segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Função da equipa B

Para matar a azia do dia anterior resolvi ver o jogo da equipa B contra o Penafiel.
 
Ainda para mais, o onze inicial cumpria a ideia que, para mim, deve presidir a uma equipa deste género. Promover os mais jovens oriundos da formação e dar minutos e ritmo aos mais jovens oriundos da equipa principal.
 
Ontem jogaram da equipa principal Fabiano, Mangala, Abdoulaye, Kelvin e Iturbe.
 
E da formação, que me tivessem chamado a atenção, só um jogador - Tozé (sim, só este, apesar do fantástico golo de Sérgio Oliveira).
 
Não gostei do jogo. Jogamos pouco. Empatamos. A azia piorou.
 
Mas, como disse, ontem gostei da "política" da equipa B. Reitero que não compreendo como pode existir na equipa B - e nada tenho contra o jogador até porque nunca o vi jogar - um elemento com 35 anos. 
 
Mas do jogo, as ilações que tirei é que há jogadores para quem a equipa B pode ser uma BENÇÃO.
 
Jogadores como Kelvin e Iturbe devem jogar muito mais pela B. É que se notou que estão sem qualquer ritmo de jogo. Iturbe então, não jogou um charuto e, na segunda parte, desapareceu completamente no jogo. Incrível. Não podia com uma gata pelo rabo.
 
 
Eu, se estivesse no lugar deles, EXIGIA jogar na B para quando tivesse oportunidade na A poder mostrar o meu valor. E, para tal, só tendo ritmo de jogo e competição nas pernas.
 
Para ajudar, de notar que a 2.ª divisão tem equipas tremendas. E que sabem jogar à bola. Muito competitivas. Como o Penafiel (que nem sei em que lugar está). É o cenário perfeito para ganhar embalagem.
 
VP deve manter este intercãncio com a B e os jogadores devem ter a inteligência de o aproveitar.
 
 
P.s. - Dá-me a ideia que até hoje nunca ganhamos um jogo com o árbitro inglês. Mau pronúncio ... ou será desta ?

2 comentários:

Hugo disse...

A função de um jogador mais velho em qualquer equipa serve para transmitir confiança, aconselhar, acompanhar e impor respeito na pirralhada toda que por lá anda. É como se fosse um supervisor mandatado pelo treinador.

Neste contexto, para mim, faz todo o sentido ter um jogador de 35 anos na equipa. Aliás, até pode ser que por opção profissional ele pretenda ser treinador ou coisa assim e isto também o ajuda.


Se nada do que eu disse é verdade e se ele não desempenha esse papel na equipa, então aí concordo a 100% contigo e também fico sem perceber o que é que ele faz no plantel da B.


Abraço,
Hugo

meirelesportuense disse...

Eu também considerei que a abertura à chamada do central de 35 anos se devia à maturidade que ele podia transmitir à equipa, mas pelo que observei não me parece que cumpra essa função, se foi a que lhe foi atribuida, dentro do campo evidentemente...
Eu também vi o jogo da B e estranhei a ausência do Sebá que me parecia ser o melhor de todos a par do GR que actuara até há poucos dias.
Mas concordo que os jogadores da A pouco ou nada utilizados devem jogar na B no jogo imediatamente seguinte, se este não colocar em causa a sua utilização para o próximo jogo da equipa principal.
E acredito que quer Kelvin quer Iturbe transmitem mais velocidade ao jogo que o Atsu...Atsu é mais maduro mas menos veloz e imprevisível que os outros dois, e isso é uma questão importante na equipa actual porque esta está muito lenta e sem alma...