domingo, 26 de agosto de 2012

Nem 8 nem (ainda) 80

Depois de Barcelos, onde repito, ganhamos um ponto em relação ao ano passado, alguns portistas dedicaram-se ao "tiro ao alvo preferido" (ainda ontem, antes do jogo, tinha dois ao meu lado direito a resmungar...) - criticar VP.
 
Eu, que vi o jogo de Barcelos ao vivo, pareceu-me que as seleções a meio da semana e o mercado, além dos motivos invocados pelo VP no final da partida (especialmente os penaltis ... e com o de ontem já vamos em 3 não assinalados !!!) tiveram muito a ver com o resultado final.
 
Depois, como também já postei, pareceu-me igualmente que VP se equivocou nas substituições. Fernando não podia sair naquele jogo, ou melhor, pelo menos naquele momento.
 
Ou seja, empatamos, mas terminei a dizer que estavamos no bom caminho. Portanto, não estavamos no "8" como muitos logo vieram proclamar.
 
Já ontem, saí do Dragão com um sorriso de orelha a orelhas. E VP é o maior responsável pelo facto. O onze escalado, além de individualmente ser dos melhores da europa, mostrou uma atitude e um colectivismo notáveis. Parabéns a VP.
 
 
Mas, confesso, não saí de lá surpreendido. "Apenas" contente. Aliás, até os 2 resmungões do meu lado direito estavam felizes. Como alguém disse no final, viemos todos a subir a Alameda como se aquilo ... fosse a descer !
 
Mas também não acho que tenha sido um jogo do outro mundo. Nada de pensar que aquilo foi o "80".
 
Até porque tenho a plena convicção que temos muito por onde melhorar e atletas mais do que capazes de o fazer. É só esperar para ver.
 
E nem o mercado será capaz (a não ser que houvesse uma hecatombe) de me fazer mudar de ideias.
 
Ah, mas atenção ao jogo do próximo fim de semana. Dificuladade muito elevada. O Sérgio Conceição passa muito bem a mensagem de querer aos seus jogadores. Cuidado.
 
 
SOMOS PORTO
 
P.s. - Foi uma delícia, mais uma vez, ver jogar o Incrível e Moutinho.

4 comentários:

Azzulli disse...

Este FC Porto não foi o mesmo da primeira jornada.
Qual a razão da diferença não sei, mas este já é o meu FCP.
Espero é que seja para continuar.

A diferença é abissal entre ter Lopes-Mangala e ter Danilo-Alex.
E isto faz muita diferença.
Com estes laterais há mais jogo, mais largura, mais troca de bola com qualidade, mais problemas para o adversário.

A atitude da equipa foi boa.
Parece-me que se se mantiver a atitude, poderemos ter uma equipa de enorme qualidade.

Quanto a VP, finalmente saí do Dragão sem ter críticas a lhe fazer.
Pena foi ter ligado o rádio…
Não é que o ouço dizer que “não fui eu que dei indicação de quem marcava o penalti, foram os jogadores entre eles que decidiram, eles têm essa liberdade”.
Como é que é??????
Que disparate é este?
Os jogadores é que decidem????
E se quiserem todos marcar andam à porrada lá dentro?
O treinador não manda nada?
São estas coisas que demonstram a fraqueza do VP. E que não é treinador para o FC Porto.

O Situacionista disse...

Azzulli,

Autonomia de decisão = maior responsabilidade.

Desde que tudo dentro de certos limites, claro está.

Concorde-se ou não, é a tese de VP. Mas que ele é coerente, é. E que há muitos líderes que a seguem, há.

A mim parece-me, sinceramente, que tudo foi feito dentro dos limites que referi. E até gostei de saber que o nosso capitão decidiu autorizar o Jackson a marcar (espero é que agora o VP lhe diga que à Panenka só depois de estar 3-0!)

Claro que o guru de Madrid contola tudo e o semi guru de Londres também. Mas esses, neste momento, já têm muito com que se preocupar para puderem perder tempo a escolher quem marca o penalty depois do 3-0 ...

dragao vila pouca disse...

Será que a saída de Castro para o Cluj, era manifestamente exagerada?

Azzulli, estava no fim e 3-0.

Abraço

O Situacionista disse...

Vila Pouca,

Seria fabuloso que assim fosse. Para o Cluj e para qualquer outro sítio.

É fundamental que o Castro fique. A mensagem que essa decisão transmite vai muito para além do que se possa pensar.