AVB, o cadeireiro, vai receber o Dragão de Ouro para melhor treinador.
Aqui fica o meu veemente protesto (depois de ler 3 vezes a notícia ...).
É que, se os resultados e a extraordinária época impunham tamanha distinção, "aquela" deserção obrigava à retirada de tão alto reconhecimento.
P.s. - Virá AVB receber o troféu pessoalmente ou mandará alguém pem seu nome preferindo ficar na sua cadeira de sonho ?...
P.s. 2 - O FC Porto é mesmo um clube diferente ...
7 comentários:
Discordo totalmente do teu comentário.
Como sabes, sempre defendi a ideia segundo a qual o NGP foi o primeiro a dizer a AVB para aproveitar a oferta do Chelsea. 15 milhões é muito dinheiro; o NGP tem admiração por AVB (e vice-versa) e, certamente, percebeu que a oportunidade dificilmente se repetiria. O resto foi o "folclore" necessário nestas ocasiões, para vender jornais e para desresponsabilizar a Administração de eventuais insucessos desportivos decorrentes da alteração forçada de treinador.
A distinção de AVB é justíssima. Foi um dos treinadores de maior sucesso do nosso clube. Temos de saber ser gratos a quem tantas alegrias ajudou a dar.
Ainda bem que somos um clube diferente.
Eu estou com o situacionista.
Aos 33 anos e com apenas 6 meses de treinador principal, ofereceram-lhe o cargo de treinador de um dos melhores clubes da europa, correndo riscos enormes - recordem o que se dizia dele quando foi contratado, depois do torneio de Paris e antes da Supertaça...; durante uma época disse e por várisa vezes, sem ninguém lhe pedir, que estava na cadeira de sonho e por ele ficava 15 anos no F.C.Porto; a oito dias de começar a época, pisa em tudo isso, trai toda a gente e pira-se para Londres.
O futebol é paixão e sem adeptos apaixonados e militantes, tantas vezes, sabe-se lá, com que sacrifícios, não sobrevive.
Se no futebol a palavra, o carácter, a idoneidade não contam, só conta o dinheiro, então meus amigos, este futebol não é para mim.
Finalmente, estamos a falar de alguém que é muito bom - não renego isso e até podia por-me em bicos dos pés. Previ isso...- e muito novo, não lhe faltariam oportunidades para ir ganhar pasta e trabalhar no estrangeiro.
Um abraço
"Distinção aplaudida
Dragão de ouro a avb encanta adeptos
A escolha de André Villas-Boas para receber o Dragão de Ouro de treinador do ano foi quase tão surpreendente quanto o anúncio da sua saída para o Chelsea a poucos dias do arranque da última pré-temporada. Esquecida a “traição”, foi com sentidos aplausos que os notáveis portistas receberam a notícia da distinção ao antigo treinador.
“Não tenho qualquer dúvida: o André Villas-Boas merece e de que maneira este prémio. Contudo, os dirigentes do clube é que estão de parabéns, pois mostraram, desta forma, que conseguiram ultrapassar o ressentimento natural que a traição do treinador provocou”, analisou Rodolfo Reis.
Pedro Marques Lopes também foi ouvido pelo nosso jornal e alinhou pelo mesmo diapasão do antigo jogador, discordando apenas num pormenor: “As reações a quente raramente são boas e, a esta distância desse acontecimento, creio que o André Villas-Boas não traiu o FC Porto. Ele tomou a opção que tinha de tomar e, agora, há apenas que enaltecer a grandeza de espírito que o FCPorto demonstrou ao atribuir-lhe o Dragão de Ouro de treinador do ano.”
( http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=721622 )
"O FC Porto fez bem em distinguir Villas-Boas com o Dragão de Ouro?
O JOGO promoveu um inquérito entre adeptos do FC Porto. É unânime o elogio ao gesto do clube, mas nem todos estão dispostos a esquecer a forma como Villas-Boas deixou o Dragão...
É merecido e é uma prova da grandeza do FC Porto. Depois de forma como saiu, o clube reconhece o mérito de Villas-Boas e faz-lhe justiça. Os actos ficam com quem os pratica e ele teve uma atitude menos digna, mas o FC Porto é maior do que tudo isso.
Carlos Abreu Amorim
DEPUTADO
Teve o mérito e leva a medalha e estas só se tiram por doping. No caso dele parece que gosta é de um bom tinto. Que celebre, eu também vou abrir uma garrafa. Cumpriu e na sua saída, apesar do timing, não houve qualquer ilegalidade nem chantagem.
Rui Reininho
Músico
Justíssimo. O FC Porto mostra uma enorme fé nos seus princípios e reconhece que a época passada foi excepcional e que teve um protagonista. Já houve saídas piores de alguns "specials". Um treinador que é portista merece ser reconhecido.
Miguel Guedes
músico
Ganhou tudo, menos a Taça da Liga, pelo que a distinção é justíssima. É uma atitude que premeia o mérito e que confirma que no FC Porto não há ressentimentos. Só podia ser ele o vencedor, porque foi claramente quem mais se distinguiu.
Manuel Serrão
empresário
É uma bofetada de luva branca. O FC Porto consegue pôr o que aconteceu para trás das costas, é superior a alguém que não foi honesto com o presidente, mas que ganhou o que ganhou. É justíssimo, apesar de a sua saída não ter sido digna.
Rodolfo Reis
ex-capitão
( http://www.ojogo.pt/27-288/artigo951371.asp )
Mantenho integralmente o que disse:
1) Eu não lho dava.
2) O FC Porto é mesmo um clube especial.
Concordo e bem gostava daqui a um ano ver o VP receber e sair do FCP por 15 milhões!
Acho que AVB tem a palavra.
E deve pedir-nos desculpa pelo modo como saiu, e por ter traido o seu discurso ao longo do ano passado.
É o que eu considero correcto da sua parte.
Quanto ao Dragão de Ouro, claro que é justissimo.
Enviar um comentário