sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Depois de Hulk, o futuro é já ... no próximo jogo !

Depois da saída do nosso incrível Incrível, o nosso "abono de família", num negócio da China, perdão, da Rússia, temos de pensar imediatamente no futuro.
 
Desde logo, encará-lo com uma segurança acrescida. A viabilidade financeira foi fortalecida (como todos sabem nós precisamos de receitas extraordinários como se fossem ordinárias. É a opção de quem, com riscos conscientes e assumidos, nos tem dirigido, com um sucessso inigualável, por forma a lutar contra os tubarões europeus).
 
Como sempre sucedeu desde que me lembro, especialmente a partir do momento em que chegamos ao topo do mundo - Viena 87 - o projecto de sucesso inimitável do FC Porto baseia-se numa ideia completamente básica (tão básica que ninguém a entende) - comprar bons jogadores, aproveitar o seu potencial para ganhar títulos, vendê-los, comprar bons jogadores, aproveitar ...
 
Foi Futre...
Foi Rui Barros...
Foi Couto ...
Foi Baía...
Foi Sérgio ...
Foi Jardel ...
Foi Deco...
Foi Carvalho...
Foi Pepe...
Foi Falcao...
Foi o Incrível...
Foram muitos outros...
 
Notem bem só nisto - dá-me a ideia que só o Incrível tem mais títulos em 4 anos (3 campeonatos, 3 taças, não sei quantas supertaças, uma liga europa....) do que os vermelhos nos últimos 15 anos !
 
Ainda me lembro de quando Futre partiu. Fiquei completamente destroçado. Futre era ... Futre ! Depois, no ano seguinte, do nada, surge o pequeno gigante, de seu nome, Rui, Rui Barros, que resolve limpar o Ajax na Supertaça Europeia.
 
Pumba, negócio da china e ... lá foi o Ruizinho para a Juve !
 
Cum diabo ... como vai ser ?
 
Resultado - cada vez mais títulos !
 
E sem Hulk como vai ser ?
 
Vai ser ... diferente.
 
Calma ... diferente a nossa forma de jogar.
 
Porque acredito piamente que a nossa fraqueza vai ser superada pelo COLECTIVO.
 
Sim, agora não vai dar para ... põe a bola no Hulk e prepara-te para festejar. Não, agora, vai dar mais trabalho. Mas parece-me que vamos festejar na mesma.
 
Até por uma razão fundamental - é minha opinião que todo o plantel este ano foi montado a pensar na saída de hulk. Portanto, a natureza seguiu, mais uma vez, o seu curso normal...
 
Aliás, até nisso a pré-época foi fenomenal - foi feita sem Hulk e com ... capitão. Sim, o capitão já lá estava. Luxo. 
 
E a tremenda falta que Hulk vai fazer pode, paradoxalmente, permitir salientar James (à direita, onde jogava hulk), Danilo (porque Hulk, como desiquilibrador nato, não é de andar a fazer tabelas em progressão com outros jogadores), Varela, Atsu, Kelvin e até Iturbe.
 
Tudo num jogo muito mais colectivo. E com 2 laterais que dão muita profundidade. Claro está que nalguns jogos, onde o colectivo tiver mais dificuldades (onde aparecia Hulk a resolver), teremos de inventar uma alternativa qualquer.
 
Mas para isso está lá VP. Que já tem, seguramente, o coelho para tirar da cartola.
 
 
Estou confiante.
 
Até porque mantemos o nosso meio campo, ainda por cima de luxo. Há que renovar com Moutinho (penso que com Fernando isso já foi feito).
 
Estamos no bom caminho.
 
SOMOS PORTO

3 comentários:

O Situacionista disse...

"F. C. Porto teve o maior lucro da Europa com transferências de jogadores

O F. C. Porto fechou o defeso na liderança dos clubes europeus que maior lucro obtiveram no mercado de transferências de futebolistas, enquanto o Benfica conquistou o terceiro lugar, atrás dos italianos do AC Milan.

Analisadas todas as transferências dos países que ocupam os 10 primeiros lugares do "ranking" da UEFA durante o mercado de verão, num total de 180 clubes, o bicampeão nacional suplantou toda a concorrência, não só a nível interno, como também em termos europeus, já que nenhuma outra formação conseguiu lucrar tanto.

O saldo positivo de 50,5 milhões de euros (ME) neste defeso resulta da diferença entre os 62,15 ME encaixados em vendas e os 11,7 ME gastos em aquisições de novos futebolistas.

Também o Benfica aparece destacado nestas contas, ao ocupar o terceiro lugar do "ranking", com um balanço de quase 42,8 ME, resultantes dos 69 ME provenientes da saída de jogadores e dos 26,25 ME gastos em contratações.

As "águias" ficaram a 4,1 ME da vice-liderança, ocupada pelo AC Milan, que obteve um lucro de 46,9 ME: 66 ME em cedências e 24,15 ME em aquisições.

O Sporting de Braga foi a outra equipa portuguesa a marcar presença neste lote, ocupando o 33.º posto, após lucrar 5,1 ME no defeso."

( http://www.jn.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=2757657 )

Eterno Dragao disse...

Tu estás a ficar um contista!

O Soldado Azul disse...

Já agora a alternativa que falas pode muito vem ser o 4-4-2 com o quarteto do meio campo em losango, com o James atras dos 2 avançados (Martinez e Atsu / Varela)...! N sei mesmo se o VP vai mesmo apostar neste sistema como prioritário (com treino, muito treino, ou seja, n para já, bem entendido...)! Os últimos jogos têm demonstrado q o James no "meio" rende mais... A ver vamos...