segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Um ponto a mais

Lá fui a Barcelos. Tarde excelente, muito calor, um estádio bem conseguido e uma "fome" tremenda de ver o nosso Futebol Clube do Porto.

Estava uma moldura humana fantástica - milhares de Dragões! - e vi quase o jogo todo ( :-)) ) porque, como a foto abaixo bem documenta, nem sempre as bandeiras dos Super mo permitirem ver.


A conclusão primeira que tiro do resultado é esta  - o ano passado perdemos em Barcelos. Este ano empatamos. Temos, portanto, um ponto a mais.

Já os verdes e os vermelhos têm dois pontos a menos. É que o ano passado, respectivamente, ganharam em Guimarães e ao Braga em casa.

É uma perspectiva que aqui trago. Que tem a sua lógica.

Isto não quer dizer que não esteja triste. Contava ganhar. Apesar de saber que em Barcelos é sempre uma grande complicação e que os jogos das selecções e o mercado aberto são terríveis.

Para mim o momento do jogo foi a dupla substituição. Quando a nossa equipa parecia que iria chegar ao golo .... aquela dupla substituição, naquele momento, paralizou-nos.

E não me refiro à entrada do Alex Sandro (que será naturalmente titular no próximo jogo). Mas a entrada do Kleber - que não consegue "dar o passo" - e, especialmente, a saída do Fernando, partiram completamente a equipa. a Jogar em 4x2x4, nem defendíamos bem, nem atacavamos em condições.

E como Fernando saiu, depois não foi possível fazer entrar Atsu para o lugar de Luxo, passando James para o meio. Com a saída de James, a equipa deixou de criar. Restou passar a bola a Hulk e ver se o nosso craque conseguia tirar um coelho da cartola. Desta vez não foi feliz.

Há jogos assim. Nalguns os treinadores acertam nas substituições e são os maiores, noutros não e são miseráveis.

Mas apreciei a atitude do mister em tudo fazer para ganhar o jogo. E esse para mim é o ponto essencial. Absolutamente essencial. Muito bem !

Outro aspecto que gostei muito foi de perceber - sem margem para dúvidas - que este ano temos avançado. Jackson não engana e vai-nos dar muitas alegrias.

Ou seja, mesmo tendo empatado e com as indefenições de plantel até ao dia 31 de Agosto, estamos no bom caminho. 

SOMOS PORTO

P.s. - Sobre a arbitragem, embora perceba as razões de VP, como, por um lado, não foi razão "suficiente" e, por outro lado, não posso ver nem pintado o novo "Lucílio Calabote Baptista", não me vou pronunciar. Embora tenha achado curiosa a nomeação depois do caso Luisão ...

4 comentários:

O Soldado Azul disse...

Ora bem,
Eu tambem fui ver o jogo e como fiquei ao teu lado... tambem vi quase todo o jogo...
Concordo com a análise! Importa no entanto reflectir sobre a opinião dos "entendidos":
- A maioria considera que a dupla substituição foi bem feita! Ora não percebo como... Não só pelo que aqui foi invocado (estavamos "em cima deles"... e ficámos "baralhados"...) como acima de tudo, não posso concordar com a saída (salvo se por "força maior"...) do Fernando! É o unicio jogador que não pode ser substituído... A equipa ficou "partida" e podiamos por consequência ter "sofrido"...
Critico acima de tudo a lentidão dos primeiros 45 mts...
Realço tambem a mudança radical de estratégia quer do Jesus, quer do VP, relativamente à época passada: desta vez o JJ falou bem da arbitragem quando, como sabemos, sempre que a sua equipa perde pontos "atira-se ao arbitro"... E o VP que na epoca passada reconhecia em primeiro lugar quando jogavamos mal (como ontem durante muito tempo do jogo...) e atirou-se em 1º lugar ao arbitro, com 2 lances duvidosos...
Acho isto estranho... Vamos ver nos proximos embates...
Saudações

meirelesportuense disse...

Ainda não vi o jogo totalmente, soube do resultado, tenho a gravação comigo mas vi apenas um pequeno pedaço...
Também tive essa reacção quando soube do empate -antes perderamos, hoje empatamos, ganhamos um ponto-, a leitura está perfeita, falta perceber o resto...Mas no campo, quem está lá, sente melhor o que se passou do que quem está em casa, é incontornável.

Azzulli disse...

Estou muito desiludido.
Tínhamos de ter vencido e convencido neste primeiro jogo.

Vitor Pereira sabe que muito poucos adeptos do FC Porto o acham bom treinador. E para provar o contrário, VP devia ter feito o FCP entrar a “partir a louça toda”.
VP também sabe que temos jogadores estão em vias de poderem fazer uma boa transferência, e para o caso de não ser concretizada, terão de ficar com gosto de jogar no nosso FCP. E assim, se os adeptos não têm gosto nenhum em ver os jogos, eles também não o terão de jogar.

O que eu vi foi a segunda temporada da mesma série…
O FCP a jogar devagar, a jogar mal, sem noção de estratégia de ataque.
O mesmo do ano passado.
Continuamos na Viterpereirazação no nosso futebol.
Sim, porque é a imagem do VP que se vê no FCP. Envergonhados, apáticos, sem ideias, receosos.

