domingo, 4 de janeiro de 2009

Foi você quem pediu um Porto... na liderança?

13ª jornada da Liga 2008/09
Estádio da Madeira
Árbitro:
Pedro Proença (AF Lisboa)


NACIONAL: Bracalli; Patacas «cap.», Maicon, Felipe Lopes e Nuno Pinto (Miguel Fidalgo aos 73m); Cléber (Bruno Amaro aos 75m), Edson Sitta (Halliche aos 58m), Luis Alberto e Ruben Micael; Mateus e Fabiano Oliveira;
Treinador: Manuel Machado;

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Pedro Emanuel «cap.» (Mariano aos 46m); Fernando, Lucho González e Raul Meireles (Guarin aos 71m); Hulk (Benítez aos 93m), Lisandro e C. Rodríguez;
Treinador: Jesualdo Ferreira;

Resultado final: 2-4;
Marcadores: Edson Sitta (aos 14m), Hulk (aos 51m e 92m), C. Rodríguez (aos 72m), Miguel Fidalgo (aos 78m) e Lucho González (aos 90m);

Abençoadas compras”, pensei para mim quando desliguei o rádio, sai do carro e me dirigi a um shopping algures em Portugal.
Antes tinha acabado de ouvir 50 minutos de mau futebol da nossa equipa e, confesso, já não tinha grandes esperanças numa vitória.

Não falha!!! Depois de uma paragem prolongada é sempre a mesma merda!!! E contra o Nacional então…”, resmungava eu para a minha mulher enquanto entrava numa loja.

Após cerca de 25 minutos de compras, não resisti e liguei ao Situacionista.
- “Diz-me que já marcamos”, entro eu a medo.
- “Vamos aguardar até final”, responde-me ele.
- “Mas já marcamos?”, insisti eu.
- “Sim. E foi um golaço. Um pontapé de bicicleta do Rodríguez. Faltam agora 15 minutos para o final”. Suspirei de alívio…

Passados cerca de 5 minutos, recebo uma sms dele que diz “2-2”.
2-2!?! Queres ver que marcaram 2 golos em 5 minutos?”, digo eu em voz alta, sentindo que todos os compradores da loja olham para mim estupefactos.
Ligo novamente ao Situacionista.
- “Então. O que se passou?”, pergunto já desesperado.
- “Eles empataram. Contra o Nacional parece que há sempre qualquer coisa que corre mal.”, responde ele com uma voz bastante desanimada.
- “Empataram? Mas já não estávamos empatados?
- “Não. Com o golo do Rodríguez tínhamos dado a volta ao marcador.
- “Pensei que esse tinha sido o empate a um golo. Também não interessa. Empataram agora. Miséria. Quanto falta?
- “Dez minutos.” Aguenta coração...

E lá continuo nas compras. Cada vez mais nervoso. À espera de ouvir o toque de recebimento de uma sms. Já nem olhava para a roupa. Só pensava que o raio da sms nunca mais vinha.

De repente, ouço algo?!
Vou como um louco ao bolso. É uma sms! E do Situacionista!
Carrego no telemóvel e leio “Gooolo”. Yes!!!
Ligo-lhe feliz como uma criança e após conversarmos um pouco, termino ameaçando-o: “Nem penses em mandar-me outra mensagem com um golo do Nacional”. E ele cumpriu com o prometido, pois apenas recebi uma que dizia “Gooolo. 4ª batata”.

Malditas compras”, digo eu para a minha mulher que só se ria, “Por causa delas não pude ver esta grande reviravolta”.

P.S.1: Voltamos à nossa posição natural. E mais uma vez os “abutres” provaram que são como os grandes amigos. Quando é preciso que percam pontos, podemos contar com eles. Se eu fosse o “Orelhas” (cruz credo) não contava apenas com o “bom futebol” da equipa para ser campeão. Mas disso já ele sabe. Por isso é que vai apelando cada vez mais ao “colinho” da arbitragem.

P.S.2: Perante o "piu piu" do Moreira, não resta a Quique Flores outra hipótese que não seja a de colocar Moretto como titular. Por uma questão de coerência. É, pelo menos, esse o desejo de todos os portistas. Força Quique!!! Não hesites!!!

