domingo, 26 de outubro de 2008

Quem é que se esqueceu de cobrar a "porra" da factura?

6ª Jornada da Liga Portuguesa 2008/09
Estádio do Dragão, no Porto
Árbitro:
Paulo Baptista (AF Portalegre)
.
FC PORTO: Nuno; Sapunaru (Mariano aos 64m), Rolando, Bruno Alves e Lino (Candeias aos 32m); Raul Meireles, Tomás Costa e Lucho «cap.»; Hulk, Lisandro e Rodríguez (Farías aos 75m);
Treinador: Jesualdo Ferreira;
.
LEIXÕES SC: Beto; Vasco Fernandes, Joel, Elvis e Laranjeiro; Bruno China «cap.», Hugo Morais, Roberto Sousa e Braga (Sandro aos 88m); Diogo Valente (Zé Manel aos 62m) e Marques (Roberto aos 72m);
Treinador: José Mota;
.
Resultado final: 2-3;
Marcadores: Bruno China (aos 3m), Braga (aos 29m e 79m), Lucho (aos 36m, g.p.) e Lisandro (aos 61m);
.
Não pude, infelizmente, ir ao Dragão ver o jogo.
E digo infelizmente, porque embora o resultado tenha sido muito mau e a exibição muito fraca, eu não fujo nos maus momentos.

Pelo que li e ouvi na rádio, tirei várias conclusões.
Deixo aqui algumas:
Ao contrário do que aconteceu em Alvalade após a derrota frente ao Arsenal, a equipa entrou de forma vergonhosamente displicente perante um adversário aguerrido, orgulhoso e que sabe tratar bem a bola. As palavras guerreiras e a manifestação de vontade em reagir após um mau resultado ficaram no balneário;

Temos alguns jogadores que não merecem sequer tocar numa camisola azul e branca, quanto mais vesti-la. E aqui não me refiro apenas aos que jogaram;

O nosso "destreinador" montou uma equipa inicial desequilibrada. Após ter corrigido e quando finalmente a equipa estava a produzir um futebol digno desse nome, resolveu dar (mais uma vez) mostras da sua grande clarividência táctica com a entrada de Mariano para defesa esquerdo. Agradeceu o Leixões;

Onde está o Adriano se a nossa 3ª opção para a frente de ataque é a nulidade do Farias? Sabemos que não é um grande ponta de lança, mas já demonstrou por diversas vezes a sua utilidade, ajudando com golos a equipa a ganhar 2 campeonatos, uma taça de Portugal e (salvo erro) uma supertaça. Quanto ao Farías podemos contar com ele sempre que nos calhar o Sertanense;
.
O que se passa com o Pelé? É muito estranho que ainda não seja opção, principalmente num jogo em que não jogou o Fernando.

Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!

21 comentários:

Azzulli disse...

Desta vez o onze inicial teve a inovação de colocar Lucho mais encostado à direita, afastado do meio campo.
Ideia fabulosa…
Perdemos classe no meio campo, e não ganhamos um extremo.
Também jogamos sem trinco (Fernando).
Outra boa ideia!...
Quanto à entrada de Hulk para o ataque, essa sim, foi uma inovação válida.
No entanto, como equipa, tivemos pouca agressividade e pouca iniciativa.
A perder 2 -0, entra Candeias, sai Lino.
Bem.
Agora temos extremo, alguém que vai para cima do lateral, e que cruza. E Lucho vai para o seu lugar, recuando Tomy.
A equipa fica equilibrada. E marca. Chega ao empate a meia hora do fim.
A continuar assim, vamos vencer.
Mas… o nosso treinador resolve quebrar o ritmo e perturbar a defesa (a nossa!), tirando Sapu e metendo Mariano para defesa esquerdo, passando Tomy para defesa direito.
Não percebo…
Mariano, para além de péssimo jogador, que eu saiba não é lateral… E mostrou que não é…
Ainda houve tempo para colocar o Farias em campo, no lugar de Rodriguez, para voltarmos a ficar sem extremo (ou melhor sem médio esquerdo, pois Rodriguez não vai à linha de fundo, nem cria perigo na área), e ganharmos um especialista em Sertanense…
O Faria em 20 minutos não tocou uma vez na bola!!!
E lá sofremos o 3º golo e perdemos o jogo.