O FCP tem de jogar para ganhar.
Os laterais têm de ser ofensivos. Neste jogo foram duas nulidades.
Os médios têm de estar no meio a criar jogo, a dar criatividade. O que vejo é os médios a desaparecerem do jogo, desposicionados. A bola vai dos centrais para os extremos.
E os extremos devem ser extremos.
E o Kleber que faz ainda aqui?...
VP joga na tática “bola para o Hulk”. E os resto da equipa a ver.

E estou muito preocupado com o que poderá ser esta época…

Dou por mim a pensar que o melhor poderá ser vender o Hulk, e até o Moutinho.
São jogadores que querem jogar bem, com boa tática, e têm intenção de sair para clubes ricos.
Se ficam, e com este modo VP de jogar, não sei não…
A melhor alternativa teria sido a troca de treinador…

Mas pronto… vou tentar mentalizar-me que isto foi só um dia mau, e que na próxima semana vamos fazer uma exibição maravilhosa!
Vamos. Vamos. Vamos…

meirelesportuense disse...

Vi a gravação e com muita atenção, o jogo foi uma salada recheada com vários temperos...
Houve de tudo, desde erros primários na constituição do onze inicial, duas substituições que quebraram -ainda que momentâneamente- o ritmo e o sistema de jogo da equipa, até à parcialidade do árbitro na forma de analisar os lances durante todo o jogo.
A primeira parte foi jogada a um ritmo muito lento a que não será nada estranha a alta temperatura que se fez sentir no final do dia de ontem.
O Gil entrou disposto a pôr em prática tudo quanto estava à sua disposição e lhe fosse permitido pelo juiz da partida para fazer render e estender o tempo de jogo, quedas e simulações de lesões a todo o momento, ao mínimo toque, faltas sucessivas especialmente sobre Hulk, James, Jackson e Lucho...Só nos primeiros 5 minutos Hulk sofreu 5 faltas seguidas sem que tenha sido exibido um amarelo, ou sequer tenha visto uma advertência mais viva...A arbitragem esteve concordante com o anti-jogo do Gil, deixou que se abusasse das fitas e falsas lesões, na primeira parte o GR Fachini esteve mais de 2 minutos a receber tratamento à mão direita -entre os 32 e os 35 minutos- e Duarte Gomes deu 1 minuto de descontos!...
-Duarte Gomes permitiu tudo, em termos de jogo astucioso duro e intimidador ao Gil Vicente.
-Eram decorridos 23 minutos de jogo e jackson tenta uma bicicleta na área Gilista, já no chão o nº 33 do Gil deixa-lhe os pitons na perna esquerda, temi o pior...
-Aos 54 minutos o nº 58 do Gil prende Mangala na área, Duarte Gomes está a dois/três metros e deixa andar...
-69,55 minutos desvio por encosto a James dentro da área sobre a esquerda, Durate Gomes exibe o amarelo a James!...
-77 minutos Atsu foge e é agarrado pelo 6 dos Gilistas, não há amarelo para ninguém...
-85 minutos penaltie duplo(!) na área do Gil, Kléber é placado pelo nº 58 que o arrasta e impede de entrar à bola, na sequência da jogada o remate à baliza do Gil desferido da direita é desviado para cima -para a bancada- pelo braço do nº 44 que já estava no chão e em plena grande área!!!...

-No que toca à constituição inicial do onze eu escalaria o Alex Sandro à esquerda, porque daria mais coesão à globalidade da defesa, estenderia mais a ala esquerda até à linha de fundo.
Não me venham com a história de que deveriam jogar os jogadores que até aqui têm treinado mais e com mais regularidade, porque então eu pergunto o porquê da inclusão de Moutinho ou Hulk no onze inicial ?...
-A equipa esteve de algum modo coesa atrás, mas assim que chegava à zona de construção e necessitava de empregar astúcia, ficava lenta e presa de movimentos.
A partir de determinado momento decidiu-se a fazer lançamentos longos para as costas da defesa do Gil, nomeadamente para o aproveitamento de Lucho e do seu temível remate de meia distância...
-Na segunda parte as coisas melhoraram, houve mais rapidez e foi precisamente na melhor fase da equipa -Mangala até já centrava com bastante perigo- que sucederam as duas primeiras substituições(56m), por sinal concidiram de imediato com as melhores oportunidades do Gil Vicente...Lucho tinha recuado e tentava pautar o jogo mais atrás, mas o perigo começou a rondar insitentemente a área de Helton...Moutinho veio dar uma ajuda e a equipa partiu-se ainda mais, na parte final o Gil satisfeito recuou completamente e foi a "Carga da Brigada Ligeira"...


Hulk esteve egoísta, mas andou sempre nos limites da entrega e generosidade, foi dele, sempre dele, que se imaginou e esperou o perigo que tanto pretendíamos criar...Grande remate aos 56 minutos, Fachini voou para desviar o golo certo!