelos resultados, é a marca mais credível", explicou Ricardo Luz. Benfica e Sporting domi-naram em outras alturas.»

In O Jogo de hoje.

Um abraço

Ricardo disse...

Trago mais um vídeo da imparcialidade do futebol português na década de 90:

http://www.youtube.com/watch?v=YhJRBx38rXw&eurl=http://magicoslb.blogspot.com/

É isso, Nightwish, sou eu que ando a ver de forma parcial. Ao contrário da maioria dos que aqui comentam que, sem dúvida alguma, analisam o futebol de forma lúcida e imparcial.

Peço desculpa, isto não é futebol. Mas ajuda a dar títulos.

Vímara Peres disse...

Sabe o que é fazem lembrar os seus vídeos, Ricardo?

Os trailers dos filmes de cinema, em que aparecem sempre as cenas com mais interesse para o público, normalmente a rapariga de maminhas ao léu! Depois vai-se ver o filme e afinal...

No seu caso, e tendo em conta o seu público só se lembram de procurar o que lhes interesse. Concerteza que não se preocuparam em compilar os erros a favor do Benfica (para muitos deles, até ainda nem se filmavam os jogos).

Sabe uma diferença entre o FCPorto e o Benfica? É que o Porto é como os filmes épicos que nunca se esquecem, enquanto o Benfica é semelhante aos filmes de série B.

Ricardo disse...

Podias comentar os lances, Justiceiro.

Em relação à linha editorial dos meus comentários: pode parecer que não, mas eu detesto falar de arbitragens. Prefiro o futebol jogado, se me compreendem. O problema é que, de há uns tempos para cá, a linha deste blogue tem sido quase exclusivamente direccionada para o Benfica. E - pasmemo-nos - para dar a entender que o Benfica é que é o clube beneficiado! Perante tal demência, não me restava outra solução que apresentar factos. Se são factos suficientes? Não são, é só uma ideia do que foram os belos anos 90. Muito mais haveria a dizer e a mostrar mas servem de amostra daquilo que aconteceu. Acho que, parafraseando um velho cúmplice vosso e actual inimigo, "vocês sabem do que eu estou a falar".

Quando quiserem falar de futebol e largarem a perseguição ao Benfica, baseada em mentiras e parcialidades absurdas, força. Estarei cá para isso.

O Situacionista disse...

Meus caros,

Assumo, sou corrupto.
Assumo, adoro ser corrupto.
Assumo, quanto mais corrupto, sou, mais gosto de o ser.

Mais um vídeo que demonstra claramente a corrupção portista nos últimos 30 anos. Especialmente nos anos 90. Então em 1996 é que foi um fartote.

Aqui fica a prova provada dos insucessos vermelhos. Vejam bem a roubalheira:

http://www.youtube.com/watch?v=naAz265h1kE


Viram bem o tamanho da corrupção ???!!! ...


Se a estupidez pagasse imposto ...

O Situacionista disse...

Renteria, pelos vistas, marca, joga e faz jogar em Braga.

Não tarda nada e já estou a ver muitos portistas, que o ano passado o mandavam, por caridade, para o Passarinhos da Ribeira, a dizerem:

"Que falta nos faz. Não percebo o empréstimo. Que má gestão do plantel."

Vai uma aposta ?


Isto de sermos cada vez mais também acarreta o reverso da medalha.

O Situacionista disse...

Diz o Labaredas:

"19-02-2009

LABAREDAS

Já estão a investigar?

Há um tema no ar que continua a intrigar o Labaredas. Será que as autoridades competentes já recuperaram as declarações recentes do ex-presidente da Assembleia-Geral da FPF acerca da visita do Sp. Braga à Luz?

Já estão a investigar o seu teor e possíveis implicações? Perdoem esta chama de curiosidade, mas não parece normal se as palavras de Mesquita Machado passarem em claro.

O ex-presidente da AG da FPF afirmou ter «conhecimento de que teria havido influências externas para que o árbitro fosse alterado».

Perante isto, já entraram em campo os justiceiros do costume? Ou será que há colours que a razão desconhece?"

Vímara Peres disse...

Situacionista

Essa goleada só aconteceu porque em 1996 o Porto já tinha ganho tanta coisa injustamente nessa década, fruto de roubos sucessivos, que o Benfica desanimou. Para alem disso esses anos de roubos permitiram ao Porto ir construindo calmamente boas equipas, sem o merecer!

Ricardo

Quer futebol, está aí à sua disposição.