Enfim…
É preciso abanar a equipa!
É preciso pôr toda a gente na ordem!
Vejo muitos erros tácticos, vejo pouca agressividade, vejo desmotivação, vejo alguns jogadores muito fracos, vejo substituições más, vejo o guarda-redes habitualmente titular na bancada, e vejo isto cada vez pior…
Há uma quebra motivacional, e há uma quebra de confiança em que o treinador consiga resolver o problema.
Mas qual é o problema?
É o ordenado do Rodriguez? São os Argentinos que não gostam dos Uruguaios? Ou dos Brasileiros? São as demasiadas contratações anuais a altos preços? São os lugares cativos no onze? É má preparação física? É o treinador? É toda a direcção?
Há uma cadeia hierárquica. Todos os jogadores são iguais, os capitães têm de os liderar, o treinador manda, a direcção está acima de todos.
Independentemente do que seja este problema, o treinador tem de ser capaz de dar um murro na mesa e uns berros aos meninos.
É ele quem manda!
E este treinador não manda nada, tem muitas limitações e a sua substituição, desde que por alguém capaz, pode colocar tudo na ordem.

A não ser que a direcção não queira um treinador capaz, e queira um que faça o que lhe mandam…

Aguardo novidades para muito breve.

Eterno Dragao disse...

Fim de ciclo. Ainda vamos a tempo de começar outro, sem colocar em causa todos os resultados desportivos deste ano. Se Jesualdo Ferreira continuar por muito mais tempo, vamos ter uma repetição de 2005.

O Soldado Azul disse...

Eu tento sempre ter um raciocício básico: 6ª jornada, muitas equipas diferentes, falta de rotinas, muita insegurança dos centrais (presumo que por "ausência" de laterais) e pasme-se, ontem, tal como já referiu o Azzulli, ausência física do Trinco...
De facto não dá para perceber: o unico jogador que faz a transição é encostado ao lado direito e como se não bastasse jogámos sem trinco...
Sinceramente não consigo mesmo perceber! Mas como sou "treinador de bancada" costumo dar o benefício da dúvida a quem sabe... Mas parece que o Prof não sabe...
A equipa tem lacunas, é evidente! O Fernando tem que jogar, parecendo-me claramente o melhor jogador para trinco! Só jogo a jogo, criando rotinas, é que o Fernando evolui e ajuda a defesa...
Outra lacuna são os laterais: miseráveis!!! Tanto o Sapu como o Lino são muito maus... e sendo maus, não havendo trinco, o Rolando e o BAlves tremeram como varas verdes...
Com o acumular de resultados negativos, o Prof começa claramente a não ter condições para continuar... Mão não é tudo...
Se quisermos consistência exibicional e consequentes resultados positivos, parece-me que em Dezembro temos que ir às compras...
Saudações

O Situacionista disse...

Faço minhas as palavras do Eterno.

Acrescento apenas - Prof. Jesualdo, muito obrigado pelo bi-campeonato.

Fanático disse...

1) O JF: acabou o prazo de validade. Ainda estamos a tempo de mudar. Em Portugal, só vejo o Jesus. NGP não se lembre do pé frio Carlos Queiroz, pf.No estrangeiro, de classe, há muitos: que tal pedir uma sugestão ao Mourinho?

2) Não percebo a táctica, os jogadores também não.

3) Percebem que o único ponta de lança que temos a jogar de cabeça, o Adriano, nem do plantel activo faz parte? Vejam a importância do jogo aereo no jogo dos ensaguentados, como, aliás se viu ontem: num jogo miserável da mourama, o que lhes valeu? o jogo de cabeça do luisinho e do Cardozo!

4) A questão dos laterais-centrais levantada pelo Soldado foi por mim discutida com ele no sábado. Sem laterais de qualidade, os centrais não se aguentam e estão constantemente intranquilos, nomeadamente quando apanham os avançados contrários embalados. E pergunto eu? O MChec não era melhor que qualquer um dos contratados? E por um preço mais barato não se podia contratar o Janício do VSetúbal (como sempre sugerido pelo Situacionista) ? ou até o João Pereira do Braga? Será que estes não davam boas comissões ao Caldeirão?

4) O Lucho: não se assume como patrão do jogo do FCP. Aliás, para o confirmar a besta do JF ainda o vai colocar à direita, longe do meio?

