domingo, 28 de janeiro de 2007

Apito Avermelhado em grande acção...

"Jesualdo Ferreira passou-se com a arbitragem de Leiria e, talvez porque esteja na moda, sugeriu "Investiguem!".

Antes dele, outro treinador do F. C. Porto, José Couceiro, já avisava: "É evidente que há muitos condicionalismos dos árbitros em relação ao F. C. Porto. Temos sido muito prejudicados e sabemos que os árbitros têm problemas em actuar nos nossos jogos, principalmente desde que o processo Apito Dourado foi desencadeado".

O treinador que chegara de Setúbal falava assim após um jogo no Estoril, onde fora descoberto um absurdo penálti por mão involuntária de Costinha, assinalado por ... Sérgio Lacroix, o mesmo árbitro auxiliar que, nessa época de 2004/2005, expulsou Quaresma de um jogo em Moreira de Cónegos, por dá-cá-aquela-palha.

O mesmíssimo que anteontem voltou a cruzar-se no caminho do extremo portista.
.
O "liner" que comunicou a Elmano Santos a suposta agressão de Quaresma a Tixier é o mesmíssimo Sérgio Lacroix que, a 2 de Dezembro último, passou pelo Estádio do Dragão, à 12.ª jornada da liga, e não viu um violento pontapé de Linz num joelho de ... Quaresma.

Elmano também não viu. Usou "um critério largo", como se diz agora, e a equipa do Boavista lá escapou com três singelos cartões amarelos.
.
Esta época, Sérgio Lacroix foi nomeado para cinco jogos e três deles do ... F. C. Porto.

Tanta atracção, só com Elmano (seis jogos na primeira liga e três a apitar o... F. C. Porto).

O magnetismo entre o assistente da Madeira e o Dragão voltou a cruzá-los à nona jornada, em Setúbal.

Os jogadores do Vitória viram nos do Porto canelas até ao pescoço. Lucho, Paulo Assunção e Quaresma foram alvo de entradas violentíssimas, mas em nenhuma ocasião Lacroix alertou o árbitro Duarte Gomes.
.
Para o início da segunda volta, a dupla madeirense lá reapareceu, em Leiria.

Postiga foi o primeiro a queixar-se de um penálti e Lisandro fez ar de espanto por Elmano não ter visto a mão de Renato impedir que a bola chegasse às redes.
.
Lacroix também não viu, ele que, no tal Estoril-F. C. Porto, em Fevereiro de 2005, descortinou e assinalou uma mão irreflexa de Costinha mas não enxergou que o lance procedia de uma mão grosseira e voluntária do avançado Moses.
.
Anteontem, quando saiu do campo, Quaresma deve ter-se lembrado que Lacroix lhe anulou um golo limpo nesse mesmo jogo do Estoril.
.
A expulsão de Quaresma relembra outro episódio, ocorrido na primeira jornada desta liga, no Estádio do Dragão, com a mesma Leiria e outra vez com Tixier.
.
Nessa ocasião, o francês atingiu violentamente Quaresma, fracturando-lhe um maxilar. O árbitro Duarte Gomes nem falta marcou. O jogador do F. C. Porto parou duas semanas e falhou um jogo da selecção.
.
Quis a ironia que Tixier e Quaresma voltassem a encontrar-se e que o juiz da refrega fosse o intrépido Lacroix, com a sentença que se conhece.

À falta de cadafalso nas leis da bola para jogadores do F. C. Porto, outros julgadores antecipam a sentença dois jogos de suspensão ! Se assim for, Quaresma só voltará a jogar com o Chelsea". (realçados meus). ( JN de hoje)
.
P.s. - Apenas acrescento mais uma lembrança - a bárbara "tesoura" de Nuno Gomes a João Moutinho e respectivo castigo - 1 jogo !
.
P.s 2 - VEJAM alguns dos lances AQUI !

5 comentários:

Anónimo disse...

Caro Situacionista

No comentário a seguir ao jogo, exprimi que já contava com tudo o que se passou, só que esperava, que mesmo assim, conseguiríamos ganhar.

Por isso a minha revolta prende-se, nos média, é onde se trava a guerra.