Deixe-me só dizer-lhe uma coisa. Tem razão em dizer que se tem falado pouco de futebol e muito de arbitragens neste blog. Isso é evidente, e concerteza que os bloguistas, melhor do que ninguém, o sabem. Mas a razão é muito simples. Nos últimos tempos tem sido constantes, ou os ataques ao Porto, por suposto benefício das arbitragens, ou as queixas do Benfica por supostos prejuízos por causa de arbitragens. O denominador comum tem sido sempre o mesmo: BENFICA

Nos últimos anos tem sido enorme a pressão sobre o Porto por causa do Apito dourado, e este ano com os tribunais a desmontarem por completo as acusações ao Porto, e até a virarem o feitiço contra o feiticeiro, os que suspiravam por uma condenação do Porto, que estavam por trás de grande parte da maquinação (ou duvida que o seu clube e o seu presidente não são responsáveis pela utilização sabuja da "testemunha protegida" que agora se vai sentar no banco dos réus, alterando e romanceando da maneira mais canhestra o seu livro, para eliminarem o Porto do seu caminho, sem terem que ser humilhados como em 96?) ao verem que pelos tribunais já não conseguem nada, imediatamente começaram uma campanha suja, para denegrir o Porto, como fez o criminoso do presidente do seu clube, com grande eco na comunicação social, nos últimos dias?

Vímara Peres disse...

Ricardo

Há-de compreender que me é difícil consultar um vídeo que tem no título magicoslb, mas lá fiz um esforço e fui ver.

O que você mostrou aqui passou-se ao longo de 10 anos, foram 5 ou 6 situações, algumas delas feias, sem dúvida. Mas muito comuns no futebol, umas vezes algumas delas dão expulsão, outras não, às vezes os árbitros veem e sancionam outras não, outras não veem e sancionam na mesma, outras não. Mostrou lances a favorecer o Porto, embora algumas não tenham interesse nenhum, por exemplo a do Kostadinov sobre o fiscal de linha? Então o que é que diz sobre a reacção violenta dos jogadores do Benfica sobre o árbitro, num célebre Benfica-Boavista, em que é marcado um penalty nítido do João Pinto a favor do Boavista? Lembra-se? Foi nesse jogo que apareceu a célebre teoria dos 6 milhões, e lembro-me perfeitamente da reacção do José manuel Meirim (a comentar) que diz: não sei o que poderá acontecer se este penalty for convertido!(num tom de censura ao árbitro e como que a justificar que acontecessem tumultos pelo roubo que ele achava que tinha acontecido!) Viu-se bem nesse jogo o clima de pressão e medo que havia nesse estádio, apoiado pelos comentadores da televisão.

Mostra um 2º amarelo ao Secretário, como se fosse uma grande coisa, mas não foi expulso? O resultado prático nesse jogo não foi o mesmo?

Uma falta do Fernando Couto sobre o Isaías. E uma agressão do Mozer sobre o mesmo Fernando Couto, num Benfica-Porto, em que o Couto responde e só ele é expulso? O Benfica ganhou e esse jogo foi decisivo para serem campeões.

Neste vídeo o João Pinto é um Cristo, então e as inúmeras SARRAFADAS que o mesmo dava a seu bel-prazer, não contam?

Barba azul disse...

Ricardo

Os comentários do Justiceiro Azul, acima, vão muito ao encontro dalguns aspectos que pensei devia esclarecer, na sequência dalguns comentários meus e seus "aqui'àtrasado".

Existem, concerteza, prejuízos de arbitragem sofridos pelo Benfica, como existem prejuízos sofridos pelo Porto. Historicamente ou nos últimos tempos. Podemos ficar aqui num jogo de pingue-pongue, a receber e devolver vídeos de parte a parte com exemplos sobre isso. (Não vou agora discutir quem fica a ganhar ou perder, para não o irritar…)

Esses vídeos, no entanto, são parciais por natureza, uma vez que forçosamente só mostram uma parte do todo. Não se pode pretender sustentar juízos abrangentes com base neles, do género “isto prova que o Benfica foi sempre enormemente prejudicado contra o Porto” e ficar indignado com a nossa obstinação em não dizer amén! a esses juízos.

Confesso que não vi nenhum dos muitos vídeos que tem enviado nesse sentido. Nem, tãopouco, os enviados pelo Situacionista. Não por achar que não têm interesse, ou por medo do que vou ver, mas simplesmente porque a minha vida não é ver vídeos! (Sabe Deus o que já prejudico o patrão com o vício deste blog…).

Isso não tira significado às minhas opiniões. O Ricardo sustenta o que diz em factos objectivos que virão nos seus vídeos. Concretos e objectivos (embora não tenha a certeza do significado objectivo para um benfiquista…), mas, como disse, forçosamente parciais, parte muito pequena dum todo. Eu sustento o que digo com a minha memória - às vezes vaga, aqui e ali menos objectiva, o que quiser – mas global, abrangente. E o que eu vi, ao longo duns 29 anos de observação útil, foi o Porto a ser por regra prejudicado, na contabilidade do deve-e-haver. Não será o que se diz, mas não é de hoje que a comunicação social tem pouco empenho em prosear sobre os prejuízos do Porto e gosta de desenvolver até ao enjoo as queixas e queixumes do Benfica.

Não é obrigado a acreditar na minha isenção e rigor? Pois não, mas creio que já lhe disse que não me consigo enganar a mim próprio, e tenho a maior confiança no que digo!