5) Como se explica que o CR ainda jogue, nomeadamente a titular?

6) O Farias: também reparei que não tocou na bola.

7) O MG: é outra da besta do JF.Qualquer jogador deslocado da sua posição, não se dá bem.Será que só nós o percebemos?

Enfim, não quero bater mais no ceguinho-besta do JF...

O Situacionista disse...

Deixem-me dizer só mais uma coisa: para mim, este ano, o nosso plantel é o mais equilibrado e com mais opções depois de 2003/2004. Com uma excepção, defesa esquerdo.

Portanto, um plantel desta qualidade pode perder e ganhar, mas tem de jogar futebol. E muitas vezes, bom futebol.

O Situacionista disse...

Acabo de ler esta triste notícia:

"Reinaldo Teles internado no Porto
SOFREU ENFARTE E ESTÁ EM REPOUSO ABSOLUTO

Reinaldo Teles, um dos homens fortes do futebol profissional do FC Porto, foi ontem internado numa unidade hospitalar da cidade do Porto depois de ter sofrido, a meio da tarde, um enfarte do miocárdio.

As poucas informações disponíveis permitem concluir que a situação clínica está controlada, mas Reinaldo Teles continuará internado e em repouso absoluto pelo menos nos próximos dias.

Reinaldo Teles, actual administrador da SAD do FC Porto, está ligado ao clube e a Pinto da Costa há mais de 40 anos. Os dois conheceram-se em 1967, na secção de boxe portista, onde Reinaldo era atleta e Pinto da Costa deu os primeiros passos como dirigente. Mais tarde, os dois assumiram papéis complementares no futebol profissional do FC Porto, entrando para a direcção em 1982, com Reinaldo Teles a chegar ao cargo de vice-presidente e Pinto da Costa à presidência.

Depois de ter sido director do antigo Estádio das Antas, Teles assumiu o cargo de vice-presidente da SAD após a sua criação. Com 58 anos, Reinaldo Teles é um fumador frequente, e seguramente isso não será estranho ao acidente cardíaco sofrido ontem.”
( http://www.record.pt/noticia.asp?id=809772&idCanal=17 )



E queria desejar rápidas melhoras a este grande senhor.

Mr.Duke disse...

Desde 2003 que o Futebol Clube do Porto não tinha um plantel tão fraco, quem afirmar o contrário mente ou deseja ou um tipo de futebol que não luta por vitórias.
Os laterais são fraquissimos, exceptuando o Fucile e a medio longo prazo talvez apareça o Sapu.
Para a posição de trinco não temos um jogador à altura dos pergaminhos do clube, possivelmente o Pele finda a sua dieta.
No que toca aos extremos o plantel também não é bom.
Como poderia dizer que este é o plantel mais equilibrado se em dois anos consecutivos perdemodos: Pepe, Anderson, Bosingwa, Paulo Assunção, Ricardo Quaresma, Vitor Baia e mais um ou outro que me possa estar a falhar.
Relativamente à equipa vou repetir o que já disse, O RODRIGUEZ NÃO É EXTREMO,NÃO É EXTREMO. É um grande interior esquerdo, um grande médio centro e qui ça também um dez, mas nunca um EXTREMO. O pitbull tinha lugar neste plantel assim como o Lucas Mareque, assim como o Leandro que está no brasil.
Engraçado foi ninguém se ter "lembrado" do Adriano na época transacta, porque será...!
Comprar o lateral esquerdo suplente de uma equipa que lutou para não dexer no campeonato argentino num ano em que o melhor laterla esquerdo de tal campeonato foi o Lucas Mareque carece de explicação.
Lista de compras: Paulo Ferreira,Fellaini,Mathieu

Penta disse...

Antes de mais, desejo as rápidas melhoras para Reinaldo Teles.

Quanto ao demais, vejo que as questões que apontei no meu post já estão a ser abordadas, incluindo a questão do Adriano.

Gostava também de ouvir a vossa opinião quanto à questão relativa ao Pelé:
“5º O que se passa com o Pelé? É muito estranho que ainda não seja opção, principalmente num jogo em que não jogou o Fernando.”