Em diversas vezes tenho afirmado, que é nosso dever agir com todos os meios ao dispor, principalmente, quem tem mais responsabilidades, nomeadamente, os que têm acesso aos média.
Espero que na terça-feira, o nosso ausentista(sem estar a colocar pressão), esteja à altura da camisola de Bi-Campeões do Mundo.

O que mais me incomoda no meio desta podridão, é que os média, tirando um outro pormenor, não respeitam o código deontológico dos jornalistas.
O poder fascista, deste século, está na minha opinião, no poder desmesurado dos média, principalmente os audiovisuais, que manipulam a seu belo prazer as mentes mais crédulas.

Porque não sou mentecapto, reclamei junto da SPORT TV, a falta de seriedade e isenção, dos protagonistas(realizador, jornalistas e comentadores).
Com este acto, espero que outros o façam na mesma, para isso peço aos autores do Blog a permissão para o publicar abaixo, se estiverem de acordo, se não, removam-no de imediato.

Exmº. Sr. Director

Na sexta-feira, passada assisti ao jogo televisionado pela SPORT TV, entre O Leiria e F.C.Porto, que me deixou indignado com várias situações:

1 – Os jornalistas, creio que os realizadores, pertencem à mesma categoria devem por dever Deontológico relatar os factos com rigor e exactidão e interpretá-los com honestidade, como é muito bem mencionado no ponto 1 do seu código.
2 – O jornalista deve assumir a responsabilidade por todos os seus trabalhos e actos profissionais , assim como promover a pronta rectificação das informações que se revelem inexactas ou falsas, como é muito bem mencionado no ponto 5 do seu código.

Como Sou o cliente nº.********** da TV cabo com o pacote da SPORT TV, sinto-me no direito(enquanto consumidor do serviço) e no dever de reclamar, contra todos estes atropelos deontológicos, que se continuam a fazer ao F.C.Porto e à inteligência de quem assiste e houve. Como é possível esse Sr. Realizador e esses Srs. Jornalista e comentador serem tão incompetentes? Sim incompetentes, porque competência, não me permitiria saber de antemão o seu anti-portismo primário, pois se respeitassem o código deontológico e fossem sérios e honestos, mesmo sendo anti-F.C.Porto, bastava simplesmente serem isentos.

Espero com sinceridade, que V.Exª, junto dos seus subordinados, faça respeitar o código deontológico, para que possamos dispor de bons serviços, a que temos direito. Se Porventura a situação se mantiver, então agirei de outra forma, nomeadamente nos tribunais.

Cumprimentos
** ******

Anónimo disse...

Caro FC Limpa Tudo,

Tenha cuidado !! Muito cuidado !!

É que parece que nós, PORTISTAS, como somos, segundo os ditos superiores (no caso, Luís Sobral) de uma raça INFERIOR, temos de …COMER E CALAR !!!

Ora leia esta:

“F.C. Porto: pior do que a derrota foram as desculpas.

(…) Mais lamentáveis do que a derrota foram as declarações no final.

O líder do campeonato e campeão em título deveria ser o último a contribuir para a suspeição infelizmente generalizada.

Querem o quê, que as pessoas deixem de acreditar em tudo, até no mérito dos pontos conseguidos até aqui ?

Momento muito mau, até porque as discussões sérias não têm lugar nas salas de imprensa, como se sabe.”

(leiam tudo, incluindo os comentários, aqui - http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?div_id=1498&id=766822)

O Situacionista
(N.B. - Como o blog anda em mudanças para a nova versão, não consegui assinar normalmente.)

Anónimo disse...

Concordo com o F.C.Limpa Tudo, quando ele refere a corrupção que grassa nos meios audiovisuais...É um problema dos tempos modernos e a maior parte dos cidadãos tem receio, por timidez, falta de capacidade argumentativa ou cobardia pura, de se opor a esta troupe que se apoderou do mais poderoso instrumento de Poder! Dizia -inadvertidamente claro- Dias Ferreira na 2ª feira passada, que era opinião firme do tão badalado Cândido de Oliveira -em memória do qual se disputa a SuperTaça Portuguesa- que para se ganhar em futebol, tem que se ter do seu lado três coisas: os árbitros, a comunicação social e uma equipa pelo menos jeitosa! O Benfica tem a Comunicaçaõ Social, os árbitros e a ter uma equipa razoável deve na perspectiva do Povão, ganhar sempre!Mas nós cá estamos para tentar contrariar esta Mentalidade, afirmando que para se ganhar alguma coisa no Futebol, tem que se ter, deve-se ter - para que o Desporto possa ser algo credível-a melhor equipa e a mais forte do ponto de vista físico e anímico! Força Futebol Clube do Porto, contra Tudo e contra Todos! |

Anónimo disse...

