segunda-feira, 31 de julho de 2006

Início prometedor

O jogo de ontem veio confirmar alguns dados:
 
  1. O Bruno Moraes parece saber "dar uns toques". Não creio que seja um goleador (avançado-centro que jogue sozinho num 4-3-3), mas pode ser um jogador de grande utilidade num sistema 4-4-2 (com dois avançados móveis). Vai ter um problema: chama-se Anderson (ainda bem para nós)...
  2. O Helton está a revelar alguma insegurança (já não vem do jogo de ontem). Espero que passe... Enquanto não passar, é melhor jogar simples e deixar-se daquelas fintas. Independentemente disto, julgo que seria fundamental dar alguns minutos ao Baía, até porque, como nós sabemos, o Helton tem alguma tendência para se magoar.
  3. O Anderson vai ser um grande nº 10. Eu nunca gostei do Diego (e por isso sou suspeito), mas a diferença é enorme: muita força, muita velocidade, boa visão de jogo e, sobretudo, a raça e combatividade que faltavam ao Diego.
  4. É provável que o Ibson seja de novo sacrificado (no onze inicial), mas é um grande jogador. Para mim, não havia dúvidas em remeter o Raul Meireles para o banco.
  5. O João Paulo é demasiado impetuoso (faz muitas faltas). Vamos lá ver se o Adriaanse consegue trabalhá-lo (o Pepe também era e melhorou).
 
No sistema Adriaanse (que agora parece um 3-1-2-3-1), é fundamental ter um "avançado-centro". Por mim, serve o João Tomás. O Hesselink é um capricho: a relação idade/preço é um perfeito disparate, para um avançado que nunca deu provas num campeonato com defesas fechadas - na Holanda, é "fácil" marcar golos.
 
Do ponto de vista de gestão do plantel, penso que o Ricardo Costa devia ter sido vendido (se é que de facto houve propostas de França, em torno dos 5 milhões de euros). Tudo indica que será suplente e, para tal, o custo de oportunidade é elevado. De qualquer forma, o Presidente é que sabe e é bem visível que o mercado de transferências está "em baixa".
 
Acho que podemos estar optimistas, mas temos que contar com os "verdes"!

5 comentários:

Jorge Mota disse...

1- Esteve bem, mas já está lesionado novamente
2-Pode estar nervoso, mas é um excelente gredes. O Baía esta lesionado.
3-É preciso ter calma com o puto. Não enbandeirem muito em arco, é mau para ele e para nós.
4-Concordo
5-Concordo

Um aparte sobre as claques que estão a ser uma vergonha. Vejam aqui este post: http://portistasdebancada.blogspot.com/

Um abraço:
http://portistasdebancada.blogspot.com/

Anónimo disse...

e porque nao os dirigentes do fcp mexerem-se para contratar um avançado?? kerem um grande goleador?? pk nao perguntar o preço...em italia : luca toni, iaquinta...fora os outros...nao custa nada peguntar, mesmo k tenhamos nao como resposta....

O Situacionista disse...

Neste processo da contratação do avançado só receio uma coisa - é que o Adriano se sinta "menorizado".
Espero bem que isso não aconteça.
Porque ele não merece e porque nós bem precisamos dele.

Caro anónimo, quanto ao nomes que refere, parecem-me perfeitamente utópicos.
Mas, como diz, perguntar não custa...

Di_Portista4ever disse...

Pois, esse é o nosso problema, os "verdes", eles estão a jogar um bom futebol. Vai haver prerigo :S. Mas o Porto supera!

Azzulli disse...

Os verdes estão muito fortes.
Serão um "osso duro de roer".

Quanto a avançados, nem Luca Toni nem João Tomás...
O Luca nunca viria para Portugal, o João é perfeitamente banal, pois precisa de 6 ou 7 oportunidades para marcar um golo.
Para isso vou para lá eu!...