Deixo ainda outras questões:
- Tarik: Porque é que não foi convocado? Parece-me que a sua ausência ou é mais uma vez fruto da incompetência de JF ou é reveladora de que algo de errado aconteceu;

- Helton: Voltou a pedir dispensa ou foi dispensado?

Um abraço.

Eterno Dragao disse...

Penta:

Ao que consta, o Pele "organiza eventos" e convida os amigos.

Tem sido muito visto na zona do Bairro do Viso. Deve ir lá ao supermercado.

Azzulli disse...

Nelote,
Entretém-te com outra coisa.
Vai para um blog da tua equipa e faz por lá os teus comentários.
Serão certamente mais apreciados do que por aqui.
Cumprimentos,

O Situacionista disse...

Mr. Duke,

Meu caro, com que então, e só por ter dito que, para mim, o FC Porto, depois da fantástica equipa de 2003/2004, tem este ano o plantel mais equilibrado e com mais opções desde aquela data, sou colocado contra a parede e perante estas opções - das duas uma: ou sou mentiroso ou desejo uma equipa de futebol que não lute pelas vitórias.

Perante tão tenebrosas hipóteses, fico num beco sem saída.

Restar-me-ia, então, mudar de posição.

O que faria, sem hesitar. O problema é que os argumentos não me convencem.

De facto, falar em jogadores (Lucas Mareque, Leandro, Pitbull) que passaram pelo clube e quando o fizeram eram ainda mais achincalhados do que são muitos dos que jogam actualmente, não me parece que, primeiro, retire bondade à minha tese, e depois, que dê mérito à sua.
Lucas Mareque ???!!! Leandro ??!!!
Eu não sei se são bons ou maus jogadores, porque os homens quase não jogaram (e o treinador era, creio que em ambos os casos, o mesmo de agora), o que sei é que de bom nada mostraram.

Depois, eu dou de barato que não temos estrelas, como antes.

O meu ponto é o equilíbrio do plantel.
E as opções, que cresceram.
Especialmente no meio (/miolo do) campo e no ataque.

Mas vejamos sector a sector:

Defesa:
Ano passado: Zé, Fucile, Bruno Alves, P. Emanuel, Stepanov e Lino,
Este ano – Sapunaru, Fucile, Bruno Alves, P. Emanuel, Rolando, Stepanov e Lino.

Meio campo:
Ano passado – Assunção, Luxo, Meireles.
Este ano – Pelé, Fernando, Luxo, Meireles, Tomy e Guarin.

Ataque e médios ala:
Aano passado - Tarik, Quaresma, Mariano, Lisandro e Farías.
Este ano – Tarik, Rodriguez, Mariano, Candeias, Lisandro, Farías, e Hulk.

Para mim não há dúvidas.
Por exemplo, o ano passado era impossível jogar em 4x4x2.
Este ano é mais do que possível, é essencial é que o treinador saiba explicar aos jogadores como o fazer.
Por exemplo, fascina-me ver jogar Rodriguez. Claro que não é ESTE Rodriguez. Mas quando o treinador não sabe retirar as quailidades dos jogadores ...

Por exemplo, qualquer grande equipa (digam-me uma única que seja excepção), como qualquer pessoa, está dependente do seu cérebro. Agora quando eu vejo o Luxo a arrastar-se em campo, tenho que pensar que a culpa é de quem ????

E podia continuar apor aí fora. Mas o importante é que o FC Porto tem um belíssimo plantel. É preciso que que haja quem o saiba por a jogar futebol. Coisa que este ano ainda não se viu ...


Sabem, meus caros, há uns anos, o NGP não deixava nenhum treinador (daqueles que só eram campeões no FC Porto) estar mais de 2 anos no Clube. Lá terias as suas razões…

O problema agora é que eu sei que o NGP ainda é mais situacionista do que eu. E vai tentar tudo para aguentar o prof. O que é um erro.

P.s. – Estou outra vez a ficar farto da estória dos comissionistas. Um dia destes vou postar sobre o assunto. Com números e percentagens. Diria, “à contista”. Depois quero ver o que me vão ter para dizer os incansáveis anti-comissionistas. É que, por mim, podem repetir as mesmos argumentos 300 vezes ao dia. Não é por isso que passam a ser verdade. E os números falarão por si ... Avanço já com um número – 83%...

Soajeiro disse...

Obrigado man, és um bacano.

O Contista disse...