Os nossos golos:



As palavras dos nossos intervenientes:
Jesualdo Ferreira
«Foi um grande jogo com muita intensidade. Na primeira parte houve muito equilíbrio, mas o F.C. Porto teve mais ocasiões de golo e, virar o intervalo a perder, acho que me parece injusto. Na segunda parte entrámos melhor, rectificando posições que para nós eram importantes. Sabemos que esta equipa quando está em desvantagem transforma-se para um processo demasiado ofensivo e que cria desequilíbrios pois ainda há falta de rotinas e isso aconteceu, especialmente depois do segundo golo, após o qual deveríamos ser mais inteligentes, onde deveríamos conseguir controlar mais a posse de bola e os espaços e não fomos capazes. Mas conseguimos virar o jogo com todo o mérito, com a equipa a revelar um grande carácter, principalmente na segunda parte. Não é muito fácil jogar aqui na Madeira. O Nacional fez um excelente jogo, justificando a posição em que está, à semelhança do que havia feito na Luz. Era muito importante vencer este jogo e fizemo-lo de forma clara e com muito mérito.»

Hulk
«Foi uma vitória muito difícil, mas lutámos até ao fim e isso foi o mais importante. Estou feliz por ter marcado e quero dar os parabéns ao Rodríguez pelo belo golo que marcou e agradecer ao Lisandro pelo golo que me proporcionou. Foi importante começar bem o ano. O professor tinha alertado para o facto de para o F.C. Porto ser campeão não podíamos perder mais pontos. Não podemos pensar no Benfica mas sim no F.C. Porto e vencer os nossos jogos. No final festejar o título.»

C. Rodríguez
«Foi uma partida muito complicada, mas com muita entrega conseguimos vencer. Não sei se foi ou não o golo mais bonito, mas sem dúvida que foi um golo espectacular e o mais importante é que serviu para ajudar o F.C. Porto a vencer. Demonstrámos que temos muita qualidade e com uma grande entrega de todos os jogadores vencemos num terreno pesado e perante uma boa equipa, que jogou bem e complicou bastante. Na segunda parte mudámos radicalmente e isso foi decisivo.»

Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!

18 comentários:

Paulo Marques disse...

O ano começa com um regresso à normalidade. É sempre bom. Fosse o resto assim...

Steward492 disse...

Eu já antevia um jogo de extrema dificuldade com o nacional e não augurava nada de bom para o Porto neste jogo e por pouco que não falhei (felizmente!). Se houve justiça no futebol, o resultado certamente seria um empate, mas devido àquela infantilidade do jogador do nacional mesmo no fim do jogo lá ganhamos... e o que eu sofri com medo do lucho não aguentar a pressão!

Ainda bem que não apostei em nada esta semana pois pensei que o Trofense não ia ter vida para os milhafres, mas pelos vistos os nossos vizinhos lá se esmeraram e com a ajuda do moreira ganharam um jogo que ia ser muito complicado para eles uma vez que as bancadas estavam cheias de benfiquistas.

jdm.dragão.lisboeta disse...

Vivi um início de noite com muita emoção e sofrimento, mas Ganhámos (4-2); depois, muita emoção e pouco sofrimento, e também ganhámos (2-0). E com golos bonitos!!! (então, o do nosso C. Rodriguez foi lindo!!) um extra para 'gayvota' chorar (sem cebola).

Mas afinal, perguntei-me, ainda é Inverno, não é? Em tempo de Ano Novo, bem sei. Sendo assim, ANO NOVO, VELHOS (bons) HÁBITOS: O nosso F. C. PORTO é PRIMEIRO.

Lá chegaremos a Maio, acredito, com o TETRA. Restam as tacitas domésticas, que também acredito irão engrossar a longa fila que anseia o seu lugar no nosso MUSEU (já anunciado) e, espero, ainda que pelo menos passaremos pelos 1/4s da Champions.

Nada mau, mesmo com algum sofrimento, que é coisa pouca comparada com a raiva, a inveja, a impotência e a dor que os nossos 'inimigos' e 'freteiros' da escrita, do som, da imagem desonesta e os da (des)Liga do 'taberneiro', e do 'vaidoso' patrocinada por aquela cerveja que nunca bebo e que também apoia descaradamente os 'gayvotas', que connosco costumam perder no campo e nos TAS, vão sofrer.

Para eles, o meu Requiem!!!

Steward492 disse...

Só foi pena o nosso 3º golo ter sido da forma que foi... agora vai ser falatório a semana toda...

dragao vila pouca disse...

Foi uma vitória justa, mas muito sofrida, num campo difícil, contra um advesário muito complicado e que nos últimos jogos, nos tem feito a vida negra.
Melhor a segunda que a primeira-parte, mas não podemos de forma nenhuma, e depois de conseguir dar a volta, permitir o empate naquelas condições.
Ontem, ainda fomos a tempo, graças ao nosso Herói, Hulk, mas nem sempre as coisas acontecem como na noite de ontem.
Já lideramos, estamos portanto no nosso lugar habitual...agora é manter o ritmo e não vacilar, pois ainda não ganhamos nada.
Ah, e é preciso, o jogo da Choupana, mostrou-o à evidência, reformar a defesa.
Um abraço

O Situacionista disse...