Não tenho palavras para descrever o que senti após o visionamento das imagens do nosso jogo, impossiblitado de o ver em directo. Um escândalo, puro e simples. Mas a notícia do fim de semana não foi a nossa derrota, nem as circunstâncias da mesma, mas sim a contratação do Ninja pelos vermelhos. Na apreciação ao trabalho do árbitro no jornal A Bola, o jornalista dizia que ficou um penalty claro por marcar sobre o Postiga - pasmo, um jornalista d'A Bola admitir um penalty não marcado a nosso favor - mas a nota atribuída era 4. 4 valores num máximo de 5. Conclusão: não assinalar penaltys a nosso favor é sinónimo de boa exibição.
A minha única esperança é a crónica de amanhã do MST, que espero arrasadora e demonstrativa do estado de espírito de todos os portistas. À falta de isenção para com o FCP por parte dos meios de comunicação, só nos resta a sua voz inconformada e única na maneira como denuncia os "calabotes" que nos calham em "sorte". A reacção generalizada dos meus amigos vermelhos, após a sua vitória na Restelo, era que já estavam a 2 pontos de nós, pois a nossa deslocação à Luz estava perdida. Se as coisas continuarem a evoluir desta maneira, não me surpreenderá. O Situacionista tem toda a razão do mundo quando diz para acordarmos. Estamos a ser ROUBADOS, a palavra é mesmo esta, com a complacência de tudo e todos. Como é possível não terem visto os 2 penaltys? Não é. Foram lances perfeitamente visíveis, não havia um amontoado de jogadores que impossibilitasse a visão das jogadas, por isso foi premeditado. Já para não falar dos outros lances, a expulsão do RQ foi no minimo ridícula, a falta que deu o golo só existiu na cabecinha vermelha do Lacroix. Querem apostar que o RQ vai levar 2 a 3 jogos de suspensão?? E a expulsão do Zé Manuel no jogo de ontem que o impossibilita de jogar contra os vermelhos?? Coincidências.

O Soldado Azul disse...

Já que a tónica é sobre a arbitragem (e bem)! Como já gfoi tudo dito, vou "pegar" nas palavras do F.C.limpa tudo quando referiu "... que mesmo assim conseguiríamos ganhar"! Pois é! Eu também pensava que contra tudo e contra todos conseguíamos ganhar! E porquê? Porque em todos os jogos marcámos golos e porque a pontaria dos avançados tem sido certeira... Pois é! Acontece que neste jogo tivemos várias oportunidades para marcar,mas... o Postiga voltou ao normal (falhanços com o guarda-redes à frente...) e o Lisandro e o Lucho igualmente a desperdiçarem... Com a particularidade do Quaresma ajudar à festa com a cotovelada... E agora? Continuaremos a ser roubados? Acredito que sim, para mal dos nossos pecados!!! E mesmo assim, vamos ganhar os jogos? Depende dos desperdícios... Não vamos ter o Quaresma para as iniciativas mas a bola vai ter que chegar a grande-área adversária (Postiga, afina a pontaria ou vou começar a repetir tudo o que disse antes do teu ciclo de confiança... e a sugerir a titularidade do BM... ou rapidamente do Rentería...)!
Estou muito ansioso pelo jogo com o Estrela por duas razões:
1 - Para ver até que ponto é que a escandaleira continua... Espero bem que o Prof. continue a apelar para a investigação...
2 - Para ver se os avançados continuam a desperdiçar...

Se a pressão do Prof nas conferências de imprensa não resultar, não vejo outro remédio senão o decreto do black-out...

Saudações