terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Derlei

A bluegosfera azul e branca continua centrada nos acontecimentos de Leiria (e no seu significado), mas eu gostava de lançar outro tema: Derlei no Benfica.
-
Do ponto de vista desportivo, não estou muito preocupado: penso que é um jogador com "muita garra", em final de carreira, com um passado de lesões graves. Não creio que vá desequilibrar o campeonato.
-
Do ponto de vista emotivo, nunca esquecerei que foi Derlei quem recebeu a maior e mais prolongada ovação no Estádio do Dragão (e das Antas, pelo menos até onde a minha memória pode ir). Refiro-me ao momento em que entrou, na segunda parte de um jogo pouco antes da deslocação à Corunha, em 2004 (peço desculpa, mas não me lembro do adversário do Porto, nesse jogo). Foi um arrepiante e inesquecível reconhecimento do "espírito guerreiro" do "nosso Ninja".
-
É certo que a última meia época de Derlei no Futebol Clube do Porto deixou muito a desejar e consta que estaria a "estragar" o balneário. Isso não apaga o facto de ele ter sido o jogador que, juntamente com Maniche, melhor simboliza a "garra" do Futebol Clube do Porto vencedor da Champions League e da Taça UEFA, sob orientação de José Mourinho.
-
Lanço a pergunta: será que, no momento da venda destes jogadores, não é possível colocar uma "cláusula de salvaguarda", impedindo que eles ingressem num clube (?) que é o nosso maior rival, nas competições internas?
-
P.S. - Era bom saber se já recebemos do Dínamo de Moscovo o dinheiro relativo à venda de Derlei...

6 comentários:

Azzulli disse...

É verdade Eterno!
O regresso do Derlei foi um dos momentos mais emocionantes que assisti no Dragão!
O momento em que inicia o aquecimento.
E a ovação quando entrou em campo.
Foi fabuloso assistir no Dragão a esses momentos.

Ele ainda se julga no Porto, pois diz "é para ganhar tudo"...

Quanto à "clausula" não me parece que nós precisemos dela. Assim de repente não me lembro de nenhum caso que nos tenha sido adverso... talvez o Jardel, mas ele era para vir para cá...

meirelesportuense disse...

Sempre senti imensa pena de ver alinhar pelos nossos adversários alguns antigos jogadores do Clube: Paula, Almeida, Serafim, Artur Jorge, Oliveira, Gomes, Jaime Pacheco, Sousa, Jardel, Drulovic, Zaovic, Domingos quase... Outros foram e deles apenas pensei, "já deviam ter ido seus morcões" como diz frequentemente o Blue: O que me marcou sempre nessas deserções, foi o tom de vingança ou não, utilizado!
E quando vejo jogadores tipo Marco Ferreira, entrar no Benfica como se fossem autênticas vedetas, até me dá vontade de rir, porque me lembro imediatamente dos "nomes lindos" com que os brindavam nesses lugares, quando eles ainda alinhavam por nós e penso, que grande falta de vergonha e memória a destes fulanos!

O Situacionista disse...

Eterno,
Recordo-me muito bem desse momento. Foi o delírio absoluto. Como dizes, arrepiante. Deveras arrepiante.

Sei que foi no jogo imediatamente anterior à deslocação à Corunha, mas também não tenho a certeza do adversário. Creio, no entanto, que era o Rio Ave. Salvo erro, o jogo ficou 1-0 e o Derlei atirou uma bola ao poste. Depois, na Corunha, fez o que fez...

Derlei é um verdadeiro CAMPEÃO ! Um NINJA campeão ! Que terá sempre o meu respeito. Um profundo respeito.

Como diz o Meireles, com quem estou inteiramente de acordo, é pena... muita pena !

Jorge Mota disse...

Tb me recordo desse momento do Derlei. Mais recentemente recordo-me de entrar o Baía e ser parecido, mas nunca como qd foi o Derlei. Tenho ideia que esse jogo foi qd o Carlos Alberto marcou já a acabar um livre e vencemos por 1-0, não me recordo do adversário, mas é possível que tenha sido o Rio-Ave como diz o situacionista.

Qt ao Derlei no Benfica, é um sentimento dividido, por um lado respeito-o muito mas por outro sinto-lhe raiva por ter feito essa escolha, que não duvido ter sido boa para ele.

Espero que já não seja o Ninja que era.

Um abraço.

O Soldado Azul disse...

Eu confesso que também não me agrada nada ver jogadores que já foram nossos jogar nos nossos adversários! Então o Derlei que é sem dúvida um dos jogadores que mais gostei nos últimos anos! Mas enfim... Concordo com o Azzulli, ele deve achar que ainda é "azul" quando afirma que pretende ganhar tudo! :)
O Derlei é daqueles jogadores que independentemente do "ritmo" de jogo, da sua preparação física, ... é sempre muito esforçado e não sabe jogar mal! Foi sem dúvida um bom reforço! Espero que não jogue contra nós!
Saudações

Anónimo disse...

foi contra o alverca, jogo que ganhamos por um a zero. marcou o bosingwa, num canto.

não guardo rancor ao derlei. seguiu a sua vida e só tenho a agradecer~-lhe o facto de ter marcado um dos golos mais entusiasmantes de sempre: na final de sevilha :)