Como é possível sofrermos aquele segundo golo ?????
Como é possível sofrermos aquele segundo golo ?????
Como é possível sofrermos aquele segundo golo ?????
Como é possível sofrermos aquele segundo golo ?????

IMPENSÁVEL !

NÃO SE PODE VOLTAR A REPETIR !

(Bruno, ontem não era definitivamente o teu dia. Acontece aos melhores.)

De resto. 1ª parte má, mas com oportunidades que não devíamos ter desperdiçado.

2ª parte melhor. Desde logo com a alteração táctica. De facto, passamos, até à entrada de Guarin, a jogar em 4x2x3x1. Com Meireles a jogar ao lado de Fernando e com Luxo a descair para a direita, Rodriguez para a esquerda e Hulk no centro.

E, com uma atitude excelente, demos a volta ao resultado. Mas quando parecia que o mais difícil estava feito sofremos um golo de iniciados. Falha de marcação incrível.

A partir daí tudo podia acontecer.

Felizmente, para compensar o golo azarado do Nacional (que bateu na cabeça do Bruno Alves), tivemos a sorte do nosso lado quase no final do jogo. O jogador do Nacional assustado com o remate do Guarin, meteu a mão na bola.

Luxo, chamado à conversão, num momento de enorme responsabilidade, com a serenidade própria dos grande4s jogadores, não falhou. Aliás, Luxo pareceu-me melhor depois das rabanadas. Vamos ver.

Uma nota importante – a entrada de Guarin a revelou-se aboslutamente decisiva, porque fez o centro para o golo do Rodriguez e depois fez o remate que deu o penalty. Muito bem.

Agora 3 notas, uma positiva e duas negativas:

Positiva: a obra de arte do Rodriguez. Já vi o lance umas 10 vezes e é cada vez melhor. Só um craque marca um golo daqueles !

Negativas:
1. Prof., colocar o Mariano (que para mim só tem condições para jogar a interior direito) a defesa direito ainda para mais num jogo muito complicado e fora de casa, é uma verdadeira inconsciência. Por favor, não volte a repetir.

2. Rodriguez, jogar como jogaste e marcares golos como o que marcaste, traz-me uma tremenda despesa porque me obriga a mandar a competente mensagem ao Azzulli. Por favor, não voltes a repetir...

O Situacionista disse...

Rapariga do Norte,

Concordo totalmente com este seu comentário feito em post anterior:

"Porque é que quando há um lance de bola parada a favor do adversário os jogadores do Porto vão todos para a aréa do Porto e não fica nenhum jogador no meio campo para facilitar um possivel contra ataque?"


Só o prof. é que deve ter uma razão...

Mr.Duke disse...

Desta vez e ao contrário do jogo com o Maritimo o nosso mister mexeu na equipa, tarde mas mexeu. O homem do jogo na minha opinião entrou ao minuto 70, entrou e cruzou para golo, de seguida ofereceu outro a Lisandro, chutou para o penalty e ainda teve tempo de iniciar a jogada do último golo, fantástico, em 20 minutos pouco mais é possivel fazer.
Tal só vem demonstrar que existem boas soluções no banco e que o nosso mister não deve agir como se existissem lugares cativos, ou agir demonstrando sempre medo em tirar alguns jogadores.
A substituição efectuada ao intervalo é a mais previsivel possivel.
Gostava de no proximo jogo de ver Fernando na direita, Meireles a trinco e Guarin no meio.
Voltamos à liderança e espero lá ficar até Maio.
Força Porto sem medo e com raça.

O Situacionista disse...

Estive a ver novamente o golo do Rodriguez.

Que MARAVILHA !!!!!!


Ainda para mais foi num jogo que aque a vitória é das tais que vale por 3 ou 4 !


Entretanto, alguém sabe se o lateral já chegou ? Sempre será o defesa direito do Rio Ave ?

Vímara Peres disse...

Mais um exclente momento cómico que nos é dado pelos ensanguentados, desta vez pelo Quique.

No final do jogo na TSF, à pergunta sobre ter mantido o Bynia após o 1º amarelo, sabendo que o homem é um perigo, respondeu mais ou menos isto:

Estávamos a fazer um "dibujo" no papel do esquema táctico do benfica depois da sua saída, quando a sua expulsão aconteceu e já não fomos a tempo!

Fantástico!

Azzulli disse...

Mas ò Penta,
Chegaste a comprar algo??
Acredito que após aquele final tenhas perdido a cabeça!...
:-)

Foi um grande jogo.
Uma vitória importantissima!

E sim, caros Situacionista e Fanático, o Rodriguez já mostra serviço!
Tive de lhe "bater" durante uns 15 jogos... mas valeu a pena!
Decreto tréguas ao rapaz!
Agora está a jogar bem.