Concordo na íntegra com o comentário anterior, com um senão: este ano, na defesa, ainda temos mais o Benitez. É que muda logo tudo... :-)

O Situacionista disse...

Contista,

Esse, por opção deliberada, não "convoquei"...

dragao vila pouca disse...

A ideia deste post surgiu-me depois de uma conversa com um amigo a propósito do F.C.Porto: equipa, treinador, jogadores, etc., após a derrota com o Dínamo e porque ele me disse: " É preciso dar tempo ao tempo. O futebol não é PlayStation. " Como a mesma resposta já me tinha sido dada por outro amigo, versando o mesmo assunto, resolvi, porque a minha opinião, não é a mesma, dizer o que penso.
Nesta minha longa caminhada, jogando, vendo e lendo futebol, sempre torci o nariz, quando ouvia um treinador dizer: " É preciso tempo, é preciso criar automatismos." Agora, essa " velha " expressão, sinais dos tempos, foi substituída, pela expressão referida no título do post. Sempre achei isso um exagero, conversa para desviar as atenções de algumas incapacidades e uma forma de arranjar desculpas, para alguns insucessos. Mas se em determinado período ainda tive dúvidas, perdi-as completamente, na época de 1993/1994, quando o F.C.Porto orientado por Tomislav Ivic, jogava mal, atacava pouco, não entusiasmava - cada vez menos gente ia ao Estádio -, mas pior do que isso, não ganhava. Por malhas que o destino tece, Bobby Robson, foi despedido do Sporting e coincidência, das coincidências, Tomislav Ivic, recebeu um " convite " para instrutor da Fifa - Foi assim, desta forma, elegante e com respeito, que J.N.Pinto da Costa interrompeu a ligação do técnico croata ao F.C.Porto .- Juntou-se o útil ao agradável, contratado, numa jogada de génio, o técnico inglês, logo tudo se alterou no futebol portista. A equipa e os jogadores pareciam outros: o futebol pobre, pouco atractivo e que não entusiasmava ninguém, deu lugar a um futebol de ataque, espectacular, ganhador e o Estádio, ou melhor, os Estádios, onde o F.C.Porto se deslocava, passaram a estar sempre cheios.
Tivesse vindo Bobby Robson, mais cedo umas jornadas e o título que foi para o Benfica, poderia ter vindo para o F.C.Porto. Mesmo assim, discutimos o campeonato até ao fim e ganhamos a Taça de Portugal.
Não se deve extrapolar do que escrevi, que defendo a saída de Jesualdo, mas pode e deve-se concluir, que não concordo nada com essa lengalenga do tipo: " a equipa está a crescer, precisa de tempo ", " os jogadores vêm de outros campeonatos e têm de se habituar a outras exigências " e outras fases parecidas. Isso é para a pré-época, para os jogos de início de campeonato, a partir de de certa altura, esse tipo de conversa para mim não colhe! Repito mais uma vez: - estas coisas devem ser ditas muitas vezes - não temos um conjunto de estrelas, nem um plantel recheado de craques, mas temos gente para fazer mais e melhor.
Ou melhor, temos de fazer melhor, principalmente na C.League!
É preciso mudar e para começar, que tal mudar de discurso?

Post que coloquei no meu blog há dias atrás.
Faltou-me dizer, que as aquisições dessa época foram, os regressos de Folha e Secretário, que estavam emprestados e o Vinha.
Encontro muitas pontos em comum com esta época e revejo-me no comentário do Situacionista.
Um abraço

Mr.Duke disse...

