domingo, 23 de setembro de 2012

"Investe na tua alegria"



Alguém ainda duvidará que o FC Porto acertou em cheio no slogan publicitário deste ano do Dragão Seat ?
 
Creio que já todos percebemos que estamos no bom caminho.
 
E sabem do que mais gostei ontem ?
 
Não foi do excelente jogo, nem dos muitos golos (que golo, Jackson !!!!), nem da magia do James, nem da clara evolução de Defour "pós asma", nem daqueles alas a rasgar por ali fora (Danilo é um fenómeno!!), nem do Castro ter jogado (e bem), nem do Iturbe ter entrado (e cumprido) .... 
 
Não, do que mais gostei foi da conferência de imprensa do VP no final do jogo.
 
NOTÁVEL !
 
É evidente que o FC Porto de ontem é claramente desiquilibrado. Ontem foi tipo 4x2x4. Com o James a formar o quarteto atacante, pois não sabe minimamente defender (nem deve ter de o fazer). Ficando dois jogadores, Moutinho e Defour, completamente às aranhas para aguentar com os 4 ou 5 jogadores do meio campo adversário.
 
Se para a maioria dos jogos do campeonato no Dragão, o 4x2x4 até pode dar, nem pensar em utilizar tal sistema na maioria dos jogos fora e, menos ainda, em qualquer jogo da champions.
 
Logo, James tem de jogar na ala. A entrar para o meio. Não tem volta a dar.
 
Seria de loucos jogar em 4x3x3 com James ao meio.
 
A explicação de VP, além de totalmente acertada, foi feita de uma forma magistral.
 
Resumidamente disse:
 
As pessoas falam muito do James na posição 10, mas esquecemos que o meio é o coração da equipa, que tem trabalhado muito de modo a que ele tenha mais liberdade e não tenha de estar sempre a correr atrás da bola. Essas não são as características dele. Ele tem de ter um meio-campo que o sustente senão desgasta-se muito.”
 
De resto, não posso deixar de referir que estranho (?) ouvir tanto o blá, blá, blá a desvalorizar as nossas vitórias, segundo o qual ... o Guimaraes era fraco ... o Zagreb fraco era ... o Beira-mar fraco foi ... só espero que os nossos adversários assim continuem a ser considerados depois de connosco jogarem ...
 
 
P.s. - Mangala, quando serenar, tem tudo para ser um grande central.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Ena pá, até que enfim alguém que pensa como eu! James a 10, se me falarem em 4x4x2 losango...ainda tenho de ver como se safa e quem joga ao lado de Jackson. Como ontem, tenho muitas dúvidas que se notaram enquanto o 1-0 não chegou e o Beira-Mar não saiu de cena.

Abraço