Também acabou por se dar pela presença do Lucho.

O Lisandro continua um lutador fabuloso. Tem alguns ciumes do Hulk, mas vai-se habituando. Pena não ter marcado. Merecia.

O Hulk continua a facturar.
Será que o Valdemar Duarte da TVI continua a acha-lo um individualista sem consequencia?...

rapariga do norte disse...

Ontem o Porto não esteve muito bem é verdade, mas o que interessa é que ganhamos e num campo que normalmente nos é muito dificil, daí a importância desta, vitória.

Mas uma coisa é verdade temos um ataque exelente, sim aquele golo do Rodriguez é magnifico, é uma autêntica obra de arte.

Contudo existem algumas coisas a rever na equipa, nomeadamente a necessidade urgente de um lateral, que se ainda não chegou espero que chegue.

Vímara Peres disse...

Se o Lisandro tem ciúmes do Hulk não se nota muito. Foi o Lisandro quem passou ao Hulk no 4º golo.

Penta disse...

Meu caro Azzulli,

Tens razão. Comprei muita coisa.
E para já não me arrependi.
Ainda devo estar sob o efeito da vitória arrancada a ferros. ;-)

E volto a insistir: "Quique, amigo, sê coerente. Moretto a titular! Já!"

Fanático disse...

1) Vitória muito sofrida, mas justa pela força do acrediatr demosntrado na segunda parte. O azar do 1º golo do Nacional foi compensado pela sorte do mão do amigo jogador do Nacional!. São estes os jogos que fazem campeões!

2) O melhor: a garra do Dragão, todo ataque, o golo do CR, um Lucho mais acordado, o Guarin brilhante e as substituições acertadas e não tardias do JF.

3) O menos: toda a defesa, H incluído; o segundo golo do Nacional é de equipa da Distrital (o Mariano a permitir o cruzamento, o BA e o F a dormir) e que podia ter custado 2 pontos. Não pode ser. Aliás, este ano estamos a sofrer golos a mais (12 só na Liga).

4) Atenção à euforia: não ganhámos ainda nada, temos apenas um ponto de vantagem sobre os da 2ª circular.

5) E last e not least: o Hélder Barbosa, se é que me faço entender...

P.S: quando chega um lateral, nem que se chame Sapunaru...

O Situacionista disse...

Fanático,

"P.S: quando chega um lateral, nem que se chame Sapunaru..."


Observação muito pertinente. Mas, mesmo assim, penso que precisamos de mais um lateral.

Eterno Dragao disse...

Belo Domingo!

A nossa tripla de ataque é muito boa. Estão a ficar todos em forma (Rodriguez incluído!).

A defesa e o meio-campo é que não esão famosos. O número de golos sofridos é realmente muito alto, para o que estamos habituados. Nessas zonas, temos alguns jogadores que ainda não se afirmaram e os que são bons estão em baixo de forma.

Valham-nos os avançados!

O Soldado Azul disse...

Bom cheguei tarde mas cá estou:
Em jeito de balanço considera que não devemos nem um pouco "embandeirar em arco"! Estou seriamente preocupado com a nossa defesa! Nós sofremos golos impensáveis, totalmente infantis! Pergunto: como é que um avançado cabeceia à vontade no meio dos centrais (que não o Jardel como na musica) ???? Haja coração... E os toques nos defesas que desviam a bola do Helton (tal como no 1º golo) também não é só infortunio... Não é o primeiro que acontece e acho que se deve em parte à desconcentração...
O mal é que se apanhamos Tardes/Noites como a do Maritimo, em que o nosso ataque não concretiza, bem que lá vamos nós... A jogar assim podemos ganhar mas também perder pontos com qualquer equipa, até mesmo com o Trofense (perdão, o Belenenses que é o ... ultimo)!!!!
Em suma, estamos melhor do meio-campo para a frente, finalmente o CR começa a mostrar o que vale, muito mais confiante e o Fernando (cada vez mais consolidado na sua posição cirurgica) faz com que os médios sejam mais ofensivos! O Lisandro tem 2 perdidas incriveis e por esta razão, considero que o resultado justo é a vitoria (e não o empate), independentemente da infantilidade do penalty !
Para o futuro, que venham (e depressa) os laterais e que a nossa defesa comece de uma vez por todas a acertar nas marcações e não sofra golos estupidos!
Estamos em 1º lugar (o de direito) mas atenção, cuidado com os verdes que apesar de irregulares podem muito bem estabilizar e criar uma "onda" de vitorias...
Que o nosso ataque continue a ser eficaz e que seja suficiente para contornar eventuais erros defensivos (que me irritam solenemente...)!
Saudações