Três comentadores que ouço com relativa atenção, Luis Freitas Lobo, João Rosado e António Tadeia, os três são unanimes em reconhecer que este plantel é o mais fraco dos últimos tempos. Folheando os jornais, as crónicas aos jogos, os artigos de opinião e outras diversidades voltamos a ser colocados perante um facto, este FCP não é o de outros anos, não tem a qualidade de outros anos.
Corrija-me se estiver enganado mas perdemos o elo de ligação mais forte entre a defesa e o meio campo, José Bosingwa, o elo de ligação entre o meio campo e o ataque e ao mesmo tempo o garante da segurança defensiva, Paulo Assunção, e perdemos também goste-se ou não o rei das assistências para golo dos últimos anos (Em suma, pesquisando os dados estatísticos dos últimos três anos, percebe-se que Ricardo Quaresma foi o melhor amigo dos avançados. 9 assistências em 2005/06, 16 no ano seguinte e mais 8 na época transacta. Ocupando o pódio dos melhores assistentes de cada época, o extremo assumiu particular relevância nos processos ofensivos do F.C. Porto).
Falo de Leandro e Pitbuul em contraponto a compras de valor duvidoso, Lucas Mareque jogou duas vezes, Leandro outras duas e Pitbull talvez cerca de 50 minutos.
Estamos mais forte porque temos Benitez, Guarin, Sapunaru e Rodriguez.
Vendo bem as coisas substituir jogadores de topo integrados na estrutura da equipa e do clube por jogadores de qualidade duvidosa, não entrosados com a equipa, com a mistica, com o grupo, com a equipa, com o campeonato e com a cidade.
Pelas suas palavras depreendo que um plantel só por que é mais rico no número de opções/lugar é automaticamente um plantel mais equilibrado e qualitativo.
O equilibrio pode ser visto entre sectores, entre o grupo, entre os treinadores, e até nesse particular ficamos mais fracos com a perda de Carlos Azenha.
Enfim este ano não vejo em nenhuma das vertentes mais equilibrio, em nenhuma, se mais argumentos desejar, mais lhe darei, sendo que alguns são factuais.
Se já aqui neste mesmo blogue se considerou Paulo Assunção o melhor jogador do Porto, este saindo, por mais Guarins e fernandos que entrem não vamos ficar equilibrados.
Falta qualidade técnica, tactica, experiencia e maturidade.

Mr.Duke disse...

Peço desculpa por voltar ao mesmo mas em jeito de comparação vou deixar aqui o plantel da época 2004/2005 e penso que tal facto falará por si próprio, explicando que qualidade individual e quantidade de opções não fazem uma grande equipa...

Vitor Baía
Nuno Espírito Santo
Bruno Vale
Giourkas Seitaridis
Ricardo Costa
Jorge Costa
Pepe
Pedro Emanuel
Nuno Valente
Areias
Rossato
Leandro
José Bosingwa
Maniche
Hugo Leal
Ricardo Quaresma
Ibson Silva
Raul Meireles
Léo Lima
Diego
Leandro Bomfim
Paulo Machado
Bruno Gama
Carlos Alberto
Maciel
César Peixoto
Derlei
Hélder Postiga
Benni McCarthy
Hugo Almeida
Luis Fabiano
Cláudio Pitbull
Ivanildo

O Situacionista disse...

Mr. Duke,

Sabe, apesar de termos perspectivas diferentes, concordamos em muitos aspectos.

E, sim, é verdade, este blog, ainda ele cá estava e ainda nem sequer tinha o peso na equipa que depois ganhou, sempre considerou o Assunção uma pedra basilar.

O problema é que não podemos misturar tudo no mesmo saco, pois dessa forma o debate torna-se muito difícil, senão mesmo impossível.

Repare só nisto - não percebi muito bem um aspecto (e pode bem ser por má interpretação minha).

É que presumo que considere o plantel de 2004/2005, apesar de não formar uma grande equipa, individualmente muito forte e com muitas opções.

Pretendendo com isso argumentar no sentido de que eu não posso dizer que este ano temos um belíssimo plantel e muito equilibrado.

Mas o que me parece é que é essa a sua opinião sobre o actual.

Logo a comparação não me parece possível.

O Situacionista disse...

Já agora Mr. Duke,

Ao ver o plantel de 2004/05, deixo-lhe a pergunta:

O que não se dizia na altura destes jogadores:

Pepe
Leandro
José Bosingwa
Leandro Bomfim
Paulo Machado
Hugo Almeida
Luis Fabiano
Cláudio Pitbull
Ivanildo

Cobras e lagartos...

Mr.Duke disse...

"Deixem-me dizer só mais uma coisa: para mim, este ano, o nosso plantel é o mais equilibrado e com mais opções depois de 2003/2004. Com uma excepção, defesa esquerdo.
Portanto, um plantel desta qualidade pode perder e ganhar, mas tem de jogar futebol. E muitas vezes, bom futebol"

Eu discordo,penso que o plantel deste ano e dos mais fracos e desequilibrados dos ultimos anos em todos os aspectos.